Mario Bits

Mario Bits: Mari-Oh e No Hopers

(por Eduardo Jardim em 17/09/2010, via Nintendo Blast)

Hey, paisano! Bem-vindo a mais um Mario Bits, que ousa abordar um tipo de assunto jamais utilizado na coluna: uma companhia de desenvolvimento de video games. No caso, falamos sobre a Sega, grande concorrente da Nintendo nos anos '90, partindo do ponto de vista do Universo do Cogumelo. O mascote da Sega é e sempre será aquele carinha veloz, que já foi, já passou por nós: Sonic, o Ouriço (embora, no princípio, costumava ser Alex Kidd). Ambas as companhias Nintendo e Sega faziam chacota uma da outra; uma batalha iniciada pela Sega...

No jogo Alex Kidd in Shinobi World, da Sega, o primeiro chefão deveria ser batizado de Mari-Oh, uma óbvia paródia ao encanador. No entanto, o nome foi alterado para Kabuto na versão final - nome este que, coincidência ou não, foi usado para batizar um Pokémon. Em Sonic the Comic, uma série de histórias em quadrinhos britânica, existem os personagens "Marxio Brothers". Para contra-atacar tais brincadeiras contra Mario, a desenvolvedora Rare fez com que Sonic e Jim Minhoca fizessem aparições especiais em Donkey Kong Country 2: Kiddy's Kong Quest; embora eles aparentemente tenham se unido na competição de moedas DK realizada por Cranky Kong, Sonic e Jim não tiveram sucesso em obter muitas moedas. O par parece ter saído do Mundo do Cogumelo, Sonic deixou para trás seus sapatos e Jim Minhoca, sua arma; ambos os objetos foram colocados numa lixeira e rotulados como "No Hopers" ("os sem esperança").

Em Super Mario World 2: Yoshi's Island, pode haver uma referência ao Sonic representada pelo personagem Harry the Hedgehog, um ouriço de coloração azul que se move rapidamente pelos ambientes; este sim, no entanto, pode ter sido somente uma coincidência.

Depois de uma guerra forte que durou por anos a fio, em 2002, a Sega se tornou uma companhia de desenvolvimento de terceiros, fechando sua divisão de produção de consoles. Foi quando Sonic Adventure 2: Battle apareceu, pela primeira vez, no Nintendo GameCube. A união mais notável da Sega com a Nintendo, porém, foi na série Mario & Sonic, na qual os personagens de ambas as franquias se encontram num choque universal para competições amistosas nas Olimpíadas do Mundo Real.
Dêem suas sugestões de pauta para a próxima matéria do quadro Mario Bits, do Nintendo Blast. Aguardo seus comentários!

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Que tal no próximo falar de aparições de personagens da nintendo fora dos consoles da empresa, eu me lembro de uns zeldas que foi feito para uns consoles antigos (que usavam CD), e não deu muito certo (tem até um vídeo dele no Angry VIdeo Game Nerd)

    ResponderExcluir
  2. A Sega devia reviver o Alex Kidd...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google