Jogamos

Análise: Pro Evolution Soccer 2010 (Wii)

(por Alex Sandro de Mattos em 06/10/2010, via Nintendo Blast)

Pro Evolution Soccer 2010 entrou em campo no Wii e marcou um golaço! Com produção e desenvolvimento da Konami, o futebol invade o console de mesa da Nintendo com o intuito de provar que usar as mãos para marcar gols, também pode ser divertido.

O juiz apita, começa o jogo!



Futebol é a praia dos brasileiros. Para um gamer, o lar é o videogame. Agora para você, um gamer brasileiro, a fusão dos gostos é PES. A série de futebol mais famosa do mundo retorna ao Wii trazendo algumas melhorias com relação ao Pro Evo 2009, mas com um cheiro de mais do mesmo. Claro que há novidades, mas parece que a Konami fez às pressas o game para concorrer à liderança com FIFA 10.

Com relação ao visual do game, a série estagnou no tempo. Se você olhar a versão do Playstation 2 e comparar com a do Wii, vai perceber que apenas há algumas movimentações diferentes com relação ao console da Sony, a câmera está mais afastada e quando se aproxima para ver o replay, é praticamente idêntico. O menu é customizável, ou seja, o jogador pode escolher o escudo do time que quiser e colocar como plano de fundo e interagir com o cursor. Pelo menos o game flui bem, é simples e prático.

Gol de mão



Na versão do Wii, o game oferece suporte para jogar apenas com o Wii Remote - mas que realmente fica um pouco estranho com poucos botões à disposição -, com o Classic Controller, que deixa o controle semelhante ao PlayStation e com o Wii Remote + Nunchuk, que é onde o game ganha de lavada dos consoles concorrentes nos termos jogabilidade. Lembra de frases como "Ah, se aquele cara estivesse naquele lugar" ou "Droga, não toquei a bola para esse jogador"? Então, pode esquecer isso, pois no Wii você pode armar a jogada do jeito que você sempre sonhou. Você pode controlar um jogador com o analógico e usar o cursor do Remote, pressionando o botão A para arrastar os jogadores para onde você quiser. Essa jogabilidade cria imensas possibilidades de jogadas que você jamais conseguiria fazer em outro console. Para correr com o jogador que está com bola basta segurar o Z, para finalizar ao gol é preciso chacoalhar o Nunchuk ou até mesmo apontar o cursor para a baliza e pressionar o botão B, não dependendo mais de sorte, e sim de sua pontaria. Caso queira cancelar a última ação, basta pressionar o botão C.
Você pode colocar a bola onde quiser, no bom sentido, é claro...
O botão B também serve para cruzar ou tocar a bola para o adversário. Pode ser estranho no início, mas com o tempo e treinamento - há até um tutorial para auxiliar os iniciantes - muito em breve você estará movendo as mãos para marcar gol. Se até Maradona marcou um gol com a mão, por que você não poderia fazer alguns aqui?

Defesa mais vazada



Quando se está com a bola, o game é mil maravilhas, mas o jogador precisa ter uma preocupação maior no momento em que é preciso se defender. É possível arrastar um marcador para atrapalhar o atacante adversário ou até mesmo pressionar o botão Z quando se está sem a bola, que o membro da sua equipe que estiver mais próximo da bola irá marcar, e com isso sendo penalizado com um gasto maior de energia. Mover o Nunchuk faz o jogador que está selecionado dar um carrinho e chacoalhar o Wii Remote faz a zaga se adiantar, deixando o adversário em impedimento. É um esquema funcional e você pode também praticar a marcação por zona que facilita, mas será necessário treinar bastante e suar muito a camisa pra conseguir se defender com eficiência.

Em cobranças de escanteio é preciso um pouco de atenção. É possível mover os jogadores com o cursor antes da cobrança, criando assim diversas possibilidades de jogadas. Na penalidade máxima, o game apela mais para a tentativa e erro, pois para chutar é preciso apontar na tela e assim o seu adversário poderá ver aonde o seu chute irá. Mas quando você pressionar e segurar o botão A, o cursor ficará invisível e aí depende da sua sorte e pontaria. O destaque vai para as cobranças de faltas, que podem ser cobradas chacoalhando o Nunchuk ou até mesmo clicando para ver uma visão em terceira pessoa em que é permitido escolher a direção do chute, se será alto ou baixo, com curva para a direita ou para a esquerda com a inclinação do Wii Remote, sendo mostrado com uma seta. Sua precisão pode ir para a linha de fundo, pois você dificilmente conseguirá manter sua mão estática antes de pressionar o B para chutar.
É PES, mas você joga com as mãos! Rá! Não gostou? Tá bom, vou pra reserva... droga!

Tempo Extra



Jogadores de primeira viagem podem estranhar os controles do Wii no início e até desistir de jogar pela diferença, mas com prática e muito treino, já estará marcando (e sofrendo) muitos gols em PES 2010. O áudio possui 29 diferentes músicas que não acrescentam nada ao game - com exceção da ópera da Champions League -, a torcida ainda empolga e os narradores não falam coisas que te agradem nem que te interessem, mas bem que poderia ter o Galvão Bueno para você falar aquela famosa frase do twitter que está na ponta da língua. Está tudo presente: a Liga Master, a Liga dos Campeões, Rota dos Campeões, Ligas e Taças. É possível até jogar com os Miis, partidas online e o menu com os jogadores cabeçudos é divertido, facilitando as substituições e opções de jogo graças ao cursor. Assim como o futebol de verdade, um jogo nunca é o mesmo e o você jogará inúmeras de partidas sem perceber o passar das horas. Então, agora você já pode parar de reclamar do gol de mão do Maradona na Copa de 1986 ou usar a desculpa dele quando estiver goleando seus amigos nas partidas.
PES 2010 - Nintendo Wii - Nota: 8,0
Gráficos: 7,0 | Som: 6,5 | Jogabilidade: 9,0 | Diversão: 8,5

Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. nem se compara com as versões para pc, ps3 e xbox360. e demorou essa analise, já tá saindo o 2011 aheuaueahueaeua

    ResponderExcluir
  2. realmente nem se comprara com estas versões citadas pelo anonimo, o PES para wii dá de 10 a zero. Jogabilidade extraordinaria, fazer lançamento de 40 metros no peito do seu atancante, e meter um golaço nas costas do zagueiro é incomparavel!!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é... o anônimo realmente falou tudo... não se compara a versão do wii com a do PS3, PC e XBOX360... Ele é do tipo que gosta só de gráficos e não de jogabilidade... Eu sou fã do wii pela jogabilidade e pelos controles.. Ou alguém realmente acha aquela porqueira daquele controle do PS3 bom????? O do XBOX é muito bom, mas para o videogame fazer o que você realmente quer é sinistro... Acho que ele podiam investir um pouco mais no wii com questão de movimentação de jogadores. Fora isso o jogo é realmente muito bom... Só pra lembrar, prefiro um jogo de atari com jogabilidade boa do que um jogo com gráfico fuderoso e controles ruins... Isso é o que mais tem na SONY

    ResponderExcluir
  4. Seria legal uma analise do PES 2011, em relação ao PES 2010 ficou no meio termo (nem ruim nem bom), tem hora que você esta disputando uma bola e o boneco vai pra trás sozinho, troca a marcação sem que você deseje e sem falar dos goleiros que ficaram uma merda.
    Nota 6,5 (PES 2010).
    Espero que a nova versão me surpreenda!!!!!!!!
    Pra falar a verdade de 2006 pra cá o FIFA evoluiu muito ja a serie PES seguiu a mesma mecânica.........

    ResponderExcluir
  5. NOSSA, NESSE SITE SÓ TEM ANONIMO, MEL DELS...

    ResponderExcluir
  6. EU SÓ JOGO COM A JUVE(ITALIA)E COM O ESPANYOL(ESPANHA)

    ResponderExcluir
  7. SÓ 8?????????
    ESSE MERECE 9,5!!!!!!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google