Blast from the Past

Blast from the Past: Mega Man X (SNES)

"Perigo!! 'X' é o primeiro de uma nova geração de robôs que contém uma capacidade nova e inovadora: A habilidade de... (por Vinicius Manzano em 08/11/2010, via Nintendo Blast)


"Perigo!!

'X' é o primeiro de uma nova geração de robôs que contém uma capacidade nova e inovadora: A habilidade de pensar, sentir e tomar suas próprias decisões. No entanto essa habilidade pode ser muito perigosa. Se 'X' quebrar a primeira lei da robótica, "Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal." Os resultados podem ser desastrosos e eu temo que nenhuma força na terra possa pará-lo. Aproximadamente 30 anos serão necessários antes de podermos confirmar com segurança sua confiabilidade. Infelizmente eu não viverei para ver este dia, e também não tenho ninguém que possa levar a frente meu trabalho. Portanto eu decidi selá-lo nesta cápsula, que vai testar seus sistemas internos até que sua confiabilidade seja confirmada. Por favor não perturbe a cápsula durante este período.

'X' possui grandes riscos assim como grandes possibilidades. Eu posso apenas esperar pelo melhor

Setembro 18, 20XX T. Light"
Enquanto escavava por fósseis Dr. Cain se deparou com uma cápsula contendo um robô selado e uma mensagem de aviso de seu criador. Estudando o design de X e lendo as notas de seu criador, Cain foi capaz de criar robôs similares chamados de Reploids. Por razões inicialmente desconhecidas, já que posteriormente na série isso foi revelado causado por um vírus, alguns Reploids fugiram ao controle sendo denominados Mavericks (ou Irregulars na terra do sol nascente). Então para conter possiveis ameaças foram criados os Maverick Hunters. Sigma, um avançado Reploid foi designado para ser seu líder. O tempo passa e os Maverick Hunters são capazes de manter a paz, mas um dia o próprio Sigma se torna um Maverick, sendo acompanhado por outros Maverick Hunters, eles iniciam uma guerra contra a humanidade. X sendo um pacifista por natureza tinha que fazer algo, então ele se juntou ao novo líder dos Maverick Hunters, Zero, para parar as ambições da Sigma e os Mavericks.


Armadura X



Assim começou uma série que se estendeu ao longe de 8 jogos, e nesse jogo foi criado o modelo que seria seguido por toda a série, com as armaduras e as armas que seriam mais efetivas contra cada chefe em especifico. Além de apresentar a primeira armadura do protagonista, conhecida como "X Armor". Composta por: Capacete, peitoral, pernas e canhão. A armadura apresenta grandes possibilidades ao protagonista.


Os Mavericks


O jogo apresenta 8 chefes principais, além de Sigma, que devem ser derrotados para se obter suas armas e conseguir atingir a fortaleza de Sigma, são eles:
  • Armored Armadillo - Fraco contra a arma do Spark Mandrill
  • Boomer Kuwanger - Fraco contra a arma do Launch Octopus
  • Chill Penguin - Fraco contra a arma do Flame Mammoth
  • Flame Mammoth - Fraco contra a arma do Storm Eagle
  • Launch Octopus - Fraco contra a arma do Armored Armadillo ou do Sting Chameleon
  • Spark Mandrill - Fraco contra a arma do Chill Penguim
  • Sting Chameleon - Fraco contra a arma do Boomer Kuwanger
  • Storm Eagle - Fraco contra a arma do Sting Chameleon
Embora não haja um correto para se iniciar a sequência, eu recomendo começar pelo estágio do Chill Penguim por ele ser mais fácil, e por nesse estágio se encontrar o upgrade das pernas da armadura que é essencial para a progressão no jogo. Então após ter vencido todos os mavericks você terá acesso a fortaleza de Sigma e poderá confrontar o vilão para assim encerrando assim o primeiro capitulo da franquiam, mas apenas começando as dúvidas de X quanto aos seus motivos para lutar.



Possibilidades e Perigos




Mega Man X foi anunciado oficialmente na edição de Março de 1993 na revista Game Players em uma entrevista com o Vice Presidente Sênior da Capcom Joseph Morici. O titulo provisório era "Super Mega Man", pois o jogo iria fazer um grande uso de memória para a época e sistema de salvamento em memória, que seriam avanços revolucionários para a série. Contudo posteriormente foi adotado o sistema de Passwords similar a de seus antecessores do NES.

Quando foi lançado em dezembro do mesmo ano a recepção ao jogo foi excelente, com uma pontuação de 9/10 na Gamestyle, que constatou que "apesar da vertiginosa queda de qualidade da franquia após Mega Man 3(NES) a Capcom conseguiu renovar as idéias e lançar um dos melhores jogos de Mega Man já feitos, e um item obrigatório na coleção de todos os jogadores de SNES".

Sendo um jogo de plataforma como vários outros, não havia tanto no que inovar quanto a jogabilidade. Mas a Capcom conseguiu ao adicionar as 9 armas do jogo (8 dos chefes mais o X-Buster) e as partes da armadura, estimular os jogadores a encontrar todos os segredos, inclusive foi nesse jogo que surgiu o Hadouken na série Mega Man, já que o mesmo era encontrado em uma das cápsulas do jogo. Outra inovação da Capcom, foi a trilha sonora que foi considerada em vários sites entre as 10 melhores trilhas de Jogos de todos os tempos.

Com certeza foi um dos primeiros jogos a serem jogados por vários fãs da série hoje em dia, e que continuará impressionando jogadores, que se arriscarem por suas fases , por muitos anos.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Uma das minhas séries favoritas,realmente,acho mais divertido que Megaman 7 e tambem o X3 é o melhor!

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha 12~13 anos quando desenhei um enorme Mega Man X na parede do meu quarto. Saudades mil dessa franquia.
    Mas nunca virei o X1. @facepalm

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a matéria Sap!!Megaman X é um dos meus jogos favoritos do XNES, só perdendo para a trilogia DKC e Yoshi Island!!!Boas lembranças de quando eu tinha esse jogo e vivia zerando e rezerando.A primeira fase é uma das minhas favoritas de todos os tempos no mundo dos jogos. *O*

    ResponderExcluir
  4. Foi um grande game, mas o melhor de todos pra mim ainda continua sendo Mega Man 2, do NES.

    Ainda sonho com um Mega Man no Wii.

    ResponderExcluir
  5. Admito que NÃO ESPERAVA TE ENCONTRAR AQUI, MANOLO DTL -q)

    Anyway, gostei da matéria, e da reforma no site ^^

    ResponderExcluir
  6. Zerei o jogo, mas nunca consegui dar o Hadoken....mto triste....

    ResponderExcluir
  7. Esse hadouken é pra facilitar o jogo pros novatos, apesar de ter pego eu nem usava porque matava os chefes sem a mínima dificuldade, eu só jogo com o X buster pra dar mais desafio, em todos mega-man, inclusive nos do NES, nesses da vontade de usar as armas pq o jogo é dificil ao extremo.

    ResponderExcluir
  8. Esse Mega Man X aí foi o melhor dos modernos.

    E os do NES são ótimos até hoje.

    ResponderExcluir
  9. pra min o melhor é o x4 porque é mais dificil e tem o zero eu acho o zero muito foda

    ResponderExcluir
  10. Jogo realmente impressionante,com alta capacidade de viciar,mas quanto à dificuldade,acho o primeiro Megaman e Megaman Zero 3,realmente bons no quesito "Semi-impossível de zerar com metade ou mais da vida"

    ResponderExcluir
  11. Thyago Américo26/04/2011, 16:20

    Jogo muito bom zerei morrendo muito(vc só tira um pauzinho de cada vez do Sigma, Tenso!). Adoro a fraquia megaman(clássica) e série X. Gosto da primeira fase, em que vc apanha(obrigatoriamente) e o Vile te esculacha. Confesso que quando apareceu aquele aviso do Dr. Light no início do game achei que era erro do windows! suahsuahsua

    ResponderExcluir
  12. Nossa, eu tinha esse jogo original japonês, lembro que era Rockman X o nome oriental, ganhei de uma tia e do nada, tal título foi se tornando um dos meus preferidos de sempre.

    Infelizmente, quando eu era menor, fiz a burrada de vender o cartucho, mas um dia eu hei de recuperá-lo! Hahaha.

    ResponderExcluir
  13. era dificil mas hoje eu zero sem perder vida,nao gosto de pegar capasulas,usar armas adoro o desafio e a difiuldade,pra mim e umas das melhores series,mas eu gostei foi o x,x2,x4,x5 e x7!ainda sonhava pra ter o anime do megaman x mas tudo q foi foi megaman battle network e megaman(nao era um anime),se fosse da serie X faria mais sucesso e poderiam fazer um novo megaman x so q com cenarios 3D,sem capsulas,sem armas,sem boss animais,sem aquele cliche de encostar perde energia e sem SIGMA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ae manolo, sem dificuldade, sem sigma, sem capsulas, sem boss animais e em 3d a ta de viadagem.
      Se ta falando de megaman ou Barbie po, Sem tirassem tudo isso nao seria megaman X.
      Cara deve ser pq vc nao sabe jogar.

      Excluir
  14. quando era pequeno nem sabia q existia a serie classica e olha q eu via o desenho mas nunca me lembrei,tudo q lembro foi do willy e o unico episodio que eu lembro e daquele em q megaman fica amarrado em baixo da agua e um q protoman chama ele d irmaozinho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk quando era criança em 2004 cheguei a achar q X era irmao de Zero

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google