Discussão

Discussão: Jogos violentos influenciam para maus atos na vida real?

O tema é polêmico e já vem rondando a indústria de jogos desde os primeiros passos da mesma. Jogos como Grand Theft Auto, Doom e Man Hunt ge... (por Fabiano Naspolini em 31/10/2010, via Nintendo Blast)

gta_violenciaO tema é polêmico e já vem rondando a indústria de jogos desde os primeiros passos da mesma. Jogos como Grand Theft Auto, Doom e Man Hunt geraram grandes problemas com censura, além de várias notícias de jovens inspirados nos jogos que roubam, matam ou outros atos ilícitos.

Um dos casos mais famosos foi o Massacre do Colégio Columbine nos Estados Unidos, onde os assassinos Eric Harris e Dylan Klebold mataram doze estudantes e um professor. Os jovens alegaram na época que eram viciados em Doom e Quake, dizendo inclusive que era o seu trabalho de vida criar gráficos e novos sons ao game.

O fato dos garotos matarem por jogarem tal jogo foi a associação feita na época, além de muitos outros casos que foram surgindo ao longo dos anos. Os pais desejam proteger as crianças desta ferramenta perversa que as ensinam a matar e roubar, segundo os mesmos.

Na ciência, alguns especialistas dizem que os jogos violentos podem tirar a sensibilidade dos jovens ao lidar com a morte ou simplesmente ferir alguém. Já outros, dizem que esta influência só existirá se a personalidade do indivíduo já estiver comprometida com problemas em casa, bullying, dentre outros.

Afinal: jogos violentos realmente influenciam para maus atos na vida real?

Deixe sua opinião no nosso fórum:

Clique aqui e deixe a sua opinião no nosso fórum.


Fabiano Naspolini de Oliveira possui formação em Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (UDESC), escritor, empresário e game designer da "Céu Games" ( http://www.ceugames.com ). Apaixonado por escrita e jogos eletrônicos desde novo, acompanha a indústria de games e tem como preferência a Nintendo. Jogou nos videogames NES, SNES, N64, Game Cube, Wii, Gameboy Color e Nintendo DS (atual que possui). Gosta muito de RPG, mas acompanha/joga outros gêneros também.


  1. deixa no forum soh pq aki fica às moscas?

    ResponderExcluir
  2. não sr. anonimo, eh mais fácil discutir la do q aki msm, e se vc quiser, vc pode postar la sem se cadastrar =]

    ResponderExcluir
  3. Exatamente. Não precisa de cadastro para este tópico. Vamos discutir lá, pessoal. =)

    Aliás, vale a pena o pessoal participar do forum para participar de informações exclusivas de lá também.

    ResponderExcluir
  4. És um fanfarrão, Sr. Anônimo.

    ResponderExcluir
  5. Sr. Anônimo01/11/2010, 17:55

    "não sr. anonimo, eh mais fácil discutir la do q aki msm, e se vc quiser, vc pode postar la sem se cadastrar =]"

    "És um fanfarrão, Sr. Anônimo."

    eu nem falei nada rapaz '_'

    ResponderExcluir
  6. Discordo plenamente. Fatores como convivência e educação familiar influenciam muito mais nesse tipo de comportamento do que o fato de gostar desse ou daquele tipo de jogo. Caso algum assasino em série se declare fã de filmes de terror tipo "O Albergue" ou "Jogos Mortais", será que atacarão a indústria cinematográfica com tanto afinco como é feito com os games?
    Além do mais, é mais fácil atribuir tal comportamento aos games e tirar completamente a responsabilidade dos pais, ignorando ainda como os adolescentes tiveram acesso às armas de fogo utilizadas no massacre.

    ResponderExcluir
  7. Se jogo violentento influenciasse ninguem podia nem ligar a tv saindo do assunto Rio 2010 violencia , Dragon Boll Z luta : Obs : Sai ate sangue , vc que manipula sua cabeça se vc quiser ser 1 assasino vc vira mais nao depende do jogo ... Desculpem pelos erros ortograficos ...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google