Discussão

Discussão: Jogos violentos influenciam para maus atos na vida real?

em 31/10/2010

O tema é polêmico e já vem rondando a indústria de jogos desde os primeiros passos da mesma. Jogos como Grand Theft Auto, Doom e Man Hunt ge... (por Fabiano Naspolini em 31/10/2010, via Nintendo Blast)

gta_violenciaO tema é polêmico e já vem rondando a indústria de jogos desde os primeiros passos da mesma. Jogos como Grand Theft Auto, Doom e Man Hunt geraram grandes problemas com censura, além de várias notícias de jovens inspirados nos jogos que roubam, matam ou outros atos ilícitos.

Um dos casos mais famosos foi o Massacre do Colégio Columbine nos Estados Unidos, onde os assassinos Eric Harris e Dylan Klebold mataram doze estudantes e um professor. Os jovens alegaram na época que eram viciados em Doom e Quake, dizendo inclusive que era o seu trabalho de vida criar gráficos e novos sons ao game.

O fato dos garotos matarem por jogarem tal jogo foi a associação feita na época, além de muitos outros casos que foram surgindo ao longo dos anos. Os pais desejam proteger as crianças desta ferramenta perversa que as ensinam a matar e roubar, segundo os mesmos.

Na ciência, alguns especialistas dizem que os jogos violentos podem tirar a sensibilidade dos jovens ao lidar com a morte ou simplesmente ferir alguém. Já outros, dizem que esta influência só existirá se a personalidade do indivíduo já estiver comprometida com problemas em casa, bullying, dentre outros.

Afinal: jogos violentos realmente influenciam para maus atos na vida real?

Deixe sua opinião no nosso fórum:

Clique aqui e deixe a sua opinião no nosso fórum.


Fabiano Naspolini de Oliveira possui formação em Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (UDESC), escritor, empresário e game designer da "Céu Games" ( http://www.ceugames.com ). Apaixonado por escrita e jogos eletrônicos desde novo, acompanha a indústria de games e tem como preferência a Nintendo. Jogou nos videogames NES, SNES, N64, Game Cube, Wii, Gameboy Color e Nintendo DS (atual que possui). Gosta muito de RPG, mas acompanha/joga outros gêneros também.