JogamosDicas e Truques

Análise: Super Smash Bros. Brawl (Wii)

Imagine a participação dos seguintes estúdios de desenvolvimento em um game: Nintendo, HAL Laboratory, Creatures Inc., Game Freak Inc., Inte... (por Alex Sandro de Mattos em 04/11/2010, via Nintendo Blast)

Imagine a participação dos seguintes estúdios de desenvolvimento em um game: Nintendo, HAL Laboratory, Creatures Inc., Game Freak Inc., Intelligent Systems, Konami, Sega e de Shigesato Itoi. No que tudo isso poderia dar? Um ponto para quem respondeu um jogo incrível e quem disse briga ou porrada, acertou na mosca com um Final Smash. Prepare os punhos e seja bem-vindo a um dos melhores jogos do Wii.

No aquecimento...



Super Smash Bros. Brawl é o terceiro game da franquia que surgiu no Nintendo 64 e passou pelo GameCube. Apesar da participação dos estúdios anteriormente citados - eles cederam personagens e áudios -, o game foi desenvolvido pelo estúdio Sora Ltd., com apoio da Game Arts e da Monolith Soft. A primeira aparição do game foi na conferência da E3 em 2005, sendo anunciado por Satoru Iwata, o presidente da Nintendo. Na mesma conferência, Iwata pediu ao diretor Masahiro Sakurai - que havia dirigido os outros dois games da série Smash Bros - que dirigisse o terceiro título para o Wii. Sakurai, que tinha deixado a HAL Laboratory, ficou surpreso com o anúncio e com o pedido, e aceitou a proposta. O desenvolvimento envolveu diversas produtoras e Miyamoto, juntamente com Sakurai, negociaram os direitos autorais de outras desenvolvedoras.

Mas chega de história, é hora de partir pra briga! Aproveite e curta o belíssimo vídeo de abertura do jogo:


Tá olhando o que!?




Depois de babar com a abertura, é melhor respirar um pouco para não cair de costas com o game. Super Smash Bros. Brawl mantém intacto o estilo do game desde o Nintendo 64: quatro lutadores, cada um por si e todos atrás da vitória. Inicialmente não são todos os lutadores que estão disponíveis, mas com o tempo e com muitas lutas outros serão liberados (alguns somente após o término do modo Subspace Emissary). Além dos personagens, arenas e áudios são liberados conforme você luta, sendo importante ficar atento nas batalhas, pois alguns extras aparecem na arena e para garantir é necessário pegá-los.
Visualmente o game está incrível. À primeira vista pode até ser que pareça mais uma evolução de Melee, mas é muito mais do que isso. É possível observar perfeitamente as texturas: você pode ver as costuras do macacão do Mario, detalhes na roupa do Link, contar os pêlos do Donkey Kong (provavelmente irá perder a conta), olhar para as belas curvas de Samus Aran e até o fio de cabelo fora do topete de Lucas (ok, está última é exagero). Brilho para todos os lados, explosões, expressões faciais variadas e cenários detalhadíssimos e com muitas movimentações. Para observar isso, basta pausar o game, mover a câmera para perceber o visual e se achar a imagem interessante, pode fotografar e enviá-la a algum amigo.


Tempo para ouvir



O que é melhor do que jogar um game no qual você pode socar (ou apanhar, depende do seu caso) os seus amigos e parentes? Socar ou apanhar ouvindo belíssimas músicas que inspiram a jogatina. As composições foram produzidas por Takahiro Nishi, Shögo Sakai, Masaaki Iwasaki, Yutaka Iraha, Kentaro Ishizaka, Motoi Sakuraba e Keigo Ozaki. O interessante é que cada vez que você seleciona um personagem no menu, ele solta um grito, uma frase ou um som próprio no auto-falando do Wii Remote.

É claro que a música de abertura é só uma das dezenas de áudios que o game possui, mas cada uma tem sua importância e marca presença em algumas batalhas. Você pode ouvir cada uma delas em uma opção existente no menu e estão separadas por sua respectiva série. Use-a para ouvir cada tema, pois no meio da luta é um pouco improvável que você ouça durante batidas, explosões e a torcida gritando os nomes dos lutadores. Dá vontade de ficar nessa opção para sempre...
Fique atento pois alguns áudios aparecem nas batalhas.

Mantenha o controle



Smash Bros se diferencia de outras séries de luta pelo fator controle. Se em outros jogos de luta você precisava procurar no menu de pausa, em sites ou em revistas listas de golpes dos lutadores, isto não acontece em Brawl. Os brigões tem golpes padronizados, o que significa que você pressionará os mesmos botões para todos os personagens do jogo. Sim, isso mesmo, pressionamento de botões. No game você não usa cursor, nem chacoalhões ou movimentos com qualquer um dos controles, pois segundo Sakurai os movimentos poderiam prejudicar os jogadores e dificultar a jogabilidade. Mas isso não é necessariamente ruim, pois mantém o estilo da série e tem suporte aos controles do GameCube, o Classic Controller, Wii Remote + Nunchuk e apenas o Wii Remote na horizontal. Todas as configurações correspondem bem e portanto não há motivo para reclamar.
Luigi diz: "Irmão! Me dá um abraço!" Mario responde: "Vou te dar é umas porradas!"

Os brigões



Mesmo que Brawl não seja mais a luta de apenas "representantes de jogos Nintendo", a participação de outros lutadores deu um ar de inovação à série. O número de personagens é imenso e você pode conferir todos os que estão presentes, com a lista de golpes, dicas sobre habilidades, o Final Smash de cada um e como destravar o personagem (caso ele seja secreto). E SPOILER À FRENTE!

  •  Mario
O bigode não fica de fora. É um dos lutadores mais equilibrados, sua capa rebate projéteis e sempre quer briga com todo mundo.
Special Moves
- Simples: Fireball 
- Cima: Super Jump Punch
- Baixo: F.L.U.D.D.
- Lado: Cape
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: Mario Finale. Mario dispara um imenso poder de fogo, que afeta todos que estiverem na sua frente. O ideal é ativá-lo em um canto da arena e à meia altura, pois causa muito dano e pode levar os adversários para fora da tela. Para evitar tente pular ou planar na hora do golpe.

  •  Luigi
Se o irmão está aqui, o outro está também para o quebra-pau.
Special Moves
- Simples: Fireball 
- Cima: Super Jump Punch
- Baixo: Luigi Cyclone
- Lado: Green Missile
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: Negative Zone. Cria uma bolha negativa em volta de si e quem ficar dentro sofrerá danos, sonolência e perda de controle. Após o término, se usar o Jump Punch nos adversários é morte na certa. Para evitar, fique distante do círculo.
Para liberar: jogue 22 lutas no modo Brawl; ou termine o modo Classic sem usar continues; ou encontre-o no Subspace Emissary.
  • Peach
Sem delicadezas, a princesa parte pra porrada. O ataque Bomber é o mais forte e é uma pena que mesmo com a participação em Brawl, ela ainda não aprendeu a se defender do Bowser.
Special Moves
- Simples: Toad
- Cima: Peach Parasol
- Baixo: Vegetable
- Lado: Peach Bomber
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: Peach Blossom. O poder máximo de Peach coloca todos os lutadores próximos para dormir. Quanto mais perto da princesa, mais tempo o personagem dormirá e então você terá a chance de espancá-los. Mas durante o Final Smash, Peach solta pêssegos no campo de batalha, que diminui 30% do dano tomado.
  • Bowser
Lerdo mas resistente, o vilão quer vingança em Brawl. Se souber jogar com ele, é vitória garantida
Special Moves
- Simples: Fire Breath
- Cima: Whirling Fortress
- Baixo: Bowser Bomb
- Lado: Flying Slam
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: Giga Bowser. Quem jogou Melee deve se lembrar de Giga Bowser. Ele fica gigante e é uma arma de exterminar jogadores. O efeito dura 15 segundos e a melhor tática é manter distância.

  • Donkey Kong
O macacão é veterano e seus ataques são poderosos, especialmente o Giant Punch.
Special Moves
- Simples: Giant Punch
- Cima: Spinning Kong
- Baixo: Hand Slap
- Lado: Head Butt
Número de pulos:  2
Voa: Não
Final Smash: Konga Beat. Donkey pega um conjunto de tambores, começa a tocar e envia ondas sonoras ao redor. O ideal é apertar combinações para o alcance ser maior, mas o golpe causa no máximo 70% de dano e não chega a tirar adversários da arena.

  •  Diddy Kong
Ágil e leve, Diddy tem ataques ligeiros. Finalmente você poderá socar essa cara de tonto que ele tem.
Special Moves
- Simples: Peanut Popgun
- Cima: Rocketbarrel Boost
- Baixo: Banana Peel
- Lado: Monkey Flip
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: Rocketbarrel Barrage. Difícil de acertar os adversários e dura 12 segundos, portanto certifique-se de estar sobre a arena ou cairá no abismo. Diddy usa um jetpack e atira amendoins. Com certa prática, se torna um excelente lutador.


  • Yoshi
O dino não deixa por menos em Brawl e se jogado corretamente, pode ser um dos melhores lutadores.
Special Moves
- Simples: Egg Lay
- Cima: Egg Throw
- Baixo: Yoshi Bomb
- Lado: Egg Roll
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: Super Dragon. Yoshi ganha asas e pode atirar bolas de fogo. É complicado controlar e os disparos são na horizontal, então permaneça na linha dos oponentes. O poder dura 20 segundos e se você não disparar as bolas de fogo, Yoshi solta aleatoriamente, podendo causar danos incríveis.

  • Wario
O bafo de alho está em Brawl graças aos pedidos dos fãs. Possui ataques bastantes variados.
Special Moves
- Simples: Chomp
- Cima: Corkscrew
- Baixo: Wario Waft
- Lado: Wario Bike
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: Wario-Man. O cara de mau fica mais rápido e forte, porém controlá-lo pode dar trabalho. Se usar o Wario Waft nessa forma, chega a causar quase 80% de dano e manda os oponentes direto para fora da tela. Não use Wario Bike nessa forma.

  • Link
O herói deu um tempo em Hyrule e veio participar de umas brigas. É equilibrado e possui ataques variados.
Special Moves
- Simples: Hero's Bow
- Cima: Spin Attack
- Baixo: Bomb
- Lado: Gale Boomerang
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: Triforce Slash. Extremamente poderoso e chega a tirar os adversários da arena, mesmo se eles estiverem com 0% de dano. O único problema é que para acertar, os oponentes devem estar na horizontal e próximo à Link, mas causa 75% de dano se ativado no momento correto.


  • Zelda
A princesa de Hyrule usa o poder da Triforce para auxiliá-la nas lutas. E ainda pode se transformar em Sheik.
Special Moves
- Simples: Nayru's Love
- Cima: Farore's Wind
- Baixo: Transform
- Lado: Din's Fire
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: Light Arrow. Zelda dispara uma flecha de luz potente na horizontal, pode atingir vários adversários e tem longo alcance. Quanto maior a distância, mais fácil de ser evitado. Causa muito dano e é raro sobreviver ao ataque quando for atingido.



  • Sheik
Sheik pode se transformar em Zelda. Sheik é mais rápido, possui golpes sequencias e por isso é ótimo para espancar inimigos próximos.
Special Moves
- Simples: Needle Storm
- Cima: Vanish
- Baixo: Transform
- Lado: Chain
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: Light Arrow. Sheik possui golpes diferentes de Zelda, mas o Final Smash é idêntico. A única diferença é direção que os oponentes vão após o poder.


  • Ganondorf
Forte e lerdo, Ganon sempre carrega os golpes antes de realizá-lo, tornando-o previsível, mas que pode te mandar para longe.
Special Moves
- Simples: Warlock Punch
- Cima: Dark Dive
- Baixo:Wizard's Foot
- Lado: Gerudo Dragon
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: Beast Ganon. São dois golpes e na forma de Ganon, manda os adversários que estão no caminho para a morte.
Para liberar: tenha 200 lutas no Brawl; ou vença o Classic usando Zelda ou Link na dificuldade Hard; ou encontre-o no Subspace.

  • Toon Link
Link em tamanho menor, mas isso não significa menos problemas. Toon Link não tem a mesma força de Link, mas é mais ágil e possui os mesmos ataques.
Special Moves
- Simples: Hero's Bow
- Cima: Spin Attack
- Baixo: Bomb
- Lado: Boomerang
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: Triforce Slash. O Final Smash é idêntico ao de Link e com o mesmo poder de ataque.
Para liberar: Jogue 400 lutas no modo Brawl; ou encontre-o no Subspace Emissary; ou vença o modo Classic usando Link após o fim do Subspace.
  •  Samus
Não é muito eficaz e os seus melhores golpes são à distância.
Special Moves
- Simples: Charge Sot
- Cima: Screw Attack
- Baixo: Bomb
- Lado: Missile
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: Zero Laser. Ela dispara um feixe de Laser enorme, excelente para pegar vários inimigos de uma única vez e leva direto à morte. O único problema é que o poder viaja um pouco lerdo e pode ser facilmente evitado. Após o término do Final Smash, ela se transforma em Zero Suit Samus. Para voltar a usar a armadura, realize a sequência de Taunts (cima, baixo, cima).

  • Zero Suit Samus
Ao contrário de quando está com a armadura, os golpes próximos dos inimigos são os mais fortes de Samus. Se quiser iniciar uma batalha com ela, após escolhê-la, pressione o botão de escudo antes da parida começar.
Special Moves
- Simples: Paralyzer
- Cima: Plasma Wire
- Baixo: Flip Jump
- Lado: Plasma Whip
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: Power Suit Samus. O poder só faz ela ganhar a armadura e se alguém estiver próximo na hora da transformação, tomará dano. Use naquele momento em que todos os adversários estiverem juntos.

  • Pit
Os fãs esperam um jogo da série Kid Icarus há anos, mas receberam uma participação de Pit em Brawl. É um dos melhores lutadores e seus ataques variam entre sequenciais e distantes.
Special Moves
- Simples: Palutena's Arrow
- Cima: Wings of Icarus
- Baixo: Mirror Shield
- Lado: Angel Ring
Número de pulos: 4
Voa: Sim
Final Smash: Palutena's Army. Pit solicita os subordinados para atacar, mas eles são fáceis de evitar ou defender e não chegam a causar grandes danos. O ideal é ativá-lo quando Pit está no ar.


  • Ice Climbers
Um que vale por dois. Mesmo se você perder um deles, o outro permanecerá na luta. São leves e se levarem muita porrada não aguentam muito tempo.
Special Moves
- Simples: Ice Shot
- Cima: Belay
- Baixo: Blizzard
- Lado: Squall Hammer
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: Iceberg. Cria um gigante iceberg no meio da arena, causando danos de até 200%. Pode congelar inimigos, permitindo atacá-los durante este tempo. Tem duração de 25 segundos.


  • R.O.B.
Este ninguém esperava. É ótimo para atacar à média distância e seus poderes não causam grandes danos.
Special Moves
- Simples: Robo Beam
- Cima: Robo Burner
- Baixo: Gyro
- Lado: Arm Rotor
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: Diffusion Beam. Dura 15 segundos e atira espirais que saem dos seus olhos. Os adversários podem interceptar o ataque que causa até 30% de dano. A vantagem é pode usar ataques normais com o Final Smash e a desvantagem é ter curto alcance.
Para liberar: 160 lutas no Brawl; ou consiga 250 troféus diferentes; ou encontre-o no Subspace.
  • Kirby
A bolota rosa é um dos lutadores mais versáteis e engraçados de Brawl. Alterna entre ataques rápidos e fortes.
Special Moves
- Simples: Inhale
- Cima: Final Cutter
- Baixo: Stone
- Lado: Hammer
Número de pulos: 5
Voa: Não
Final Smash: Cook Kirby. O ideal é usá-lo no alto da arena e com os oponentes próximos para colocá-los nos caldeirão. Se tiverem mais de 70% de dano é morte garantida e não esqueça de pegar os itens que caem depois do término do poder para recuperar a energia.

  • Meta Knight
O rival de Kirby faz sua estreia em Smash Bros Brawl. Sua agilidade e golpes sequencias são excelentes.
Special Moves
- Simples: Mech Tornado
- Cima: Shuttle Loop
- Baixo: Dimensional Cape
- Lado: Drill Rush
Número de pulos: 5
Voa: Sim
Final Smash: Galaxia Darkness. É um golpe totalmente limitado devido a sua área de alcance. Dependendo do dano que o adversário tiver antes do poder fatal, esse Final Smash pode mandá-lo para os ares e chega a causar 40% de dano.


  • King Dedede
Havia aparecido em Kirby's Dream Land. É lerdo e seus movimentos são fáceis de prever, mas é um dos mais fortes e a maioria dos ataques manda os oponentes para longe.
Special Moves
- Simples: Inhale
- Cima: Super Dedede Jump
- Baixo: Jet Hammer
- Lado: Waddle Dee Throw
Número de pulos: 4
Voa: Não
Final Smash: Waddle Dee Army. Não chega ser mortal, pois a horda de Waddle Dees são fracos e causam no máximo 70% de dano. Atente-se para o fato que os Dees podem te derrubar da arena.

  • Olimar and Pikmin
Enquanto todos esperam por Pikmin 3, a trupe dá as caras em Brawl. Não é um dos mais fortes e após realizar os golpes com os Pikmin, sempre deixa a defesa fraca.
Special Moves
- Simples: Pikmin Pluck
- Cima: Pikmin Chain
- Baixo: Pikmin Order
- Lado: Pikmin Throw
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: End of Day. Olimar entra em sua nave e voa, enquanto criaturas atacam os adversários que ficaram. Na aterrisagem, causa um impacto que manda todos para fora da arena, mas não chega a ser mortal.

  •  Fox
A raposa não fica de fora. Os ataques são incrivelmente rápidos, sequenciais e não causam danos imensos, mas é um dos melhores para ser jogado.
Special Moves
- Simples: Blaster
- Cima: Firefox
- Baixo: Reflector
- Lado: Fox Illusion
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: Landmaster. O tanque de Star Fox é fortíssimo e causa danos imensos. O poder dura 15 segundos e é mais do que o suficiente para você limpar a arena se atirar corretamente. Apenas tome cuidado para não cair do campo de batalha.

  • Falco
Assim como Fox, é rápido e conta com golpes fortes enquanto estiver no ar. Possui ataques parecidos com o da raposa.
Special Moves
- Simples: Blaster
- Cima: Fire Bird
- Baixo: Reflector
- Lado: Falco Phantasm
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: Landmaster. O tanque de Falco é fortíssimo e causa danos... ops! Isto não é copiar e colar. O Final Smash dele é o mesmo do Fox.
Para liberar: tenha 50 lutas no modo Brawl; ou vença o 100-Man Brawl; ou encontre-o no Subspace Emissary.

  • Wolf
Assim como os "colegas" de série, é rápido e só não causa muito dano com golpes próximos.
Special Moves
- Simples: Blaster
- Cima: Booster
- Baixo: Reflector
- Lado: Wolf Illusion
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: Landmaster. O tanque de Wolf é... ah, não! Sim, é o mesmo de Falco e Fox, apenas mais ágil. Já falamos pra tomar cuidado para não cair no abismo?
Para liberar: jogue 450 lutas no Brawl; encontre-o no Subspace Emissary; ou termine o modo Boss Battle usando Fox.

  •  Captain Falcon
Abandonou as pistas e veio brigar. Os seus golpes têm um alcance curto e causam um bom dano.
Special Moves
- Simples: Falcon Punch
- Cima: Falcon Dive
- Baixo: Falcon Kick
- Lado: Raptor Boost
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: Blue Falcon. Falcon usa seu F-Zero para atropelar os oponentes. Os adversários têm de estar próximos na hora da execução e os danos são numerosos.
Para liberar: tenha 70 lutas no modo Brawl; ou termine o modo Classic na dificuldade normal em menos de 12 minutos; ou encontre-o no Subspace Emissary.
  •  Pikachu
Pika-pi, pi, pika pika pi. Entendeu? Não? Tradução: ágil e com golpes que tiram um dano moderado. Chuuuuu!!!
Special Moves
- Simples: Thunder Jolt
- Cima: Quick Attack
- Baixo: Thunder
- Lado: Skull Bash
Número de pulos: 3
Voa: Não
Final Smash: Volt Tackle. Difícil de controlar, Pikachu se transforma em uma bola de energia. Não chega a tirar oponentes da batalha mais se usado corretamente, atinge até 100% de dano e dura 12 segundos.


  • Pokémon Trainer
É versátil e dá para alternar a qualquer momento. O treinador - que não é o Ash - não faz nada a não ser ficar zanzando pelo cenário.
Final Smash: pode ser ativado com qualquer um dos pokémon e os três atacam juntos. É fácil de desviar e não tem um longo alcance. Certifique-se de estar próximo dos outros jogadores para ativá-lo.


  •  Ivysaur
É lento e golpeia sempre à distância.
Special Moves
- Simples: Bullet Seed
- Cima: Vine Whip
- Baixo: Pokémon Change
- Lado: Razor Leaf
Número de pulos: 2
Voa: Não

  • Charizard
É ligeiramente mais ágil e tem uma maior chance de recuperação.
Special Moves
- Simples: Flamethrower
- Cima: Fly
- Baixo: Pokémon Change
- Lado: Rock Smash
Número de pulos: 3
Voa: Sim

  •  Squirtle
É leve e alterna entre ataques próximos e longíquos.
Special Moves
- Simples: Water Gun
- Cima: Waterfall
- Baixo: Pokémon Change
- Lado: Withdraw
Número de pulos: 2
Voa: Não

  •  Lucario
 Seus golpes psíquicos são bons, mas somente à distância. Quando encostar nele, desça o braço.
Special Moves
- Simples: Aura Sphere
- Cima: Extreme Speed
- Baixo: Double Team
- Lado: Force Palm
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: Aura Storm. O poder de Lucario tem chances remotas de mandar alguém para a morte, porém causa bastante dano e pode ser controlado.
Para liberar: jogue 100 lutas no modo Brawl; ou termine os cinco níveis de dificuldade no Target Smash; ou encontre-o no Subspace Emissary.
  •  Jigglypuff
A bola rosa está aqui pra você espancá-la à vontade. Só não deixe ela cantar porq... Zzzzzzzzzz...
Special Moves
- Simples: Rollout
- Cima: Sing
- Baixo: Rest
- Lado: Pound
Número de pulos: 5
Voa: Não
Final Smash: Puff Up. Jigglypuff começa a crescer e empurra os inimigos. Como os golpes normais, não causa muito dano, a não ser se ficar muito próximo.
Para liberar: tenha 350 lutas no modo Brawl; ou vença o evento  20 do modo Event após o términdo do Subspace Emissary; ou encontre-o lá.
  •  Marth
Direto de Fire Emblem, Marth é muito rápido, então use essa vantagem a seu favor.
Special Moves
- Simples: Shield Breaker
- Cima: Dolphin Slash
- Baixo: Counter
- Lado: Dancing Blade
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: Critical Hit. Como o nome já diz, o dano crítico é mortal e manda o alvo para o espaço. Mas se errar o alvo, Marth cai diretamente para o abismo.
Para liberar: jogue 10 lutas no modo Brawl; ou termine o modo Classic; ou encontre Marth no Subspace Emissary.

  • Ike
Ike é forte e um pouco lento, mas seus golpes sempre mandam os oponentes para o ar. É excelente para iniciantes e mortal para experientes.
Special Moves
- Simples: Eruption
- Cima: Aether
- Baixo: Counter
- Lado: Quick Draw
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: Great Aether. É incrivelmente poderoso, mas é preciso prática. Tem um alcance limitado e elimina o adversário na hora. Ike é "ai que" raiva!


  • Ness
O nanico de Earthbound veio provar que tamanho não é documento. Não tem ataques rápidos, mas é bom à distância.
Special Moves
- Simples: PK Flash
- Cima: PK Thunder
- Baixo: PSI Magnet
- Lado: PK Fire
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: PK Starstorm. Meteoros começam a cair e é um pouco difícil de desviar. Dependendo do dano que você tiver tomado, é caixão na hora.
Para liberar: jogue 5 lutas no modo Brawl; ou rebata 10 projéteis; ou encontre-o no Subspace Emissary.

  • Lucas
Outro baixinho folgado de Earthbound. Tudo o que foi dito de Ness vale para o topetudo. O golpe com o taco de beisebol carregado manda adversários para longe.
Special Moves
- Simples: PK Freeze
- Cima: PK Thunder
- Baixo: PSI Magnet
- Lado: PK Fire
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: PK Starstorm. Qualquer semelhança com Ness é... semelhança mesmo. Além dos golpes serem os mesmos, o poder é o mesmo só que mais fraco e tem um maior número de meteoros.


  • Mr. Game and Watch
Não se engane com esse personagem 2D. Ele é extremamente eficaz. Game and Watch foi o primeiro videogame portátil da Nintendo e que introduziu a gigante japonesa nesse mercado.
Special Moves
- Simples: Chef
- Cima: Fire
- Baixo: Oil Panic
- Lado: Judge
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: Octopus. Não é forte, apenas o transforma em um polvo gigante que quando tocado, causa danos.
Para liberar: jogue 250 lutas no Brawl; ou termine o Target Smash com 30 personagens diferentes; ou encontre-o no Subspace.

  • Snake
Hideo Kojima, o criador da série Metal Gear Solid, queria Snake em Melee, mas pedido chegou tarde demais. Em Brawl, o cobra usa seus armamentos, que são eficientes e demorados.
Special Moves
- Simples: Hand Granande
- Cima: Cypher
- Baixo: C4
- Lado: Remote Controlled Missile
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: Grenade Luncher. Snake chama um helicóptero, vem para a frente da tela e começa a atirar. Você terá 20 segundos para lançar 12 granadas, que são fortes e fáceis de desviar.
Para liberar: tenha 130 lutas no Brawl; ou jogue 15 lutas na fase Shadow Moses Island; ou encontre-o no Subspace.
  • Sonic
O ouriço azul deixa a sua marca. É o personagem mais rápido do jogo e também o mais difícil de controlar, portanto tome cuidado para não cair no buracoooOOOOO!!
Special Moves
- Simples: Homming Attack
- Cima: Spring Jump
- Baixo: Sping Charge
- Lado: Spin Dash
Número de pulos: 2
Voa: Não
Final Smash: Super Sonic. O espinhudo fica maior, dourado e mais rápido ainda. Controlá-lo exige habilidade e causa 18% a cada golpe e pode mandar oponentes para fora da arena.
Para liberar: jogue 300 lutas no Brawl; ou termine o modo Classic com 10 personagens diferentes. ou encontre-o no Subspace.

Tudo o que há em Brawl



O game possui inúmeras coisas para se fazer e dificilmente você ficará sem socar ninguém. Curta os pricipais modos que um dos melhores games do Wii pode te proporcionar:

  • No ringue: Há dezenas de cenários para se jogar, desde inéditos até os de Bros Melee. O impressionante é que todos os cenários sofrem mutações, tem movimentações e deixam os jogadores em constante atenção. O destaque vai para Green Hill Zone refeita, Shadow Moses Island de Metal Gear Solid e o Lylat Cruise de Star Fox. E também há outros incríveis.


  • Guerra de itens: Brawl tem uma quantidade absurda de itens que aparecem aleatoriamente nas batalhas. Cogumelos, espadas, marretas, taco de beisebol,  bombas, barris, entre outros. Mas nada é tão almejado quanto à Smash Ball, que permite ao sortudo que pegar, despachar o golpe mortal. Também há o item Dragoon, que ao pegar as três partes que o forma, ativa um poder fatal e que manda inimigos direto para o espaço.


  • Assist Trophies: Quando o item aparece na arena, o jogador que pegar e arremessar terá uma ajuda durante a batalha. Às vezes, pode até atrapalhar, como é o exemplo do cachorrinho do Nintendogs, mas alguns são eficientes. Também poderá aparecer pokébolas - os Pokémon estão em peso no game - na arena, que dá uma ajudinha extra.



  • Brawl: o modo Brawl é o principal do jogo, onde pode-se escolher os lutadores, a arena e os atributos para a partida, como por exemplo, o tempo de duração, dificuldade, etc. É aqui que o quebra-pau começa.


  • Subspace Emissary: o modo side-scrolling com luta foi criado por ninguém menos que o escritor de Final Fantasy, Kazushige Nojima. A história é passada em animações e há diversos chefes para enfrentar e descobrir quem está por trás de tudo. Para completar as fases, é preciso explorar todas as áreas, além de pegar os troféus e todas as caixas douradas que guardam itens. Quando aparecer uma bandeira vermelha sobre a fase no mapa, significa que você pegou tudo o que devia e muitos personagens secretos podem ser liberados por aqui, porém será preciso disposição e raça, pois esse modo chega a durar mais de 8 horas para terminá-lo completamente.

  • Events: os eventos variam entre single-player e cooperativo. Envolve desde matar inimigos na ordem em que aparece, mandar alguém para fora da arena com determinado item, enfrentar sequencias de personagens ou até mesmo destruir certas arenas.

  • Classic: nesse modo, você enfrenta inimigos e participa de bônus para distrair. Terá que matar 10 inimigos iguais, enfrentar algum gigante ou com poder metálico para chegar ao final e enfrentar a temida mão chefe, a Master Hand.

  • Stadium: para divertir, é um modo com diversas atividades como o Target Smash - para destruir 10 alvos em 2 minutos -, o Home-Run Contest - para socar e arremessar o saco de areia para longe - e o Multi-Man Brawl - que você enfrenta certo número de inimigos em determinada dificuldade e tem que sobreviver.

  • Vault: uma das opções mais divertidas do game. Aqui você pode verificar todos os adesivos e troféus que conseguiu, usar todas as coin que ganhou no modo Coin Launcher (estilo navinha onde você consegue extras), construir arenas no Stage Builder e colocar tudo o que quiser. Também pode verificar, deletar e enviar fotos engraçadas tiradas durante o game para um cartão SD na opção Taking Snapshots e sentir o gostinho de games clássicos na opção Masterpieces, como Super Mario World, Kid Icarus, Ocarina of Time e outros.


Enquanto Yoshi se revolta com Mario...
Link apela para o "golpe baixo". Safadão!

Sudden Death



Super Smash Bros Brawl chega à perfeição. Por que? Porque os números confirmam isso: um jogão, com suporte para 4 jogadores simultâneos, com 4 configurações distintas de controle, modo online, 35 lutadores para escolher e 39 diferentes jogáveis, há 40 arenas para lutar, 287 áudios para agradar seus ouvidos, 49 itens diferentes para ajudar, pokémon aos montes, dezenas de modos, centenas de lutas e que ocupa 128 blocos do Wii devido à quantidade absurda de extras . E se temos tudo isso (o game foi o primeiro game do Wii a ser Dual-Layer, ou seja, DVD de camada dupla), temos um loading demorado; se temos tantos lutadores, não podemos julgar alguns por terem golpes e poderes semelhantes e se temos um controle de movimentos e não usamos, é uma escolha sábia (já pensou se cada golpe ou movimento precisássemos mexer os braços? O game se tornaria muito cansativo).

Mas sabe por que esses detalhes não derrubam a nota do game? Porque Brawl vai fazer você nem perceber isso. É um game tão viciante, divertido e impressionante que os detalhes citados passam despercebidos. Existem muitos jogos de lutas por aí, mas nenhum chega próximo ao nível de Super Smash Bros. Brawl, pois é um game único, inigualável e incrível. E aí, vai encarar?


Hadouken! Ops... Kamehame-há! Er... deixa pra lá

Smash Ball, o item mais almejado do game. A cena com todos atrás dela é divertida

Super Smash Bros. Brawl - Nintendo Wii - Nota Final: 10,0
Gráficos: 10,0 | Som: 10,0 | Jogabilidade: 10,0 | Diversão: 10,0

Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Realmente um jogo magnífico.
    Ótima Análise. Completíssima.

    ResponderExcluir
  2. 9,5 pra Brawl por causa do seu online podre!

    ResponderExcluir
  3. Online não é prioridade,Multiplayer sim!
    Então 10,caso encerrado!

    ResponderExcluir
  4. É MUITO BOM *---*
    EU AMO ESSE JOGO *O*

    ResponderExcluir
  5. 10 10 10 10 10... junto amario galaxy 1 e 2 new super mario bros e mario kart os melhores do wii!

    ResponderExcluir
  6. Sem palavras pra descrever esse jogo, compra obrigatória pra quem tem o Wii. Há uma grande variedade de elementos e opções misturados num único jogo que nenhum game de luta tradicional tem. É único, é diversão na certa, viciante, horas e horas jogando sem ver o tempo passar. Comprei o Gamecube só por causa do Melee, agora que já comprei o Brawl, só me falta o videogame hehehe. Valeu pela análise!!

    ResponderExcluir
  7. Sir. Pro-Melee04/11/2010, 18:58

    "Então 10,caso encerrado!"
    UHAUAHUHAUHAUHAUHAU

    8,0 pra Brawl!
    Conteudo foda
    mas os combates nem chegam aos pés de Melee

    esses nintendistas são impagáveis!

    ResponderExcluir
  8. Aham,Melee é para fracos,Brawl é para homens com garra,estrategistas e frias,e tambem para diversão!

    SSBB >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Melee

    ResponderExcluir
  9. Análise de altíssimo nível, parabéns ao autor.
    De fato, Brawl é o melhor jogo de luta que eu já joguei na vida (seguido por Super Street Fighter IV, bem próximo). Escutar o Mario falando "wuu ho!" no meio da luta dá uma sensação tão legal para se jogar.

    Assim como Galaxy 2 e outras pérolas, é um jogo que vale um console inteiro. Sorte ser um jogo fácil de ser emulado. :D

    ResponderExcluir
  10. Comprei a porcaria do PS3, odeio essa droga, me arrependo, só tem grafico, Wii é muito melhor , vo vende essa droga e compra um Wii

    ResponderExcluir
  11. Quem sabe no dia do jogo justo eu compro, porquê os brasileirinhos enfiam a faca quando o jogo é bom.

    ResponderExcluir
  12. Concordo com a nota e Review, tirando uns lags que da no modo Online, de longe um dos mlehores jogo de Wii e dessa geracao... Magnifico!

    ResponderExcluir
  13. Realmente um jogo magnífico, gostei da analise, parabens.

    Mas... Dizer que o Diddy tem cara de tonto e que você finalmente pode soca-lo é uma puta falta de sacanagem iariariariairairaira! XD

    ResponderExcluir
  14. Essa análise plagiou o review da NGamer ou eu estou enganado? O.o

    ResponderExcluir
  15. ESTA ENTRE OS 10 MELHORES DO NINTENDO WII CONCERTEZA

    O JOGUINHO BOM DE SE JOGAR DE 2 OU 4 PLAYER VIUUUUUU

    ME ACABAVA NO SMASH DO N64

    MAS ESSE É SEM DUVIDA NOTA 1000

    ResponderExcluir
  16. Meus amigos e eu acabávamos também no Smash do N64. Era o dia inteiro jogando, quase todos os dias e ainda por cima tinha fila pra jogar, quem morria primeiro passava o controle para um que estava fora kkkkk. Tinha até pipoca e outros aperitivos pra acompanhar a jogatina.

    Com certeza o Brawl evoluiu muito desde o primeiro, e ficou mais viciante ainda. É uma pena q tive q jogar o Brawl pelo emulador (não tenho grana pra comprar Wii) e o jogo nem roda legal, e alem disso, to jogando sozinho :(. Bons tempos como aquele não voltam mais...

    ResponderExcluir
  17. Muito Legal
    Mais ainda tenho o ... Smash do N32

    ResponderExcluir
  18. Nossa o post tá bem completo, assim como o jogo. É realmente o melhor jogo de luta pra Wii. É um daqueles jogos que vale a pena comprar 4 controles só pra chamar a galera e ficar jogando durante a tarde toda.

    Daora essa dica que passaram da Zero Suit Samus. Eu pensava que só dava pra tirar a armadura apertando o 1 e o 2 que nem louco.

    ResponderExcluir
  19. o jogo já era bom e com a aparição de sonic o jogo fica EXCELENT

    ResponderExcluir
  20. minha nota e 9.3tudo esta bom menos a diversao pra falar verdade eu nao me divirto muito com esse jogo me divertia maiss com os smash anteriores

    ResponderExcluir
  21. Muito bom,execelente,ainda mais com a briga de Mario,Sonic e Snake.JOGO ÉPICO!!!!!

    ResponderExcluir
  22. jogo otimo,apenas achei que devia ter mais gente de pokemon e metroid, o pokemon trainer devia ter o nome de red,algumas pessoas que eu conhecem o jogo pensam que ele é o ash

    ResponderExcluir
  23. @Dark Toon Link The Warrior of shadows Seu toba! Melee é muito mais díficil do que o Brawl, a dificuldade dele é enorme, ele é considerado o Super Smash Bros mais díficil da série ¬¬

    O Brawl é muito fácil, você só joga o modo história e já desbloqueia tudo de uma vez, sem falar que o Sonic é o mais forte do jogo, nem tem graça jogar esse jogo com o Sonic ¬¬

    O Melee é muito díficil, você tem completar o jogo 100% para conseguir todos os recursos, isso conta como personagens, fases, itens, troféis, modos e desafios ¬¬

    Até o Super Smash Bros 64 é mais díficil que o Brawl, por isso eu digo:

    Super Smash Bros Melee >>>>>>>>> Super Smash Bros Brawl

    Super Smash Bros 64 >>>>>>>>>>>> Super Smash Bros 64

    Só na sua cabeça mesmo que o Brawl é melhor que o Melee, até o Super Smash Bros 64 é melhor que o Brawl! XD

    Chupa fanático! XD

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google