Jogamos

Análise: Red Steel (Wii)

Red Steel nasceu da promessa de demonstrar toda a potencialidade do Wii Remote, tanto que o game foi lançado dias antes do próprio con... (por Alex Sandro de Mattos em 15/12/2010, via Nintendo Blast)

box

Red Steel nasceu da promessa de demonstrar toda a potencialidade do Wii Remote, tanto que o game foi lançado dias antes do próprio console branco da Nintendo. Desenvolvido pela Ubisoft, mescla shooter e lutas de espadas, mais precisamente com katanas e apresenta ideias que alternam entre bacanas e mal executadas.

First Person Shooter e First Person “Katana”

Logo no menu, já é perceptível o que Red Steel está relacionado: ao oriente. Você pode arrastar ícones com detalhes japoneses pela tela para iniciar uma partida, verificar opções e outras coisas com um cenário de fundo ao estilo nipônico. O game demonstra um aprendizado crescente, tanto que o primeiro tutorial é para ensinar a mover o cursor.

Seu personagem é Scott Monroe, um rapaz misterioso e indescritível, pois como o game é em primeira pessoa, você não o visualiza e ele também não fala. Além disso, é noivo de Miyu Sato, filha de Isao Sato, um homem poderoso e que está envolvido com a máfia, ao qual Scott deve pedir a mão da sua amada. Mas ao chegar ao aposento do pai da garota, um homem invade o local, começa a disparar e é aí que o jogo se inicia de vez.

Steel RS

Você deve usar o Nunchuk e o Wii Remote para jogar e o esquema de controle com a arma funciona bem. O botão B é utilizado para disparar e você pode carregar até duas armas diferentes, alternando-as pelo direcional digital esquerdo. Pressionar o A e mover o Wii Remote adiante ou para trás, aumenta e diminui o zoom da mira. Para abrir portas, é preciso mover o Nunchuk para a frente e chacoalhá-lo para recarregar armas (esse último prejudicado pela troca de armas, pois alternar para uma arma que está no chão, você deve chacoalhar o controle, e durante os momentos de tiroteio é comum querer recarregar a arma e acabar trocando-a sem querer). O botão C é utilizado para pular e o Z para se agachar.

Após uma grande parte do início do jogo utilizando armas, você recebe duas Katanas de Sato. Mova o Remote para usar a katana da mão direita, o Nunchuk para bloquear os ataques adversários e segure o botão C movendo o analógico para esquivar. É funcional, mas o que era para ser o destaque de Red Steel acabada desapontando.

001 002

Controle o seu descontrole

Uma reviravolta ocorre, Miyu é sequestrada, Sato falece e Scott vai atrás de sua amada para Los Angeles e Tóquio. Conforme você vai avançando na história, novas armas e golpes de katana são liberados. Uma das habilidades mais interessantes com as armas é o “Modo Concentração”, onde ao dar zoom com a mira da arma duas vezes para frente – ou pressionando A e C -, Scott congela o tempo e ganha alguns segundos para atirar onde quiser. Nesse modo, você pode desarmar os inimigos e deve mover o cursor do Remote sobre eles para se renderem ou mover o Nunchuk para acertar uma “katanada”. Ao encontrar uma granada, você pode segurá-la pressionando o direcional para baixo e fazer um movimento de arremesso para jogá-la. Mas com a katana, a situação é diferente…

concentration

É importante que, antes de iniciar uma missão, você vá ao dojo verificar se há novos movimentos com a katana disponíveis. Alguns são simples e respondem bem, mas outros são complicados de fazer, principalmente pela razão de o game não entender os seus movimentos. Um dos golpes exige uma sequência de cinco movimentos e durante as lutas é complicado completá-los, mesmo que você tenha feito os movimentos corretos, o jogo não representa. Chega a ser irritante durante uma luta contra um chefe, você estar quase derrubando o adversário e por causa de um movimento que não foi reconhecido você apanhar e perder. Até porque alguns golpes que os adversários realizam são indefensáveis e você perde vida de um jeito ou de outro.

A vantagem é que há checkpoints em diversos lugares, então você não perderá tanto no avanço quando morrer durante a missão. Você usará os checkpoints diversas vezes, até aprender a sacada para passar determinada parte das fases. Não estranhe alguns bugs do game: um inimigo de pé no céu atirando em você, enroscar em alguma parte do cenário ao tentar pular sobre ela, portas que não se abrem, entre outros. É melhor se acostumar e agradecer pelos diversos checkpoints existentes.

RED katana

Momentos Red Steel

De vermelho o jogo só tem o título, porque não há sangue em momento algum da partida. Mas apesar dos problemas, há partes de Red Steel que valem o esforço. Veja alguns dos mais legais e estranhos:

  • Ducha rápida

No estágio Extreme Wheels, há uma parte em que você deve ativar um lava rápido e ficar sobre ou na traseira do carro, mirando nas laterais para matar os inimigos. O legal é que até debaixo de água e sabão, Scott é um excelente atirador e que é um jeito mais fácil e ecológico de tomar banho e lavar o veículo ao mesmo tempo;

image lavagem rápida

  • Urgh! Que fedor!

Burning Trash é uma fase onde acontece a queima de lixo e você tem que enfrentar os adversários lá. O interessante é que, em determinada parte, você deve pular sobre os contêineres que se movem e matar os adversários até que entre pela passagem que leva à destruição do lixo. Depois você deve escapar do local que está prestes a explodir;

image burning trash

  • Boooom!!!

Uma das coisas mais divertidas em Red Steel é acabar com tudo ao seu redor. É possível virar mesas, destruir vidros, detonar tendas de peixes, explodir máquinas e principalmente veículos. Carros e caminhões causam explosões imensas, inimigos vão pelos ares e só lembre-se de ficar longe, senão você vai junto…

Explosão fish market

  • Jogos Mortais

Tetsuo’s Games é um desafio pelo qual Scott deve passar e o mais divertido do game. Há uma variedade imensa de “joguinhos” como, por exemplo, descobrir a saída por um corredor totalmente escuro, um labirinto cheio de bonecas e com inimigos vestidos igualmente elas (!?), encontrar a chave da passagem destruindo objetos do cenário, desviar de fogos de artifícios e sobreviver na montanha-russa. É… Red Steel é imprevisível.

jogos mortais JMRS

  • Mirar… Apontar… Fogo!

O Kajima’s Shooting Range é uma porta secreta localizada no bar. É com Kajima que você aprende a usar o Modo Concentração e participa dos minigames ao estilo Buhonero, de Resident Evil 4, para liberar novas armas e ir preparado para as missões.

image

Golpe de Samurai

A cada fase completada, aparece uma lista com os detalhes do estágio, com o tempo que levou para terminar, a quantidade de pontos de respeito que ganhou (ao poupar a vida dos inimigos ou realizar movimentos durante as batalhas com katanas) e a sua precisão. Para terminar 100% do game, é necessário ter um bom rank em cada detalhe dito anteriormente para receber o rank principal de Samurai. Também há um modo multiplayer para dois jogadores se enfrentarem.

Em geral, o visual do jogo é razoavelmente agradável, as animações desenhadas e com movimentações são interessantes. O áudio mantém o jogador atento durante o tempo todo, principalmente nos momentos de ação quando as músicas asiáticas entram em cena, mas a dublagem é estranha e nunca acompanha as legendas. A jogabilidade, mesmo sendo prejudicada é válida pela experiência, enredo e por utilizar os controles do Wii de todas as maneiras possíveis. Para se divertir com Red Steel, você não pode ser muito exigente e deve ficar calmo para não dar um golpe de Samurai no disco do jogo ao morrer diversas vezes na mesma parte. Apenas busque entender o esquema e o golpe correto para acabar com o inimigo. Ah, e não se esqueça de agradecer pela melhor invenção existente no mundo dos games: os checkpoints.

RS1 RS2 RS3 RS4

Red Steel – Nintendo Wii – Nota Final: 6,5

Gráficos: 6,0 | Som: 6,5 | Jogabilidade: 6,0 | Diversão: 6,0


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu gostei de tudo na análise, mas eu acho que eu daria 7, como nota final. O resto impecável!

    ResponderExcluir
  2. eu como um grande fan de games estou pedindo uma analise de opoona

    ResponderExcluir
  3. Taí um exemplo de uma a análise que eu não concordo, se eu fosse pela análise pra ver se eu jogo ou não esse jogo eu acabar não jogando por causa das notas baixas. Mas ainda bem que eu ja joguei a dois anos atrás e achei um excelente jogo, minha "nota final" seria 9.

    ResponderExcluir
  4. Acho q 9 seria muito, pq o game nao eh bom assim... e mais ou menos e nao eh pq vc gosta do jogo q ele merece um nove.. agente tem q ter um olhar critico pra essas coisas.. se vc procurar por ai, vai ver q a nota do jogo nao passa de 7. mas opniao eh opniao, entaum cada um com a sua

    ResponderExcluir
  5. Poora, bem bacana. Levando em conta que é difícil de achar jogo pra Wii nesse estilo e que ainda dê pra usar uma espadinha de verdade.

    ResponderExcluir
  6. É um jogo até interessante, mas Red Steel 2 é infinitamente melhor.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google