Blast from the Past: Mario Party 2 (N64)

Quando os vídeo-games explodiram e tornaram-se item doméstico, dizia-se que jogos eletrônicos seriam a extinção de jogos de tabuleiro, am... (por Rafael Neves em 30/12/2010, via Nintendo Blast)

300px-MP2BOXQuando os vídeo-games explodiram e tornaram-se item doméstico, dizia-se que jogos eletrônicos seriam a extinção de jogos de tabuleiro, amarelinha, peteca e todas aquelas brincadeiras de infância. Enfim, talvez os games realmente tenham roubado a cena dos tabuleiros e dados, mas ninguém imaginou que eles também poderiam turbinar este tipo de jogo. Com Mario Party, a Nintendo uniu tabuleiro com joystick e criou uma das melhores séries do Mario e sua turma. Com o lançamento do segundo capítulo da série, Mario Party 2, para o Virtual Console, nada melhor do que relembrar essa sequencia que é o estopim da franquia.

e9494a6f763c00addd8aa6717247a8b7

Uma história um pouco diferente

Certa feita, Mario e sua turma construíram mais um mundo fantástico e fictício, nomeado “Mario Land”. Insatisfeito com o nome, Wario logo aparece para estragar a festa. O irmão ganancioso do Mario muda o nome para “Wario Land”, mesmo que isso custe uma briguinha com Luigi, Yoshi, Donkey Kong e o próprio Mario. A fim de dar um basta na disputa, Peach decide dar ao novo mundo o nome de “Peach Land”. Ao ver o nome cheio de rosa e brilho, os outros desmaiam instantaneamente. Mas, enquanto não chegam a um impasse, Bowser põe seu plano nem um pouco original em prática: ele ataca Mario Land (ou seria Wario Land? Quem sabe até Peach Land). Um Koopa Troopa assiste à destruição e vai imediatamente avisar a Mario e os outros, mas nenhum deles dá atenção ao alerta de um ser tão secundário quanto um Koopa Troopa. Aproveitando o pingo de relevância na franquia que possui, Toad propõe a todos darem um basta no plano do Bowser para depois poderem decidir o nome do mundo. Será que os nosso heróis conseguirão? Ou será que não terá sobrado mundo algum para nomear? Assim começa Mario Party 2.

Marioparty2plumber

Tabuleiro com Mini-game, uma mistura

A fórmula? Se você já jogou jogos de tabuleiro ou qualquer outro Mario Party, deve saber bem como é. O jogador escolhe um dos personagens selecionáveis (Mario, Luigi, DK, Yoshi, Wario ou Peach) e, após decidirem no dado a ordem das jogadas, começa o jogo. Os mapas aqui são bem extensos e cheios de casas especiais, cada uma com sua surpresa, algumas benéficas e outras que beiravam a injustiça. Ao fim de cada jogada dos quatro jogadores, um mini-game decidia quem ia ganhar umas moedinhas a mais. E qual a serventia das moedas de ouro? Comprar estrelas, é claro! O item sagrada decidia quem venceria e quem perderia, logo, era comum ver jogadores se matando para comprar uma (ou roubar de um amigo). A jogatina era bem viciante, embora longa e um pouco cansativa se jogada mais de uma vez. Se você já jogou com os amigos, deve saber o quão divertida era.

MarioParty2Este foi o primeiro Mario Party no qual o jogador tinha a possibilidade de armazenar um item para posteriormente ser usado. Os efeitos iam de atrapalhar a vida do seu colega a triplicar o número de dados. Os mini-games não deixavam a desejar, todos muito divertidos e competitivos. Detalhe que, diferentemente do primeiro Mario Party, nesta sequencia não há joguinhos que envolvem girar a alavanca analógica. A razão era pela forte incidência de calos e machucados nas mãos dos jogadores que experimentaram o primeiro game, haja loucura! Em Mp2marioquestão de conteúdo extra, a Nintendo disponibilizou todos os mini-games para serem jogados na hora que quiser e extras como a sonoplastia completa do jogo.

Divertidíssimo, é um daqueles games que não se conta apenas habilidade, mas sorte, principalmente isso. Sorte em achar um bloco aleatório de estrelas e sorte de roubar as estrelas do amigo com ajuda do Boo. Já vale a pena só por ver os personagens trajados com o tema de cada um dos mundos (há roupa de explorador, mágico, pirata, astronauta e xerife). Agora que chegou ao Virtual Console, não há mais desculpas para comprar Mario Party 2  dar adeus ao tédio das tardes de domingo!

477px-Mp2star


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Esse jogo é muito legal, quando você escolhe um tabuleiro as roupas dos personagens mudam. Jogo com a minha irmã e sempre venço.
    È melhor ficar com calos nas mãos do que jogar o Mario party(1)no Emulador do PC, naqueles jogos em que tem que girar o analógico não dar para jogar no teclado, teclado nem tem analógico, eu vou comprar um Wii/3DS para jogar, vou comprar todos os jogos originais(prometo)fiz até uma lista imensa de jogos de Wii e 3DS que eu quero, pena que só vou ter que escolher só alguns jogos, não vou ter dinheiro para comprar mais de 15 jogos de Wii originais, e nem compro jogo pirata estraga toda a diversão.
    Enfim Mario Party 2 é bem legal, Mario Party é o jogo preferido da minha irmã. Toda a "oitologia" Mario party é legal, aliás todo jogo do Mario é bom, sem dúvidas.

    ResponderExcluir
  2. Esse pra mim foi o melhor Mario Party de 64 - só joguei os de 64, então não posso dizer que foi o melhor de TODOS.
    Poderia ter um similar a esse no 3DS...
    Anyway, pra mim o jogo só tem três defeitos que foram compensados no 3:
    - História que poderia ser melhor. Para aumentar o fator replay, seria melhor se tivesse algo que estimule a zerar com todos os personagens, já que são poucos.

    - Os itens. Tudo bem que nesse se compra os itens e dá pra usar em qualquer hora, mas por que só 1 item por personagem?

    - A tela de título. Não que seja ruim, mas eu gostava mais da tela do primeiro Mario Party, que mudava de acordo com o vencedor da última partida.
    A minha favorita - a mais bonita pra mim - era a que eles estavam numa praia jogando vôlei, acho que mudava pra essa se o Yoshi vencesse.

    ResponderExcluir
  3. Ah, corrigindo, dois dos defeitos que foram compensados no 3.

    ResponderExcluir
  4. Ness. Não é d hoje que Mario é a franquia mais bem sucedida do mundo dos games com o enredo: salve a Peach. Acho que historia é só um pretexto mesmo, e, parando pra pensar, é até bem legal se comparada à de outros games do bigodudo.

    A questão dos itens é pra limitar mesmo, ter um só item é o jeito perfito de fazer o jogador pesar os prós e contras de cada fazer uma unica aposta

    ResponderExcluir
  5. Mario party é uma das melhores séries multiplayer da nintendo

    ResponderExcluir
  6. Assim como SSB do N64, o Mario Party 2 para mim é um dos melhores games para se jogar com os amigos. Mesmo hoje tendo o Wii as vezes nos reunimos só para jogar o Mario Party 2, SSB e o Mario Tennis e tomem cuidado que este game pq ele pode acabar com amizades ainda mais se tu roubares a estrela do teu amigo com o Boo hehehehehe

    ResponderExcluir
  7. Cara, que jogo maravilhoso! Jogava com meus sobrinhos! Huahuhauah... Puxa, quem acabou com a série Mario Party, porque "mataram" ela? Juntamente com o Mario Party 3 (do próprio N64) e o Mario Party DS, que usa incrivelmente touchscreen, botões e microfone! Estes são os melhores... Os do GameCube e o do "Wii" - Mario Party 8 [Será que é do Wii mesmo :(] só encheram o jogo de "frescuras", o que eram aquelas "bolinhas de silicone" do Cube? ... e os Bombons? Muito melhor usar itens mesmo né? =P

    Que falta me faz a série Mario Party... Wii Party quis atingir um público mais casual ainda e deve ter conseguido, mas desvirtuou a série...

    Quero o Mario Party 9!!! Ou Mario Party 3D (quem sabe!?)
    Acorda Nintendo! Acorda Hudson!

    ResponderExcluir
  8. Wario é irmão do Mario?OMG!!!

    ResponderExcluir
  9. Primeiro: tem info errada nisso: Wario não é irmão do Mario, mas sim primo ou coisa do tipo, só o Luigi é irmão do Mario.
    Os Mario Partys só prestam até a versão 5, depois disso a série se perdeu um pouco..é difícil de explicar o que eu quero dizer.
    Enfim, um pacote com todos os 5 primeiros Mario Partys para o 3DS cairia bem! ^^

    ResponderExcluir
  10. @Machow8 Você quer dizer até o 7 né? O Mario Party 6 é bastante divertido! Passava horas jogando ele com os meus amigos, o Mario Party 7 era a mesma coisa! Joguei ele muito com os meus amigos, principalmente naquela fase da china! Na minha opinião, todos os jogos da série são bons, até mesmo o Mario Party Advance =D

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google