Perguntas dos Leitores

N-Blast Responde #4: Mother, polêmicas em três dimensões, badernistas, pecadores e o improvável

Em uma contagiante vibe natalina cheia de paz, muito, muito amor e luz, começa o N-Blast Responde #4 , a garbosa, mais elegante e co... (por Pedra (Gossip Stone) em 20/12/2010, via Nintendo Blast)

Em uma contagiante vibe natalina cheia de paz, muito, muito amor e luz, começa o N-Blast Responde #4, a garbosa, mais elegante e conceituada sessão de cartinhas das internets! É sempre um prazer inenarrável estar aqui. Ah, curtiram meu visu?
Vamos agora às perguntas mais sagazes e inteligentes da semana que passou. Surpresas nos aguardam, saibam que o que eu achava improvável aconteceu. Ééééé, aconteceu. Continuem lendo.
 
Por que a Nintendo fica com medo de lançar Earthbound para o Virtual Console? E por que eles não lançam uma tradução oficial do Mother 3? Preguiça ou medo, N-Blast? - DTLkun

Earthbound não ser lançado para Virtual Console só pode ser preguiça. Qualquer jogo antigo não ser lançado para o VC é total preguiça. Não consigo entender qual que é o grande problema que impede algo tão simples de ser feito. Sério, alguém me explique, por favor.

Agora uma tradução oficial de Mother 3 já é outra história. A Nintendo deve ter ficado com medo de uma vendagem baixa do título por aqui e também receosa com o público que compraria o jogo. Mother pode parecer um RPG simplezinho e pra criançada, mas não é. Isso complica bastante as coisas, exigindo um esforço maior na hora da localização do título.

Realmente é uma pena não termos esse jogo aqui oficialmente, mas pelo menos temos as traduções dos fãs pra fazer salvar o dia!

-----------------------------------------------------------

Cara Nintendo Blast, necessito que responda uma pergunta: Com Castlevania Old School (a trilogia para o NES) a Konami iria se dar bem fazendo mais titulos nesse estilo ao invés do (enjoativo) 3D e dos irmãos de SoTN pro DS? - Gabrierukun

Grande gabrierukun, eu acredito que a Konami não se daria muito bem partindo para uma pegada mais Old School. Os Castlevanias antigos são possuidores de uma dificuldade insana e uma mecânica de jogo muito limitada. A meu ver Symphony of the Night e os títulos que seguem esse estilo “metroidvania” são a melhor escolha para a série, tanto que o bacana seria ver um Castlevania em 3D com o feeling desses jogos. Coisa que não é impossível, muito pelo contrario, visto que Metroid se deu muito bem em sua saida do mundo 2D.

-----------------------------------------------------------

Olá, eu sou o ''anônimo da silva'' que perguntou sobre o XNA. Maaaaaaaaaaaaaaaaaaaas, hoje venho com outra pergunta... O que vocês da Nintendo Blast acham dos serviços de download da nintendo? Valeu! - lucasformer

Lucasformer, ex-anônimo da silva, que honra ser apresentado formalmente a sua persona.

Particularmente acho os serviços de download da Nintendo bem fraquinhos, e acredito que muita gente concorda tbm. Isso não na questão da funcionalidade, nesse ponto eles funcionam perfeitamente, nunca tive problema para baixar algum conteúdo e nunca ouvi relato de alguém que o tenha tido, o que pega mesmo é a oferta de títulos (por que todos os jogos já lançados para NES, SNES e N64 não estão lá!? Por quê!?) e a usabilidade, navegar pelos menus do Wii Shop Channel é algo bem enfadonho, e por vezes complicado.

Isso sem contar que falta uma certa pegada capitalista na parada, algo tipo o Steam, com suas promoções e pacotes fantásticos que fazem qualquer um perder a cabeça e comprar jogos que não precisa xD!

-----------------------------------------------------------

Será que os NDS abaixarão de preço com a chegada do N3DS? - Anônimo da Silva

Coceteza, afinal, essa é a lógica que rege o mundo capitalista em que vivemos. Diminuindo a procura, é natural que o preço dos Nintendo DSs caiam. Só não fique pensando que isso acontecerá logo de início, até que o 3DS se estabeleça no mercado, causando um declínio forte na procura dos antigos portáteis, eles continuarão com o seu preço inabalado.

Me senti praticamente uma Miriam Leitão respondendo essa pergunta xD

-----------------------------------------------------------

Nesse site diz que o nintendo 3DS vai falhar.O que vcs acham? -  Caio C.

Huuuuum... Interessante o texto, um argumento interessante e bem sustentado, vale a pena ler. Porém meu ponto de vista é outro, não acredito que o 3DS venha a ser um fracasso retumbante. E essa histórinha de Oceano Azul é tão chatinha.

A meu ver o 3DS não é um produto totalmente novo, ele é uma evolução natural do DS. O efeito 3D empregado parece ser a grande evolução em comparação com o seu antecessor, mas acredito que o grande salto será dado nas interações online do novo portátil. Aposto que a Nintendo finalmente tenha tomado vergonha na cara e trabalhe para oferecer uma experiência bacana também nesse quesito. Também achava isso com o Wii, espero não estar errado novamente xD

Quanto ao line-up apresentado na E3 desse ano não há o que reclamar, pelo contrário. A apresentação desses jogos voltados pra um público mais hardcore foi acertada pela Nintendo. A E3 é uma feira acompanhada por fãs de videogames, a apresentação de um novo sistema acompanhada de jogos casuais não teria um impacto tão positivo com o público do evento. Quem ficou com saudades desses jogo não precisa se preocupar, como uma evolução natural do DS eles tornaram a aparecer de baciada.

-----------------------------------------------------------

Comprei um Nintendo DS Lite, e chegará amanhã. Já comprei um R4i com um micro SD de 2Gb, porém não tenho certeza se o R4i pega no DS Lite, algum de vocês pode me ajudar? Tem que ter algum programa pra executar o R4i no DS Lite? - Guilherme Souza

Maaaaaaaaano, cê tá ligado que isso que você vai fazer é errado, né? É coisa de badernista!!! Tipo, cê tá ligado que isso que você vai fazer é crime, nééé? Melhor que esteja, porque todo crime é passível de punição. Punição essa aplicada seguindo o nosso Código Penal. Não conhece o Código Penal de nosso país? Então nada melhor que uma vídeo aula para ir se familiarizando.

Tsc, tsc, tsc...

-----------------------------------------------------------

Sou Nintendista de carterinha, tenho um Wii, mas ontem comprei um Xbox360. Sou pecador? - Anônimo da Silva

Meu filho, se você comprou seu 360 para jogar Banjo-Kazooie e os outro títulos da Rare, o pecado não é tão grave. Mas mesmo assim, se você pretende ficar ao lado de Gunpei Yokoi quando partir dessa para uma melhor, redima os seus pegados com 5 jogadas de Super Mario Bros., 5 de Super Metroid e complete Ocarina of Time com todos os corações e Gold Skulltulas. Sem usar truquezinhos marotos, é claro!

-----------------------------------------------------------
É issae malandragem, chegamos em mais um emocionante epilogo. Anônimo da Silva mais uma vez campeão de perguntas da semana, mas foi bem por pouco, acho que o domínio dele está com os dias contados. Um efusivo abraço e continuem perguntando pelo formspring.me/nintendoblast ou contato@nintendoblast.com.br. E claro, um Feliz Natal à todos! Até breve.

 
O improvável aconteceu.
 
Parecia mais um dia normal, onde mais uma pergunta normal acabava de chegar ao formspring.me/nintendoblast, mas não era. Era uma pergunta que começou como muitas outras, como um desafio, mas depois de muito pouco se tornou um pesadelo. Sim, fui vencido por uma pergunta, não consegui decifrar sua resposta. Tentei com todas as minhas forças, tentei com todo meu coração, mas fui incapaz de encontrar.
 
E agora? Agora existe alguma pessoa nesse mundo que está desamparada com uma pergunta sem resposta. Eu poderia ignorar esse questionamento e seguir em frente mas, sem dúvida alguma, isso seria infinitamente mais desonroso. Por isso venho humildemente pedir a ajuda vocês leitores, me ajudem a encontrar a resposta dessa pergunta:
No Wii e no DSi a memória é medida em blocks. Então um block é equivalente a quantos megas ou kilobites?  - Anônimo da Silva
Anônimo da Silva precisa muito de nossa ajuda. Não podemos decepciona-lo. Conto com vocês para isso acontecer.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. @No Wii e no DSi a memória é medida em blocks. Então um block é equivalente a quantos megas ou kilobites? - Anônimo da Silva

    Cada block tem mais ou menos 6kb!

    ResponderExcluir
  2. Diego Salsicha20/12/2010, 17:22

    É só pegar um save que tenha tamanho de 1 block, mover para o sd, abrir o sd no pc e ver qual o tamanho. =]

    Acho que dá.

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos, segue a solução:

    No DSi: 1 block = 128kb.

    Creio que o mesmo se aplica ao wii.

    Referencia:
    http://www.nintendo.com/consumer/systems/dsi/en_la/sdCards.jsp#blocks

    ResponderExcluir
  4. Meu resultado, é equivalente ao cartão do gamecube, que já adotava o sistema de blocos, peguei um cartão de 59 blocos (4MB) e o resultado foi 6KB por bloco. Mas talvez o tamanho de cada bloco tenha aumentado nessa geração do Wii.

    ResponderExcluir
  5. Quem é a anta que respondeu a questão sobre o Virtual Console?

    Cada jogo do Virtual Console é um arquivo que contém não só o game em si mas um EMULADOR da plataforma para qual ele originalmente foi projetado. Alguns games demoram mais que outros para sairem no Virtual Console, não é por preguiça, seus mal informados, é por problemas de compatibilidade de código de programação. Um exemplo bem claro disso é Metroid Prime Trilogy que não tem os efeitos das suas versões originais porque simplesmente os códigos antigos e atuais entram em conflito e causam efeitos indesejáveis. O mesmo acontece com os arquivos EMULADOS pelo Virtual Console. A maioria dos games de VC tem bugs que não existem nas versões originais. Isso sem mencionar que alguns games são grandes demais para o formato suportado do VC sem que haja uma atualização que libere mais espaço para leitura desses arquivos maiores.

    Antes de responder qualquer coisa, se informe sobre ela.

    ResponderExcluir
  6. Ghutto

    Como membro do Nintendo Blast, peço que tenha mais respeito ao se referir a qualquer erro cometido pela equipe. Isso não dá o direito de você ser mal educado.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Me desculpa mas esta no nível da resposta que foi dada ao leitor.

    Pra quem tem como meta informar, aquilo ali chamado de "resposta" é um insulto a inteligência de quem lê.

    Repito, antes de responderem seja o que for, se informem. É um absurdo ler tais explicações e que não são de hoje. A muito tempo isso vem acontecendo. Não é assim que se dá uma resposta a uma pergunta, não com essa completa falta de noção e de bom senso.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Ghutto, leia a matéria direito.

    Ali, eles estão claramente se referindo às plataformas antigas da Nintendo. Plataformas essas que ela obviamente consegue dominar e emular perfeitamente. Se temos emuladores que funcionam com quase todos os jogos feitos por amadores, o que uma empresa do porte da Nintendo não seria capaz de fazer? Emular consoles que ELA MESMA produziu?

    Fora que pegar um jogo do NES e simplesmente adaptá-lo ao Wii, sem emulação, não deve ser difícil para os jogos mais simples.

    ResponderExcluir
  9. Ao meu ver, as respostas dadas pela equipe são sempre dadas com bom humor e irreverência. Entro sempre pra ler, e por mais absurda que possa parecer a dúvida do usuário, a equipe sempre tira de letra e dá uma resposta legal, ainda que não seja totalmente satisfatória para alguns.
    Concito aos membros da equipe a continuarem assim, pois é uma das coisas que dão uma característica das mais bacanas ao site.
    Acho que mesmo que não concordemos com algo feito ou dito pela equipe, dá pra reclamar numa boa, sem grosserias, arrogância, falta de educação ou soberba. Pelo menos, essa é a minha opinião.

    ResponderExcluir
  10. Pra ver como falta informação por parte de vocês.

    Se a Nintendo conseguisse emular seus jogos com Software, Emuladores de PC fariam isso a mais de 20 anos, e até hoje, nenhum emulador de PC roda com perfeição todos os jogos de todos os consoles que existem. Até parece que existe emulador perfeito e vocês não sabem disso...

    Já disse, se informem antes de falar o que não sabem.

    Os consoles antigos da Nintendo vinham com seus games em CARTUCHOS. e a maioria deles rodava jogos em MODE 7, tecnologia criada pela Nintendo para seus cartuchos simulando a memória interna do hardware gráficos como os vistos em Star Fox, e Super Mario World 2: Yoshi's Island. Criando efeitos impossíveis de serem gerados a partir do processador do Super Nintendo. Se qualquer SOFTWARE fosse capaz de emular qualquer tipo de tecnologia, volto a afirmar, vocês jogariam TODOS os games em PC SEM BUGS. E não é o que acontece. No Virtual Console, tanto Jogo quando Emulador vem num único arquivo. O que dificulta ainda mais a capacidade de Emular tais softwares.

    Nuca se perguntou porque os piratas NUNCA conseguiram colocar a maioria dos games que tem nesses consoles DENTRO dos arquivos WADs de jogos lançados para o Virtual Console pela Nintendo? Porque o emulador de cada arquivo é codificado para rodar aquele determinado game com o mínimo de erros possíveis. A compatibilidade entre emulador e jogo, são mínimas.

    Vocês acham que "emular" é algo simples, e mais ainda porque é a própria Nintendo que faz. Vocês não entendem as limitações que existem por trás de programação e a maioria delas é dependente de ser feita por partes, não em conjunto. Ainda mais numa única peça de tamanho limitado de Software.

    ResponderExcluir
  11. Uow! Foi o N-Blast Responde mais legal até então.

    ResponderExcluir
  12. Legal foi a vídeo aula de código penal com o professor Gilmar kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. @Ghutto

    Aff,cara,páre de ser chato,eu que fiz a primeira pergunta,concordo com a Nintendo Blast,é pura preguiça da Nintendo,não custa nada eles converter para o virtual console,pow,cara,seja menos grosso nas resposta né?
    Eu não acho emular facil..mas Earthbound não vir pro Virtual Console até agora,é uma baita preguiça,sabia?

    ResponderExcluir
  14. aHaHaHAHaH! xD
    Pô.. dei muita risada ali também.

    E esse "ritual de purificação"?!
    WTF!? ò.Ô"

    ResponderExcluir
  15. Ghutto, por favor que você é um mal educado e um tremendo de um arrogante todos nós sabemos, mas burro eu nao sabia, porque ao criticar dessa forma o erro da Equipe, você está automaticamente inferiorizando ou criticando o site que você trabalha.

    Enquanto você não aprender que na vida as coisas se conseguem com respeito e delicadeza, e que nem tudo você sabe, só vai ter a perder... porque como já viu 80% do fórum te odeia por este seu jeito.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. é verdade, eu não gosto de você ghutto
    Trollface/

    ResponderExcluir
  17. Bom, se vocês acham ele arrogante ou não, o meu ponto não é esse. É que ainda acho que o ponto de vista dele não é o mais correto.

    Não, eu não acho que a emulação seja um processo simples. Vamos lembrar que o Wii foi lançado como uma plataforma retro compatível, e com o Virtual Console, nós jogadores esperamos o máximo disso. O Mode 7 foi simulado quase que perfeitamente num emulador de SNES para PS2, desenvolvivo por fãs.

    Emulador perfeito? Onde foi que falei que isso existe? haha
    O próprio exemplo que dei do emulador de SNES para PS2 não é perfeito, longe disso. Entretanto, consegue rodar de forma satisfatória praticamente todos os jogos testados nele. O suficiente para que pudessem ser lançados como algo "oficial".

    Pra mim, o maior problema de esses jogos atingirem o Virtual Console são os diversos inconvenientes relacionados com direitos autoriais e com o interesse dos estúdios em realizar o port de tais jogos. Sabe o Super Mario All-Stars pra Wii? O disco dele tem apenas 14 MB. Foi uma emulação também. Ok, os jogos não usam Mode 7, mas pense se realmente foi algo difícil para uma empresa do porte da Nintendo fazer.

    Abraços. (:

    ResponderExcluir
  18. Nunca soube que uma pergunta tão simples como a minha,fosse gerar uma confusão por aqui no site,alias,deve ter alguma causa para eles não porem Earthbound no VC.Tava conversando esses dias com um amigo meu,me falaram quando o jogo foi lançado,ele não vendeu tão bem assim.Ou então,Itoi deve tar com medo de lançar,esse jogo é meio sombrio,o ultimo chefe,Giygas,pelo que me lembro,é nada mais e nada menos que um feto.

    ResponderExcluir
  19. OK Gurisada, agora quem não gosta do Guttho...... vamos postar abaixo!!!

    ResponderExcluir
  20. Eu não gosto do Guttho!!!

    ResponderExcluir
  21. EU ODEIO O GUTTO, ARROGANTE E MAU EDUCADO!!! FORA GUTTO!

    ResponderExcluir
  22. Vai embora Gutto!!!

    ResponderExcluir
  23. http://nintendo4ver.wordpress.com/2009/02/17/satiras-wb-2-ghutto/

    homenagem q fizeram ao Ghutto....kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  24. Eu tambem não gosto do guttho!

    ResponderExcluir
  25. Eu tambem não gosto do guttho!

    ResponderExcluir
  26. Galera, mais uma vez em nome da equipe Nintendo Blast, peço que os comentários se atenham ao assunto da postagem. De nada vai adiantar ficar discutindo aqui.

    Vamos manter o nível, por favor.

    ResponderExcluir
  27. Ok Gustavo! So pedimos um pouco mais de respeito nas colocações do Guttho, deste jeito as pessoas não se sentirão mais a vontade para postar no N-Blast, alias, eu ja não me sinto mais a vontade!

    A proposta do site não e essa!!!

    ResponderExcluir
  28. Ok Gustavo! So pedimos um pouco mais de respeito nas colocações do Guttho, deste jeito as pessoas não se sentirão mais a vontade para postar no N-Blast, alias, eu ja não me sinto mais a vontade!

    A proposta do site não e essa!!!

    ResponderExcluir
  29. Poxa vida gente bonita, que bagunça é essa aqui!? Seus babernistas!!! Cadê o espírito natalino? Que história é essa de odeio o Ghutto? Aonde estão os valores da família brasileira!?

    Vamos com calma, o cara só se exaltou um pouco, isso acontece com todos. O ponto de vista dele merece respeito tbm. No hard feelings Ghutto? Espero que sim. Feliz Natal ;D

    MadMax77, Diego Salsicha e Paulo César, vou verificar as respostas e sugestões mandadas. Ver se finalmente chegaremos à resolução desse puzzle.

    Agora, sem bardernância aqui por favorrrr! Somos todos amiguinhos. Farô!

    ResponderExcluir
  30. Acho que os jogos antigos não são lançados no VC por preguiça mesmo, bem que eles poderiam se esforçar mais!

    ResponderExcluir
  31. Acho que os jogos antigos não são lançados no VC por preguiça mesmo, bem que eles poderiam se esforçar mais!

    ResponderExcluir
  32. Ai ai , foi eu dar um comentário random, que os trolls desceram em bando pra satirizar.

    Eu mereço viu.

    Enfim, realmente é bom acabar com a discussão, isso só vai gerar problema para o blast... apesar de uma flamewar sempre ser bom de vez em quando. =P

    ResponderExcluir
  33. Ghutto, troll nojento!

    ResponderExcluir
  34. Ghutto fdp do caral...
    sua mae ta dano na zona
    esse a primeira ves q vejo tantos comentarios nao e mesmo?

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google