Jogamos

Análise: Call of Duty: Black Ops (Wii)

Nos últimos anos, a franquia Call of Duty foi a responsável pela produção dos melhores shooters para o Wii, estabelecendo um padrão tão a... (por Filipe Gatti em 04/01/2011, via Nintendo Blast)

Call of Duty Black Ops Wii BoxartNos últimos anos, a franquia Call of Duty foi a responsável pela produção dos melhores shooters para o Wii, estabelecendo um padrão tão alto que poucos são aqueles que conseguem competir de frente. Se já era bom, agora com Black Ops a coisa melhorou ainda mais, graças principalmente ao suporte do Classic Controller, esperadíssimo há tempos por veteranos do mundo todo. Independente da sua escolha de controle, Black Ops oferece uma campanha envolvente, jogabilidade variada, e um modo multiplayer online para ninguém botar defeito.

Diferentes soldados, diferentes cenários.

Já estamos cansados de ver campanhas de curta duração, principalmente em títulos de tiro em primeira pessoa, e aqui não é diferente: 8 horas é tempo mais do que suficiente para você passar por toda história – isso se dando ao luxo de morrer algumas vezes. Mas apesar de curta, a trama é muito mais bem bolada do que em seus predecessores, de uma forma tão imersiva que você realmente se interessa pelo que está acontecendo.

Call of Duty Black Ops Wii 03Você vive o papel de vários soldados durante acontecimentos da Guerra Fria, mais precisamente nos anos 60, durante os conflitos da Guerra do Vietnã. O protagonista principal se chama Alex Mason, agente de elite das forças armadas que é mantido refém por um misterioso grupo de sequestradores. O objetivo deles? Descobrir qual o significado de uma estranha sequência numérica que você supostamente sabe, mas não se lembra. Para refrescar sua memória você é forçado a recontar vários eventos dos tempos de guerra, e é aí que você toma o controle da ação.

Cada missão é uma memória diferente. Com o tempo elas vão se encaixando num quebra-cabeça e tudo começa a ficar claro. Memórias embaçadas, visuais distorcidos, e a voz do sequestrador questionando suas atitudes – inclusive no meio das missões – criam genuínos momentos de intriga e tensão.

Por serem memórias, as missões não seguem uma ordem cronológica, permitindo que você viaje entre desertos, florestas e montanhas de neve de uma hora para outra, o que particularmente achei bem-vindo, pois não mantém a comum repetitividade de cenários.

Veterano hardcore? Esse controle é para você.

Call of Duty Black Ops Wii 01Outra mudança muito bem-vinda está nos diferentes estilos de jogabilidade, onde além de atirar nas centenas de oponentes, você também deve controlar veículos como motos, botes e até helicópteros. Certas missões exigem que você assassine inimigos silenciosamente enquanto nada debaixo d’água, ou caminhe por um claustrofóbico túnel enquanto é perseguido por vietnamitas. Esses elementos possuem um peso grande no pacote Call of Duty Black Ops Wii 02final, e a produtora Treyarch fez um excelente trabalho colocando-os de forma natural durante o progresso da história.

Apesar desses detalhes diferentes, a mecânica e o conceito geral continuam os mesmos que você já conhece. Ou seja, as missões são lineares e não há muito o que se fazer além de meter bala em qualquer um que ousar cruzar seu caminho – tirando seus companheiros de equipe, é claro, mas se você atingi-los, o máximo que acontecerá será vê-los reclamarem e falarem alguma besteira para você.

De toda a mecânica, provavelmente a maior e mais importante adição foi o suporte ao Classic Controller, que na minha opinião é de longe a melhor forma de se jogar um título de tiro em primeira pessoa. No entanto vale o aviso: se você está acostumado com os controles do Xbox 360 ou PlayStation 3, precisará se adaptar aos pequenos detalhes, já que os manetes do Classic Controller não são pressionáveis como nos consoles concorrentes. Fora isso não há do que reclamar.

Além disso o arsenal se mantém enorme, variando de facas, pistolas, rifles de longa distância, e metralhadoras duplas até a nova besta, um tipo de arco e flecha que possui a conveniente habilidade de atirar dardos explosivos.

Multiplayer online sensacional. Quer "apostar"?

Se você por um acaso comprou Black Ops por causa do multiplayer (e até meu porquinho-da-índia sabe que sim) as notícias são ótimas, já que ele reúne o que há de melhor nos sistemas online de outros títulos de Wii num pacote genial, chegando muito próximo da experiência que se tem nos consoles concorrentes - o que é extremamente positivo. Talvez o único problema seja que não há mais suporte para o modo cooperativo offline, mas eu particularmente não senti sua falta.

Call of Duty Black Ops Wii 05Antes de qualquer coisa é importante enfatizar que todos os principais e conhecidos modos dos outros Call of Duty continuam presentes, como o Deathmatch, Capture the Flag, Domination, etc. E junto com eles, a mesma emoção de se jogar online nas partidas de até 10 jogadores simultâneos, que continua sendo a principal característica da franquia – só que dessa vez muito melhor.
 
Call of Duty Black Ops Wii 04A primeira e mais fundamental mudança está relacionada ao destravamento de armas, equipamentos, e as habilidades especiais (perks). Ao invés delas serem adicionadas automaticamente no seu arsenal ao aumentar de nível, agora é preciso comprá-las usando a moeda virtual CoD Points. Você pode acumular tais pontos de diferentes formas: seja matando inimigos, realizando contratos, ou apostando com seus amigos que você é melhor do que eles.

Os contratos são uma forma interessante de adquirir pontos e ainda adicionar um desafio a mais nas partidas. Cada contrato custa um valor e possui um objetivo, como por exemplo: matar 10 inimigos sem morrer. Cumpra o contrato e você receberá uma boa parcela de pontos a mais. Fracasse e você perderá o valor que gastou inicialmente.

A outra forma de ganhar um extra é através do modo Wager, onde seis participantes fazem suas apostas garantindo que ficarão entre os três primeiros colocados. Os vencedores ganham a bolada toda, e os perdedores, bem, você já sabe.
Existem quatro modos diferentes no Wager, o que achei mais interessante foi o “One in the Chamber”, onde cada participante recebe uma pistola com apenas uma bala; uma espécie de Golden Gun caso você esteja mais familiarizado com 007: GoldenEye. O detalhe é que se você matar um inimigo com sucesso, recebe outra bala para continuar na partida, e a tensão é bem grande já que qualquer erro pode lhe custar a vida.

Os outros modos também são divertidos, como o Gun Game, onde cada oponente morto lhe garante uma arma nova e mais poderosa. Mas se você prefere um modo cooperativo, ainda é possível se juntar com mais três amigos e aniquilar uns bons e velhos zumbis nazistas, modo este que faz sua aparição inédita no Wii. O conceito é bem simples: vocês devem fuzilar hordas de mortos-vivos enquanto reconstroem barricadas e compram novas armas.
Apesar de muito bem-vindo, é uma pena que a versão de Wii, diferente das demais, tenha apenas um mapa disponível, mas fica a esperança de que a Treyarch venha liberar mais conteúdo e mapas futuramente através do Wii Shop Channel.

Outra característica positiva do modo online é a possibilidade de adicionar amigos na sua lista através do próprio lobby, sem ter que digitar exaustivos 12 números. Além disso, há também o suporte para o headset exclusivo, caso você faça questão de conversar com suas vítimas. No entanto se você tem um Wii Speak, sinto muito, mas ele não funciona em Black Ops.

Call of Duty Black Ops Wii 10
Prisioneiro B4421, nunca esqueceremos de você.

Visual, trilha sonora e comentários finais.

Admito que ao comentar dos visuais de Black Ops automaticamente meu cérebro filtra as imagens das versões de Xbox 360 e PlayStation 3, mas não se engane: este é um dos títulos com os ambientes mais detalhados que já vi no Wii, mesmo que às vezes isso resulte numa eventual queda na taxa de quadros. Texturas, modelos de personagens e outros detalhes não chegam a impressionar, mas mantém o padrão de qualidade da série.

Os efeitos sonoros são muito realistas, com cada arma emitindo um barulho diferente. A dublagem dos atores em inglês também é muito profissional e convincente, o que ajuda na imersão da história. Finalmente, a trilha sonora foi muito bem selecionada, com uma boa variedade de músicas sempre no ritmo certo.

Está claro que a Treyarch não ignorou o Wii transportando uma versão mal feita dos consoles em HD, ao invés disso produziu um título de altíssima qualidade para o público hardcore, graças aos robustos elementos que o fazem único. Garantimos que será difícil encontrar um modo online tão completo quanto o de Black Ops. Os
fissurados pelo modo de um jogador encontrarão uma campanha envolvente e imersiva, mesmo que com pouca duração. E se você simplesmente estiver no clima, pode passar um tempo estourando os miolos de alguns zumbis.

Call of Duty: Black Ops honra o pedigree de uma das maiores franquias do gênero no mundo, e se existe um jogo de tiro em primeira pessoa que posso recomendar para o Wii, sem dúvidas é este.

Call of Duty Black Ops Wii 06Call of Duty Black Ops Wii 07
Call of Duty Black Ops Wii 08Call of Duty Black Ops Wii 09

Call of Duty: Black Ops – Wii – Nota final: 9,0
Gráficos: 8,5 | Som: 9,0 | Jogabilidade: 9,5 | Diversão: 10,0


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu prevejo que irão comentar porque a versão Wii é diferente,eu prevejo isso!

    ResponderExcluir
  2. Diferente aonde? Só nos Graficos.

    ResponderExcluir
  3. Tinha uma pessoa comentando que a versão de Wii ficou sem um monte de coisa?
    Essa análise ninguém bota defeito..excelentte análise.Certas pessoas que não posso citar o nome comentavam que o Wii não tinha os atrativos das versões PS360!Ahh sim,logo quando recebemos um jogo bom,eles vem fazer média,incrivel não?

    ResponderExcluir
  4. Classic Controller a melhor forma de se jogar um título de tiro em primeira pessoa? No Wii?
    Acho sofrível ter que mirar com controles assim.

    Desde que joguei Metroid Prime Trilogy e Goldeneye 007 Wii, não vejo outra forma para jogar FPS que não seja a combinação Wii Remote + Nunchuk. Pode até cansar um pouco, mas quando você se acostuma, a mira se torna mais preciso, você responde bem aos reflexos, e se torna muito melhor!

    Mas vai de cada um mesmo...

    ResponderExcluir
  5. Joao - The Gamer06/01/2011, 19:38

    Análise exelente, e o que alguns falaram, os 'caixistas' e 'sonistas' só querem que seus consoles tenham vantagem diante do nosso amado Nintendo... A treyarch foi feliz em desenvolver (de certa maneira), um CoD Diferente para o Wii, mostrando que ainda é um console potente...

    Sobre o Classic Controller... Bem, ainda acho que jogar com a WII ZAPPER eh muito melhor, dá uma realidade maior ao game, para mim que já joguei metade do WORLD AT WAR e o BLACK OPS inteiro com ela (Wii zapper), não tenho o que reclamar.

    Mas ótima análise.

    ResponderExcluir
  6. Bem, eu não tenho o Wii Zapper para poder opinar, mas dizem que é realmente bom mesmo utilizando esse acessório. Um dia eu confiro para ver o que acho.

    ResponderExcluir
  7. Fui eu quem falou que faltou um monte de coisa, se quiser eu falo quais são.

    ResponderExcluir
  8. Concerteza um game muito bom

    horas bem aproveitadas de jogo

    ResponderExcluir
  9. eu prefiro nem comentar desse console!
    depois do kinect o que é mesmo o WII? AHSDUASHDAUSDHUADH

    só comentarei sobre ps3 e x-box, não porque defendo bandeira de nenhuma mas tenho uma lojas de games de são paulo que não citarei o nome por ética mas vejo que console hoje é x-box e ps3 mesmo, até aparecer alguma coisa boa da nintendo ainda são só os dois mesmo, desculpa falar assim pra quem disperdiçou dinheiro no tal console ^^

    ResponderExcluir
  10. NINTENDO E A MELHOR
    SEMPRE SERÁ
    knect é copia bem ruim do wii..
    pode falar oq quiser

    nintendo the best

    e levanto a bandeira da nintendo sem medo

    ResponderExcluir
  11. poxa, uma pergunda.. o que esse pessoal que tem xbox360 e ps3 vem fazer aqui ?? que vão em sites de seus video games e comentem a análise de seus jogos...
    sinceramente hein... seus video game são tão ruins assim em jogos que sobra tempo extra pra, ao inves de jogar, procurar na net o que falar mal do wii ? Amigos, se arrependeram-se da compra do video game ainda é tempo de mudar pro wii. É diversão na certa, mesmo pra hardcore gamers, como a análise comprova.

    ResponderExcluir
  12. Da mesma forma que tem cara que tem o Wii e vai pra site de 360/PS3, tem gente de 360/PS3 que vem falar em site de Wii.

    O problema de jogos hardcore, FPS, etc do Wii é que nunca será o mesmo que tem no PS3/360. E só pra falar que não é só nos gráficos ou modo coperativo, o multiplayer do CoD da versão pra Wii ainda é bem inferior.

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho um ps3 e um Wii.
    E cara, em termos de diversão daquela de chamar a galera e passar horas rindo e se divertindo o Wii vence com sobras.

    PS3 é um ótimo console, mais é muito "individualista". É mais pra você sentar sozinho e apreciar games como Uncharted. Assim como o Xbox360.

    Não sei com o Kinect a diversão "em família" melhorou no console da Microsoft.


    Fora isso a análise está ótima, parabéns.

    ResponderExcluir
  14. ja tive os 3 consoles , sou veterano , jogo desde atari e cia, mas ao meu ver xbox360 completa o wii e vice versa, cada console tem um tipo de jogo que se adapta melhor ao seu sistema. O wii tem muitos jogos bons e pra mim tem a maior franquia de exclusivos.

    ResponderExcluir
  15. Salve, salve!!!
    Certamente, cada qual [console] tem suas qualidades e, realmente, não vale de nada a discussão!
    Fico com o comentário da Ana Luísa, pois, igualmente, tenho os dois: Wii + família / PS3-xbox + individual.
    Em referência ao título [cod_bo], é fato que os gráficos do wii são inferiores e faltam-lhe "conteúdos" apresentados nos outros consoles. Entretanto, nada que tire a diversão!

    ResponderExcluir
  16. quando vou jogar com o classic controller, sempre da o problema do personagem atirar sem eu apertar nada. por que isso acontece?

    ResponderExcluir
  17. Esse jogo só é criticado e desqualificado porque existe as versões para os outros sistemas. Na boa se vc analisar o jogo como um titulo do wii, ele é ótimo, num tem o polimento gráfico do Golden Eye 007, mas é lindo também em suas limitações, consegue ter uma ótima sensação de imerção ainda mais se utilizando das melhores ferramentas do wii q são os controles! Eu quero ver um game assim no kinect, isso eu pago pra ver!! Na boa jogar com o classic controler só é bom para quem não pegou o wii pra jogar da maneira q ele foi criado! É coisa de jogador de play3 e cia e acredita ainda nessa forma de controle, o wii é um console expecional a prova disso é a manobra dos outros sistemas em implementar um controle por movimentos, a Nintendo é criadora de tendências é só olhar a história dos games!

    ResponderExcluir
  18. Bem, tenho PS3 e Wii e me divirto muito mais com o Wii, mesmo quando estou jogando sozinho, embora reconheça que o PS3 tenha uma gama de jogos muito superior ao console da Nintendo.

    Quanto à análise, achei estranho o Filipe Gatti dizer que o melhor modo de se jogar um FPS no Wii é com o classic controler. O wiimote é perfeito para o gênero.

    ResponderExcluir
  19. Ficam falando mal do modo online pro Wii, mas eu consigo jogar Cod online no Wii de graça, e vocês donos de xbox360 destravado, jogam muito online ?

    ResponderExcluir
  20. Wii 4ever... o melhor console... Nintendo á maior empresa de Games do mundo não tem outra.. só dá wii... perde no grafíco mais jogabilidade 10 a 0 no XboX e no PS3 -- ambas impresas só pensam em lucro e esquesceram da diversão viva wii...

    ResponderExcluir
  21. Pow, adorei o site e os posts sobre o melhor jogo de todos pra wii, na minha opinião.Mas tenho uma dúvida: eu gostaria de saber como faço pra poder conversar online no wii com outros jogadores de COD:BO, durante uma partida ou no lobby.
    Quem puder responder eu agradeço.Valeu...

    ResponderExcluir
  22. Vc tem q ter um Headset USB. Agora eu n sei se qualquer um funciona. Eu converso pelo jogo soh q usando o Skype do meu celular ou computador, acho bem melhor do q vc comprar um Headset pra ficar conversando com akeles gringos chatos com voz d menina q tem d mont no BO pra Wii.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google