Developers: Ken Lobb

Grandes títulos vem e vão, nós jogamos eles, nos divertimos, os recomendamos (ou não) para os nossos amigos e um ou outro se torna o nosso f... (por Jones Oliveira em 09/01/2011, via Nintendo Blast)

lobbyboyinline_1177024995Grandes títulos vem e vão, nós jogamos eles, nos divertimos, os recomendamos (ou não) para os nossos amigos e um ou outro se torna o nosso favorito. Apesar disso, em raríssimas vezes damos a devida atenção a quem fez aquela obra prima que jogamos, quem foi o responsável por aquele jogo tão agradável. São poucos os developers famosos que são conhecidos somente pelo seu nome e os muitos que tem tudo para o fazer reservam-se ao seu lugar e continuam seu trabalho, dia após dia.

Ken Lobb é desse jeito. Com portfólio respeitável, repleto de jogos memoráveis, Lobb é um sujeito reservado sobre cuja vida pessoal pouco se sabe. Mesmo assim, duvido muito que você nunca tenha jogado algo que tenha o toque criativo desse profissional.

Formado em 1982 pela DeVry Phoenix, Lobb trabalhou como engenheiro para a AMD e a Waferscale Inc. Em 1989, no entanto, deixou sua paixão falar mais alto e iniciou carreira na indústria dos games em 1989 como gerente de produtos na antiga Taxan USA, onde foi responsável por títulos como Burai Fighter, Low G Man e G.I. Joe para o Nintendinho. Apesar do relativo sucesso de G.I. Joe, a Taxan sucumbiu às dívidas e Lobb foi mandado embora. Em pouco tempo, no entanto, Lobb foi contratado pela Namco Hometek como peça fundamental à adaptação de Rolling Thunder 2 e Splatterhouse 2 do Mega Drive, mais tarde lançados para o Wii Virtual Console.

Nesses dois projetos, Lobb foi incubido de estudar e adaptar a cultura japonesa dos games para a realidade ocidental. Em Splatterhouse 2, por exemplo, as máscaras de terror tem aspecto semelhante a caveiras, enquanto na versão original japonesa elas são brancas com traços pretos próximos aos olhos, lembrando máscaras kabuki do teatro japonês.

Enquanto trabalhava em projetos para o Mega Drive, Lobb mandou ver num projeto “spin-off” para a Nintendo, sendo responsável pelo side-scrooling de artes marciais Kick Master do Nintendinho. A Nintendo of America gostou tanto do trabalho de Lobb que em 1994 ele foi contratado como gerente de desenvolvimento pela Big N. A partir dali Lobb participou de inúmeros projetos, a maioria deles de altíssima qualidade, alcançando o auge em 1997 ao liderar a equipe de desenvolvimento da NOA Treehouse, responsável por GoldenEye 007 para o Nintendo Sixty-Fouuuur! Inclusive a arma “Kloob” do jogo foi feita em homenagem a ele.

Até 2001 Lobb coordenou, liderou e contribuiu com os mais importantes títulos ocidentais da Big N à época. Somente para listar, Killer Instinct, Cruis’n USA, Donkey Kong Country 3: Dixie Kong’s Double Trouble, Banjo-Kazooie, Star Wars Episode I: Racer, Jet Force Gemini, Donkey Kong 64 e Duke Nukem: Zero Hour são alguns projetos que tiveram a participação direta ou indireta de Ken Lobb enquanto esteve na Big N. Um portfólio e tanto, não?

Atualmente Ken Loob é contratado pela Microsoft Games Studio como diretor criativo, além de ser responsável por estratégias de portfólio e incubação de novos conceitos na empresa de Redmond. Lá ele também lidera as equipes de franquias como Fable, Crackdown, Project Gotham Racing, Perfect Dark, Banjo Kazooie: Nuts & Bolts e Gears of Wars. Também faz parte do quadro de diretores da Academia de Artes Interativas e Ciências dos Estados Unidos.

 

Games em que Ken Lobb trabalhou:

  • Kinect Sports
  • Crackdown 2
  • Shadow Complex
  • Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts
  • Too Human
  • Ninja Gaiden II
  • Lost Odyssey
  • Viva Piñata: Party Animals
  • Shadowrun
  • Jetpac Refuelled
  • Crackdown
  • Viva Piñata
  • Gears of War
  • Rise of Nations: Rise of Legends
  • Perfect Dark Zero
  • Kameo: Elements of Power
  • Fable: The Lost Chapters
  • Conker: Live & Reloaded
  • Forza Motorsport
  • Phantom Dust
  • Brothers in Arms: Road to Hill 30
  • Fable
  • RalliSport Challenge 2
  • Rise of Nations: Thrones & Patriots
  • Project Gotham Racing 2
  • Grabbed by the Ghoulies
  • Voodoo Vince
  • Tao Feng: Fist of the Lotus
  • Blinx the Time Sweeper
  • Star Wars: Rogue Squadron II: Rogue Leader
  • Conker's Bad Fur Day
  • Banjo-Tooie
  • Mickey's Speedway USA
  • Pokémon Puzzle League
  • Warlocked
  • Perfect Dark
  • Excitebike 64
  • Walt Disney's Alice in Wonderland
  • NBA 3 on 3 Featuring Kobe Bryant
  • Donkey Kong 64
  • Mickey's Racing Adventure
  • Jet Force Gemini
  • Duke Nukem: Zero Hour
  • The New Tetris
  • Conker's Pocket Tales
  • Star Wars: Episode I - Racer
  • Ken Griffey Jr.'s Slugfest
  • R-Type DX
  • Banjo-Kazooie
  • Diddy Kong Racing
  • GoldenEye 007
  • Tetrisphere
  • Blast Corps
  • Donkey Kong Land III
  • Cruis'n USA
  • Killer Instinct Gold
  • Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble!
  • Cruis'n World
  • Command & Conquer
  • Donkey Kong Country
  • Killer Instinct
  • Super Punch-Out!!
  • Splatterhouse 2
  • Kick Master
  • Rolling Thunder 2
  • Burai Fighter
  • Crystalis
  • Low G Man: The Low Gravity Man
  • G.I. Joe: A Real American Hero

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Interessante a história desse cara,outro artigo de qualidade,N-blast!Mesmo que ele tenha ido para M$,não deixar de ser um cara realmente importante e genial para a industria!

    ResponderExcluir
  2. O Please insert a coin to continue! está completamente certo!

    ResponderExcluir
  3. Ele trabalhou muito na RARE!
    Joguei muitos jogos que ele fez no SNES e no N64!

    ResponderExcluir
  4. Exatamente Smb, talvez por causa da venda da Rare pra Microsoft ele também tenha saído da Nintendo, né? O cara tem muito jogo no portfólio dele.

    ResponderExcluir
  5. Sérgio, o Oliveira, hehe não foi apenas a arma de 007 Goldeneye que homenageia esse cara, alguns guardas também possui o rosto de Lobb, me lembro na época, que a Rare tinha uma profunda admiração por ele e o cara tinha um prestígio imenso dentro da NOA, e quando anunciaram sua saída fiquei até mesmo temeroso pela qualidade dos games que viriam, mas isso não ocorreu e a Nintendo mostra que trabalha com pessoas que são únicas sim, mas não insubstituíveis, pois ela sempre emprega quem realmente ama esse universo e o resultado não pode ser outro que não a confecção de verdadeiras pérolas. Parabéns Nintendo!!

    ResponderExcluir
  6. A Kloob não mata nada. É a pior arma de 007, hehehe.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google