Especial: Conheça os menus e funcionalidades do Nintendo 3DS

em 19/01/2011

27 de março. É essa a data em que todos nós (ok, nem todos) poderemos finalmente colocar as mãos no Nintendo 3DS . Durante a apresentação of... (por Gustavo Assumpção em 19/01/2011, via Nintendo Blast)

right_content27 de março. É essa a data em que todos nós (ok, nem todos) poderemos finalmente colocar as mãos no Nintendo 3DS. Durante a apresentação oficial do portátil nessa quarta-feira (19), podemos conhecer um pouco mais sobre as funcionalidades e possibilidades do portátil. E olha que não é pouca coisa: a Nintendo caprichou para transformar a terceira geração do DS em um portátil futurista, cheio de recursos e completamente interativo.

São esses recursos que você confere nesse especial do Nintendo Blast. Confira:

Home MENU

built-in_homescreen
Como todos os consoles mais recentes, o 3DS também terá um menu principal, de onde será possível acessar todas as funcionalidades do portátil. Ele é acessível em todos os momentos, bastando que o jogador pressione o botão HOME durante o jogo – nesse momento o game é pausado, permitindo que o jogador retorne ao game mais tarde. Você pode acessar uma série de funções úteis a partir do Menu HOME sem interromper o jogo, como o navegador de internet, lista de Friend Codes, games demos, e sua lista de notificações do sistema. Prático, não é?

Nintendo 3DS Camera

built-in_0007_3DSCamera
Uma das adições mais interessantes, a câmera do 3DS permite que sejam capturadas imagens em 3D, ampliando para uma direção completamente nova o que outros portáteis fazem – inclusive o DSi. Também é possível utilizar uma série de efeitos específicos para as fotografias, como filtros e lentes particulares.

MiiMaker

built-in_0005_MiiMaker
É a evolução natural do que vimos no Wii. Aqui, a criação do Mii é muito mais simplificada e realista, já que permite que o jogador transforme uma foto em um Mii. Depois de escolher apenas algumas configurações básicas, é só tirar uma foto de você ou de um amigo com a câmera do 3DS e deixar o MiiMaker gerar automaticamente o seu personagem. Em seguida, é só fazer os ajustes finais, e voilá! Seu Mii está pronto.

StreetPass MiiPlaza

built-in_miiplaza
StreetPass Mii ™ Plaza ™ é o lugar onde os personagens Mii se encontram e interagem. Quando esse recurso é ativado, você pode trocar dados dos Mii's com outros jogadores, como informações de jogos recentes – e isso automaticamente sempre que encontrar um jogador de 3DS por aí. Dessa forma, você será capaz de ver esses personagens que você encontrou na praça da próxima vez que você começar a jogar.

AR Games

built-in_0004_ARGames
Uma das grandes apostas da Nintendo são esses jogos de realidade aumentada. Com a adoção de cartões de AR, será possível enfrentar desafios na mesa da cozinha, no chão da sala e assim por diante – tudo utilizando a câmera do portátil. Os jogos terão características bem diferentes, indo desde  uma disputa de tiro até uma sessão de fotos interativas com seus personagens Mii. Promete muito.

Activity Log

built-in_0002_ActivityLog
O Activity Log vai computar tanto a sua atividade de jogo, assinalando os jogos que você jogou e quanto tempo você gastou com ele, bem como a sua atividade física, contando cada passo que você dá ao carregar o seu Nintendo 3DS. Acompanhe os dados por dia, semana, mês ou ano e realize mais atividades a cada dia para ganhar Play Coins, que pode ser usado em jogos e aplicativos compatíveis para a aquisição de conteúdos especiais e uma variedade de outros benefícios.

Nintendo eShop

built-in_0001_DownloadClassicGames
Ainda carente de detalhes, o eShop da Nintendo deve trazer uma quantidade grande de inovações. Será possível redescobrir clássicos portáteis e muito mais através do Virtual Console – que vai apresentar uma seleção de jogos de sistemas clássicos da Nintendo, como o Game Boy e Game Boy Color. Demos online, DLCs e coisinhas do tipo estão confirmadas. Você também vai encontrar a nova linha de jogos exclusivos para o Nintendo 3DS, assim como jogos e aplicativos já disponível no Nintendo DSi.

Internet Browser


built-in_0010_Internet-Browser

Como já era esperado, o 3DS também vai conter um Browser próprio. Se você deseja verificar e-mail ou recuperar o atraso em seu site de notícias favorito, é fácil ver uma série de páginas da Web diretamente no seu sistema portátil, onde quer que haja uma conexão sem fio.

Nintendo 3DS Sound


built-in_0006_3dsSound
Um aplicativo que funciona como uma espécie de player de música, compatível com os formatos AAC e MP3. Você ainda vai poder gravar vozes com o microfone do portátil e aplicar uma série de efeitos.

Outros recursos



3D Vídeos = Será utilizado para a exibição de vídeos e filmes em 3D. Até o momento a Nintendo ainda não revelou informações sobre essa funcionalidade.

System Transfer = Sistema que será utilizado para a transferência de conteúdo do DSi para o 3DS. Detalhes ainda são escassos.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.