Nintendo não se opõe aos Achievements, mas não dá sinais de implantar o modelo

Se você tem um Playstation 3 ou um Xbox 360, já tá cansando de saber que a presença de conquistas virtuais dentro do próprio game é um dos e... (por Gustavo Assumpção em 23/01/2011, via Nintendo Blast)

trophy-support-shotdownSe você tem um Playstation 3 ou um Xbox 360, já tá cansando de saber que a presença de conquistas virtuais dentro do próprio game é um dos elementos mais falados dessa geração – e também um dos grandes incentivos para aumentar a vida útil dos títulos. Assim como os jogadores, a Nintendo se divide em meio a esse tipo de conquista (chamado de Achievements no Xbox 360 e Trophies no Playstation 3).

Para Bill Trinen, da Nintendo of America, essa é uma questão que está ligada ao design do próprio game.“Não nos opomos aos Achievements. Quando os designer da Nintendo criam os games eles não dizem a você como jogar para conseguir algum tipo de recompensa mítica. Basicamente os títulos são feitos para que você explore sozinho e tenha essa sensação de descoberta”.

Trinen ainda acredita que os achievements de certa forma já existem nos games da Big N: “Em relação a isso, acho que se você olhar especificamente aos jogos da EAD (grupo de Miyamoto) e a outros games da Nintendo também, sempre há coisas que você pode fazer e que resultam em uma recompensa ou surpresa inesperada. Na minha opinião isso incentiva o espírito de exploração em vez de ser apenas ‘se eu fizer isso vou ganhar pontos artificiais que me deixarão feliz.’ Para mim é uma solução bem mais interessante.”

E vocês, aprovam ou não esse sistema? Pra mim não seria má ideia…

Via Kotaku/ WiiClube


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. acho q a big n nao precisa de coisas superfluas como essa.

    ResponderExcluir
  2. Vicente Ribeiro23/01/2011, 17:03

    Concordo com eles, essa notícia já fez o maior alvoroço ontem no eurogamer.pt, mas acho que é uma escolha certa, os achievements só são legais quando você faz algo engraçado e aí vê: "Nossa, isso é um achievement"! Mas aí você começa a caçá-los por horas, mesmo isso não sendo divertido. E se você não ligar pra isso, quando tá jogando online as pessoas vão comparar achievements e te chamar de noob. É muito bom saber que a nintendo segue o rumo de "mesmo que exista, não quer dizer que todos devem ter..."
    ---
    Esperando pelo 3DS, flw.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que não custaria nada eles implantarem, e super incentivo, porque pra mim é hiper legal.

    Por exemplo no OoT, quando eu conseguir 20 corações de energia ou quando matar todas as skultulas do jogo, acho mais legal ganhar um achievement do que... nada. Eu jogo alguns jogos na Steam e acho mega divertido quando ganho um :~

    VEM ACHIEVEMENTS ;-;

    ResponderExcluir
  4. isso daí vicia e não leva a lugar nenhum... muitas vezes vc se pega fazendo coisas absurdas num jogo só pra ter todos os "troféus"... não é assim que se aproveita um jogo.

    Uma coisa é ter Achievements internos, outra é Todos Os Jogos Somatizarem Achievements, o que parece ser legal, mas se pensar bem, não faz sentido nenhum...

    ResponderExcluir
  5. incentivo total a ideia. Mas acho que a nintendo vai demorar muito pra aceitar isso...

    ResponderExcluir
  6. Essa ideia de Achievements seria ideal em alguns jogos mas internamente e não cada jogo com um..imagina como eles vão ficar comparando seu nivel e te chamarem de noob ou fracassado!

    ResponderExcluir
  7. Embora a Nintendo use esse sistema mesmo que timidamente, seria interessante ela adotá-lo,até mesmo porque o sistema online dos jogos da Big N não é de longe o melhor entre os atuais consoles.Isso aumentaria a vida útil da enxurrada de jogos que não mereciam nem existir,além de proporcionar um nível de dificuldade balanceado para quem quer desafios e para quem quer somente curtir o jogo.Embora seja uma idéia interessante, a Big N não estaria nos perfis dos jogos para Achievements. É só imaginar como seriam os achievements de New Super Mario Bros : " Faça um Boo se cansar de tarpar os olhos" ou " Consiga a façanha de matar um Dry Bones" xD

    ResponderExcluir
  8. Se esses tais Achievements servissem para algum prêmio maior (tipo, um jogo novo , por exemplo) aí eu estaria de acordo. Do jeito que está (eu tenho xbox e não vejo razão de existir isso) não serve pra nada, apenas pra comparação entre os gamers...

    ResponderExcluir
  9. Nintendo babacona ao ficar em cima do muro ao implementar algo simples e que aumenta o fator replay. O pior é o papo de dizer que "timidamente a Nintendo tem isso", pô...

    ResponderExcluir
  10. Vicente Ribeiro23/01/2011, 20:37

    Ela não tá em cima do muro. Eu li a entrevista completa e pareceu claro que o Miyamoto-sensei é contra, e o Iwata-sensei acha meio inútil. Os achievements não aumentam o fator replay. Você pode fazer o que quiser quando quiser só por diversão sem um texto te mandar, além de que os achievementssó fazem você gastar 1 hora fazendo a mesma coisa no jogo só pra ver um textinho e um troféu aparecerem na tela. Isso não é fator replay. Isso é chatice e irrita. É tão fácil pros produtores fazerem os achievements, mas nós gastamos horas nos submetendo ao ridículo de se tacar de um penhasco 500 vezes ou algo assim só pra aparecer o textinho que foi super fácil pro cara fazer. Mesmo que tenham achievements, eu vou ignorá-los

    ResponderExcluir
  11. Para mim, o 3DS é bom como está! (É claro que se por acaso implantarem algo espetacular, minha opinião pode mudar...)

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    eu gostaria de perguntar a voces como faco parceria com o Nintendo Blast, eu já enviei varios e-mails para contato@nintendoblast.com.br, já entrei em contato com os redatores a varios meses mas nunca recebo resposta!!! Meu site fala sobre videogames da Nintendo, é bem redigido, tem muitas visitas... o que mais eu posso fazer? Por favor, deem uma olhada nesses e-mails de contato, já venho fazendo pedidos de parceria a meses e nada.
    Me respondam...

    ResponderExcluir
  13. Eu acho o achievents inútil, se servisse para alguma coisa como, Wii points para baixar jogos clássicos, más é só para ganhar um trófeu e mais nada.:(

    ResponderExcluir
  14. Quem acha inútil tá reclamando por que? É só não ligar pra eles! Depois de se completar um game, às vezes até em 100%, não tem propósito jogá-lo a não ser multiplayer, e eu concordo que os achievements podem dar um fôlego a mais até pra jogos assim.

    Apesar de querer MUITO, acho que seja meio improvável ela incluir isso no 3DS, pq ela tá conseguindo lucrar bastante sem eles :(((( *desolado* (mas é óbvio que o sistema de jogo online é bem ruim atualmente, isso não é segredo... :~ )

    ResponderExcluir
  15. Adoro os achievments e acho um vacilo ENORME da Nintendo não implantar. Tem gente que não gosta? Ok, mas a maioria curte o sistema e definitivamente não é algo difícil de implantar. Pode ser algo que não agrade todo mundo, mas mesmo assim agrada muita gente e não custava nada.

    Espero que seja adicionado via atualização de firmware, se possível.

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que a Nintendo se preocupa com o melhor, a interação entre players, e na vida real não na virtual. Achievements são legais? São! Mas é muito individualismo pra cara da Nintendo que se preocupa mais com funções do tipo StreetPass. Pode ter tudo? Poderia. Mas se a Nintendo está se empenhando mais nesse tipo de função do que Achievements eu não ligaria pela falta.

    ResponderExcluir
  17. Para mim não fará falta, mas também não vai atrapalhar se houver.
    É fato que isso almenta o fator replay dos jogos, e quando utilizado criativamente pelas produtoras, se torna MUITO divertido e desafiador.

    Se não vier, a Nintendo vai perder a chance de abraçar ainda mais player do que ja conquistou até então...

    ResponderExcluir
  18. “Em relação a isso, acho que se você olhar especificamente aos jogos da EAD (grupo de Miyamoto) e a outros games da Nintendo também, sempre há coisas que você pode fazer e que resultam em uma recompensa ou surpresa inesperada."

    ISSO AE É A MESMA COISA QUANDO VOCÊ TERMINA O MARIO GALAXY, PEGANDO TODAS AS ESTRELAS VOCÊ RECEBE UMA MENSAGEM, NA TELA DO WII A DIREITA,

    A MESMA COISA QUANDO VOCÊ BATE FINAL EM MARIO KART WII

    E TAMBÉM É A MESMA COISA QUANDO VOCÊ TIRA AS FOTOS DE TODOS OS INIMIGOS E PERSONAGENS EM ZELDA WW, VOCÊ GANHA A FIGURA DO LINK

    E TEM ATÉ OS GAMES SMASH BROS.

    A NINTENDO JÁ TEM ISSO, ESSE SISTEMA AE E UTILIZA DE OUTRO JEITO EM SEUS GAMES, COMO ESTÁ ACIMA AI.

    ResponderExcluir
  19. ^E POR QUE VOCÊ PRECISA GRITAR?

    ResponderExcluir
  20. Sinceramente não faz falta alguma esses Achievments, ao menos pra mim, já que não tenho tanto tempo disponível pra passar horas distravando esses troféis, até hoje não vi graça alguma nisso.

    ResponderExcluir
  21. @Wanda

    nao estou gritando, só destacando ae,
    ficar mais facil pra ler, e tbm mais claro pra se entender, vc bati o olho lá e já vê a resposta

    e pra ficar claro tbm, de muita gnt ae falar o pq q a nintendo nao opta por esse caminho....

    ResponderExcluir
  22. eu concordo com achievements quando é para te desafiar a jogar num nivel hard, porque terminei varios jogos do SNes,PSX e PS2 no modo mais mais mas nao tenho como confirmar nao que eu queira mostrar, mas eu gosto de ver que eu tive a capacidade de detonar un jogo na maxima dificuldade, so não concorcordo com ahievements que sejam besteiras de fazer a mesma coisa inumeras vezes.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google