Discussão

Discussão: A Nintendo precisa de uma voz?

Dando uma lida nesse artigo na Nintendo Everything , percebi que a Nintendo é uma empresa de protagonistas silenciosos. Exceção da franquia ... (por Alex Sansil em 31/01/2011, via Nintendo Blast)

Fala como meu canhão de plasmaDando uma lida nesse artigo na Nintendo Everything, percebi que a Nintendo é uma empresa de protagonistas silenciosos. Exceção da franquia Star Fox em que a comunicação entre os personagens está presente em toda a dinâmica e carisma que envolve a série.

Esse silêncio começou a mudar quando a mercenária mais fria da Big N começou a falar - e como fala a moça. Diálogos profundos e pensamentos existencialistas sobre sua missão foram um pouco do que Samus tinha a dizer ao jogador. Mostrados em cutscenes que não é possível pular, essa primeira incursão da personagem nesse “mundo falante” agradou a poucos. Ela só queria dizer que não era apenas uma mercenária com um belo corpo, vestindo uma armadura espacial com um canhão de plasma na mão, mas que ela também tinha sentimentos. E se ela tinha sentimentos, ela tinha motivações e são essas motivações que fazem a personagem seguir em frente.

Samus ganhou uma voz em Metroid: Other M, seja ela falando consigo mesma ou com outros personagens, isso foi feito para mostrar o passado da personagem, dar uma história para que possamos entender o que a motiva nessa luta e o que leva uma moça bonita e tão cheia de conteúdo poético a vestir uma armadura e sair por aí como caçadora de recompensas.

Eu concordo com essa mudança. Samus ganhou um passado, motivos que a levaram a ser quem ela é hoje. Eu não quero só texto de fala ou balãozinho flutuante no personagem, eu não quero ter apenas que ler o que ele diz, eu quero ouvir também, eu quero uma voz, uma interação, a emoção do personagem.

Pense na série Metal Gear Solid. Uma coisa é você ler na tela “Snake, what happened? Snaaaaakee?” Outra coisa é ouvir isso.

Entendo que alguns personagens não precisam ter suas motivações, já que são óbvias, explicadas. Mario pode continuar salvando a princesa Peach para comer o seu bolo com seu ligeiro balão de respostas sarcásticas e seus gritos negativos com sotaque italiano e Donkey Kong pode ir atrás de suas bananas (melhor isso que qualquer rap já feito por macacos).

Ocarina-of-Time-Link-and-Zelda-580x464 Eu quero que meus personagens tenham motivações. Eu quero saber o que o Link disse pra Zelda naquele jardim em Ocarina of Time e o que ele fala quando encara Ganondorf. Será que ele pensa “Poxa, você por aqui, de novo?”, ou será que ele tem uma frase dramática, heróica. Afinal de contas, Link é o herói clássico, com escudo, espada e vai à cavalo salvar sua princesa. É possível que ele tenha mais o que falar do que apenas alguns grunhidos. Uma Samus com frases de efeito para entradas dramáticas e saídas explosivas. Interação entre o jogador e o personagem.

O que seria de Snake se não fossem as conversas com o Coronel Roy Campbell sobre filmes clássicos durante sua missão em Shadow Moses? Ou Fox Mccloud sem as piadinhas de Falco Lombardi ou o apoio de Peppy Hare?

Todas essas vozes, essa “falação”, faz com que o jogador participe mais da história, sinta mais as motivações do personagem e o que ele tem realmente a dizer e como dizer.

Será que já não está na hora da Nintendo quebrar o silêncio?

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Realmente muitas vozes de personagens são marcantes.

    Até hoje sei as falas do Ben de Full Throttle, por exemplo.

    E nos games atuais, gosto muito de Professor Layton e, se ele não tivesse voz, mesmo que não o tempo todo, realmente não seria a mesma coisa.

    Outro exemplo: ver o Phoenix falando foi demais (ainda mais contra o Professor!)

    Talvez o Link ficasse muito mais legal falando. Mas ele é tão "grande" que pode se dar ao luxo de continuar assim. Falando ou não, é o Link. É Zelda, cara!

    É bem difícil responder à sua pergunta...

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que os dialogo são uma importante evolução no contexto de imersão do jogo mas isso só serviria em jogos como Zelda,Star Fox,Metroid
    mas em jogos como Mario e Donkey Kong dão um charme ao jogo

    ResponderExcluir
  3. Veja, em todos os Metroids até o Prime 3, Samus não falava... não mostrava seus sentimentos de forma alguma. Isso deixou em aberto a sua personalidade. Assim, qualquer jogador tinha uma interpretação. "Seria Samus uma heroína sem medos?", "Seria Samus uma mulher fria e de personalidade robótica?", "Seria Samus uma garota corajosa e destemida, porém frágil?".

    No momento que joguei Other M, tive uma surpresa. A personalidade da Samus é completamente diferente da que imaginei. E isso tirou muito da expectativa que tinha do jogo. E tenho certeza que esse é o motivo da má popularidade do título.

    Eu acho errado a Nintendo passar 25 anos com personagens sem voz e de personalidade aberta à discussões... e então lançar um jogo que defina-os completamente. Isso vai tirar muito do "feeling" da série.

    Mas aí eu abro uma exceção: Link é um personagem muito bem construído. Temos um universo definido na série Zelda... vemos fan art's onde Link se comunica... e TODOS concordam com o jeito como ele age. Logo, com Zelda a voz cairia muito bem, na minha opinião. Seria um jogo muito épico, se a big N não cagasse em cima (o que acho BEM difícil de acontecer).

    Enfim, escrevi pra caramba... posso até ter viajado, mas acho que alguém vai concordar comigo. Ótimo post, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. definitivamente nao acho q o fato de um personagem ter voz ou n tenha alguma relevancia, vulgo zelda e mario.

    ResponderExcluir
  5. Eu não fiquei muito assustado com a personalidade da Samus quando joguei o Other M, mas isso porque eu já tinha lido o mangá e já tinha uma ideia de como ela era. Aliás, eu recomendo a todo bom fã da série Metroid que leia o mangá, mesmo que ele não seja dos melhores, é extremamente esclarecedor e realmente expõe a Samus, talvez muito mais do que o Other M.

    Mas pensem no seguinte: a Samus sempre atuou sozinha, quase todos os jogos eram aventuras solitárias, logo não havia com quem conversar, daí o silêncio da personagem. Em Metroid Prime 3, Fusion e Other M, Samus interage com outros personagens, mas somente neste último ela realmente ganha uma voz, e eu achei isso um grande passo para o desenvolvimento da personagem. E mais uma vez eu reforço: pra quem leu o mangá, Other M não tem muitas surpresas.

    Já o caso do Link é outra coisa. Ele é definitivamente um personagem mudo, em todas as suas encarnações (exceto no desenho animado, mas aquilo era tosco demais pra ser levado a sério), e isso faz parte do charme do personagem! Link falando?? EXCUUUUSE MEEE, PRINCESS!

    ResponderExcluir
  6. Para mim, o problema de Other M não foi a dublagem, e sim o fato de quererem dar uma personalidade frágil a uma personagem como a Samus. Eu pelo menos sempre a vi como uma guerreira fria from hell que matava tudo sem piedade.

    Adoro dublagens quando são bem feitas, pois adicionam um carisma muito grande a cada personagem. O perfeito exemplo disso é StarCraft II (que incluse foi dublado para português), onde cada unidade tem falas próprias. Seja ao ficar parado, ao movimentar-se ou ao entrar em combate, cada unidade tem uma voz (ou um som, no caso de robôs e zergs).

    Isso dá um baita upgrade no jogo. Várias frases marcantes que ficam na sua cabeça surgem ("From the shadows, I come!"), ainda mais quando o trabalho é bem feito. Diga-se de passagem, a dublagem em português também é muito boa.

    Enfim, sou a favor de dar voz a personagens que fiquem bons com isso. Definitivamente não tenho interesse em ver um jogo onde o Mario falasse toda hora, mas seria legal ver o Link com uma voz.

    E eu gostei de Other M. :P

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvidas, a Samus tem que ser "kick ass-like". xD
    Mas esse "erro" não justifica a "não-evolução" nas franquias da Nintendo.

    Atualmente não se tem a mesma empolgação de antes para ler textos na tela.
    Um RPG, por exemplo, que não tenha dublagem, é completamente entediante e cansativo de se jogar, simplesmente pelo fato de ter que ler intermináveis diálogos.
    Então podemos afirmar que uma boa dublagem em RPGs é obrigatório.

    Então ousando um pouco mais, imaginem um Legend of Zelda com enredo profundo e marcante...
    Essa série tem potencial para ser o "Metal Gear" da Nintendo, no sentido de qualidade de enredo e carisma de personagens. Sem falar das muitas partes engraçadas, que com a dublagem certa ficariam épicas.

    Mario / Donkey Kong já é difícil imaginar, talvez nem tenha necessidade. xD

    Penso que em breve a Nintendo só terá duas escolhas: Ou faz jogos com dialogos dublados entre os personagens, ou não faz dialogo algum e só deixa as expressões durante o game-play.

    ResponderExcluir
  8. Adorei o fato da Samus falar e se encontrar com outros personagens.Sempre achei Metroid uma aventura muito solitaria.
    Other M está um patamar acima da serie prime.Metroid é mais que um FPS.Se eu quiser jogar um FPS.prefiro jogar DOOM,FEAR e etc..

    ResponderExcluir
  9. Para um jogo como The Legend of Zelda colocar vozes no link seria mudar a sua personalidade de anos. Além disso, o fato de ele não falar serve para o jogador ter uma imersão maior no jogo, se sentindo na pele do personagem(Link). Quem nunca respondeu, que seja em pensamento ou falando mesmo, a alguma das perguntas feitas por personagens ao Link, essa imersão do gamer no títulos seria praticamente quebrada com o Link tagarelando para lá e para cá. Que a Nintendo deixe como sempre foi......"ahhhhh"....."Hummmm" já está ótimo e, além do mais, é marca registrada da série!

    Não precisa haver vozes para se contar uma história ou o passado de alguém!

    Minha opinião.

    ResponderExcluir
  10. Não sinto falta de vozes e concordo com o comentário do Ian Antônio, exceto na parte de que talvez fosse legal um Link com voz.
    A graça e diferencial que vejo nas franquias da Nintendo é o fato de VOCÊ ser o personagem principal do jogo. Nada é imposto nem jogado na cara do gamer, como história e vozes prontas. A história é o que se faz no jogo. Metroid Other M tentou imitar o resto da indústria e fracassou primorosamente.

    E só lembrando: o criador da personagem Samus morreu há bastante tempo e não tem qualquer participação nessas histórias de mangá.

    ResponderExcluir
  11. A voz é uma evolução. Demorou pra fazer Link falar alguma coisa.
    Chega de saudosismo, tradicionalismo. Link tem que crescer, tomar umas brejas e dar uns pegas na Zelda.

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei da adição da voz de Samus em Other M. Para mim o game precisava de uma voz, diferente de zelda que sempre imaginei Link mudo, e que de certa forma, dava mais carisma ao personagem.Voltando em Metroid, acho que o pessoal não entendeu muito bem a personalidade da Samus.Samus ainda é mulher e, vamos dizer que ela estava homem demais (não é machismo, se perceberam os homens são mais durões, isso se deve a fatos como históricos, culturas e que a sociadade impõe ou impunhava).E mais, ela viu em Adam seu pai, algo que é natural no ser humano, isso não a deixou mais frágil, só mostrou que ela também é humana. Caso você perdesse seus pais iria de um jeito ou de outro procurar outros, meio que incoscientemente. Enfim, sobre ela fazer tudo que Adam manda, ele é o comandante e o "pai" dela. Qualquer soldado homem ou mulher vai obedecer o comandante. Acho que já deu para entender...

    ResponderExcluir
  13. Existem jogos que dentro deles contem o dialogo dos personagems, por exemplo Star Fox.

    Mas acho que nem todas as franquias precisam de voses pra ficarem perfeitas. Fica de exemplo Ocarina of Time. Na minha opniao Zelda ficaria tosco com vozes dos personages

    ResponderExcluir
  14. Acho que em zelda, seria bom vozes nos outros personagens e não no link. Deixando ele como está.
    Ou então com alguns sons ou palavras, tipo como faz o mario.

    Acho que já tá na hora, lembro que todos os reviews que eu li do Twilight Princess reclamavam disso :~

    ResponderExcluir
  15. eu gostaria de um zelda com voz,eu gostei de metroid other m e o unico motivo de eu ter terminado trilogy foi por causa de other m,onde mostra os motivos da samus.

    ResponderExcluir
  16. Bela materia. Concordo que o Link poderia ser mais falante

    ResponderExcluir
  17. NÃO! Não quero Link falando, pelamordedeus D:
    Falar estraga o personagem. O legal é você imaginar como é a personalidade daquele personagem. Por isso tem gente que acha que livros são melhores que filmes: no filme, tudo, desde de cenários à caracterização, fica sujeito à uma única pessoa, quem criou o filme. Já no livro, apesar de a história e os personagens já estarem contruídos e tal, tudo ganha uma nova roupagem, dependendo a imaginação da pessoa. Cansei, por exemplo, de discutir com meus amigos sobre como eu imaginava um certo filme do Harry Potter quando li o livro e como ficou no filme mesmo. Cada um dizia "sua versão" e era muito legal, pois todos tinham uma idéia diferente.
    Com Zelda é a mesma coisa. Se colocarem vozes, os personagens estarão sujeitos à uma única personalidade. O que daria aquela coisa de "ou você odeia, ou ama", pois, certamente, nem todos vão se identificar com os personagens.
    Só o Link gritando já tá bom ;D

    ResponderExcluir
  18. Por mim Link fica mudo por toda história
    iria ficar muito ruim ele dublado
    assim como o Sonic ficou ridículo

    ResponderExcluir
  19. Isso vale nao só para os jogos da Nintendo, outros jogos nos prendem muito mais a atenção quando tem uma cena com voz, ações e afins... ja me peguei assistindo uma cena do Kingdom Hearts mais de uma vez, por que, de fato, fico mais envolvido com o roteiro, do que somente a parte "jogável".
    Claro que isso não vale para todos os jogos, não vejo necessidade disso nos jogos do Mario, por exemplo.

    ResponderExcluir
  20. Eu não concordo com os personagens da Nintendo serem dublados! Nintendo é sinônimo de clássicos e tradição e os personagens serem mudos faz parte dessa tradição. Se Zelda passar a ter vozes o que vai diferencia-lo do "resto"? É por isso que os jogos da Nintendo vende milhões, porque no fundo todo mundo gosta dos personagens mudos que quase não existem mais no mundo dos games! -_-'

    ResponderExcluir
  21. Não.A má popularidade do título (Metroid Other M) vem da má jogabilidade e não da Samus e seu sentimentos.
    E repare que jogabilidade não é facilidade de controlar o joystick...

    ResponderExcluir
  22. É claro, o mudo dá mais flexibilidade para interpretar o personagem. Agora, há exceções...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google