Item Box

Item Box: Morph Bubble (Yoshi)

A no de 1995. Lá está você jogando a sua mais nova aquisição: Super Mario World 2 – Yoshi’s Island . Feliz e saltitante, você vai deixando... (por Jones Oliveira em 05/02/2011, via Nintendo Blast)

AYoshi_Morphno de 1995. Lá está você jogando a sua mais nova aquisição: Super Mario World 2 – Yoshi’s Island. Feliz e saltitante, você vai deixando os obstáculos para trás, achata inimigos com pulos certeiros e engole outros que viram ovos que logo serão atirados para cima ou para baixo. O Yoshi é tudo o que você tem e o Mario um bebê chorão que dá nos nervos. A incrível capacidade do dinossauro de espernear e ganhar mais algum tempo no ar muitas vezes te salva. E aí surge aquele abismo gigantesco que nem com macumba dá para passar, ou então uma parede de terra fofa que barra o seu avanço. E agora, o que fazer?
Como dizia aquele herói das tardes do SBT: "Palma, palma, não priemos cânico!". Para essas duas situações – e outras mais – sempre haverá uma Morph Bubble logo ali, próxima ao seu Yoshi. Tendo sua primeira aparição em Super Mario World 2 – Yoshi’s Island, a Morph Bubble também apareceu na sequência do jogo no portátil DS em Yoshi’s Island DS. Quando tocada, a bolha flutuante faz com que Yoshi assuma uma forma diferente.
Yoshi_Block
A transformação, no entanto, não dura muito tempo. O Yoshi transformado precisa encontrar um Yoshi Block ou uma nova Morph Bubble antes que volte a sua forma original e retorne ao ponto em que pegou a primeira bolha de bobeira.

Aliás, falando da Morph Bubble e das transformações que o Yoshi pode sofrer, vamos conhecer mais sobre cada uma delas.

Yoshi Helicopter


YoshiCopterQuando assume a forma de helicóptero, o Yoshi Copter pode desbravar os infinitos céus de SMW2. Quando é tocado por um inimigo, Yoshi perde um pouco de altitude e é impossível controlá-lo. Se em uma dessas agonias ele cair em um abismo – adeus vida.

O Yoshi Copter retorna em Yoshi’s Island DS e em Mario Kart: Double Dash!, um Yoshi Helicopter aparece em Baby Park e em Yoshi Circuit como um veículo e não como uma transformação do Yoshi.

Yoshi Mole Tank


180px-MoletankTocando a Morph Bubble e assumindo a forma de Mole Tank, Yoshi passa a ser uma toupeira capaz de cavar as terras e paredes fofas de SMW2. Uma outra habilidade dessa forma é a capacidade que Yoshi tem de se locomover ao longo das paredes sem cair. Menor do que o Yoshi, o Mole Tank ainda é capaz de passar por frestas menores e apertadas. Em Yoshi’s Island DS a forma também está presente.

Apesar da artwork do Mole Tank ser amarela, o Yoshi amarelo nunca teve a oportunidade de se transformar e assumir a forma de toupeira. Triste, mas é verdade.

Yoshi Submarine


YoshSubmarineE quando você encontra aquele lago enorme que não dá para pular sobre e nem atravessar tranquilamente, o que fazer? No problem! Ao tocar a Morph Bubble o seu Yoshi se transformará em um simpático submarino capaz de soltar torpedos nos inimigos. Ser tocado por um inimigo nessa forma faz com que você perca momentaneamente o controle sobre o submarino.

Apesar de na artwork o torpedo ter a cara de um Yoshi, no jogo mesmo eles não o têm. E, discriminado como o Yoshi amarelo, o Yoshi marrom nunca teve a oportunidade de se transformar e assumir a forma de submarino – coitado.

Em Yoshi’s Island DS o submarino está de volta, mas Yoshi não consegue mais lançar torpedos nos inimigos.

Yoshi Car


180px-YoshvehicleMenor e mais veloz do que o Yoshi na sua forma normal, o Yoshi Car é capaz de cobrir distâncias maiores em menos tempo e evitar inimigos “esticando” suas rodas – para isso, é só apertar B. Apertar o botão repetidamente perto de uma parede também permite que o carro a “escale”.

O carro do Yoshi em Mario Kart: Double Dash! lembra o Yoshi Car de alguma forma. Em Super Smash Bros. Brawl a artwork do Yoshi Car aparece como um sticker.

Yoshi Train


180px-YoshiTrainEssa forma permite que Yoshi se movimente sobre trilhos que podem ser encontrados nas paredes. Ainda dá para colocar as caldeiras para ferverem e aumentar a velocidade do trem segurando Y ou B no controle. Enquanto se move pelas paredes, você ainda terá que enfrentar inimigos como Train Bandits e Shy Guys que, pintados nas paredes, acabam ganhando vida.

Em Mario Kart: Double Dash, o Yoshi Train também faz sua aparição no plano de fundo de Baby Park, danificando os carros que eventualmente cruzem seu caminho. Em Mario Super Sluggers, também faz uma aparição em Yoshi Park durante o dia.

Ao lado do Yoshi Car, são as únicas transformações que não aparecem em Yoshi’s Island DS.
Se você leu a coluna de hoje até aqui, já deve ter percebido que não é só o nosso amigo bigodudo que é versátil, não é mesmo? Companheiro inseparável do italiano, Yoshi ainda poderia assumir outras formas caso elas não tivessem sido canceladas: Yoshi Plane, Yoshi Tree e Yoshi Mushroom. É coisa pra dedéu que um dinossaurozinho pode se transformar para ajudar o seu amigo.

E depois ainda dizem que o cão é o melhor amigo do homem.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Não tive a oportunidade de jogar yoshi island, só alugava ás vezes quando era bem pequeno, então nem lembro. Mas agora parece que Yoshi's epic yarn faria mais sentido do que kirby. Pelo visual fofo e colorido, transformações, multiplayer (dois yoshis)....

    ResponderExcluir
  2. Crássica essas transformações, Yoshi Island é o meu jogo favorito de SNES empatando com DKC 2, e um dos meus favoritos de todos os tempos.Ainda me lembra da musiquinha...taranranranranran dandarandaran!!!

    ResponderExcluir
  3. O jogo mais perfeito de todos os tempos. Posso até estar exagerando, mas pra mim é...

    ResponderExcluir
  4. Eu sou fascinado por Yoshi's Island :) foi o primeiro jogo do Super Nintendo que eu zerei - até porque eu tinha o cartucho. :)

    As transformações são demais! Vai ver até por isso que eu gostei de Kirby's Epic Yarn :)

    Eu gosto da transformação de carrinho :) Agora o avião, na fase do Yoshi Lilás no mundo 5... "!@##$%¨:P

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google