Mario Bits

Mario Bits: Afinal, quem são os pais da Princesa Peach?

A Princesa Peach Toadstool, conhecida tecnicamente como a personagem feminina que apareceu no maior número de jogos em toda a história dos v... (por Eduardo Jardim em 10/02/2011, via Nintendo Blast)

A Princesa Peach Toadstool, conhecida tecnicamente como a personagem feminina que apareceu no maior número de jogos em toda a história dos video games - e provavelmente a que mais fora raptada recorrentemente pelo terrível clã dos Koopas -, é a benevolente e suprema governante do Reino do Cogumelo. Espera aí... benevolente, tudo bem, mas "suprema"? Se Peach é uma princesa, seguindo determinados graus de hierarquia monárquica, será que ela assumira o trono do Reino do Cogumelo por herança? O pensamento nos remete à utópica imagem de um "Rei do Cogumelo". Bom, nem tão utópica.

O manual de instruções do Super Mario Bros. original, o game que marcou a primeira aparição da Princesa Peach, descreve a dita cuja como a filha do Rei do Cogumelo ("Mushroom King" ou "King Toadstool") ao explicar que ela é a única pessoa capaz de retirar a maldição dos Koopas do Reino do Cogumelo. O pai da Peach chegou, sim, a ter aparições oficiais na Nintendo, com destaque em algumas histórias em quadrinhos publicadas naquela época. Vestindo trajes roxos e uma coroa esdrúxula, o Rei do Cogumelo era retratado como um soberano ligeiramente negligente com as tarefas reais e, especialmente, como um homem ignorante que custava a assimilar a gravidade de algumas situações ("com licença, pessoal! Eu acabei de prender a gravata na tampa do pote de manteiga de amendoim. Alguém pode me ajudar?" - Rei Toadstool, Cloud Burst). Pensando desse modo, preferimos a Peach.

O Rei do Cogumelo provavelmente governava o reino quando Peach era pequena, dando seu posto à filha por meio de herança assim que ela alcançou certa faixa etária. Resumindo, tudo indica que Peach é uma princesa reinante, e que o Reino do Cogumelo na verdade é um... principado! Principados distinguem-se de reinos por serem menores e por não terem soberania total na maioria das vezes. Ao ser encaixado no Marioverso, torna-se um assunto complicado que entra para o rol dos pequenos detalhes de roteiro que a Nintendo ainda tem de esclarecer aos fãs da franquia.

Em contraste ao Rei Toadstool, absolutamente nada foi mencionado sobre a mãe da Peach. Para saber mais sobre o Rei do Cogumelo, visite sua página oficial na Super Mario Wiki; para todo o mais, continue curtindo o conteúdo do Nintendo Blast, e até a próxima quinta-feira com mais um quadro Mario Bits! See you next time!

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Ele não aparece no Mario Bros 3 como um dos reinos (mapas)? Não lembro mais ao certo.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, @anônimo, acho q ele aparece em SMB 3, tem umas cenas que mostram o trono e o rei pedindo q salvem sua filha, coisa assim (posso estar confundindo com o Toad q tbm aparece, mas acho q mostra o rei sim! :)

    ResponderExcluir
  3. ele aparece em smb 3 transformado em macaco por um dos filhos do copa pelo menos acho que é ele!

    ResponderExcluir
  4. Curti a matéria Eduardo! E não, em SMB3 aparecem vários reis, cada um governando aquele determinado mapa, mas nenhum eles é o pai de Peach. Eles não pedem pra que salvem a princesa, e sim que recuperem suas magic wands e recuperarem sua forma original

    ResponderExcluir
  5. sorte do mario q nao o conhece ashahsahshashashash

    ResponderExcluir
  6. O Pai da Peach eu conheço, agora só falta eu conhecer a mãe dela. E o pai de Peach nem é muito conhecido, talvez se a Nintendo o colocasse em algum jogo, como em Mario Kart 3DS, ai ele ficaria mais famoso.

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha pensado nisso, bem q a Nintendo poderia ter dado uma atenção maior a eles né???

    ResponderExcluir
  8. espera ai, essa é a foto do pai da peach

    não seria esse o pai da peach

    http://wiimedia.ign.com/wii/image/article/114/1140382/princess-peach-toadstool-20101215012509203_640w.jpg

    ResponderExcluir
  9. Um Toad pai da Peach??? Aham anônimo, senta lá!!! ¬¬

    ResponderExcluir
  10. PS: Esse aí é o Toadsworth, ele é amigo da Peach (amigo de longa data)!!!

    ResponderExcluir
  11. Diz-se na página Nintendo.com de Super Mario Sunshine que ele é o pai de Peach, que faria dele o Rei Toadstool .

    Além disso, em Mario Superstar Baseball, ao nomear todos os jogadores da equipe de Peach, Lakitu diz "... E o seu avô? Oh, me perdoe! Venerável Toadsworth!"

    Fonte: http://www.mariowiki.com/Toadsworth

    ResponderExcluir
  12. @Suicune, ele não é só um amigo da Peach.
    Ele é como um representante e guardião dela - embora nessa última parte o Mario faça um trabalho BEM mais eficiente. Foi ele quem cuidou dela quando ela era bebê, como explicam em Mario & Luigi: Partners in Time.

    ResponderExcluir
  13. Se ler a Super Mario Wiki, pode ver que ele é um mordomo da Peach. Mas ele já mostrou ser mais que apenas isso.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google