Mario Bits

Mario Bits: Invenções do Dr. Crygor

Em fevereiro do ano passado, os leitores do Nintendo Blast puderam curtir, por meio do quadro Mario Bits , uma lista completa de invenções... (por Eduardo Jardim em 17/02/2011, via Nintendo Blast)

Em fevereiro do ano passado, os leitores do Nintendo Blast puderam curtir, por meio do quadro Mario Bits, uma lista completa de invenções produzidas pelo famoso professor Elvin Gadd - mais conhecido como Professor E. Gadd, o carequinha de maiores participações em Luigi's Mansion e Mario & Luigi: Partners in Time. Fique sabendo que uma já extremamente popular partner series da série Mario também tem seu gênio louco da ciência: o Dr. Crygor da série WarioWare.

Para quem ainda não o conhece, diferente do Professor E. Gadd, o Dr. Crygor, cujo nome deriva de "processo criogênico", não tem a aparência de um velho debilitado. Talvez algum dia ele tivesse - até porque ele tem 103 anos de idade! -, mas, possivelmente, acidentes em seu laboratório o fizeram criar algumas substituições robóticas para suas partes corporais perdidas. O cientista-ciborgue mora num laboratório em Diamond City, a cidade que serve de palco para a franquia WarioWare, onde mostra ser o inventor de uma série de aparelhos utilizados em microgames. Hoje, você fica a par de todas as inusitadas invenções do Dr. Crygor:

Wario Car
No manual de instruções de WarioWare, Inc.: Mega Microgame$ para Game Boy Advance, Dr. Crygor afirma ser o criador do famigerado calhambeque roxo do Wario, o Wario Car, que existe desde Wario Land 4 até Wario Land: Shake It!, para Wii - estendendo-se até mesmo pelos títulos da série Mario Kart. Até então, ninguém sabia quem tinha sido o criador da máquina, mas até então, ainda não se sabe se o Wario Car de Wario Land 4 era o mesmo dos jogos posteriores. Fato engraçado: na versão européia de WarioWare, Inc.: Mega Microgame$!, em outras linguagens além do inglês, Dr. Crygor diz que ele criou o próprio Wario! Ainda bem que foi só um erro de tradução.

Wario Bike e Mona Scooter
Quem diria que um cientista louco como o Dr. Crygor entende tanto de motociclismo? Ele, por si só, foi o projetista das notáveis motocas da série WarioWare: a Wario Bike e a Mona Scooter. A scooter da ruiva Mona, famosa guitarrista e empregada da Mona Pizza, é equipada com um mecanismo de fuga que consiste de pequenos animais bizarros - como um porco, um macaco e até mesmo um elefante de bolso! Já a Wario Bike foi feita especialmente para dar um toque mais badass ao Wario - trocando seu macacão esquisito por um conjunto de motoqueiro de estrada. Com 5000 cilindradas, é altamente potente... o que é necessário para aguentar o peso do gasoso bigodudo.

Celular do Jimmy T.
Acredite: o Dr. Crygor também criou o celular do Jimmy T., o cara mais joinha da franquia. O dançarino de discotecas adora escutar e colecionar ringtones no aparelho, que dá o ar da graça até mesmo durante suas performances nas pistas de dança - tudo graças ao Dr. Crygor. WarioWare: Smooth Moves é o único game onde o Jimmy T.'s Cell Phone não aparece.

Kelorometer
O Kelorometer, que pode ser traduzido para algo como "Kelorômetro" (visto que mede "kelorias", um trocadilho com as "calorias" usadas em nossa medida de energia) aparece em WarioWare: Smooth Moves como uma das fases do game. O objetivo da máquina é fazer com que o jogador perca 5000 kelorias! Saúde é o que interessa - seja lá o que forem as tais medidas.

Super MakerMatic 21
Aqui as invenções começam a ficar mais objetivas. O Super MakerMatic 21 é uma máquina que pode criar jogos, gravações e quadrinhos. É um computador que aparece em WarioWare: D.I.Y., tornando-a um dos mais recentes feitos do Dr. Crygor. A máquina possui várias ferramentas para criação de gráficos, música e instruções de ação; Penny Crygor, neta do doutor, sabe praticamente tudo sobre o aparelho.

Mike
Provavelmente a obra-prima do Dr. Crygor, Mike é um robô-karaokê e dá as caras pela primeira vez em WarioWare: Touched! para Nintendo DS. O personagem rendeu uma série de microgames especiais, foi para o espaço e deu início a uma música-tema de arrepiar os microfones. Rock the mic, rock the mic!

Dr. Crygor também é responsável por criações nem tão populares na série, mas que não deixam de ser marcos em sua história. Algumas delas são o Gravitador, a TUNA (sigla de "Automação Nanobótica de Ondulação Trifônica"; "tuna" em inglês significa "atum"), capaz de retornar o talo de um alimento já ingerido à sua forma original, a espada de Kat e - por que não dizer? - uma bebida que provoca intoxicação alimentar e desconforto gastrointestinal. ...Nem tudo é perfeito, certo?

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.


  1. Boa matéria Jardim, eu nem conhecia, esse Dr. Crygor, ele se parece-se um pouco com o Wario (pelo menos o bigode e o nariz parece), a invenção que eu mais gostei de Dr. Crygor foi, o Wario Car e o Wario Bike.

    ResponderExcluir
  2. Pensei q fosse o Wario disfarçado!!! XD

    PS: Nunca joguei WarioWare

    ResponderExcluir
  3. warioware criou milhares de personagens.
    não me recordo o nome mas os meus favoritos são os irmãos que jogam NES

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google