Discussão

Discussão: Só queremos mais do mesmo?

Você que acompanhou aqui no Nintendo Blast toda a cobertura do GDC 2011 deve ter notado que houveram apenas dois games realmente citados na ... (por Anônimo em 16/03/2011, via Nintendo Blast)

characters8Você que acompanhou aqui no Nintendo Blast toda a cobertura do GDC 2011 deve ter notado que houveram apenas dois games realmente citados na palestra da Big N: The Legend Of Zelda: Skyward Sword e Super Mario 3DS. O novo trailer da nova aventura de Link foi bastante empolgante e o anúncio oficial de que um game do bigodudo está sendo feito para o novo portátil foi bem bacana.

Mas algo me incomodou.

Enquanto acompanhava o trabalho de meus colegas do Blast, eu prestava atenção nos comentários de nossos amigos leitores. Já era esperado um novo trailer de Skyward Sword, mas notei que a maioria dos comentários eram em relação a anúncios de novos games. Todos queriam um novo Mario, um novo Star Fox, algo sobre o novo Pokémon, talvez um novo Metroid. E foi aí que percebi um problema que está em quase todos os nintendistas e jogadores em geral… Só queremos mais do mesmo.
mario640
Ok, talvez a palavra “problema” tenha sido mal colocada por minha pessoa. Não é um problema os jogadores amarem tanto aquela ou essa franquia, mas talvez seja um “problema”, por assim dizer, que quase sempre SÓ pedimos por esses mesmos games. Quando o 3DS foi anunciado, só se ouvia os jogadores e a própria imprensa falando dos possíveis games de franquias famosas da Big N que podiam aparecer no console. Outro bom exemplo é que em toda E3, os fãs ficam aclamando por novos games de Link, Mario, Donkey Kong, Fox, Samus etc. Assim que The Legend Of Zelda: Twilight Princess saiu para o Wii, os jogadores já começaram a pedir por um “Zelda de verdade” para o console branquinho.

zelda-skyward-sword-release-date-is-2011-artwork
Por um lado, isso é ótimo para a Nintendo, pois mostra que o trabalho dela por todos esses anos foi muito bem feito, mas por outro lado, isso mostra uma certa estagnação de ideias e/ou obrigações. A Big N nos trouxe, nos últimos anos, novas franquias como Pikmin, o revival de Fire Emblem, Professor Layton, Rhythm Heaven, entre outros. Mas mesmo assim, esses games acabam – por melhores que sejam – se tornando apenas games coadjuvantes na atual história da empresa. Isso também pode ser observado nas outras duas grandes fabricantes de consoles, onde certos layton_us_boxart_img_lggames acabaram se tornando um ponto demasiadamente relevante para elas e para os jogadores. Por causa dessas “exigências” dos jogadores e das “obrigações” das empresas é que games fracos como Mario Sports Mix são lançados. Isso é prejudicial para a indústria, pois apenas para cumprir os pedidos, games são lançados sem muito preparo ou estudo.

Eu sempre tento conhecer os novos games da Nintendo. Foi assim que me apaixonei por Pikmin, Chibi Robot e Professor Layton, além disso, me surpreendi de uma forma boa quando fui conhecer Phoenix Wright da Capcom e Ghost Trick da mesma empresa. Dar chances a novas franquias é tão importante quanto continuar apoiando as já bem sucedidas. Dessa forma, daremos ainda mais motivos para as empresas se reinventarem e nos trazerem novidades de verdade.

boxart_us_chibi-roboContinue pedindo mais games de séries que já conhece, mas não vire o nariz para novidades. Jogando tudo o que puder aumentará seu senso crítico, seu nível de exigência ficará cada vez maior, e assim um simples anúncio de um novo game do Mario (convenhamos, não foi nenhuma surpresa) o fará dizer: “Com certeza será um grande game, mas ainda quero o tal do Pikmin 3 ou uma nova franquia de verdade”.

Pense assim: A Nintendo pode e deve nos trazer novidades, pois somos seus maiores e mais apaixonados clientes, e nós devemos nos empolgar e exigir novidades de verdade.

Assim todo mundo sai ganhando!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Como diz a "Estratégia do Oceano Azul", o consumidor na verdade não sabe o que quer, e se dependesse dele teríamos sempre versões melhoradas dos mesmos produtos por preços menores, o famoso "mais por menos". As desenvolvedoras são as responsáveis por trazer a inovação.

    Parabéns pelo texto sobre um ponto que realmente não é muito discutido.

    ResponderExcluir
  2. Eu não conheço muito as novas franquias da Nintendo, por que eu não tenho nem um Wii nem DS, quando eu tiver o 3DS/Wii eu darei uma chance a estas franquia e conhecerei melhor elas. Eu já ouvi tanto falar delas, e e ainda nem joguei.
    Minha lista de jogos para o 3DS são:
    Nintendogs + Cats
    Pilotwings Resorts
    Steel Diver
    The Legend of Zelda Ocarina of Time 3DS
    Pokémon White (para DS)
    New Super Mario Bros. (para DS)
    Super Mario (titulo provisório)
    Pikmin e Professor Layton parecem bem interessante, acho que colocarei na minha lista de jogos para 3DS.
    Queria, agradecer a Super Smash Bros. por mim fazer conhecer mais personagens da Nintendo, se não fosse por esse jogo talvez eu nunca conheceria a serie Zelda.
    Que venha vários jogos para o Nintendo Wii e 3DS.

    ResponderExcluir
  3. Eu sei o que quero:
    Um MMO de Pokémon.

    ResponderExcluir
  4. Bom,concordo plenamente com o texto,muitas várias franquias podiam retornar,mas DK só voltou agora,depois do Donkey Kong Country 3,ele sumiu,e só voltou no DKCR...é uma pena.

    Mas Cadê F-Zero?
    Pikmin?
    Fire Emblem?
    A série Mother sumiu de vez então...

    O que eu quero é mesmo que algumas franquias retornem.
    E vejo que o pessoal não ta focando o comentário na notícia.
    Algo novo sempre é bom,quando bem trabalhado.

    ResponderExcluir
  5. Sinto muita falta de F-Zero para Wii. Porém, não deixo de jogar os jogos "sem franquia" que surgem. Vez ou outra surge um 'diamante' que supera muita série consagrada por aí.

    ResponderExcluir
  6. Acho que vocês estão interpretando mal o texto, o autor justamente falava que deveríamos investir nas novas franquias não só nas antigas, como F-Zero (não que elas não devam voltar).

    ResponderExcluir
  7. Ponto interessante, só acho que faltou considerar que apesar de abusar das suas franquias, dificilmente a Nintendo faz dois jogos parecidos no mesmo console, e quando há quase sempre trazem alguma inovação que dá um novo feeling ao jogo que nunca foi explorado em nenhum outro jogo. Alguns jogos assim são Mario Galaxy, Kirby Epic Yarn e Metroid Other M.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com vc, Ricardo, mas prefiro continuar com os jogos principais da Nintendo. Eu sei que outros merecem uma chance tbm, mas não gosto de jogar outros títulos, então, continuarei com os títulos "main", pois não ando gostando das alternativas da Nintendo ultimamente.. ;P

    ResponderExcluir
  9. Pandora's Tower está ai pra isso \o/

    (esse deve ser o "novo heroi" q myiamoto comentou q a nintendo já está mais doq na hora de ter um novo heroi ? )




    -no aguardo do the last story aqui no ocidente, junto com xenoblade e earth seeker ( tá nao é da nintendo, só comentando)

    ResponderExcluir
  10. concordo plenamente!! varias otimas fraquias como beyond good and evil caem no esquecimento por causa disso!!! + temos que levar em conta que algumas novas fraquias sitadas(como fire emblem e professor layton)cresem cada vez +. + nao podemos esqueser q franquias + antigas como fzero e star fox e pikimin estao fazendo muita falta!!!(ainda + no wii)

    ResponderExcluir
  11. Texto e opnião interessante. Visão boa e ideia genial.
    Realmente temos que nos focar em querer novidades. E tambem podemos nos focar e querer as já consagradas franquias... Que sempre vem trazendo novidades no game play e criatividade. Como o já citado Mario Galaxy, Kirby, e entre outros.
    Novidade estamos recebendo uma bem quente para o final deste mês que é o Nintendo 3DS, que é até o ponto onde a materia toca, queremos jogos novos para o 3DS. Mais ainda assim queremos o mesmo de sempre com novidade.
    Experiencias novas com games que não são da Nintendo. Assim como tem os que são bons e ruins, tambem tem os da Nintendo que são bons e ruins. Quem não gosta de um bom rpg? Por isso mesmo, os rpgs The Last Story e Xenoblade tão lá no japão fazendo a felicidade dos jogadores de Wii. E aqui falta a vontade de poder trazer os games para nós, o que já foi dito que pode acontecer. Mais as vezes essa novidade que o autor cito corre lá do outro lado do mundo mais nem chega a por os pés aqui. Isso precisa mudar tambem. Eu entendo e apoio a visão de cada um que postou aqui e da materia feita pelo Ricardo. O que apenas ele quis nos passar é que sejamos mais critico nos pedidos de querermos novidades e demonstrar isso pois a Nintendo está de olho no Brasil, como vem sendo dito em muitas materias, ainda teremos as franquias que tanto amamos pois a empresa já sabe deste gosto. Mais façamos uma força para pedir novidades e mais variedades para podermos ter em nossos consoles e portateis da Nintendo, para que assim quando um The Last Story e Xenoblade da vida seja lançado no Japão, já tenha um foco de ser lançado aqui para nós tambem.
    Valeu galera.

    ResponderExcluir
  12. Para mim, os games da Nintendo são incomparáveis.
    No entanto, ultimamente tem saído ótimos jogos que não são da empresa: Epic Mickey, Sonic Colors, Red Steel 2, Fragile, e muitos outros.
    Eu sempre procuro dar uma chance para outros jogos, mas tenho qu admitir que na grande maioria das vezes (se não em todas as vezes) meu hype maior sempre fica pra um Zelda ou pra um Mario novo.
    Mas uma coisa que os Nintendistas devem aprender é que, dando uma chance para outras franquias, estaremos fazendo com que a Nintendo seja mais exigente em relação aos jogos lançados pelas thirdies. Porque apesar de ter bastante coisa boa, a grande maioria é tudo joguinho feito de qualquer jeito. E isso todo Nintendista sabe muito bem.

    ResponderExcluir
  13. um jogo que gostei muito que saiu para o GC foi o eternal darkness acho que ele deveria voltar tem muito que se possa fazer com aquele game

    ResponderExcluir
  14. Finalmente. Achei que eu fosse o único que pensava dessa maneira...

    Super Mario Bros, digo a mesma coisa que você mas em escala maior: Agradeço a Super Smash Bros. profundamente, é sem dúvida alguma O MELHOR jogo que já joguei, pois sem ele eu não conheceria metade das franquias da Nintendo que conheço hoje.

    E já estou fulo da vida com a franquia Fire Emblem aqui no Ocidente. Sempre trazem jogos bons, mas eles poderiam ser os jogos mais vendidos que, fora quem gosta da série, tem gente que não quer nem olhar a capa e só fica ligando para as franquias mais repetitivas.

    Vocês por um acaso sabiam que tem DOIS Fire Emblem de DS? O segundo sofreu a maldição de só sair no Japão, e ele é um remake de um Fire Emblem de SNES. Por sua vez, esse jogo é a sequência direta do Shadow Dragon, e parece ter muitos melhoramentos pelos vídeos que eu vi por aí.
    Mas claro, não chegou aqui porque provavelmente Shadow Dragon não vendeu tanto u.u'

    ResponderExcluir
  15. @Ness_64, Super Smash Bros, nos ajudou muito a conhecer novos personagens da Nintendo, mais eu preciso jogar SSBB, por que tem vários personagens da Nintendo lá que eu preciso conhecer (ou poderia ser um SSB3DS com mais personagens), eu só conheço os do SSB(N64).

    ResponderExcluir
  16. nenhum jogo que a Nintendo faz é mais do mesmo. NENHUM. cada mario, zelda, metroid sao unicos.

    ResponderExcluir
  17. Felipe Souza17/03/2011, 16:33

    Não concordo plenamente não, os jogos da BigN são bons por serem inovadores, não só os jogos..
    Cada mario, Cada zelda sempre tem algo novo...
    E desde quando mario Sports mix é ruim?
    A Nintendo Tem jogos que poderiam ter sequências de sucesso que não faz, todavia se algum dia estes saírem será ainda mais surpreendente e prazeroso usufruir de tais.

    ResponderExcluir
  18. Realmente... Já tinha pensado nisso tbm!!! O pior é q a Nintendo tem excelentes franquias q ela simplesmente deixa na gaveta!!!

    Como Earthbound, por exemplo!!! Desde a versão pro SNES q eu espero um game da franquia pra um console de mesa, pois bem, estou sentado a 3 gerações e nada de "Earthbound - insira o nome do console aqui -" aparecer.

    O Kid Icarus do 3DS e o DK do Wii podem ser sinais de q a Nintendo está começando a valorizar essas franquias dela q ficaram pelo caminho!!! (se não fosse Smash Bros, jamais teria conhecido Kid Icarus).

    Sei q a matéria fala de novas franquias, mas as franquias esquecidas da Nintendo tbm poderiam contribuir para essa ampliação de possibilidades.

    O q nós precisamos é de uma nova Rare!!! O pessoal costuma dizer q a Retro é a Nova Rare, mas isso não é uma verdade absoluta. Pois a Rare além de reviver com maestria franquias esquecidas da Nintendo, ela tbm desenvolvia suas próprias franquias (como esquecer de Banjo, Conkers, Perfect Dark, Killer Instinct...)

    ResponderExcluir
  19. Cara, Mario Sports Mix é horrível! É só olhar no metacritic e ver as notas gerais do game! O autor não quis dizer que os games não são inovadores, mas que nós deviamos dar chance pros outros games diferentes.

    ResponderExcluir
  20. Acho que esse problema do “mais do mesmo” se deve ao fato de serem lançados muitos games em pouco tempo, e de termos vários “consoles” no mercado, e quase todos têm franquias interessantes, ai a gente acaba jogando algo que seja mais familiar, e com mais chances (aos nossos olhos) de ser melhor.
    Em minha opinião, as desenvolvedoras deveriam limitar o desenvolvimento de franquias, e até mesmo encostar algumas por uns tempos (algumas estão muito desgastadas), para que games inéditos tenham espaço no mercado.

    ResponderExcluir
  21. Suicune,a Retro Studios tinha planejado lançar suas próprias franquias,mas a Nintendo pediu para que eles cancelaçam os projetos para focar somente em Metroid Prime.Com isso ganhamos a trilogia de Prime.

    Na minha opinião,os Primes são melhor que todos os jogos da Rare.E a sua?

    ResponderExcluir
  22. caro anonimo, estou pouco me lixando para o metacritic e etc.. se for assim so compro os jogos q eles julgam serem bons? vc n tem opiniao propria n querido? quer dizer q se eles tivessem dado 5 pro galaxy vc estaria aqui falando quao ruim é o jogo?

    ResponderExcluir
  23. Voce tocou em um ponto importante e que tbm deixa mto nintendista desconfortavel, aqueles lançamentos do 360 e PS3 num vem pro Wii e eu detesto essas séries da Nintendo (Mario, Zelda, Metroid, etc).

    Parabens pelo post!

    ResponderExcluir
  24. De fato, a maior parte, se não toda, dos Nintendistas que eu conheço vivem num loop de novidades do mesmo... mesmo criticando os jogos que saem, ainda acompanham e consomem as mesmas franquias, com "medo" de experimentar o novo...
    E pra mim a experimentação é tão necessária, no processo de aprendizagem, quanto defender seus pilares... Descobri que muitos dos jogos que mais gosto nos consoles da Nintendo são os que as pessoas, em geral, menos jogam... é o mesmo motivo pelo qual acho historias de Super heróis cansativas, são mais do mesmo, mas isso nao vem ao caso...

    ResponderExcluir
  25. Mario Sports Mix é muito bom
    me divirto muito jogando basquete (:

    ResponderExcluir
  26. Marina, acho engraçado como você adoooora discutir sobre coisas que nem tem relação com o texto. eu falei que o mario sports mix é ruim porque eu achei ruim, mas as notas na metacritic (você conhece o que é metacritic?) só provam a minha opinião. você não precisa provar que sabe de games, apenas dê sua opinião sem esculachar ninguém.

    ResponderExcluir
  27. Galera, não é necessário brigarem. As opiniões são válidas. Se respeitem, ok?!

    ResponderExcluir
  28. Erick, eu adoro os Prime, mas os jogos da Rare (pelo menos os do N64/SNES) têm seus méritos!!! Diria q os jogos da Rare e os MP estão no mesmo nível!!!

    Acho q a Nintendo deveria dar + liberdade pra Retro (como ela dava pra Rare), a Retro tem muito potencial, potencial esse q está sendo subutilizado.

    ResponderExcluir
  29. sinto muito mas metroid ja foi totalmente explorado.

    o mais falta pra samus aran fazer?

    talvez o que falta sejam novos nomes além dos classicos. clássicos deveriam ser deixado em segundo plano um pouco. mas parece que todo mundo tem medo de arriscar. menos a activision. sim ela tem seus ouros, mas tá sempre se arriscando. outra é a ubisoft. mas eu particularmente não gosto grandoes da ubi

    ResponderExcluir
  30. yo tio o layton naum é da nintendo naum tá

    ResponderExcluir
  31. Ja começou ruim esse artigo, nem me dou o trabalho de acabar! Nao falta mais nada! Dizer q é problema querermos mais da franquia q amamos pode ser ruim! Materia idiota, inclusive pra um cara q parece ter esuecido q nao se lança mais jogo NENHUM pra Wii, por exemplo! Vai te catar!!!

    ResponderExcluir
  32. Meu simplesmente verdade essa historia de nintendista sempre querer mais do msm. Jah tah bem enjoativo pra mim esses mario, zelda... Que alias nunca gostei.

    O Wii jah eh meio zuado por n ter hardore games nem alguns do estilo Gta tao legais, e sempre usam a msm desculpa: "mas no wii tem call of duty, the conduit, resident evil, manhunt." Jogos que nao chegam nem perto de versoes similares pro PS3/360.

    Ou qndo flam mal dos graficos sempre usam a desculpinha de o que importa eh a jogabilidade. Alem de alguns babarem o ovo da nintendo soh pq ele vende mais.

    Eu tbm tenho um Wii soh q acho q os nintendistas deveriam deixar de ser tao ortodoxos ir atras de experiencias diferentes.

    ResponderExcluir
  33. Concordo com o autor do artigo. Estava pensando em fazer um tópico no fórum pra colocar dicas de jogos pouco conhecidos e que são legais.

    Agora lendo esse artigo vou mesmo fazer o tópico, assim nos comunicando, trocando informações, podemos conhecer jogos que não sabemos da existencia ou que quase não ouvimos falar e quem sabe dar uma oportunidade aos mesmos e jogar e assim ficar conhecendo outras franquias.

    ResponderExcluir
  34. Sinto muita falta de F-Zero para Wii [2] O 3D não vai fazer tanto barulho quanto o sensor de movimentos, a Nintendo vai ter que reformular muito bem seus jogos...

    ResponderExcluir
  35. Na minha opinião o que vai chamar atenção mesmo no 3DS quando o hype acabar é a realidade aumentada.

    ResponderExcluir
  36. Gosto muito da nintendo tenho wii, saldade do tempo do meu 64 quando as empresas lançavam jogos de qualidade para o console da nintendo, nao fico espantado com o fato dos fãs da nintendo pedir por mario, zelda, DK sao os unicos games que presta com raras exceção, ja tenho meu WII a alguns anos e titulos que realmente gosto sao poucos.

    ResponderExcluir
  37. eu queria, muito e infinitamente, um Eternal Darkness novo.
    Dá muito mais medo que qualquer jogo de zumbi, tem vários personagens jogáveis, 100% diferentes um do outro, uma história que faz vc prestar atenção, e um sistema de magia foda... mas também quero muito e infinitamente o novo Zelda.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google