Jogamos

Análise: Pro Evolution Soccer 2011 (3DS)

Jogamos games de futebol desde os primordios dos videogames. Isso se deve, em partes, por causa de nossa nacionalidade apaixonada pelo espor... (por Anônimo em 28/04/2011, via Nintendo Blast)

3DSPR01Jogamos games de futebol desde os primordios dos videogames. Isso se deve, em partes, por causa de nossa nacionalidade apaixonada pelo esporte, mas também é correto ressaltarmos que games onde a bola rola no gramado são ótimos para enfrentar amigos em partidas emocionantes onde a habilidade é o principal fator de uma vitória ou derrota. Bom, Pro Evolution Soccer 2011 é o primeiro game do esporte para o Nintendo 3DS, o desafio é grande para se erguer um parâmetro de qualidade para futuros títulos, e posso dizer que em partes ele conseguiu isso.

A iniciativa da Konami em trazer logo no lançamento do 3DS um de seus principais games foi bem bacana. Sua versão não é aquela dos consoles HD com toda a nova física, mas sim é algo parecido com um port da versão de Wii. Todo o gameplay é aquele que conhecemos muito bem desde a época do PS2. A bola rola  com uma ótima suavidade, a física é bem realista, cada jogador se movimenta de maneira parecida entre si, mas alguns craques como Wayne Rooney e Messi possuem um estilo único para dar maior destaques a esses astros.

192049-pes3dA tela de cima do portátil mostra toda a ação e corre-corre do futebol. A tela de toque serve apenas para definir táticas e prestar atenção no bastante útil radar, mas além disso não há nada para darmos demasiada atenção. Os gráficos são bonitos, ainda não mostram todo o potencial do 3DS, mas conseguem apresentar muita coisa boa e otimista do portátil. O efeito 3D é dispensável, pois toda a ação ocorre naquela visão que já estamos acostumados, mas mesmo assim ela consegue ser bem interessante e divertida por algumas partidas.

PES-3ds-2 img_normal

Toda a jogabilidade segue o mesmo esquema dos games anteriores da série, não há segredo algum, se você já conhece algum PES, é só pegar essa nova versão e sair fazendo gols e comemorando contra seus adversários…

  • Ei, espere! Que adversários?

PES2011_3D_3DS_Screenshot_Fact_Sheet_03O maior, o principal, o indiscutível erro de PES 20011 no 3DS é o simples – e irritante – fato de que não há modo online. É verdade que há uma utilização engraçadinha do modo street pass, há a opção de jogatina multiplayer entre dois portáteis, o modo master league continua lá daquele jeito que amamos, mas a falta de um multiplayer online não pode ser ignorada. Eu penso que hoje em dia, todo game deveria ter pelo menos um mimo, um motivo qualquer para se conectar com sua internet de banda larga. Em um game onde a principal ideia é competir em níveis de habilidade é um pecado não haver a possibilidade de exibir aqueles lances de bola parada ou dribles pelo mundo todo. Talvez a pressa em trazer o game no lançamento do portátil tenha sido um dos motivos do “esquecimento” dessa possibilidade, mas se pensarmos que a Capcom conseguiu criar um modo online extremamente competente e competitivo com Super Street Fighter 4 3D Edition, fica difícil não ficar chateado com a chance perdida pela Konami.

PES2011_3D_3DS_Screenshot_Press_Kit_01Por ser o único game de futebol para o 3DS atualmente, PES 2011 é um ótimo game. Suas qualidades são, com certeza, maiores que seus defeitos, mas a questão pode se prender a longevidade do game. Jogá-lo sozinho por um tempo será divertido, mas aos poucos, quando você melhorar seu estilo e se tornar mais competitivo, a falta de jogatina online fará muita falta. Mesmo assim é um dos poucos games da line-up do 3DS que realmente pode valer seu dinheiro.

A bola não foi pra fora, mas foi quase.

Pro Evolution Soccer 2011 – Nintendo 3DS – Nota Final: 7.5

Gráficos: 7.0 | Som: 7.0 | Jogabilidade: 8.0 | Diversão: 8.0


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Realmente a falta do 3ds desanimou um pouco... mas a qualidade do jogo é indiscutivel!

    ResponderExcluir
  2. PREÇOJUSTOJA.COM CADASTREM SE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Num sei pq mas o PES nunca ficou mto legal nos console da Nintendo, mas se for ver esse parece ateh q deu um progresso pq eh a primeira vez q vejo uma analise dar uma nota maior q 7.0 pra ele

    ResponderExcluir
  4. as reviews do N-Blast sempre são bem esclarecedoras

    ResponderExcluir
  5. Este tem a versão em português/br com Silvio Luis como nos outros consoles???

    ResponderExcluir
  6. nao, so ingles, eu comprei o jogo mas ja o vendi no ebay, pessimo, sem rumo ao etrelato, nada, so tem master league e exibition, mais nada!

    ResponderExcluir
  7. Pois é.. vou esperar um outro futebol, q tenha o modo online ... pq este..¬¬

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google