Jogamos

Análise: Super Street Fighter IV 3D Edition (3DS)

Considerado por muitos como o grande lançamento do Nintendo 3DS, Super Street Fighter IV 3D Edition chegou às prateleiras prometendo toda a ... (por Anônimo em 08/04/2011, via Nintendo Blast)

boxartConsiderado por muitos como o grande lançamento do Nintendo 3DS, Super Street Fighter IV 3D Edition chegou às prateleiras prometendo toda a pancadaria vista nos consoles HD e um algo a mais que só o novo portátil em três dimensões da Big N poderia trazer: Hadoukens e Shoryukens saindo da tela.

Tenha cuidado para não levar um na cara enquanto lê essa análise.



Dando uma olhada dentro


imagesAo ligar o seu 3DS, você é recebido pela belíssima cutscene (que não é em 3D) e pela envolvente trilha sonora. Logo de cara, é paixão à primeira vista. Se você já jogou alguma versão de algum console HD, a sua segunda impressão é de puro êxtase. Uma pergunta aparece em sua mente que demorará a ser calada: Como isso está vindo de um portátil? A apresentação é magnífica, os menus são intuitivos, as cores vivas fazem o game ganhar cada vez mais pontos em estilo. Mas o mais bacana em tudo isso é que você acaba nem notando todos os detalhes, isso porque a vontade de entrar na tela de seleção de personagens e começar a soltar Hadoukens e Kikoushous é enorme, e o melhor: está tudo lá.

Fight!


Todos os 35 personagens estão na tela: Ryu, Chun-Li, Zangief, os novatos Hakan e Juri, entre outros ótimos lutadores. Está tudo nos seus devidos lugares, e mesmo a tela do 3DS não sendo uma tela LED de quarenta polegadas, nenhum detalhe deixa de aparecer, nenhuma cor, nenhum defeito. Após escolher o seu lutador, a verdadeira luta de rua começa.

superstreetfighter_234054
Os botões do portátil são fáceis e confortáveis para bater muito no seu adversário (figurativamente falando). O controle analógico, mesmo precisando de uma curva de aprendizado e costume, acaba sendo uma ótima opção, mas o D-pad ainda (para mim) é mais funcional. Realizar golpes especiais, combos e ultra combos é uma tarefa fácil, ainda mais com a opção de fazer alguns deles com um simples toque na tela de baixo.

Mesmo que a pura técnica do game não está em apenas realizar esses golpes. Todas as animações dos ultra combos são as mesmas que nos consoles HD – o que é ótimo. Eu sei que vou soar repetitivo, mas devo dizer mais uma vez: é incrível como tudo isso vem de um portátil.

touchscreen
As movimentações dos personagens flui perfeitamente, infelizmente eu não posso dizer a mesma coisa dos cenários. Para comportar tudo o que vemos no game, as animações dos cenários de fundo foram tristemente deixadas de lado. Tudo é estático. Nada se mexe – o que é bastante estranho – e fica difícil não notar o hipopótamo com aquela enorme boca aberta e parada a luta inteira. Mesmo assim, me parece que foi um preço a se pagar por todo o resto.

Street Fighter em terceira pessoa?


Super-Street-Fighter-IV-3D-Edition-2A grande novidade em comparação às versões “grandes” de SSF4 é, sem dúvida, o efeito 3D do portátil. Quando jogado na terceira pessoa, o efeito 3D é bonito e útil. Fica fácil notar a distância do adversário, e os efeitos de luz que “saem” da tela são bem bacanas. A questão, no fim das contas, é se esse efeito é algo que nos prenderia a utilizar esse esquema de jogo. A resposta é bastante simples e creio que muitos de vocês, leitores, já pensaram nisso: você vai acabar voltando para a visão lateral 2D porque ela é, de longe, a que estamos mais acostumados, mas para você que decidir se aventurar totalmente pela visão 3D, eu só posso tirar o chapéu, pois você possui habilidades melhores do que as minhas.

Surras multiplayer


Com dois 3DS e um único cartão de jogo é possível jogar partidas multiplayer via Download Play. Dessa forma, apenas o Ryu pode ser utilizado, mas mesmo assim é algo bacana para tirar uma ou outra luta. Já com dois cartões de jogo, as batalhas entre dois jogadores se tornam completas, com tudo o que o game tem a oferecer.  Outra bela opção é o multiplayer online, encontrar algum adversário é algo bastante rápido e indolor, grande parte das lutas ocorrem sem lag, o sistema de ranking é algo que te prenderá no game por muito tempo, e o modo que utiliza o super-street-fighter-iv-3d-edition-513831Street Pass é bacana e um atrativo a mais para as lutas ininterruptas. Com ele, podemos ganhar troféus mais raros e combater os troféus de pessoas pelo mundo ao deixar o nosso 3DS no modo Sleep. Assim, é capaz de você sair e quando voltar para casa perceber que ganhou um novíssimo troféu da C. Viper. O que não falta no game são extras.

Esse K.O. vale a pena?


Não é à toa que SSF4 está sendo considerado como o carro chefe do Nintendo 3DS. Ele possui basicamente tudo o que suas versões “grandes” possuem, mais os detalhes que apenas o portátil da Big N tem. Mesmo assim, para o jogador que já possui a versão HD, o game torna-se apenas um item de coleção, pois o mais importante – as lutas – estão em melhor qualidade nos consoles de mesa.

super-street-fighter
A qualidade que a Capcom conseguiu trazer ao game, ainda mais em um hardware recém lançado onde poucos – ou nenhum – conhecem todo o seu potencial é louvável. Para quem quer começar bem com o novo portátil da Nintendo não há indicação melhor do que as lutas de Ryu e companhia.
Esse K.O. vale a pena sim, e muito.

Super Street Fighter 4 3D Edition – 3DS – Nota final: 8,5
Gráficos: 8 – Som: 8,5 – Jogabilidade: 8 – Diversão: 8,5

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. muito legal!!!
    fiko aki imaginando como deve ser divertido
    joga-lo em 3D

    xD

    ResponderExcluir
  2. "...mas o D-pad ainda (para mim) é mais funcional"
    Concordo com você Ricardo, o D-Pad é a melhor opção para jogar jogos side scrolling, já o Cicle Pad é melhor para jogar jogos com 8 direções (esses jogos em que o jogador anda para direita, esquerda, frente, trás...).
    Parabéns pela análise.

    ResponderExcluir
  3. primeira escolha do meu 3DS (que ja chegou, mas sem jogos)
    vai ser meio dificil me acostumar a jogar, ja que, apesar do d-pad ser melhor, ele está em uma posição um pouco desconfortavel.

    ResponderExcluir
  4. Excelente matéria, nos deixa com uma vontade maior de ter um 3DS.

    ResponderExcluir
  5. Woaalh!
    O 3DS já saíu?
    umbeliveble!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom agora vou comprar um 3DS e esse jogo! Vou te adicionar e vou ganhar de vc!!!

    ResponderExcluir
  7. Ótima análise, se eu comprasse um 3DS eu pegaria esse jogo. :)

    ResponderExcluir
  8. Elivelton de que planeta vc é ?
    o 3DS ja saiu, quer dizer ainda nao foi lançado oficialmente no brasil, mas é muito facil acha - lo por ai.

    ResponderExcluir
  9. Robert
    Comprei o meu dia 6, com este street, e o jogo é realmente incrível, é uma pena os cenários não terem animações, fora isso é o mesmo jogo dos consoles hd, mas em um 3d fantástico!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google