Tenha cuidado para não levar um na cara enquanto lê essa análise.
Dando uma olhada dentro
Ao ligar o seu 3DS, você é recebido pela belíssima cutscene (que não é em 3D) e pela envolvente trilha sonora. Logo de cara, é paixão à primeira vista. Se você já jogou alguma versão de algum console HD, a sua segunda impressão é de puro êxtase. Uma pergunta aparece em sua mente que demorará a ser calada: Como isso está vindo de um portátil? A apresentação é magnífica, os menus são intuitivos, as cores vivas fazem o game ganhar cada vez mais pontos em estilo. Mas o mais bacana em tudo isso é que você acaba nem notando todos os detalhes, isso porque a vontade de entrar na tela de seleção de personagens e começar a soltar Hadoukens e Kikoushous é enorme, e o melhor: está tudo lá.
Fight!
Todos os 35 personagens estão na tela: Ryu, Chun-Li, Zangief, os novatos Hakan e Juri, entre outros ótimos lutadores. Está tudo nos seus devidos lugares, e mesmo a tela do 3DS não sendo uma tela LED de quarenta polegadas, nenhum detalhe deixa de aparecer, nenhuma cor, nenhum defeito. Após escolher o seu lutador, a verdadeira luta de rua começa.
Os botões do portátil são fáceis e confortáveis para bater muito no seu adversário (figurativamente falando). O controle analógico, mesmo precisando de uma curva de aprendizado e costume, acaba sendo uma ótima opção, mas o D-pad ainda (para mim) é mais funcional. Realizar golpes especiais, combos e ultra combos é uma tarefa fácil, ainda mais com a opção de fazer alguns deles com um simples toque na tela de baixo.
Mesmo que a pura técnica do game não está em apenas realizar esses golpes. Todas as animações dos ultra combos são as mesmas que nos consoles HD – o que é ótimo. Eu sei que vou soar repetitivo, mas devo dizer mais uma vez: é incrível como tudo isso vem de um portátil.
As movimentações dos personagens flui perfeitamente, infelizmente eu não posso dizer a mesma coisa dos cenários. Para comportar tudo o que vemos no game, as animações dos cenários de fundo foram tristemente deixadas de lado. Tudo é estático. Nada se mexe – o que é bastante estranho – e fica difícil não notar o hipopótamo com aquela enorme boca aberta e parada a luta inteira. Mesmo assim, me parece que foi um preço a se pagar por todo o resto.
Street Fighter em terceira pessoa?
A grande novidade em comparação às versões “grandes” de SSF4 é, sem dúvida, o efeito 3D do portátil. Quando jogado na terceira pessoa, o efeito 3D é bonito e útil. Fica fácil notar a distância do adversário, e os efeitos de luz que “saem” da tela são bem bacanas. A questão, no fim das contas, é se esse efeito é algo que nos prenderia a utilizar esse esquema de jogo. A resposta é bastante simples e creio que muitos de vocês, leitores, já pensaram nisso: você vai acabar voltando para a visão lateral 2D porque ela é, de longe, a que estamos mais acostumados, mas para você que decidir se aventurar totalmente pela visão 3D, eu só posso tirar o chapéu, pois você possui habilidades melhores do que as minhas.
Surras multiplayer
Com dois 3DS e um único cartão de jogo é possível jogar partidas multiplayer via Download Play. Dessa forma, apenas o Ryu pode ser utilizado, mas mesmo assim é algo bacana para tirar uma ou outra luta. Já com dois cartões de jogo, as batalhas entre dois jogadores se tornam completas, com tudo o que o game tem a oferecer. Outra bela opção é o multiplayer online, encontrar algum adversário é algo bastante rápido e indolor, grande parte das lutas ocorrem sem lag, o sistema de ranking é algo que te prenderá no game por muito tempo, e o modo que utiliza o Street Pass é bacana e um atrativo a mais para as lutas ininterruptas. Com ele, podemos ganhar troféus mais raros e combater os troféus de pessoas pelo mundo ao deixar o nosso 3DS no modo Sleep. Assim, é capaz de você sair e quando voltar para casa perceber que ganhou um novíssimo troféu da C. Viper. O que não falta no game são extras.
Esse K.O. vale a pena?
Não é à toa que SSF4 está sendo considerado como o carro chefe do Nintendo 3DS. Ele possui basicamente tudo o que suas versões “grandes” possuem, mais os detalhes que apenas o portátil da Big N tem. Mesmo assim, para o jogador que já possui a versão HD, o game torna-se apenas um item de coleção, pois o mais importante – as lutas – estão em melhor qualidade nos consoles de mesa.
A qualidade que a Capcom conseguiu trazer ao game, ainda mais em um hardware recém lançado onde poucos – ou nenhum – conhecem todo o seu potencial é louvável. Para quem quer começar bem com o novo portátil da Nintendo não há indicação melhor do que as lutas de Ryu e companhia.
Esse K.O. vale a pena sim, e muito.
Super Street Fighter 4 3D Edition – 3DS – Nota final: 8,5
Gráficos: 8 – Som: 8,5 – Jogabilidade: 8 – Diversão: 8,5
muito legal!!!
ResponderExcluirfiko aki imaginando como deve ser divertido
joga-lo em 3D
xD
"...mas o D-pad ainda (para mim) é mais funcional"
ResponderExcluirConcordo com você Ricardo, o D-Pad é a melhor opção para jogar jogos side scrolling, já o Cicle Pad é melhor para jogar jogos com 8 direções (esses jogos em que o jogador anda para direita, esquerda, frente, trás...).
Parabéns pela análise.
primeira escolha do meu 3DS (que ja chegou, mas sem jogos)
ResponderExcluirvai ser meio dificil me acostumar a jogar, ja que, apesar do d-pad ser melhor, ele está em uma posição um pouco desconfortavel.
Excelente matéria, nos deixa com uma vontade maior de ter um 3DS.
ResponderExcluirWoaalh!
ResponderExcluirO 3DS já saíu?
umbeliveble!
Muito bom agora vou comprar um 3DS e esse jogo! Vou te adicionar e vou ganhar de vc!!!
ResponderExcluirÓtima análise, se eu comprasse um 3DS eu pegaria esse jogo. :)
ResponderExcluirElivelton de que planeta vc é ?
ResponderExcluiro 3DS ja saiu, quer dizer ainda nao foi lançado oficialmente no brasil, mas é muito facil acha - lo por ai.
N tem no Wii.
ResponderExcluirRobert
ResponderExcluirComprei o meu dia 6, com este street, e o jogo é realmente incrível, é uma pena os cenários não terem animações, fora isso é o mesmo jogo dos consoles hd, mas em um 3d fantástico!