Jogamos

Análise: Top Spin 4 (Wii)

A franquia Top Spin chegou para o Nintendo Wii em junho de 2008, sendo um jogo de tênis focado na simulação. Quase 3 anos depois, os desen... (por Alberto Canen em 15/04/2011, via Nintendo Blast)

A franquia Top Spin chegou para o Nintendo Wii em junho de 2008, sendo um jogo de tênis focado na simulação. Quase 3 anos depois, os desenvolvedores da 4ª edição trouxeram novidades, com a individualização dos jogadores, nos seus estilos de jogar, gestos, comemorações, roupas e aparelhagem oficiais, e também das quadras e da torcida. O estilo do jogo mudou, mesclando o anterior com o Arcade, notadamente para alcançar o público mais casual, o que pode não agradar os fãs mais aficionados da série. É bem verdade que pode desagradar a quase todos também, considerando a baixa qualidade do jogo em si.

Capas e capas

Com acertado cunho comercial e mais uma vez buscando a individualização, 3 capas foram feitas conforme a localidade em que os jogos serão distribuídos:

A primeira capa é para as Américas: André Agassi (lenda do tênis americano, ex-nº 1 do mundo) ao centro, Rafael Nadal (espanhol, atual nº 1 do mundo) de um lado e Serena Williams (americana, ex-nº 1 do mundo) do outro lado. A seguinte é da Europa: Rafael Nadal ao centro, Roger Federer (atualmente nº 3) de um lado e Serena Williams do outro. E finalmente a do Reino Unido: Andy Murray (escocês, nº 1 do Reino Unido) ao centro, Rafael Nadal de um lado e Ana Ivanović (sérvia, ex-nº 1 do mundo) do outro.

Jogadores

Diversos jogadores estão licenciados oficialmente nesse novo título, a série traz a maior lista até hoje, são 25 ao todo, alguns em atividade, tanto na parte masculina, quanto na feminina, outros lendários (somente entre os homens). Abaixo segue a lista completa:

ATP (Association of Tennis Professionals)
United States Andy Roddick
James Blake
Rafael Nadal
Roger Federer
Stanislas Wawrinka
Novak Djoković
Andry Murray
Gilles Simon
Nikolay Davydenko
Bernard Tomic
 
WTA (Women's Tennis Association)
Serena Williams
Ana Ivanović
Jelena Janković
Dinara Safina
Vera Zvonareva
Caroline Wozniacki
Eugenie Bouchard

Lendas
  André Agassi
Pete Sampras
Jim Courier
Michael Chang
Ivan Lendl
Boris Becker
Björn Borg
Patrick Rafter
 
O que salta aos olhos é a grande quantidade de norte-americanos, praticamente 1/3, e a completa ausência de sul-americanos, percebe-se que as vendas não são muito prósperas por essas bandas. Dessa forma não vai melhorar, ídolos locais sempre atraem o público conterrâneo, é uma simples questão de identificação. Colocar, por exemplo, o Gustavo Kuerten (o "Guga") num game de tênis, é mais do que merecido, é necessário, pois, além de ter sido número 1 do mundo e 3 vezes campeão de Roland Garros, é um dos mais carismáticos tenistas de todos os tempos, com um estilo inconfundível. Fora que os argentinos também tem muito sucesso no tênis, sempre despontando entre os melhores do mundo e na Copa Davis (competição de tênis entre países, jogada entre times), tendo conseguido 3 vice-campeonatos (1981, 2006 e 2008).

Existe para cada jodador do game um medidor de habilidade, feita pela quantidade de quadradinhos amarelos que cada um possui em seus 5 atributos: forehand (golpe executado com a palma da mão voltada para frente, é a direita do destro ou esquerda do canhoto), backhand (executado do lado contrário que se segura a raquete, podendo ser com uma ou duas mãos), serve (serviço, saque), volley (voleio) e speed (velocidade).

Em geral, os atributos ficaram bem distribuídos, podendo haver discordância de um quadradinho para mais ou para menos. Sobre isso, o jogador francês Gilles Simon concordou com a forma com que as suas habilidades foram retratadas, brincando que ele realmente não é bom no quesito voleio e que achou o seu personagem melhor do que ele na vida real, pois conseguiu vencer com facilidade o tenista britânico Andy Murray, o que não vem acontecendo nos seus jogos não virtuais. Quem sabe se ele tirasse do fácil ficasse menos contente com o provável resultado. Infâmia à parte, até porque ele é um ótimo jogador, com um estilo muito bonito, que usa mais habilidade do que força, eis o vídeo de sua entrevista para a 2K Sports (distribuidora do game). E não se espantem por ele estar jogando num PS3, pois todas as propagandas são assim, já que o jogo foi produzido pensando no console da Sony:
 
 
Rafael Nadal e Roger Federer, em momentos distintos, já declararam que jogam games de tênis e preferem jogar um com o personagem do outro. Nadal por achar que seu personagem é sempre muito defensivo, ficando 2 metros atrás da linha de fundo, nunca conseguindo aplicar um Winner (ponto vencedor, uma bola indefensável); já Federer, diz sempre jogar com seu personagem, mas em Roland Garros prefere jogar com o Nadal, que é penta campeão do torneio. Bom, em Top Spin 4, ao menos Nadal, vai poder jogar seu próprio personagem, por estar muito menos defensivo, evolução condizente com a sua própria nas quadras reais.

Os movimentos dos jogadores realmente estão menos genéricos, mais individualizados em relação ao estilo de cada um, tanto na forma como ele joga, quanto como comemora ou mesmo uma atitude mais simples após o ponto, como enxugar o suor do rosto. Alguns movimentos ficaram bem comuns ainda, mas dá para perceber características individuais com certa facilidade, apesar do momento nem sempre ser o mais apropriado, veja o caso do americano Pete Sampras, que sempre foi contido, calmo, mas que comemora diversos pontos como se fosse o último.
 
Ainda assim, o problema não está sobremaneira no estilo pessoal , mas sim na baixa taxa de frames, que torna tudo menos realístico e bastante errático, o que não é nada interessante quando se está atrás de mais similitude com a realidade. Mais um ponto em que não faltou capricho por detalhes, mas sim interesse em desenvolver o jogo adequadamente para a plataforma.
 

Quadras

 
O ambiente tem os mesmo problemas de taxa de frames, uma aparência quadrática, não muito elegante, longe da proposta de realidade oferecida pelos desenvolvedores, uma verdadeira bola fora, ou como dito no tênis "out". São mais de 40 ao todo, incluindo 1 quadra principal de 3 dos Grand Slams, faltando apenas Wimbledon (Grand Slam da Inglaterra), mas é uma falta considerável, por ser o mais é uma falta considerável, por ser o mais tradicional dos 4. Eis as mais importantes do game:
    • Rod Laver Arena (Australian Open)
    • Court Philippe Chatrier (Roland Garros)
    • The Arthur Ashe Stadium (US Open)
    • Indian Wells Tennis Garden (BNP Paribas Open)
    • Sony Ericsson Open in Miami
    • BNP Paribas Masters of Paris
    • The O2 Arena in London (Barclays ATP World Tour Finals)
      O público também ficou um tanto "pixelado" e embaçado, ficou até pior do que as quadras e jogadores, uma confusão visual. A impressão que passa, é que fizeram o jogo para os consoles mais potentes graficamente (Xbox 360 e Playstation 3) e uma cópia desleixada para o Nintendo Wii. Veja mais mais abaixo uma comparação detalhada.

      • Tutorial
      Curto e pobre, dividido entre treinos de serviço e de jogabilidade básicas. Faltou enriquecê-lo com mais ensinamentos, tanto de jogadas, quanto de situações de jogo, como subir à rede, quando subir, ao aplicar uma cruzada, em que parte da quadra ficar, bater inside out (de dentro para fora, muito comum) e muito mais. Quem não tem a menor noção de tática e posicionamento pode ficar perdido, correndo atrás da bola, ou, ao menos, deixará de desfrutar de todas as possibilidades, ficando naquele básico jogo de fundo, sem armar nenhuma jogada mais interessante.

      Outro incômodo é não haver uma subdivisão, então se quiser repetir apenas como executar uma drop-shot (curtinha) tem que fazer o tutorial desde o começo.

      A única opção de jogador é com Rafael Nadal. Deveria ser possível escolher um dos outros 24 jogadores, no mínimo um que fosse destro. Não chega a atrapalhar, mas é mais um ponto negativo, pois retira a imersão no jogo, pois aplicar um forehand e ver seu jogador batendo um backhand não ajuda que alguém se sinta no jogo, ou no caso, no treino.

      • Play Now

      Esse é o módulo que a maioria vai testar primeiro, antes mesmo do tutorial, e alguns talvez só se utilizem dele, pois é onde são feitas as partidas de exibição, podendo ser escolhido qualquer um dos 25 jogadores licenciados oficialmente, tanto em jogos de simples, quando de duplas, contra o video game ou contra jogadores. Deversas quadras, do três tipo de piso (saibro, grama e sintético) podem ser escolhidos. Aqui, mais uma vez, sentindo falta de Wimbledon.


      • Multiplayer
      Infelizmente é apenas off-line, o que hoje em dia, em que jogar on-line é bastante comum, é um falta grave. Contudo, nele existe uma interação com uma ideia bem divertida, onde os jogadores, humanos ou não, competem entre si, em tie breaks (melhor de 7 pontos, com alternância de saque) ou mini games diversos. É o que o Wii faz de melhor, tirar os jogadores do isolamento, com boas possibilidades de jogos em grupo.
      • Career
      No modo carreira abre-se a possibilidade de customizar um jogador para se começar de baixo e progredir até o topo do mundo. É bem simples e predeterminado, bastando escolher o sexo, se destro ou canhoto, se joga com uma ou duas mãos no backhand, nacionalidade (a brasileira está entre as 9). Os detalhes e tipo de rosto, bem como de cabelo também são possíveis de serem escolhidos. Bem interessante é poder escolher aparelhagem de marcas oficiais que os jogadores profissionais utilizam: camisas, shorts, bonés, bandanas, munhequeiras, tênis e raquetes.

      O modo em si é bem longo, repleto de mini games para se treinar e melhorar seus atributos. Nem todos irão se interessar por essa opção, por ter menos partidas do que mini games. Melhor seria ter uma possibilidade de distribuir atributos ao seu jogador e participar direto dos torneios, sem treino, ou escolher um dos jogadores licenciados para entrar nas chaves dos torneios, assim teria opção para todo tipo de gosto, não obrigando os jogadores que apenas quisessem jogar partidas e vencer um Grand Slam, a ficarem evoluindo o personagem como num RPG.
       

      Top Spin vs Top Spin

       
      A verdade é que o jogo Top Spin 4 foi feito pensando quase que exclusivamente para o Playstation 3. É o que se vê nas propagandas, feitas apenas para o console da Sony, nos comentários dos criadores e, principalmente, na qualidade extremamente diferenciada entre as plataformas, não apenas quanto aos gráficos, que não devem ser comparados em qualquer outro jogo, claro, mas no capricho dos detalhes, na qualidade dos controles e jogabilidade. Eis uma pequena demonstração:
       
       
      No Wii não há boa resposta, é difícil realizar a jogada que se pretende, parece que é necessário mais sorte do que habilidade com os controles. A 2K Games não ofereceu sequer suporte ao Motion Plus, demonstrando o descaso com o game na versão da Nintendo. O mesmo não ocorre no PS3, em que o Move (controle da Sony que reconhece movimentos ao estilo do Wii remote) foi bem desenvolvido, com respostas muito boas, que se não são perfeitas, são bem melhores do que no Wii. Em entrevistas, percebe-se claro orgulho dos desenvolvedores quanto ao Move, e bem menos interesse ao Wii, que eles dizem não ter controles com resposta tão boa. Realmente lamentável, melhor não ter feito nada para as outras plataformas, pois mesmo o Kinect da Microsoft não foi utilizado, apesar da jogabilidade com controles normais ter ficado no mesmo nível da do PS3.
       

      Contra-pé

       
      No tênis é bastante comum buscar fintas para a jogada no contra-pé, ou seja, jogar no lado oposto ao que o adversário imagina que a bola irá ser alçada. Numa partida de tênis, isso pode resultar em uma leve torção ou, até mesmo, numa contusão séria, que pode levar à desistência ou até mesmo algum tempo "de molho" para uma possível recuperação. O jogo Top Spin 4, do Nintendo Wii, parece ter sido um belo contra-pé. Como o lançamento é recente, veremos se será apenas uma leve torção ou algo mais grave, passível de um tempo em lenta e dolorosa recuperação.
       

      Top Spin 4 - Nintendo Wii - Nota Final: 5.0

      Jogabilidade: 4.0|Diversão: 4.0|Gráfico: 5.0|Som: 7.0

      Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
      Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


      1. Fico revoltado de como as third parties fazem os jogos com gráficos que parecem ter saído de um celular.
        Realmente trabalho porco, e olha que eu adoro tênis, mas ainda assim sou mais Mario Power Tennis, que é de Gamecube e é bem melhor que isso ai.
        Coloquem no youtube o gameplay dos jogos da Zoo e da Storm City Games e se preparem para chorar...
        Porquê fazem isso pro Wii? Porquê?

        ResponderExcluir
      2. Joguei essa porcaria aí. Os controles são terríveis mesmo.
        Grand Slam até o momento foi o melhor Tennis pro Wii.
        Ainda teremos Virtua Tennis 4 com modo online bacana.

        ResponderExcluir
      3. Eu joguei 10 minutos e pensei...
        "nunca mais vou jogar esse jogo" ;p
        Taí um ótimo jogo para chamar o tédio
        O cara que terminar esse jogo vai pro guiness

        nota: 4

        ResponderExcluir
      4. Meu jogo de tenis pro Wii nao rolda, pod ateh ter o controle, mas parece q ele n responde direito seus movimentos nem com o Motion Plus. Isso sem contar os gráficos,parte sonora....

        ResponderExcluir
      5. Alberto, parabéns pelo seu primeiro texto aqui no Blast. Fico contente de ter contribuido de alguma forma para a sua chegada à essa equipe!

        ResponderExcluir
      6. Sérgio, obrigadão!! Se não fosse por você, não estaria por aqui nesse timaço. Valeu mesmo!!

        ResponderExcluir
      7. Thiago Luiz Torquato02/05/2011, 12:39

        Eu adorei o jogo, achei melhor do que o Grand Slam tennis, devo ter algum problema. O modo carreira do grand Slam enjoa rápido demais, e jogar com o Wii Remote Plus é muito ruim. O modo online e os gráficos dele são melhores, mas gostei da jogabilidade do Top Spin, e também do modo carreira.

        ResponderExcluir
      8. Imagina Thiago, você não tem problema algum. Jogo bom é o que gostamos de jogar. Abs.

        ResponderExcluir
      9. Bem, galera Top Spin 4 realmente não é os super jogo de tennis, mas ele tem uma coisa que muitos desejam a desejar, é o tempo de movimentação dos jogadores, eu, (quando tinha mais tempo) via os torneios completos, na era Guga. E simplesmente a movimentação entre as quadras achei bem realista (a movimentação). Já no virtua tennis (novo), tem um gráfico bem superior e uma jogabilidade mais "divertida", deixando mais interessante, joguei ambos, e o top spin 4 depois de "muita" prática, ele acaba se tornando um jogo simples de jogar. Mas voltando a movimentação eu acho melhor que do virtua tennis,
        pois no virtua tennis os personagens correm para o lado e para outro como "se não tivesse nenhuma dificuldade de se movimentar na quadra, ou seja, (bonecos) e isso não ocorre em um jogo real, movimentar para o lado e para outro e correr para tras e para frente "voce como pessoa" não é tao simples e rapido assim como vc ve no virtua tennis, o que deixa o jogo um pouco manjado para fazer estratégias. Experimente fazer isso no top spin e vc ira notar a resistencia de ir e voltar para o lado e para o outro, que isso corre em nossas vidas! Porém deixado poe fora o grand slam é o pior... basta o cara correr pra rede e ficar de voleio que há uma apelação (nada simulação) pq eles pegam quase tudo na rede... o que é uma mentira na verdade. Mas enfim.. unica coisa que acho muito legal nesse jogo é a realidade de tempo das movimentações... até agora não vi melhor.

        ResponderExcluir
      10. Galera, estou para comprar o jogo e gostaria de saber uma coisa: o TS4 é melhor, pior ou igual ao TP3 para Wii??? Abraços.....

        ResponderExcluir

      Disqus
      Facebook
      Google