Mario Bits

Mario Bits: O Mistério das Esfinges de Yoshi

Ao longo da história, o Marioverso tem se chocado com o ambiente gerado pelo Antigo Egito em algumas ocasiões. Para citar um exemplo, a séri... (por Eduardo Jardim em 07/04/2011, via Nintendo Blast)

Ao longo da história, o Marioverso tem se chocado com o ambiente gerado pelo Antigo Egito em algumas ocasiões. Para citar um exemplo, a série Wario tem trabalhado bastante com personagens baseados no Antigo Egito, como diversos inimigos de Wario: Master of Disguise, incluindo o faraó Poobah. Um dos maiores mistérios faraônicos, entretanto, repousa nas esfinges gigantescas presentes em algumas pistas de Mario Kart — com formato de um Yoshi.

Guiemos nossos olhos para as pistas perigosas de Mario Kart: Super Circuit, para Game Boy Advance. No plano de fundo da pista Yoshi Desert, é possível ver pirâmides egípcias — uma das quais possui uma enorme estrela estampada na ponta — e a Esfinge de um Yoshi.

Em Mario Kart Wii, a Esfinge do Yoshi tem um destaque mais glorioso: em Dry Dry Ruins, a primeira pista da Special Cup, temos uma estrada baseada na área de Paper Mario que carrega o mesmo nome. E, cá entre nós, por sua vez, Dry Dry Ruins divide semelhanças com o Dry Dry Desert de Mario Kart: Double Dash!! para GameCube. A imagem da Esfinge do Yoshi levanta dúvidas que talvez jamais serão esclarecidas. Como foram os povos antigos da série Mario? Será que os Yoshis nasceram às margens de um rio equivalente ao Nilo no Antigo Mundo do Cogumelo, e teriam eles permanecido em áreas como as ruínas de Dry Dry como um exemplo de prosperidade e curiosas formas políticas, artísticas, literárias e religiosas? Talvez nem mesmo a própria Nintendo poderá responder essa; sabe-se, apenas, que as Esfinges de Yoshi estão lá.

Também é possível que a Nintendo não dê tanto valor para o elemento, colocando-o apenas como um equivalente adequado às contrapartes do Mundo Real sem se importar com o trecho da história do Mario no qual as esfinges de Yoshi se encaixariam. Prova disso é que, ao jogar como um Mii, os avatares do Mii Channel do jogador substituem a cabeça do Yoshi. Então... tanto faz!

Mistério maior do que este, só a queda do nariz da Grande Esfinge de Gizé. ...Porém, na história "Mario's Picross" publicada na série alemã de histórias em quadrinhos Club Nintendo, descobrimos que Mario foi o responsável por arrancar o nariz da dita-cuja! Faça-me o favor, bigodudo...

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Há também no Super Mario 64 DS um mini-game que tem como cenário de fundo uma paisagem deserta e mostra a esfinge do Yoshi.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade é esfinge de Gizé, não guizé

    ResponderExcluir
  3. Se essa Esfinge do Yoshi perder o nariz também, não vai sobrar nada dela xD

    ResponderExcluir
  4. Eles só colocaram a esfinge pra enfeitar lol

    ResponderExcluir
  5. é por isso que eu adoro a série mario, ela faz tantos segredos em diferentes jogos! que faz agente ficar pensando sobre como era o universo mario.

    ResponderExcluir
  6. @ZPH é verdade.
    se o yoshi perder o nariz ele vai ficar parecendo um sapo. XD

    ResponderExcluir
  7. @ZPH, não consigo imaginar o Yoshi sem o nariz dele, se bem que o nariz do Yoshi é o que chama mais atenção nele.
    @Emmanoelbs, o Yoshi só não é um sapo por causa que ele é bípede e tem esse belo nariz grande, se ele não tivesse isso, ai sim seria um sapo (já que ele tem uma língua comprida e é verde.

    ResponderExcluir
  8. "Também é possível que a Nintendo não dê tanto valor para o elemento"

    É bom saber que vocês estão cientes que vocês, ás vezes, especulam um pouco demais. Se isso é para preencher o vazio do site ou não, aí eu já não sei. :/

    ResponderExcluir
  9. aff pra que ficar fasendo misterio a esfinge ta la por que ta

    nada do que esta presente ali teve uma historia por que é um videogame é so um enfeite para faser a fase ficar com um clime desertico do mundo do mario

    ResponderExcluir
  10. Nada pior do q uma pessoa q não sabe apreciar um texto bem escrito!!! ¬¬"

    Mas bem q a Nintendo podia explorar mais esse lado egípcio da franquia Mario!!!

    ResponderExcluir
  11. Não tem lado egípcio! É simplesmente o *tema* deserto que começou lá em SMB3. É representar o deserto com o universo do jogo, com personagens do jogo, nada mais.

    ResponderExcluir
  12. Claro, todos aqui são especialistas no universo Mario, é capaz de saberem mais q o próprio Miyamoto!!!

    E esqueci q todo deserto obrigatoriamente tem pirâmides e esfinges!!! Dizem q o Nordeste brasileiro pode virar um deserto, isso quer dizer q em breve veremos pirâmides simplesmente brotando do chão por lá!!!

    Aprendam: Pirâmides+Esfinge+deserto de areia = Egito!!!

    É mais do q óbvio q a intenção foi fazer referência ao Egito (aliás, fazer referências a coisas do mundo real é bem comum no universo Mario), ou vcs conhecem outros lugares na Terra q reúnam essas 3 coisas.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google