Vem aí

Prévia: Cave Story 3D (3DS)

Cave Story, ou Doukutsu Monogatari, é originalmente um jogo freeware independente, lançado para PC em 2004 por Daisuke Amaya, mais conhe... (por Paula Travancas em 21/04/2011, via Nintendo Blast)

Cave Story 3D Cave Story, ou Doukutsu Monogatari, é originalmente um jogo freeware independente, lançado para PC em 2004 por Daisuke Amaya, mais conhecido como Pixel. Quando ainda estava na faculdade de computação, Amaya começou a criar personagens para um jogo. Ele começou apenas a fazer seus personagens se moverem na tela, ainda sem quase nenhuma ideia de qual seria o produto final ou se haveria de fato um. Cinco anos depois, Amaya tinha um shooter de ação em suas mãos: cada pixel, cada nota musical e cada fala oriundos da mente e das mãos desse único jovem.

Screenshot do jogo original Com o tempo, aquilo que começou de maneira totalmente recreativa e inocente, foi ganhando notoriedade e espaço no mundo dos jogos indie. Pouco mais de um mês depois do lançamento, Cave Story já tinha um patch de tradução feito por fãs. Foi aclamado por muitos como uma obra de arte, um jogo retrô perfeito, com controles precisos, ótima jogabilidade, trama intrigante, muitos personagens bem desenvolvidos e belíssimos sprites que não ficam nada a dever aos clássicos da era 8-bit. Além disso, Cave Story é um jogo bastante longo, tem vários finais que dependem das escolhas do jogador, muitos itens e armas para colecionar, bônus secretos e desafios especiais.

Screenshot da versão para WiiWare Com tanta qualidade e conteúdo e toda uma base de fãs já estabelecida, não é de se espantar que alguém tenha se interessado em comercializar a ideia. O alguém no caso foi a Niscalis, uma companhia de games, também independente, que entrou em contato com Pixel para checar se ele tinha vontade de transformar Cave Story em algo vendável. Assim, em 2010, saía uma versão do jogo para WiiWare, com os gráficos e o som melhorados, mas ainda com um jeitão de game antigo. Não muito depois, Cave Story foi parar também no DSiWare. Em fevereiro desse ano a Nippon Ichi Software lançou uma imagem teaser, com seu mascote Prinny usando o boné, o chachecol e segurando a arma que são as marcas registradas de Quote, personagem principal de Cave Story. Logo foi anunciado que o jogo ganharia um remake completo para 3DS, dessa vez em mídia física.

Mapa original Mapa conceitual para Cave Story 3D Gráficos do jogo para 3DS

A data de lançamento está marcada para 28 de junho na América do Norte  (quanto ao Japão, não há informações), mas nenhuma filmagem de gameplay ainda foi revelada. Tudo o que sabemos é que o jogo continuará sendo um shooter de ação sidescroller e que seguirá plataforma a plataforma o original, mas dessa vez Quote e companhia ganham versões poligonais e uma dimensão a mais. Até agora, só temos alguns artworks de personagens e itens, desenhos conceituais dos cenários, uma imagem de fase renderizada, uma possível imagem da capa do jogo e screenshots escassos em baixa resolução. O ponto alto de tudo que foi divulgado até o momento é um curto teaser trailer que Quote, personagem principalmostra Balrog, um inimigo importante na trama, levando um tiro de Quote. A ação se desenrola contra um fundo branco mas a animação é totalmente tridimensional, o que é bem longe de qualquer coisa que se assemelhe à jogabilidade prometida.

Screenshot de Cave Story 3D Screenshot de Cave Story 3D

A boa notícia é que Daisuke "Pixel" Amaya está acompanhando de perto a produção do jogo e se diz animado com os rumos que o projeto vem tomando. Ele promete que Cave Story 3D agradará tanto a fãs, que verão o jogo ganhar nova vida e um nível maior de complexidade, como àqueles que não conhecem o jogo. Segundo ele, grande parte da graça de Arte conceitual de Igor, um inimigoCave Story está em descobrir as coisas por si próprio, então não vamos contar a você nada que Quote não saiba de início: que acordou sem memória em uma caverna e precisaria andar e atirar muito para descobrir porque estava lá, sua própria identidade e como sair de sua prisão subterrânea. Pixel ainda revela que já pensa numa possível continuação para o game. Esperamos que Cave Story, que sempre teve um visual marcadamente retrô, fique bem em três dimensões e que os donos de 3DS dêem uma chance ao título, mesmo com a versão freeware ainda existindo para download.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Cave Story é uma pérola em 2D. Joguei no Wii e gostei muito, quem dirá no 3DS

    Boa prévia!

    ResponderExcluir
  2. muito legal esse jogo

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google