Enquanto isso: Sony e a tecnologia de realidade aumentada

É certo que os cartões AR, aqueles de realidade aumentada, fazem sucesso no 3DS. Os jogos disponíveis no novo portátil da Nintendo são incr... (por Alex Sandro de Mattos em 25/05/2011, via Nintendo Blast)

Aqui é "Sónyntendo", mas a concorrência também tem um espaçinho. É certo que os cartões AR, aqueles de realidade aumentada, fazem sucesso no 3DS. Os jogos disponíveis no novo portátil da Nintendo são incríveis e entretém os jogadores enquanto os games mais aguardados não chegam.

A Sony, por sua vez, decidiu investir nessa tecnologia. A empresa, que desde 1994 explora essa técnica, divulgou um vídeo demostrando o novo sistema, que é chamado SmartAR. Veja-o abaixo:

Ainda é um protótipo, porém a aposta da Sony é usar a tecnologia de realidade aumentada sem a necessidade de marcadores ou códigos de barras para a introdução de personagens ou elementos virtuais. O que impressiona no vídeo é a qualidade da projeção, principalmente quando a base que é utilizada para o personagem é distanciado (modificando assim o tamanho) ou movimentado.

É uma tecnologia com muito potencial e a empresa ainda não divulgou quando pretende lançar a tecnologia. Especula-se que será para celulares e smartphones, mas que poderá aparecer no próximo portátil da Sony, o NGP.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Muito bom, mas falta muito ainda..

    ResponderExcluir
  2. a SONY não copiou isso,ela estuda isso desde 1994 ou seja pelo que eu me lembre ninguem¨a não ser a propria SONY¨ pensava nisso naquela época

    ResponderExcluir
  3. parece que temos um sonysta aqui,vasa!

    ResponderExcluir
  4. aff
    a sony estudou isso a anos atras mais eles fizeram isso funcionar do geito que os ar cards do 3ds fazem

    bando de lixero esses caras da sony

    ResponderExcluir
  5. Aff... É só alguem aparecer falando a verdade sem vangloriar a nintendo q ja é criticado ¬¬'

    ResponderExcluir
  6. que sonysta o que,eu num ligo pra essa palhaçada de nintendista ou sonista,eu jogo video game não importando de que empresa ele é mais sim por me divertitir não pra ficar com essa criançisse de FANBOY

    ResponderExcluir
  7. Fanboys, nem a Nintendo nem a Sony criou a realidade aumentada e também não foram as únicas a pensarem na interatividade que ela proporciona. Deixem de frescura e CURTAM A TECNOLOGIA.

    ResponderExcluir
  8. o que faz a superioridade da Nintendo é o poder criativo dela tanto nos games que ela produz, e nas tecnologias que ela emprega em seus console.
    Não se pode negar que os consoles da concorrência (PS3 e X360) são, TECNICAMENTE, melhores que o Wii, porém o Wii tem mais personalidade e games mais criativos, pq não se resumem a FPS, como a vasta maioria dos jogos de sucesso da concorrência.
    Mas cada um com seu gosto, eu não troco Mario, Zelda, Metroid e DK por nenhum jogo em HD.

    ResponderExcluir
  9. É um bom hadouken no estomago de quem duvidava da continuidade da tecnologia.

    ResponderExcluir
  10. Eu sou um dos que detesta a Sony por vários motivos, mas tenho que admitir que o que vi no video foi interesante.

    ResponderExcluir
  11. FILHOS DA PUTA!!! É bom que não tenha isso no NGP... BOSTA, já tem... ¬_¬

    Ladrões de software

    ResponderExcluir
  12. Pode até ser que a sony estuda isso a muito tempo...porém porque ela espera sempre a nintendo lançar a coisa até ficar famosa pra depois colocar algo que aparenta ser superior. A sony deveria ter vergonha na cara!!!

    ResponderExcluir
  13. Que a Sony estuda isso faz anos nós sabemos, mas pq ela decidiu colocar isso agora? E no portátil?
    Tipo, não sou de ser fangirl e gosto de aproveitar tudo que as 3 empresas tem a me oferecer, mas não é de hoje que a Sony fica quase como uma sombra da Big N. Isso é um tanto estranho.

    ResponderExcluir
  14. olha gente o bom e que a nintendo foi pioneira!

    a sony tbm lançou o controle sem fio dps da nintedo lembram???

    ResponderExcluir
  15. Não sei se eu fui o único que passei direto ao ler Sony no título, acho que deveriam colocar "Uma certa empresa"...

    ResponderExcluir
  16. realidade aumentada não é propriedade da nintendo não... pelamordedeus... jogos de RA estão aí a quanto tempo...
    já existiam jogos de RA em celulares Nokia anos antes do 3DS pensar em surgir...

    ResponderExcluir
  17. tá aí um vídeo de jogo RA de 2008 em um N95:
    http://www.youtube.com/watch?v=6bG63sJ50YQ

    ResponderExcluir
  18. Sabe pessoal o Video é realmente impressionante mais sinceramente eu gosto de jogar video game,tipo video game ta virando uma tecnologia absurda e eles estão deixando de lado o principal que é a diversão,daqui uns dias a gente nem joga mais,vai falar com o game,do geito que as coisas estão indo,a Sony é uma puta empresa de tecnologia,mais e ae?Eles fazem pouquissimos jogos,a maioria dos jogos vem de outras empresas,qual a empresa de games que faz vc jogar jogos de 20 a 30 anos atras e se divertir,com certeza ñ é a Sony.Muitas pessoas se importam com tecnologia e tecnologia ñ te tras diversão,pelo contrário trás é muitos problemas como acontece com o PS3 e o O Xbox360 que querem trazer uma tecnologia ñ aperfeiçoada.

    ResponderExcluir
  19. Oque tem de Fanboy hoje é um desastre, sempre tem aquela marca favorita e nunca larga isso. Que coisa de EMO. Sinceramente eu tenho o PS3 e não me arrependi, igualmente com o 3DS e o Wii. Por isso parem de besteira de ter um favorito e aprendão a jogar video-game, porque esse Nintendistas aqui mal sabem jogar video-game, aposto que nunca jogaram Mario, DK, Sports Champions, WiiPlay e etc... Mas não sou Sonysta. Sim eu me arrependo de jogos lançados para PS1 2 e 3. Sonic Returns é um lixo, igual ao Pokémon Mystery Dungeon. Eae Nintendistas Emos? Entenderam? Se sim vão jogar video-game e quando passar da 1 fase me avisa.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google