Inafune é um cara legal porque transgride regras ou transgride regras porque é um cara legal?

Que o tal do Keiji Inafune é um cara bem legal, todos nós já sabemos. O pai de Mega Man, Onimusha, Dead Rising e Lost Planet participou ... (por Gustavo Assumpção em 09/05/2011, via Nintendo Blast)

JF7Ab2tfuL1A5fLrIZ8KDkDjJZt66G5WQue o tal do Keiji Inafune é um cara bem legal, todos nós já sabemos. O pai de Mega Man, Onimusha, Dead Rising e Lost Planet participou essa semana de um seminário na Universidade de Ritsumeikan, em Kyoto, onde nos deixou ainda mais impressionados com seu estilo todo peculiar de desenvolvimento – e com sua particular paixão por transgredir as regras da própria empresa em que trabalha.

Inafune lembrou que ele sente que essa atividade de ‘quebrar regras’ salvou a própria Capcom. Antes do desenvolvimento de Lost Planet e Dead Rising, por exemplo, a empresa sempre esteve preocupada com os riscos. A regra em vigor dentro da produtora condicionava que entre 70-80% dos games desenvolvidos precisavam ser sequências, restando apenas 20% para novos títulos. Só que na prática, o que acabava acontecendo era que qualquer sugestão para um novo título não receberia autorização.

Preparando-se para a rejeição, Inafune começou a desenvolver as ideias originais que deram origem aos projetos Lost Planet e Dead Rising. Era de esperar que a rejeição acontecesse quando os seus protótipos foram exibidos nas apresentações. Mas Inafune decidiu ignorar essa condição e continuou desenvolvendo os dois títulos de qualquer maneira.

Inafune contou que, na Capcom, as várias áreas de desenvolvimento de jogos tem seus próprios orçamentos. Isso inclui um orçamento para fazer protótipos. No caso de Lost Planet, o "protótipo" acabou por exceder o orçamento em 400%. Mas como Inafune queria porque queria seguir com o projeto, ele acreditou que se chegasse a um nível avançado de desenvolvimento, tipo, metade do processo total, a gerência não seria capaz de dizer não. E foi o que aconteceu.

No final, como todos nós sabemos, Lost Planet e Dead Rising venderam milhões em todo o mundo. Mas Inafune tinha sido preparado para ser "demitido por crimes de guerra" se os jogos tinham falhado, como ele mesmo contou.

Juntando esta política de quebrar as regras, Inafune mencionou também a evolução no exterior como uma das principais áreas de importância para os desenvolvedores. Lost Planet, Dead Rising e Street Fighter IV venderam 2 milhões de cópias fora da terra do sol nascente e 200 mil cópias no Japão. Enquanto isso pode parecer que os jogos não estão vendendo no Japão, eles estão realmente vendendo a quantidade correta, se você considerar a quota de mercado do japonês com relação ao mercado mundial.”Não se deve olhar para um jogo pensando em torná-lo um grande sucesso no Japão. É um  engano pensar que você ainda pode ter sucesso apenas com vendas para o mercado japonês”.

Quando se fala em mercado exterior, geralmente se pensa em América e Europa. Mas Inafune disse que os desenvolvedores japoneses deveriam realmente pensar em investir no mercado asiático, principalmente o mercado chinês.

Sujeito esperto esse Inafune!

Via: Famitsu/ Andriasang


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Wow, que cara foda! Esse sujeito teve uma idéia e não deixou que nada o impedisse de realizá-la.

    ResponderExcluir
  2. Ele é o cara! Só faz franquias d sucesso. \o/

    Só acho que tá na hora dos remakes de Megaman X vierem para o 3DS.

    ^^v

    ResponderExcluir
  3. Ele é pai de um dos meus personagens favoritos!!!! (megaman)
    Ele é o cara!!!

    ResponderExcluir
  4. acho q ta na hora de parar com remakes, e começar a fazer jogos novos! =p

    ResponderExcluir
  5. Nada disso.
    Ele é legal por que faz coisas legais.
    O fato de transgredir regras só faz dele um transgressor.
    O mais estranho é a Capcom impor regras que impeçam coisas legais! XD

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google