Item Box

Item Box: Hookshot (The Legend of Zelda)

A série Zelda sempre se destacou por suas dungeons e seus puzzles, principalmente quando exigem o uso de itens. Chegar a uma determi... (por Alex Sandro de Mattos em 26/05/2011, via Nintendo Blast)

"Ruquixuti"A série Zelda sempre se destacou por suas dungeons e seus puzzles, principalmente quando exigem o uso de itens. Chegar a uma determinada área, usar certo item para, só assim, poder avançar. Link sempre carrega inúmeros itens, cada um com sua característica ou peculiaridade que o faz ser essencial, diferente ou, em alguns casos, inútil. O Hookshot tornou-se um dos itens mais adorados pelos jogadores e aparece frequentemente nos games da série. Vamos descobrir mais sobre ele agora, só clicar no “Continue Lendo”.

“Se agarrando por aí”

Desde que estreou em A Link to the Past, o Hookshot é um item recorrente na série. Consiste de um gancho e uma corrente onde ao usá-lo, a corrente se estende e prende-se em algo para projetar Link ao local. A principal função do item é levar orelhudo a alcançar lugares que antes eram inacessíveis, mas também pode ser usado para pegar rupees, acionar interruptores, atacar inimigos – normalmente só atordoa os adversários – e pode substituir o Boomerang. Uma das coincidências sobre o item é que em todos os Zeldas, com exceção de Wind Waker, é encontrado em dungeons aquáticas (você já notou isso?). É importante lembrar que o hookshot mudou com o tempo e há diversas variações, portanto, listamos por onde Link andou se agarrando pelos episódios da série.

  • A Link to the Past

hookshot de ALttP Estreando no Super Nintendo, o item era encontrado em um grande baú no Swamp Palace e só podia ser aberto com a Big Key. Extremamente essencial para a dungeon e para o resto da aventura, pois além de se agarrar em blocos e arbustos, também era possível usá-lo para acabar com inimigos mais fracos, pegar itens distantes e derrotar Arrghus, o chefe de Swamp Palace.

As dungeons aquáticas já eram problemas nos 16-bits...

  • Link’s Awakening

Hookshot de Link's Awakening Útil principalmente contra os chefes Evil Eagle e Slime Eel, o hookshot está escondido em Catfish’s Maw. O mais difícil é obtê-lo, já que se deve derrotar quatro vezes o Master Stalfos para assim receber o item.

  • Ocarina of Time

Hookshot de Ocarina of Time Ao entrar na tridimensionalidade, a série Zelda passou por reformulações e os itens também foram redesenhados. Em Ocarina of Time, o Hookshot é mais utilizado para resolver enigmas e para acessar áreas do que como uma arma. Link consegue o item ao ficar adulto. É necessário ir ao cemitério, puxar o túmulo de Dampé e cair no buraco. Lá dentro, o herói deve seguir o fantasma pelo labirinto, evitando as chamas que ele deixa no caminho para receber o hookshot. Ele gruda em alvos, baús e em qualquer superfície de madeira, como árvores, pontes, vigas e até em telhados (acredite, o redator aqui foi uma criança infeliz até descobrir que o maldito hookshot grudava nos telhados das casas de Kakariko Village).

Looooooooooooooooongshot O item ainda recebe um “upgrade” durante a aventura. Muitos jogadores enlouqueceram quando chegaram ao ‘inesquecível’ Water Temple e se questionavam “por que diabos o Hookshot não alcança o alvo?” É que há o LongShot, onde a corrente alcança uma distância maior e para conseguir o novo item era preciso passar por um dos duelos mais incríveis de todos os Zeldas, Link VS. Dark Link.

  • Majora’s Mask

Hookshot dourado de Majora's Passando por mais uma reformulação no seu design em Majora’s Mask, o hookshot tornou-se dourado. As suas funções são as mesmas vistas em Ocarina of Time e o seu alcance fica no meio termo entre o Hookshot e o Longshot do game anterior. Encontrado em Pirates’Fortress, numa sala cheia de Gerudos que discutem a localização dos ovos Zoras. Para esvaziar a sala, é preciso atirar uma flecha em uma colmeia de abelha que há no local para elas fugirem. É usada para completar a Fortaleza e para chegar a Ikana Canyon.

  • Oracle of Ages

Switch Hook - Hook Switch. Rá! Em Oracle of Ages havia uma variação de Hookshot. O item chamava-se Switch Hook e funcionava da mesma forma que um gancho comum, porém com uma diferença: Link troca de lugar com o que ele pegar. Também havia o L-2 Switch Hook, que alcançava uma distância maior e era encontrado dentro de Jabu-Jabu’s Belly

  • The Wind Waker

Link Aran de The Legend of Metroid! No jogo do GameCube, Link ficou ‘quase’ como Samus: seu Hookshot era acoplado ao braço e lembrava vagamente – bem vagamente – o Grapple Lasso da heroína de Metroid. O item se agarra em madeiras e alvos especiais, além de ser utilizado em conjunto com as Iron Boots para puxar objetos pesados, como por exemplo, estátuas. É encontrado quase no final da aventura, no Wind Temple, ao derrotar o poderoso Wizzrobe e é importante contra Molgera, o chefe da dungeon.

Também há uma outra variação do item, o Grappling Hook. Link recebe o item de Medli após derrotar os Moblins em Dragon Roost Cavern. Quando equipado ao King of Red Lions, o Grappling Hook se torna algo como um guindaste, usado para puxar Treasures Chests do fundo do mar.

Procurando petróleo...

  • Twilight Princess

Clawshot de TP Ao chegar no Wii, o Hookshot não é mais um... Hookshot. Passou a ser Clawshot e, ao invés do gancho na ponta, há uma garra. Passou a ser limitado, não gruda em tantos objetos como nas aventuras anteriores, somente em grades e além de impulsionar Link para outros lugares, também pode ser usado para puxar objetos próximos ao herói. Ele recebe o item em Lakebed Temple, após derrotar o mini-chefe Deku Toad e é essencial para derrotar o chefe da dungeon, Morpheel.

Mais tarde, em City in the Sky, Link encontra outro Clawshot e forma o Double Clawshot. O garoto de roupas verdes se torna quase um Spider-Man, podendo se agarrar e parar em alvos espalhados pelas paredes sem cair. O item é importante para derrotar Argorok, o chefe da dungeon. Shigeru Miyamoto comentou sobre a utilização do Double Clawshot de Zelda. O mestre disse que o achou original, mas que há uma certa demora ao parar, apontar e lançar o Clawshot.

Link Aranha

  • Phantom Hourglass

grappling hook O Grappling Hook reaparece no game do DS. Ele pode ser usado como o Hookshot para puxar objetos, como uma corda bamba e como uma espécie de estilingue, lançando Link para passar por buracos. Essencial para matar Gleeok, o item acaba substituído pelo Salvage Arm.

  • Super Smash Bros.

Até no game de porrada entre os ícones da Nintendo o Hookshot aparece. No primeiro jogo da série para Nintendo 64 e em Melee, do GameCube, Link usa o Hookshot. Em Brawl, para o Wii, ele utiliza o Clawshot (na forma adulta, pois Toon Link utiliza o Hookshot) para não cair no abismo e para trazer adversários mais próximos para uma porrada ‘particular’.

Chega mais! Engole essa!

E que a ‘agarração’ não pare…

Ainda não há a confirmação do Hookshot ou de seu derivado em Skyward Sword. A presença do chicote no trailer divulgado ano passado pode ser um sinal de que não grudaremos pelas paredes no futuro game da série, mas no vídeo demonstrado na Game Developers Conference deixou uma dúvida, que você pode conferir na imagem abaixo. Seria uma espécie de Hookshot? Enquanto essa questão não se resolve, ficamos pensado em outra: onde é que Link guarda tantos itens? Bem, melhor deixar isso pra lá…

Será??


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.


  1. Porque na parte do Super Smash Bros. está falando de um jogo(supostamente o primeiro da serie) de Super Nintendo? Smash não começou no 64???

    ResponderExcluir
  2. Em SS espero que dê pra se balançar...

    ResponderExcluir
  3. hahahaha :)
    Bem, KnGuilherme, foi só um 'pequeno deslize'... secretamente houve uma tentativa de Smash Bros. para o Super Nintendo mas fracassou... ok, isto é uma mentira, eu é que devia estar embriagado. XD

    Obrigado pela correção, que já foi aplicada no texto ^^

    ResponderExcluir
  4. "acredite, o redator aqui foi uma criança infeliz até descobrir que o maldito hookshot grudava nos telhados das casas de Kakariko Village"
    Verdade??? Acho que somos 2 infelizes que não sabíamos disso (e eu achando que só a Kaepora Gaebora podia me levar aos telhados da casa de Kakariko Village).

    ResponderExcluir
  5. somos 3 infelizes, eu tbm nao sabia disso

    ResponderExcluir
  6. Lucas e Super Mario Bros: meus amigos, vocês não sabem como foi que eu descobri isso haahha :P

    Quando Link fica adulto, a Kaepora Gaebora não carrega mais ele. Mas aí eu me perguntava, como vou entrar naquela casa em Kakariko Village com Link adulto? Um dia, estava sobre um dos telhados da vila tentando pular de um lado para o outro, correndo, rolando até que disse " pronto, desisto!" e de raiva, apertei os botões amarelos. Em um deles, estava equipado o bendito Hookshot, que grudou no telhado. Eu não acreditei... fiquei me questionando (e ainda me questiono) o quanto idiota eu fui esse tempo todo hahahahaha XD

    Histórias da vida com videogames.... eu tenho muuuuuitas XD

    ResponderExcluir
  7. hahahahaha...eu também demorei pra descobrir isso dos telhados em OoT! XD
    Excelente texto! Realmente, o Hookshot é um dos itens mais icônicos da série...

    ResponderExcluir
  8. essa dos telhados eu descobri por acaso sem querer kkkkkkkk!

    ResponderExcluir
  9. Aahuahuau muito bom! Vocês discutindo essa quesão me fez lembrar do dia em que fui na casa do meu amigo jogar OoT e dei um salto com a Epona por aquela ponte que leva à cidade dos Gerudos... ele ficou impressionado pois não sabia dessa aptidão da bichana, só sabia passar por ali usando o Longshot...rsrssr

    ResponderExcluir
  10. eu acabei de descobrir essa dos telhados e essa da epona tbn o.O'....eu passava por ali usando o hookshot tbn...sempre me perguntei pq tem um minigame de tiro ao alvo ali....

    ResponderExcluir
  11. Eu pensava que o Grappling hook fosse do Spirit Tracks, eu ainda não tenho o Phatom, mas comprei a pouco tempo o Spirit Tracks, porque não tem nenhum jogo que preste ainda para o 3DS se não o Ocarina 3D (que já zerei).

    Essa do telhado eu descobri fácil, porque eu sempre ficava usando o Hookshot para descobrir que tipos de lugares ele prendia :D. E agora falando sério, mirar o hookshot com o movimento do 3DS ficou muito legal, né?

    ResponderExcluir
  12. Sei que muitos já sabem, mas a Double Clawshot volta em Skyward Sword, com o nome de "Clawshots". Tem a mesma função do Twilight Princess, porém só gruda em áreas marcadas e você consegue ambas as clawshots ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google