Jogo Justo – Fase II em Natal/RN

Repetindo o sucesso do primeiro “Jogo Justo”, realizado dia 29 de janeiro deste ano, Natal teve uma programação de peso. Contou com 2 p... (por Alberto Canen em 24/05/2011, via Nintendo Blast)

Selo-DJJ-Fase-II-300x194

Repetindo o sucesso do primeiro “Jogo Justo”, realizado dia 29 de janeiro deste ano, Natal teve uma programação de peso. Contou com 2 palestras realizadas pelo embaixador do Jogo Justo em Natal, Thiago de Souza Barreto, popularmente conhecido como Thiago PS3. E teve a participação de 3 lojas físicas – Magic Games, Miranda e OVNI Games. A cobertura do evento foi feita pelos jornais locais e blogs. Claro que o Nintendo Blast compareceu para conferir o que aconteceu de melhor, inclusive transmitindo a segunda palestra ao vivo, via twitcam, para os seus seguidores do twitter.

O projeto

O “Jogo Justo”, idealizado pelo administrador e colecionador de games, Moacyr Alves Jr., já é bem mais conhecido hoje pelo público gamer. Isso devido ao sucesso de sua primeira fase, mesmo com a pouca variedade de jogos e de lojas participantes na época – físicas e virtuais. Houve boa repercussão na mídia, tanto nacional como local. A semente estava plantada.

O objetivo do projeto é diminuir a pesada carga tributária incidente sobre os jogos importados que são vendidos no Brasil. Temos uma das mais altas tributações do mundo e ainda classificamos os jogos eletrônicos como “jogos de azar”. Para confirmar, basta ir a qualquer loja do ramo e conferir o elevado valor de um jogo de video game. Um lançamento custa, pelo menos, 200 reais. Metade é de impostos.

Essa segunda edição foi bem maior do que a antecessora em todos os sentidos. Houve bastante empenho por parte dos responsáveis, que conseguiram associar diversas empresas de grande porte interessadas. Trouxeram para o evento um número superior de peças de jogos, onze vezes maior do que da vez anterior. Disponibilizados por lojas associadas espalhadas por 17 estados diferentes do Brasil e 10 lojistas online. A venda foi diluída em 3 dias, de forma a evitar o caos que ocorreria se fosse apenas 1 dia, como da primeira vez.

A força local

IMG_0550As 3 lojas participantes de Natal foram: a Magic Games, a Miranda Computação e a OVNI Games. Elas foram além do projeto do “Jogo Justo” e disponibilizaram vários outros jogos que não estavam na lista, e acessórios. A Magic Games, por exemplo, ofertou, para o Nintendo Wii, Golden Eye 007, Kirbs Epic Yarn e Epic Mickey por 99 reais cada. A Miranda Computação, que ainda ainda levou o projeto para sua loja em Mossoró/RN, trouxe também para o Wii, Sonic Sega All-Stars Racing por 69 reais. E, diferente de outros estados do País, não faltaram jogos, inclusive pessoas de fora apareceram em Natal para poder participar da grande promoção.

As lojas começaram as vendas às 10h da manhã do sábado (21 de maio). E a Magic Games começou a venda dos seus jogos adicionais às 8h do mesmo dia. Teve gente promentendo dormir na fila. Felizmente não foi necessário. Tudo foi bem organizado. Nós do Nintendo Blast começamos a tuitar de lá. Pudemos conferir um movimento razoável, com pequenas filas sendo formadas. Diferente do que aconteceu na outra vez, quando mais de 300 pessoas ficaram aguardando sua ficha. Houve apenas um pequeno atraso na chegada dos jogos (obrigado Correios). Situação que foi contornada pela loja. A verdade é que problemas sempre acontecem, por mais que se planeje com antecedência. O importante é como se lida com eles nesse momento. A Magic Games está de parabéns mais uma vez.

Outro ponto muito movimentado foi o Midway Mall – maior shopping da cidade – onde estão localizadas as lojas da Miranda Computação e da OVNI Games. O movimento foi constante durante o dia todo e ainda contou com a presença de cosplayers (pessoas que representam o personagem a caráter) de jogos.

IMG_0621

DSC01159

As palestras

Duas palestras foram ministradas pelo Thiago PS3. A primeira foi no dia 21 de maio, às 19h, na Siciliano do Midway Mall. A outra, no dia seguinte, foi no IAP Cursos, às 9h da matina. Um bom público compareceu em ambas. E no domingo houve transmissão ao vivo, pelo Nintendo Blast, via twitcam. Quem perdeu pode conferir no seguinte link: http://bit.ly/l5j7fp. Contamos, inclusive, com a presença do Moacyr Alves Jr., que parabenizou a todos pelo chat.

Na palestra, o Thiago passou um pouco da sua experiência como ex-lojista de games, e da dificuldade que tinha em vender jogos originais. Explicou como indústrias nacionais e internacionais deixam de se instalar no Brasil por causa da pirataria. Como consequência, milhares de empregos deixam de ser criados, e bilhões deixam de ser gerados.

Outra importante questão é o apoio dos jogadores. Não basta comprar os jogos no dia. Também é necessário deixar de comprar e fazer downloads de games piratas. As alternativas são de comprar online e fazer o download pelo seu console. No caso do PS3 dá para compartilhar por até 5, dividindo a conta com mais 4 amigos. Também valorizar o mercado de usados. Por mais que fique bonito criar uma “biblioteca” com as caixinhas, muitas vezes o jogo ficará apenas enfeitando a prateleira. Ainda existem, em último caso, as compras internacionais.

IMG_0653IMG_0737

Jogo Justo Neles!!!

Muitos ainda encaram os dias de “Jogo Justo” como mera promoção de jogos de video game. Entretanto é um projeto sério que busca, pela diminuição da carga tributária, alcançar um valor adequado para os games e, também, trazer as grandes indústrias para o nosso País.

Comparecer às palestras é, ao contrário do que possa parecer, até muito divertido. Não se trata de um sermão passado com todas as formalidades. É sim um encontro de jogadores, assim como você, todos bem à vontade. Vale a pena comparecer, conhecer as pessoas envolvidas e até contribuir com as suas ideias.JJ 22.05.11

É muito importante sempre tuitar e retuitar para ajudar o #jogojusto a se manter nos tt’s. Os gamers tem mais força do que se imagina e merecem ser respeitados. A melhor forma de fazê-lo ainda é através do “Jogo Justo”.

IMG_0720

DSC_0685

Não deixem de acessar o facebook do Nintendo Blast para ver mais fotos da cobertura do Jogo Justo em Natal/RN. Cosplayers, lojas, palestras, as pessoas que compareceram e muito mais do pessoal da cobertura (inclusive jogando).


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Porto Alegre é um cocô mesmo! >.<

    ResponderExcluir
  2. Em Brasília, nada de filas. Fui na Super Games do ParkShopping na esperança de fazer uma cobertura, mas encontrei TODOS os jogos do Jogo Justo encalhados. Até na segunda a noite ainda tinha vários jogos disponíveis, especialmente os de Wii e DS. A situação estava tão crítica que o vendedor queria me empurrar 3 jogos de uma vez. Lamentável que na capital da República pouca gente se mobilize para ajudar o projeto.

    Parabéns pela cobertura.

    ResponderExcluir
  3. Mas a idéias do projeto não é pagar menos por jogos, mas sim estimular investimentos neste ramo aqui no Brasil. Mesmo com o descontos dos impostos, muitos games continuam caros, pois são trazidos de fora e não produzidos aqui no Brasil. Acho válida a ação do Jogo Justo, tanto que participei do primeiro aqui em Porto Alegre. Espero que as grandes produtoras invistam mais no nosso pais daqui para frente e que o governo deixe de ser tão pilantra e de mais atenção a esta indústria.

    ResponderExcluir
  4. @Porto Alegre é um cocô mesmo! >.<

    ES é pior....

    ResponderExcluir
  5. @MeNtEkApTo: é verdade que trazer os investimentos para o Brasil é o mais importante. Mas se for para continuar pagando 200 ou mais num jogo, não vai adiantar. O próprio Moacyr já disse que ele começou o projeto por causa dos preços absurdos. E se ninguém comprasse os games durantes o Jogo justo significaria que as pessoas não deixam de comprar pelo preço e de nada adiantaria o protesto. Obrigado por participar e deixar sua ideia aqui. Abraços.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google