Mario Bits

Mario Bits: O Vazio

Certa vez, o Mario Bits do Nintendo Blast tomou como tema as dimensões paralelas da série Mario, um estudo bastante imersivo e interessante... (por Eduardo Jardim em 26/05/2011, via Nintendo Blast)

Certa vez, o Mario Bits do Nintendo Blast tomou como tema as dimensões paralelas da série Mario, um estudo bastante imersivo e interessante. Tratam-se de universos alternativos, ou seja, realidades auto-contidas em separado coexistindo entre si — embora as definições tenham se igualado ao longo dos anos, não se deve confundir universo paralelo com realidade paralela, pois a última implica que a realidade é uma variação do universo principal; enquanto um universo alternativo existe de modo mais genérico, sem conotações que impliquem uma relação com o universo ao qual se espelha. Mas por que repassar tudo isso, você me pergunta? A resposta é simples: hoje vamos falar sobre uma ruptura dimensional — não, não é a de Ragnarok, e sim, da série Mario. Quem diria que um espaço vazio geraria tanto conteúdo?

The Void, traduzido como "O Vazio" ou "O Vácuo", é uma fenda interdimensional provocada no game Super Paper Mario (Wii). O propósito único do Vazio é aumentar de tamanho e destruir todos os mundos. Para quem ainda não sabe, em Mario, todos os mundos ("all worlds") é um termo usado em Super Paper Mario para descrever o meta-universo da franquia; refere-se a todos os universos paralelos (ou dimensões, se preferir) que formam um multiverso maior, incluindo o Universo do Cogumelo, a Terra, a Fábrica de Smithy (Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars, SNES), entre outros. O termo é usado pelos personagens que possuem ciência sobre a existência de dimensões múltiplas na franquia.

O Vazio foi gerado pelo Coração do Caos ("Chaos Heart"), um artefato criado pelo casamento forçado entre Bowser e Peach administrado pelo vilânico Conde Bleck. De acordo com o mago Merlon, o centro do Vazio ou em algum lugar similar a esse é onde fica localizado o Castelo Bleck.

O Vazio aparece como um buraco negro ameaçador e pulsante que paira nos céus. Seu tamanho varia conforme a dimensão em que se encontra, visto que cada dimensão possui uma distância diferente do Vazio. Ondas frequentes de tremor indicam que o Vazio consegue se tornar grande o suficiente para se tornar destrutivo: quando ele se torna maior, criam-se terremotos, o espaço começa a se distorcer e raios de luz consomem toda a matéria, deixando para trás apenas um domínio de inexistência.

O Reino do Sammer ("Sammer's Kingdom") é o primeiro universo a ser consumido pelo Vazio. Durante a narrativa, o Pure Heart roxo é sugado pelo Vazio junto com o Reino de Sammer e transformado numa mera pedra no Mundo do Nada ("World of Nothing"). Entretanto, a Rainha Jaydes, que governa o The Underwhere — o submundo para onde vão as almas dos personagens falecidos da série, similar ao Campo dos Asfódelos da mitologia grega —, com seu "poder sobre a vida e a morte", conseguiu restaurar o coração. Outras dimensões que foram completamente obliteradas pelo Vazio além do Reino de Sammer incluem a Terra dos Cragnons ("Land of the Cragnons"), Flopside e Yold Town; Flipside, Lineland, The Bitlands e o Castelo Bleck chegaram perigosamente perto da destruição.

Assim que o Coração do Caos foi destruído pelos Corações Puros trazidos de quando Bleck e Tippi haviam se casado — uma longa história! —, o Vazio foi finalmente fechado antes de se tornar massivo o suficiente para engolir todos os mundos; como um resultado, as áreas destruídas foram restauradas ao seu estado de existência.

E se o Vazio consumisse uma dimensão de vida após a morte?


Enquanto os heróis estão em The Overthere — o universo "pós-game" equivalente ao Paraíso do mundo do encanador —, é possível ver o Vazio, denotando que ele também tinha potência o bastante para consumir os mundos de vida após a morte. O que aconteceria com as vítimas do Vazio ou qualquer personagem que já havia morrido na série Mario e estivesse em The Overthere, não se sabe. Como o Vazio não pode ser visto em The Underwhere, isso pode implicar que é para lá que as vítimas do Vazio iriam após sua segunda morte; isso é apenas um teoria, visto que existe a chance de não podermos ver o Vazio em The Underwhere devido ao fato de que está localizado abaixo de The Overthere, ou seja, no submundo. A maior teoria é um plano de inexistência total.

Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. aconselho a assistirem FRINGE vale a pena e eles explicam sobre essa teoria do universo paralelo.

    ResponderExcluir
  2. Agora que eu tava reparando... O Vazio parece um pouco com os portais utilizados no Zelda Twilight Princess!
    Coincidência? Inspiração? Proposital? Mistério...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google