Nintendo pretende trabalhar mais próximo das third parties: “Não podemos fazer tudo sozinho”

Na reunião com investidores que aconteceu na semana passada, o presidente da Nintendo, Satoru Iwata , deu algumas declarações bem interessan... (por Gustavo Assumpção em 02/05/2011, via Nintendo Blast)

satoru_iwata_y_wiimoteNa reunião com investidores que aconteceu na semana passada, o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, deu algumas declarações bem interessantes sobre as estratégias da Nintendo na geração atual. O presidente, de maneira bem franca, reconheceu que o desempenho fraco dos games vindos de third parties prejudicou sim o desenvolvimento de games para o console, principalmente no Japão

Infelizmente, há poucas histórias bem sucedidas de software de terceiros no Japão para o Wii. Isso reduziu a motivação dos desenvolvedores e no momento em que eles precisaram desenvolver para o console com a maior base instalada, o Wii  (apesar de ter a maior base) acabou não sendo o escolhido.

Iwata ainda revelou que espera que as coisa mudem um pouco no próximo console, onde a Big N está trabalhando de forma mais consistente para oferecer facilidades para o desenvolvimento.

É claro que gostaríamos de colaborar com os desenvolvedores de software para o sucessor do Wii, e, como estou dizendo repetidamente, eu não acredito que a Nintendo pode realizar tudo sozinho. Estou dizendo que nós somos responsáveis ​​por construir o mercado, mas eu não acho que a Nintendo pode manter o mercado por si só, mas agora nós estamos apontando para a criação de uma situação em que os desenvolvedores estarão dispostos a cooperar.

Via: Nintendo


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Nintendo tem falado muito dos erros dela ultimamente. A jogatina online não tão efetiva quanto nas concorrentes, as third-parties não colaborando, os gráficos, as vendas... Espero que tudo isso se resolva logo.

    Sem contar o fator do 3DS não parece estar sendo o boom que deveria... Espero que tudo termine bem. Demora um tempo até um console/portátil firmar sua base, não é?

    ResponderExcluir
  2. Esse é o principal problema da Nintendo - 90% dos bons jogos para sua plataforma são feitos por ela mesma. Problema antigo, da época do N64. Vamos ver no que vai dar...

    ResponderExcluir
  3. O Iwata falando sobre novidades é terrível. O cara fala fala e não diz nada. Tudo bem que ainda não foi divulgado, mas é fogo.

    Tomara que o novo console corrija as supostas falhas do Wii, preservando suas inúmeras virtudes. É isso que eu quero ver.

    É hora de voar mais alto, Nintendo! Você tem criatividade e grana pra isso.

    ResponderExcluir
  4. Devia tah flando pra trabalhar mais proximo de jogos no estilo GTA, CoD, essas coisas. Third Parties soh eh legal se vc tiver uma galerinha pra jogar junto e bastante controle pq senão o joguinho d third q geralmente jah n eh mto legal fica uma porcaria.

    ResponderExcluir
  5. third parties no sentido de jogos desenvolvidos por empresas que nao sao a propria nintendo DURD,n tem nada a ver com multiplayer

    ResponderExcluir
  6. Anônimo noob ai de cima, o/a Dani quis dizer que os jogos third-parties só ficam legais, interessantes e etc. quando se há um multiplayer bem desenvolvido, fora isso, no single player, fica uma coisa mais monótona e cansativa, e eu concordo muito com isso, por que por exemplo, gta iv é legal de se jogar on-line, mais em missões, pouco gente acaba gostando.

    ResponderExcluir
  7. Parece que a Nintendo ira arrumar os erros que cometeu no passado.
    Seria o mesmo que cometer suicídio se eles não investissem em third-parties, jogatina online e creio que graficamente não temos muito que evoluir.

    ResponderExcluir
  8. Vamos ver na E3 se a Nintendo finalmente consegue atrair as thirds

    ResponderExcluir
  9. a nintendo perdeu as thirds o n64... no começo do gamecube ele ia bem, mas aí depois elas se foram de vez.. po, ta na hora de recuperar pqp!!
    Mas um dos motivos do wii ter perdido as thirds, eh o mesmo motivo dele ter começado com o maior numero de exclusivos... ele é muito diferente dos concorrendes da mesma geração em questão de poder

    ResponderExcluir
  10. Incrível, finalmente eles perceberam isso! Eu já tinha perdido as esperanças.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google