Top 10

Top 10: Clássicos do N64 que merecem um remake

O ano de 1996 ficou marcado para a história da Nintendo. Em 1996, iniciava-se uma nova era na história dos videogames, o lançamento do ... (por Anônimo em 14/05/2011, via Nintendo Blast)

top10_banner_thumb[2]_thumb[2][6]

O ano de 1996 ficou marcado para a história da Nintendo. Em 1996, iniciava-se uma nova era na história dos videogames, o lançamento do Nintendo 64. O primeiro (e que viria a ser o único) console de 64-bit, trazia grandes inovações e uma capacidade gráfica surpreendente, bem superior a dos seus concorrentes. Com o Nintendo 64 tivemos a oportunidade de experimentar os mais diversos títulos, alguns deles verdadeiras obras de arte. Grandes títulos que deixaram sua marca na história dos games e se tornaram inesquecíveis.
Em 2011, dois memoráveis títulos do Nintendo 64 terão seu remake para o Nintendo 3DS: The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D e Star Fox 64 3D. Com estes remakes será possível vivenciar as aventuras de Link e Fox com gráficos melhorados, controles que utilizam o giroscópio e o 3D sem óculos que o Nintendo 3DS nos oferece. Pensando nisso, o Top 10 vai palpitar e trazer outros grandes clássicos do Nintendo 64 que mereciam seu remake.

10- Donkey Kong 64

Donkey, Diddy, Tiny, Lanky e ChunkyClaro que existem rumores de um possível jogo inédito do Donkey Country no novo portátil da Nintendo, o que tornaria o remake do macacão do N64 desnecessário. Mas confesso que seria ótimo vivenciar as aventuras desse game de plataforma com os cincos Kongs (Donkey, Diddy, Tiny, Lanky e Chunky) e suas habilidades no 3DS. Por isso Donkey Kong 64 enquadra nossa décima posição.

9- Shadow Man

Shadow ManBaseado em um personagem de história em quadrinhos, o game retratava as aventuras de Michael Leroy, que tinha a habilidade de se transportar do mundo real para o mundo dos mortos. Michael Leroy era um conhecedor da arte das trevas, da bruxaria e do vodu, contudo apenas utilizava seus poderes com intuito benéfico para salvar o mundo de uma seita maléfica.

Shadow Man tinha fases enormes e sombrias, com comandos e dificuldades ideais. O game ainda continha legendas em português para todas as falas dos personagens. O que facilitava bastante para a compreensão da complexa história de Michael. E se o jogo da Acclaim, na época do seu lançamento, conseguiu seu espaço em meio a tantos outros games de terror que abordavam zumbis e demônios. Imagine com a possibilidade de um remake em 3D?

8- Excitebike 64

Excitebike 64Já sabemos que a Nintendo vai lançar pelo eShop 3DS a versão gratuita do excelente clássico de motocross do NES, O Excitebike, este que foi considerado um dos melhores games de corrida de sua época. Então por que a sequela para o N64, não merece também uma atenção especial? Excitebike 64 conseguiu continuar a glória do seu antepassado com uma nova roupagem tridimensional e sons exuberantes, que realmente mostravam o roncar alto das motos. Além disso, o jogo se destacou pela sua excelente jogabilidade que facilitava bastante na hora de arriscar com as manobras radicais e os pegas emocionantes.

Outro destaque de Excitebike 64, era os modos de jogo, finalizar os campeonatos nos possibilitava a abertura de novas pistas e o modo secreto no jogo. E o multiplayer do jogo é um destaque a parte, que permitia horas e mais horas de diversão com os amigos. Enfim, um remake de Excitebike 64 para o Nintendo 3DS seria a possibilidade de ver as manobras radicais exclusivas de cada piloto saltarem pela tela do portátil.

7- ClayFighter 63 ⅓

Quem conhece os bizarros lutadores da série ClayFighter? Os estranhos personagens dessa série tiveram sua primeira aparição no universo Nintendo em 1994 no SNES. E em 1997, ClayFighter 63 ⅓ chegava no Nintendo 64, com seu efeito de técnica de animação com massa de modelar, diferente dos demais jogos que utilizavam de técnicas que assemelhavam a animação computadorizada.

ClayFighter 63 ⅓ satirizava desenhos, filmes e os demais games de luta famosos da época como Street Fighter, Mortal Kombat e Killer Instinct. Os 12 personagens do jogo variavam de aberrações circenses, a cientistas loucos, Papai Noel megalomaníaco, ciborgues coelhos e boneco de neve rabugento. Inclusive dois dos personagens eram Earthworm Jim e Boogerman que já tiveram aventuras solos nos consoles Nintendo. O arsenal de golpes dos personagens era distinto, engraçado e alguns chegavam a serem escrotos.

ClayFighter 63 ⅓: Sculptor's CutHouve um relançamento do jogo com personagens exclusivos,conhecido como ClayFighter 63 ⅓: Sculptor's Cut, mas é considerado um dos jogos mais raros do N64, devido a sua pequena distribuição. Existe também o planejamento da Interplay em disponibilizar a série ClayFighter via WiiWare e DSiWare. Contudo, acho que a série merecia um remake digno que trabalhasse com os personagens e suas jogabilidades e principalmente com as sátiras que é o chamativo principal da série.

6- Jet Force Gemini

Jet Force GeminiLançado no final de 1999, Jet Force Gemini da Rare estreou arrebentando tudo. E se tornou um dos maiores lançamentos para o N64. Com um enredo simples, no qual a equipe Jet Force Gemini formada pelos gêmeos Juno e Vela e o cachorro Lupus deveriam impedir a colonização e escravização da raça Tribals, do grande chefe do exército de formigas conhecido como Mizar.

O diferencial de Jet Force Gemini era a necessidade de jogar com cada um dos personagens com suas habilidades específicas, e somente assim era possível finalizar as fases. Esse padrão adotado pela Rare acabou influenciando diversos outros jogos, principalmente os da própria empresa. Jet Force Gemini é um excelente game de plataforma que apresentava tiros e bombas com armas futuristas em enormes cenários repletos de segredos e chefes gigantescos, e uma jogabilidade vanguardista. E por isso e por todo sucesso feito é um dos jogos que merecia um remake.

5- Banjo-Kazooie

Banjo-KazooieNa primeira vez que o urso Banjo e passarinha Kazzoie apareceram eles foram injustamente julgados por alguns, principalmente porque o jogo parecia ser uma copia barata do clássico Super Mario 64. Contudo, depois que Banjo-Kazooie foi lançado perceberam a infâmia e desrespeito que cometeram com esse exímio jogo. A aventura era repleta de elementos inéditos, e trazia um grande número de inovações para os games de plataformas. Além de vastos mundos que eram abarrotados de itens e minimantes detalhados.

São muitos elementos que tornam Banjo-Kazooie uma grande clássico e que valeriam seu merecido remake no 3DS: personagens carismáticos, enredo divertido e envolvente, movimentação distinta dos personagens, um desafio ideal, excelentes comandos e principalmente muitos segredos – inclusive um final secreto que me fez perder dias e mais dias atrás de todas as peças de quebra-cabeça. A Rare fez um fantástico trabalho com Banjo-Kazooie e este, merecidamente, merecia um remake.

4- Conker’s Bad Fur Day

Conker’s Bad Fur DayQuem não se lembra do esquilinho boca suja, safado, beberrão, sacana, violento e sem educação? Pois só pelo simples motivo de que muitos jogadores não conhecem  Conker’s Bad Fur Day isso já é um grande motivo para um remake. Conker’s Bad Fur Day foi o jogo que fugiu dos padrões da Nintendo com um atípico personagem politicamente incorreto que foi considerado como o primeiro jogo do N64 desaconselhado para menores de 18 anos.

E Conker’s Bad Fur Day não se destaca apenas por isso. O jogo era extremamente divertido, repleto de segredos e recheado de ação. O enredo era simplesmente hilário, o protagonista dessa distinta história “chutava o balde” com situações hilárias. E ainda com direito a esculacho e referências a grandes filmes como: Matrix, Drácula, O Resgate do Soldado Ryan, Tubarão e outros. E por se tratar de um excelente e distinto jogo do N64, Conker’s Bad Fur Day merecia um remake.

3-Perfect Dark

Perfect DarkPerfect Dark primeiramente foi planejado pela Rare como uma sequência de GoldenEye. A Rare acabou deixando essa ideia de lado e conseguiu preparar um jogo de tiro em primeira pessoa, mais denso e desafiador que o próprio GoldenEye. Perfect Dark apresentava a espiã Joana Dark em um enredo digno de uma superprodução cinematográfica, com direito a uma boa história de espionagem em meio a uma guerra de dois povos alienígenas. Durante as 17 fases, super complexas, o jogador cada vez mais ia se imergindo com a trama. Tendo que mostrar as verdadeiras habilidades da espiã para atingir seus objetivos: do disfarce a roubo de arquivos. Isso tudo em canários fenomenais, eram fases abertas no meio da neve, interiores de prédios e casa, dentro de uma nave alien e até mesmo na misteriosa Área 51.

Outro atrativo de Perfect Dark era o arsenal da bela agente, que contava com mais de quarenta tipos diferentes de armas, e todas elas como funções secundárias - fator que influenciava diretamente nas disputas do modo multiplayer. E Perfect Dark não pecava quanto aos seus modos de jogos, apresentando quatro níveis de dificuldade (inclusive um secreto). A principal inovação ficava por conta do multiplayer que permitia desde o confronto com os amigos e simulants (criaturas controlada pela máquina com diferentes personalidades) até mesmo a realização de missões em dupla. Perfect Dark é um game que mostrou várias novidades e que merecia seu remake.

2- Banjo-Tooie

Banjo-TooiePodem me crucificar por essa colocação, mas essa continuação merecia seu remake no Nintendo 3DS. Banjo-Tooie consegue reunir novamente todos os elementos que fizeram de Banjo-Kazooie um sucesso, acrescentando mais novidades e inovação. Resumindo, Banjo-Tooie supera todas as expectativas e para alguns, consegue ser melhor que o game antecessor. Dessa vez o urso Banjo e a passarinha Kazooie vão ter que explorar os cenários imensos e monstruosos da ilha de Hags, atrás das bruxa Mingulla e Blobbelda, que trouxeram a irmã Gruntilda (a vilã derrotada no 1º game) do mundo dos mortos.

Nessa nova aventura, mais desafiadora que a primeira, Banjo e Kazooie podem fazer todos os movimentos apreendidos no jogo anterior, e irão aprender outros mais. Eles inclusive terão a possibilidade de se separarem e cada um deles aprender distintos movimentos. Mas o destaque é para quando Kazooie assume a forma de uma arma que “atira” ovos, bem no estilo 007 GoldenEye. Além disso, o jogo apresenta novos personagens engraçadíssimos e transformações espirituosas para Banjo. O urso, dessa vez, vira abelha, dinossauro, máquina de lavar e vários outros. E a passarinha pode planar livremente e explorar os céus na busca de todas as peças de quebra-cabeça.

Outro fator de destaque e motivo para o remake é o modo multiplayer de Banjo-Tooie. É difícil expor em palavras toda a diversão que esse jogo pode me proporcionar. Foram horas e mais horas de diversão com os amigos. É impossível esquecer das perseguições e tiros com ovos bombas em um dos mini-games disponíveis. Bem, tanto Banjo-Kazooie quanto Banjo-Tooie fizeram histórias e mereciam dignos remakes condizentes com o jogo.

1- The Legend of Zelda: Majora’s Mask

The Legend of Zelda: Majora’s MaskThe Legend of Zelda: Ocarina of Time inovou em diversos aspectos no Nintendo 64 e se tornou um clássico inesquecível. E mais que merecidamente, ganhou seu remake que em breve será lançado para o Nintendo 3DS. E o principal motivo de um remake para The Legend of Zelda: Majora’s Mask é a sua ligação com The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Na verdade Majora’s Mask é a continuação de Ocarina of Time.

Majora’s Mask era um game mais denso, com uma história mais complexa e envolvente, com quebra-cabeças intrigantes e um esquema de jogo diferenciado que mistura a interatividade dos personagens e viagens no tempo. E é exatamente essas viagens temporais um dos atrativos da história. Link deve impedir a destruição do mundo pela lua, através de um vai-e-vem temporal, em um período de três dias. Parece estranho o enredo, mas é uma trama super envolvente.

Além disso, The Legend of Zelda: Majora’s Mask apresentava calabouços gigantes e chefes únicos, com altos níveis de dificuldade, que exigiam muitas horas de dedicação até mesmo dos mais “viciados” na série Zelda. Majora’s Mask também se diferenciava nas armas, acessórios e itens utilizados por Link. Enfim, um game com enredo e uma jogabilidade distinta que merecia um remake e a possibilidade de novos jogadores conhecerem essa emocionante saga.

O Nintendo 64 marcou seus 64-bits em uma era que a predominância era apenas dos 32-bits. Seja na excelente história de The Legend of Zelda: Majora’s Mask ou pela diversão do multiplayer de Banjo-Tooie. Cada um de nós tem sua recordação e lembranças próprias referentes ao N64 e seus fabulosos games. E vocês leitores, concordam com esse Top 10 ou existe outros jogos do N64 que gostariam de um remake?

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Só uma ressalva: O Conker's Bad Fur Day recebeu um remake, chamado Conker Live and Reloaded, lançado em 2005 para o Xbox. Mas parece que não vale muito a pena jogar, já que a censura dos palavrões é ainda maior e o estilo gráfico do jogo foi alterado de forma com que não ficou muito legal - pelo menos na minha opinião.

    De resto, concordo com quase todos os jogos da lista, talvez com exceção do Clayfighter, que nunca curti! Um remake de Jet Force Gemini seria sensacional mesmo!

    ResponderExcluir
  2. é pq eles nao jogam nada que nao seja da big n. o remake de conker ja existe faz tempo e tem um dos melhores multiplayer que ja se foi feito.

    ResponderExcluir
  3. Belo top 10 e excelentes clássicos, de todos apenas os que não joguei no console foram: Shadow Man e Clayfighter (mas joguei pelo emulador). Sem dúvidas grandes títulos do passado que mereciam um remake para o 3DS, ou até mesmo um rejuvenescimento à altura, por exemplo Jet Force Gemini e Excite Bike, belo post!!

    ResponderExcluir
  4. Eae blz?
    coloca meu link na matéria '' primeiro console agente numca esquece''
    http://dosersgames.blogspot.com/2011/05/o-primeiro-console-gente-nunca-esquece.html
    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Uma pena a grande maioria ser da Rare, portanto não sei se veremos remakes destes... apesar de que sua política de exclusividade com a Microsoft nunca foi tão rígida nos portáteis XD.

    ResponderExcluir
  6. concordo que deveriam fazer um remake dos dois jogos banjo e kazooie, pois depois que a rare passou pra microsoft, o jogo virou um lixo e perdeu toda a diversão de seus antecessores.
    e cá entre nós, se eu depois de quase um ano ainda não zerei o banjo e kazooie 1 imagino o tempo que vou levar pra zerar 100% do bajo tooie

    ResponderExcluir
  7. o banjo kazooeie e banjo toeie ja receberam remake(nem e um remake, pq sao identicos) pro x box 360

    ResponderExcluir
  8. só faltou o paper mario 64! :(

    ResponderExcluir
  9. @Emmanoelbs
    Exatamente! Essa lista tem vários jogos de origem meio random e um jogo fantástico como Paper Mario é deixado de lado? Poxa...

    ResponderExcluir
  10. Pô, por um momento me empolguei aqui lendo que tinha sido confirmado um remake de Majora's Mask pro 3DS, mas depois reli, vi que tinha entendido errado e fiquei até meio triste... ;_;
    Espero que MM realmente tenha um remake no futuro.

    ResponderExcluir
  11. Vc se esqueceu que o Bano Kazooie e o Banjo Tooie tiveram um Remake pro XBOX e recentemente Houve um Remake Para o Perfect Dark para o XBOX360 que se chama Perfect Dark Arcade com resolução 1080p e Gráficos melhorados. Mesma Jogabilidade mas não precisa mudar porque ela é a melhor um dos melhores games FPS que eu já joguei e pretendo um dia jogar o do XBOX360(quando eu tiver um XD)

    @luis_darkhill <--me segue aih!!!

    ResponderExcluir
  12. Faltou o principal: "Star Wars: Shadows of the Empire", abs.

    ResponderExcluir
  13. Acho que o Shadows of the Empire daria melhor em um outro game e não um Remake sabe....

    ResponderExcluir
  14. Opa, adorei ver o Majora's Mask sendo mais valorizado! Merece sim um remake ou pelo menos um port com alguns detalhes adicionais!

    ResponderExcluir
  15. Galera eu sei que alguns desses jogos tiveram remakes e continuações para o Xbox! Mas no caso estamos falando de remakes para a Nintendo e seus consoles. Não é pq sou fã da Nintendo, que não vou saber de outros consoles e seus jogos. E pelo fato do site abordar a Nintendo não tem como falar da concorrência.
    No caso de Paper Mario 64, não é que esqueci desse excelente título. Mas acaba que o game teve continuações em outros consoles da Nintendo. Portanto, não seria válida sua posição entre um dos dez primeiros...por isso pedi a opinião sobre que outros jogos poderiam ter seu remake. E o mesmo vale para Star Wars: Shadows of the Empire.
    Valeu pelos comentários!

    ResponderExcluir
  16. Não foi lançada nenhuma continuação de Shadows of the Empire o_O

    Claro, já foram lançados vários jogos da série Star Wars, mas da novela Shadows of the Empire, com Dash Rendar e talz, nada.

    E quanto à fazer uma continuação, creio que não seria possível, já que o enredo da novela é bem fechado, não haveriam outros pontos para se explorar.

    ResponderExcluir
  17. @Angelo
    No caso de Star Wars: Shadows of the Empire foi como eu disse, que nessa análise o game não entra entre os 10 primeiros colocados. Eu tentei montar esse top 10 de forma mais justa possível e que tentasse agradar a todos e expliquei os motivos de cada um! Algumas dessas análises foi a avaliação de notas e críticas dos jogos, mas entendo que o Star Wars tem determinado valor para vc, e merecia um remake.
    Mas como a lista é apenas um desejo para possíveis remakes quem sabe algum deles e até mesmo o Star Wars: Shadows of the Empire receba seu remake um dia.

    ResponderExcluir
  18. O problema da maioria desses games é que eles são de autoria da Rare né...e a Microsoft comprou a empresa pra deixa-la encostada.

    Mas se tivesse um terço desses games tendo um remake para 3DS eu compraria o console sem hesitar :)

    ResponderExcluir
  19. Sem dúvida esses jogos marcaram as vidas de alguns gamers,eu no caso tenho um N64,nintendo gamecube e nintendo WII E DS.A nintendo mudou a minha vida ,por que na minha infancia,o único recurso de diversão que eu tive foi N64,Totalmente aprovada essa matéria ^^

    ResponderExcluir
  20. Ainda bem que Donkey Kong 64 foi lembrado, embora na última posição.
    Eu adorava esse jogo, não entendo porque tanta gente tem preconceito com ele. Gostei justamente pela semelhança com Banjo-Kazooie, outro jogo que gostava demais.
    Ficaria imensamente feliz se a Nintendo entrasse em acordo com a Rare e fizessem um remake de DK 64 à altura do remake do Zelda.
    Porque eu amava esse jogo do DK. Bons tempos...

    ResponderExcluir
  21. Viciei quando joguei varios jogos dessa lista pela primeira vez.
    Concordo que Banjo-Tooie eh muito melhor que o Kazooie e que o DK64 eh o melhor de toda essa lista. O Tooie eu ja varei 6 vezes 100%, o kazooie 6 vezes tambem e o DK64 10 vezes, 101% em todas elas. o Conker ja varei 2 vezes, mas ele tambem eh muito legal e o zelda MM, sem palavras, mas nao acho que seja melhor que o Ocarina. mas todos os outros da lista tb sao legais.

    ResponderExcluir
  22. acho que DK64 e Perfect Dark, jamais terão um remake para consoles da nintendo, no caso do dk nem remake terá por que esses jogos são da rare que hoje em dia faz parte da microsoft.existe um remake do Perfect Dark para XBOX 360

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google