Blast from the Past

Blast from the Past: Marvel Super Heroes in War Of The Gems (SNES)

Os arcades estavam fervorosos com os recentes games da franquia Marvel Comics pela Capcom, todos queriam jogar um pouco com seus heróis f... (por Anônimo em 02/06/2011, via Nintendo Blast)

Marvel Super Heroes - War of the Gems_snes

Os arcades estavam fervorosos com os recentes games da franquia Marvel Comics pela Capcom, todos queriam jogar um pouco com seus heróis favoritos em batalhas épicas. O Super Nintendo estava em seus últimos dias, e para mostrar toda a sua gratidão a um dos maiores consoles de todos os tempos, a Capcom decidiu lançar um último grande game de nome, na verdade de vários nomes. Assim, Spider-man e companhia se juntaram para uma grande aventura que seguia a mesma história de um game de luta chamado Marvel Super Heroes, mas com o subtítulo “War Of the Gems”.
Conhece o game? Se a resposta for negativa, então está na hora de conhecê-lo, se já o conhece, então está na hora de relembrar todas as ótimas horas desse sensacional game.

FASE VULCAO Marvel3

Era 1996, os consoles de 32 bits já estavam construindo um domínio totalmente novo com seus gráficos poligonais e aberturas emocionantes. Todos já sabiam que o Snes havia chegado a seu limite, mas algumas produtoras davam ao console de Super Mario World um último suspiro. A Capcom trouxe aos donos do 16 bit da Nintendo um verdadeiro “gran finale” com Marvel Super Heroes: War Of the Gems.

As páginas dos quadrinhos

Um dos pontos altos do game é a sua história. Ela gira em torno das gemas infinitas que não podem cair em mãos erradas, assim, Adam Warlock chama os maiores heróis da Terra para as pegarem antes do vilão Thanos que ficaria muito poderoso se as adquirisse e, dessa forma, seria quase impossíve deter suas intenções maléficas.
São chamados o Homem-Aranha, o Hulk, o Capitão América, o Wolverine e o Homem De Ferro. Cada um com suas próprias características e fraquezas que exigem algum tempo de gameplay para o jogador decidir o seu favorito. Os sprites apresentados pelo game usam toda a potência gráfica do Snes que consegue exibir qualidade nas animações, movimentações e efeitos dos heróis.

MSH

O principal foco do game é a pancadaria desenfreada, algo muito popular nos consoles de 16 bits com seus vários representantes como Final Fight e X-Men: Mutant Apocalipse. O estilo, conhecido como beat ‘em up, era um sucesso e até hoje possui seus fieis seguidores. Marvel Super Heroes segue esse estilo: hordas de inimigos que devem ser espancados sem dó, utilização de ataques especiais e combos, chefes entre as fases que possuem padrões de jogo, e textos e mais textos que ajudam a história fluir.
Todo o clima de história em quadrinhos + desenho animado serve como principal ponto de imersão do game e, tenho que ressaltar, é um trabalho muito bem feito.

Os vilões são bacanas

MarvelHeroes

Convenhamos: os vilões são os personagens que mais gostamos das HQs. Em Marvel Super Heroes, suas presenças são não apenas variadas, mas também muito empolgantes. Marca presença o Surfista Prateado (em sua versão anti-herói), Blackheart, Nebula, o Doutor Destino e outros mais. Os confrontos são memoráveis e difíceis, mas a cada vitória, a comemoração é inevitável.

MARVELSH WAR OF GEMS

Os inimigos normais são fáceis e entediantes, tudo não passa de um prelúdio para as batalhas contra os grandalhões. A dificuldade é um ponto alto, com muitas fases que exigem reflexo e decisões instantãneas para garantir que seu herói termine-a com o mínimo possível de arranhões. Cada herói deve utilizar sua barra de HP por todo o estágio, tendo a opção de recuperá-la apenas pegando itens. Se perder toda a vida, o herói é nocauteado e só pode ser “revivido” com algum item especifíco. Perca todos os heróis e é game over pra você.
O último confronto com Thanos requer muita paciência para pegar o padrão de seus ataques, mas após entender todos os seus movimentos, fica fácil ler e saber o que fazer para derrotá-lo.

Salvando o mundo

Eu tive a sorte de jogar Marvel Super Heroes in war of the gems logo em seu lançamento. Costumava jogar muito games desse tipo, mas me empolguei bastante com essa versão de Snes. Mesmo sendo bem difícil, ele não é frustrante, é muito mais estratégico e inteligente do que parece. As cores e os efeitos sonoros são de altíssima qualidade, e as boas horas que o game exige são completamente recompensadoras em seu derradeiro final. marvel-5

A variedade de personagens, a história fluída, os belíssimos gráficos, o senso estratégico. Tudo isso define muito bem a qualidade dessa aventura envolvendo tantos bons nomes. Se você quer um game definito de pura porrada e de muita dificuldade, não procure mais, o seu Super Nintendo possui em Marvel Super Heroes tudo o que você pode querer em um game desse estilo.

Salve o mundo em grande estilo e jogue com o Homem De Ferro, ele é o meu preferido.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Um bom jogo, ainda não tive oportunidade de fechar pq os chefes são mto dificeis xD

    faltou comentar a falta de multiplayer, uma pena isso. E o meu favorito é o cap america xD

    ResponderExcluir
  2. Eu fechei, mas nunca consegui utilizar os poderes das gemas. Quem sabe se eu voltar a jogá-lo hoje...

    ResponderExcluir
  3. nossa cara eu ainda tenho esse cartucho na gaveta.
    um otimo jogo pro snes, joguei tanto ele que so de ler a materia sinto saudades.
    eu costumo dizer que a melhor era do games foi a dos 16 bits e esse jogo foi um marco na pra todos os fas do snes.
    muito bom

    ResponderExcluir
  4. Sempre gostei desse game *---*
    Consegui fechar e usar o poder de todas as gemas, já! Muito bom, muito bom !!

    ResponderExcluir
  5. Cara,como eu era viciado nesse jogo! :D

    ResponderExcluir
  6. Me lembro que alugava o esse game todo final de semana no verão. Quando eu voltava da praia ia direto pro meu SNES jogar enquanto minha mãe ficava gritando pra eu ir pra mesa almoçar. xD

    ResponderExcluir
  7. Esse jogo é sensacional.. só isso.. joguei muito no SNES!

    ResponderExcluir
  8. Depois desse a capcom ainda lançou mais um jogo do mega man, ótimo por sinal, se não me engano foi lá em 1998...talvez tenha sido até o último jogo do Snes...

    ResponderExcluir
  9. Ótimo jogo!! Tinha ele e fechei com todos os personagens!! Jogaço...

    ResponderExcluir
  10. Só faltou dizer que o jogo reutilizou o engine de X-men. É praticamente o mesmo jogo, mas muito bom tb.

    ResponderExcluir
  11. Corrigindo, foi o jogo foi citado sim. Mas os dois são ótimos.

    ResponderExcluir
  12. Ótimo jogo, apesar que levando em conta a época em que foram lançados, X-Men Mutant Apocalypse é melhor.

    O que me decepcionou nesse jogo, não foi o jogo em si, mas seu nome, pois eu imaginava que seria um port do jogo de luta do Arcade :-(

    Mas passada essa decepção inicial, é um bom jogo.

    ResponderExcluir
  13. Um primo meu tinha o cartucho e me emprestou por uns tempos, mas só consegui zerar no emulador anos mais tarde.

    Realmente, é um jogo muito bom, meu preferido era o Spider Man, mas se me lembro bem, na luta final usei é o Hulk.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google