Especial: Super Mario 3DS: O que podemos esperar?

  Não há como negar: você ficou ansioso quando Iwata mostrou as imagens do  futuro Super Mario para o 3DS na Game Developers Conf... (por Alex Sandro de Mattos em 25/06/2011, via Nintendo Blast)

Super Mario... Tanooki  lol

 

Não há como negar: você ficou ansioso quando Iwata mostrou as imagens do  futuro Super Mario para o 3DS na Game Developers Conference meses atrás. E quase infartou quando viu o primeiro trailer do game na E3 no início deste mês. Mas na verdade, o que esperamos do jogo do bigodudo para o portátil da Big N? O que sabemos até agora? Então, hora de ver e rever (quase) todos os detalhes e especulações sobre a nova e tão aguardada aventura do Mario.

 

Certamente você já viu este trailer, mas não custa nada dar uma olhadinha de novo para aumentar um pouco a ansiedade e também para verificarmos detalhes no qual comentaremos logo abaixo. Então, curta-o:

 

Super Mario... O quê?

É... não foi dessa vez que recebemos o nome do jogo. Na Game Developers Conference, que aconteceu meses atrás, a Nintendo só havia mostrado quatro imagens e o logotipo sem verdadeiro nome do jogo. Na E3, o feito se manteve. Só estava o “Super Mario”. E a questão que não sai da nossa cabeça é: qual será o nome do novo game do Mario? Somente o Super Mario seria estranho, visto que todo jogo da série recebeu um ‘sobrenome’. Mas a Nintendo já anunciou que esse título não é oficial.

É Super! É Mario! É Nintendo!

O mestre Shigeru Miyamoto comentou a respeito das características de Super Mario para o 3DS. Segundo ele, “equipe de desenvolvimento projetou muitos elementos de 'Super Mario 3'; mas a intenção geral não é se focar em Super Mario Bros. 3, mas olhar para o que já foi feito com a franquia Mario em geral e para a jogabilidade de novas maneiras, para criar este novo Super Mario Bros. em 3D”. Pronto, não precisa dizer mais nada, não é verdade?

Um 2D em 3D

Piranha Petróleo! A primeira característica que se destaca no trailer é, indiscutivelmente, a aplicação de profundidade nas sessões ‘side scrolling’ do jogo. Muitas das cenas mostradas no trailer nos remetem aos clássicos jogos 2D, porém com a possibilidade de ir para o fundo da tela, quase que como em um 2,5D. O Circle Pad do 3DS cuidará de toda a movimentação do bigode para todas as direções possíveis. A Piranha Plant que cospe uma espécie de tinta preta na tela nos remete o efeito tridimensional do portátil, além de prejudicar a visão do jogador. URGH!

Dá-lhe bundada!

Uma herança de New Super Mario Bros. está presente no novo game do Mario: a possibilidade de dar bundadas nos blocos de interrogação. Porém, ao contrário do jogo dito, em Super Mario 3DS, o item sai do bloco e não cai. Mas e qual é a nossa surpresa (ou nem tanto assim, já que todos sabiam disso) que aparece ao acertar o bloco? A querida Super Leaf! Woohoooo!

Quem resiste a uma bundada dessas, hein? Esperamos 20 anos para rever a Super Leaf, então sobreviveremos alguns meses por Super Mario 3DS.

‘Rabo’ de guerra

Mario está animado com o seu rabo... e nós também! A Tanooki Suit apareceu pela primeira vez. Estávamos com saudades dela desde Mario Bros. 3. Como vemos no trailer, ela permite ao herói planar vagarosamente ao bater o rabo, igualmente como era no jogo do NES, porém Mario não voará com a roupa [sniff, sniff]. Vai ver que a Nintendo finalmente percebeu que guaxinim não voa. Mesmo sem a habilidade de voar, uma das características principais da roupa era dar um giro para acertar inimigos e isso não poderia faltar. Pois bem, o giro está presente, mas não é só o Mario que possui esta habilidade, os Goombas também. Guerras de rabos estão garantidas.

O próprio Shigeru Miyamoto comentou sobre a (re)aparição de um dos power-ups mais adorados pelos fãs: “De um ponto de vista funcional, o Tanooki Suit faz com que Mario pule no ar e balance seu rabo para cima e para baixo de modo que ele flutue bem vagarosamente para baixo. A queda vagarosa é algo que eu acredito ser muito divertido, mas que também tem um significado bem forte quando você está jogando um game 3D. Novamente, não é algo relacionado ao fato de ser tão popular, mas estes são alguns dos elementos do Tanooki Suit que eu mais gosto."

Rabada!!!

Encaixotado

image Não há canhões, Launch Star e nem lumas para levar Mario de um lugar do cenário para outro. Desta vez Mario entra no pequeno bloco branco com manchas rosas para ser transportado para o outro lado. Os blocos serão bastante usados no jogo em conjunto com os clássicos canos verdes.

“Boonito”

Foooooooogeeeee!!! Os Boo’s não perdem tempo e sempre estão atrás de Mario. No trailer aparece um momento no qual ele persegue o encanador em um piano gigante, o que certamente, é uma fase fantasmagórica. O mais interessante é que no final do piano, Mario pula sobre um Jump Box, aquele bloco com símbolo musical que impulsiona o herói. Esse bloco teve participação em Super Mario Bros 3. e Super Mario World e retornarão no novo jogo. Hmmm… gostinho de nostalgia!

Bandeirada

Clear Stage! E para terminar a fase, o que você encontra? Estrelas? Não, você andou jogando Galaxy demais. É o clássico mastro com a bandeira! Isso mais do que comprova que Super Mario 3DS é uma mistura de Super Mario Bros. Wii com Super Mario 64. Atingindo o topo do mastro, você ganha uma vida. Não tem porque mudar, não é verdade?

Bowser não desiste…

E se é um Super Mario, não ter a presença de Bowser seria uma grande injustiça… queremos acabar com o monstrão em 3D também. Como será que ele vai raptar Peach dessa vez?

e pela nonagésima sétima vez, Bowser vai tomar uma bifa do Mario.

Fase a fase

A imprensa pode curtir algumas fases que estavam disponíveis na E3. A seguir, acompanharemos os vídeos das fases do novo game do Mario e os detalhes presentes:

  • World 1-2

- A primeira coisa que notamos é a movimentação da câmera, onde o jogador pode incliná-la, aproximar-se ou distanciar-se;

- Em seguida, os Goombas avançam para cima do jogador, uma herança de Super Mario Galaxy.

Do fundo para a frente!- A Fire Flower não será temporária como aconteceu nos últimos games espaciais, aproximando o jogo de ser um “Mario Bros.” Note que, na parte onde estão os três Goombas enfileirados, Mario dispara uma bola de fogo que bate no fundo da tela e vem para a frente, acertando os inimigos. O mesmo acontece com a casca verde;

Star Coin - Além do mastro no final da fase, há a bandeira de checkpoint;

- O botão P retorna e no vídeo ele ativa as moedas;

- A Star Coin está presente. É preciso reunir três delas em cada fase, igualmente como ocorreu em New Super Mario Bros Wii;

- Mario ganhou novas movimentações, como a cambalhota e uma arrancada para correr.

  • World 1-2 (Warp Zone)

- Se você é uma pessoa esperta (ou preguiçosa) e não quer enfrentar desafios, só passar fases, já reconheceu a cena acima. As famosas Warp Zones retornam em Super Mario 3DS;

- Note o relógio no canto superior direito da tela. Yoshiaki Koizume, produtor do game, disse que os jogadores não precisarão de muito tempo para terminar as fases. Segundo ele, alguns níveis de Galaxy eram extensos e essa peculiaridade de tempo remete muito ao estilo Super Mario Bros.

  • World 2-5

- A fase é a clássica Airship de Bowser;

- O jogador precisa acompanhar avanço da câmera;

- Perceba que não há marcador de energia como nos últimos jogos tridimensionais do bigode. Quando ele está com a roupa de guaxinim, ao sofrer dano, ele volta para a forma normal e ao apanhar novamente ele fica pequeno, seguindo o clássico padrão dos jogos 2D;

- O Boss segue os moldes clássicos: é preciso pular sobre a cabeça três vezes. Agora com a profundidade, ele rebate pelo cenário.

Em 3D, os Bullet Bills vão acertar os seus olhos!Não é Galaxy, mas o boss viu estrelas... RÁ!

  • World 3-3

- Ao pisar nos botões verdes com exclamação, as plataformas se desdobram criando o caminho, porém é preciso ser rápido pois elas somem;

- Há o Level Bonus, aquela área onde é preciso acertar o bloco para ganhar moedas até o tempo terminar;

- As habilidades de pular para uma parede para se impulsionar é uma herança dos jogos tridimensionais. Mas note que em momento nenhum ele se segura nas beiradas, o que aproxima das características dos jogos side scrolling do encanador.

The Legend of Peach

Só falta a espada e a roupa verde Se esse ano uma das principais séries da Nintendo está completando 25 anos, homenagens não poderiam faltar. Shigeru Miyamoto disse em uma entrevista que Super Mario 3DS terá um estágio que lembrará a série Zelda. Nesse estágio, a visão será aérea, ou seja, vendo Mario “por cima” e relacionando ao primeiro The Legend of Zelda, aquele do NES. Além disso, será preciso acender tochas nos cantos do mapa para abrir portas, outro puzzle bastante comum no jogo do herói de roupa verde.

3, 2, 1?? Não. É 1, 2, 3D!

Não há outro sentimento a não ser ansiedade. A cada novo game do Mario, a Nintendo mostra que o encanador sempre está em alta e que pode agradar aos velhos e novos fãs. Não importa se é no Reino dos Cogumelos, no espaço ou em 3D: as aventuras sempre são marcantes e inesquecíveis. Agora o que nos resta? Esperar a Big N anunciar a data de lançamento para reservarmos nosso querido tempo para aproveitar o jogo. Imaginou um Mario em 3D? Será três vezes mais divertido e impressionante.

 Na corda bamba Só uma palavra resume essa cena: AHHHHHHHHHHHHHHH!!

Com o Mario não tem crise financeira! Wiiii!! Ops, quer dizer, 3Déssiiiiiii


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Ótimo especial!Me motivou mais ainda a comprar o jogo.Ainda não tenho nenhum game de 3DS,mas depois que adquirir Pilotwings Resort e FIFA 12,que será lançado dia 10 de outubro,irei comprá-lo logo no lançamento. Here I go!

    ResponderExcluir
  2. T-T.
    To doido pra jogar esse game.
    Mas nem 3DS eu tenho T-T.
    Vou comprar meu wii agora no meio do ano.

    ResponderExcluir
  3. A primeira vez que o Iwata anunciou as 4 imagens do do Super Mario 3D eu fiquei muito ansioso pelo jogo, depois que eu vi o trailer, fiquei babando. Preciso de um Three di es.

    ResponderExcluir
  4. Gráficos de Galaxy em um portátil...
    Caguei tijolos quando baixei o vídeo no meu 3DS...

    ResponderExcluir
  5. legal é vc jogar uma fase dificil
    e no final chegar simplesmente no velho e bom mastro,sem as 120 estrelas dessa vez :)

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente fantástico!
    Parece uma sintese perfeita entre elementes de outros jogos do Mario somada com muitas novidades. =)
    Gostei muito da ideia das plataformas verdes que criam os caminhos. Se no video já é bom imaginem como será em 3D!

    ResponderExcluir
  7. Remake de SMB3
    Os Bosses são parecidos, tem a fase com os "Barcos voadores", Roupa de animal
    Faltou mostrar só ele pegando o cetro depois que mata o boss :P

    ResponderExcluir
  8. Todo mundo elogiou e eu critico :)

    A maioria das fases que foram monstradas são supensas! Não é chao firme é meio que Mario Galaxy! Sim né Tiago, pois é uma junção com o Galaxy...mas é que é tudo é muito váguo e "quadrado" que me dá um ceto desespero...ainda mais ver o querido guaxinin batendo sua cauda por aí!
    Não seria mais facil então fazer um Mario Galaxy 3D (no sentido tambem do trocadilho com o 3) ou então mesmo um New Super Mário Bros. 3D?
    To meio (bem) desapontado com esse novo game do bigodudo e...por favor quem quizer me ajudar e erguer minha espectativa, me convençan por favor!
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Nossaaa... Perfeição dos jogos do bigodudo nos portateis
    Eles se preocuparam em dar a sensação do 3d/ profundidade e tal.
    Ajustaram perfeito o angulo da camera... diferente do N64 que atrapalhava as vezes! Perfeito

    Muito legal esse fase 3-3 do video... Lembrei da 3 fase do Mario Bros 3 /SNES (a tela andando e as plataformas caindo...)

    So que aquele era em 2D... kkkkk

    Quero um 3DS
    O_O

    ResponderExcluir
  10. Caramba o Mario reina! depois de tantos games lançados, cada lançamento é uma expectativa imensa! Mario é Mario, não tem pra Sonic, nem pra Kratos, nem pro Link !

    ResponderExcluir
  11. Só eu notei o bloco random de Super Mario World, aos 0:35-0:40 segundos do vídeo da fase 2-5?
    Anyway, isso é exatamente o que eu esperava de um jogo do Mario em 3D quando criança, época que eu me resumia ao Super Mario Bros. 3, já devia ter o Sunshine e eu não conhecia nem Super Mario 64 -q
    Que bom que finalmente a Nintendo fez um jogo assim. Pena que não vou poder jogá-lo.

    ResponderExcluir
  12. 3-3 = Não acredito o.o
    Voltaram com música do Super Mario Bros. 3? *-*

    ResponderExcluir
  13. e o melhor de tudo! ele será lançado ainda nesse ano!!!!!!!!!1 uhuuuuuuuuuul!!!!!!!!!!!!!!!

    visitem meu blog tbm! www.new-super-mario-world.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. @Ness_64

    eu tbm percebi ae...

    é, se nao me engano, a ultima fase antes do castelo #2... q tem aquele inimigo q fica num bloco de pedras q fica voando pra lá e pra cá... e tbm cai um monte de bichinhos de para-quedas...

    ResponderExcluir
  15. Isso é mais do que suficiente para mostrar que o jogo realmente vai ser bom!

    Todas as referências, os detalhes... O jogo foi bem cuidado pra atrair os velhos e novos gamers.

    ResponderExcluir
  16. The Legend of Peach ?
    eu inventei isto em um dia

    ResponderExcluir
  17. e este novo jogo do mario vai ser incrível
    um jogo com coisas das aventuras em 2D,e com jogabilidade e níveis 3D!!!!!
    muito legal
    pena que não tenho o N3DS

    ResponderExcluir
  18. ta ok, tudo muito bom, mais cader a análise de the zelda ocarina of time 3ds, sei q nós sabemos quase tudo sobre o game, mais e para os novatos da serie? e tem mais é um game nintendo e já saiu a uma semana e vcs não postaram no site a análise dele ainda. ele merece e nós nunca nos cansamos de ouvir e falar de zelda, principalmente quando se o tal é ocarina of time. Queria saber se no site tem alguma Seção para perguntas e respostas pois NÓS acabamos postandom aqui as nossas duvidas e não sabemos se o site irar responder. um abraço.

    ResponderExcluir
  19. As 2 músicas mais clássicas!! No 2-5 e no 3-3! Amo essas músicas do Mario!

    ResponderExcluir
  20. Expectativa muito grande.... Mas, como esse jogo é muito nostálgico tem coisas que não pode faltar como o Luigi...

    ResponderExcluir
  21. WARP ZONE IS BACK. VOU USAR E ABUSAR DESSE RECURSO. CLARO Q TBM VOU JOGAR TDAS AS FASES. MAS NA SEGUNDA VEZ Q JOGAR É WARP ZONE NA HORA.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google