Pokémon Blast

Pokémon Blast: A evolução do sistema de batalha - Complexo demais?

“Se você quer ser um mestre POKÉMON! Ser de todos o melhor, VAMOS LÁ!” esta é a frase mais adequada para o tema de hoje. Você ainda tem dúvi... (por Unknown em 22/06/2011, via Nintendo Blast)

“Se você quer ser um mestre POKÉMON! Ser de todos o melhor, VAMOS LÁ!” esta é a frase mais adequada para o tema de hoje. Você ainda tem dúvidas da complexidade de Pokémon? Quer aprender de uma forma fácil? Iremos tratar deste assunto com bastantes detalhes nesta coluna. Preparem-se para informação! Informação em dobro! O Pokémon Blast está decolando de novo!
Cospe fogo, Charizard!
Quem diria que este joguinho sem grandes ambições seria um dos maiores de todos os tempos né? No início, o sistema de batalha de Pokémon não era tão diversificado quanto hoje. Possuíamos quinze tipos de monstrinhos, cada um com suas fraquezas, resistências e vantagens . Os atributos eram HP, ATK, DEF, Special e Speed. Vale lembrar que os tipos também determinavam se um golpe era físico(baseado em ATK) ou especial(Baseado em Special, ou Special ATK mais pra frente). Esses fatores unidos, formavam o leque de estratégias possíveis na época.

A segunda geração surgiu com os jogos Gold & Silver, trazendo três grandes novidades: o Atributo especial era dividido em Special ATK e Special Def (um grande avanço), a possibilidade de equipar itens nos monstrinhos e dois novos tipos, Dark e Steel.

Os itens foram a novidade da geração II
Alguns outros detalhes foram mudados, como a chance de ocorrer um Critical Hit, que antes era determinada pela Speed do pokémon. Os itens na época foram um grande marco, causando grande diferença no rumo das batalhas. Seu pokémon agora poderia escapar de estratégias que antes causariam a derrota. Quem não achou legal equipar uma Berry, receber o golpe Toxic, e como num passe de mágica voltar ao normal?

Eis que surge a terceira geração, uma das mais importantes para o desenvolvimento do sistema de batalha. Os jogos Ruby & Sapphire não traziam só mais um bando de novos pokémon, novas possibilidades surgiram. O número de berries aumentou, assim como os golpes e itens, mas os grandes destaques foram o surgimento das Abilities e Natures, além do equilíbrio nos atributos dos Pokémon, com a divisão mais balanceada dos EVs. As Abilities são habilidades especiais que são ativadas automaticamente dentro de certas circunstâncias. Seus efeitos em batalhas fizeram o leque de estratégias aumentar consideravelmente. Existiam Abilities que permitiam que seu pokémon aumentasse a própria Speed a cada rodada, outras não deixavam que ele tivesse o ATK reduzido, entre muitas outras.


As Natures juntamente com os EVs podem ser considerados a batida do martelo que permitiu os treinadores a falarem, ”O MEU Swampert e o MEU Charizard”, pois são recursos que praticamente customizam os seus pokémon.

Os EVs podem ser invisíveis, mas a Nature e a Ability não são.
A sigla EV é abreviação para Effort Value (Valor de Esforço). Cada pokémon que você derrota no modo história faz com que o seu monstrinho ganhe pontos de EV, que são “invisíveis” dentro do jogo. Esses pontos quando acumulados, transformam-se em bônus para os seus atributos, ou seja, quem tiver conhecimento de como ganhar EVs, poderá escolher quais atributos receberão este bônus. Óbvio que existe um limite de pontos, além de que cada pokémon possui uma base que determina o quanto é o mínimo e o máximo que ele pode ter em cada atributo, mas isso permite que você escolha exatamente como será o seu pokémon dentro das possibilidades disponibilizadas pelo jogo, e dessa forma, o seu adversário poderá ter o mesmo pokémon, mas nem sempre ele será igual.

Natures tem quase a mesma função. Cada uma delas irá aumentar 10% de um atributo e diminuir outro na mesma proporção. Existem 25 Natures e somente 20 afetam os seus atributos, então, podem ignorar as outras 5.

Ahh, mas não adianta aumentar um e diminuir outro
- Leitor desapontado com as Natures.
Calma meu amigo! Não sou o Entei, mas posso dizer que tá tudo bem agora!
Se você para pra pensar um pouco, perceberá que certos pokémon não precisam de alguns atributos.

Veja o exemplo do Aerodactyl. Ele é um pokémon rápido e razoavelmente forte. Tem Speed e ATK altos, enquanto o seu Special ATK é horrível. Qual é a importância deste atributo ruim pra ele? NENHUMA! Ele só irá utilizar golpes que dependem do ATK, por isso, não há problema algum em reduzir o atributo inútil com a Nature. Não é só o Aerodactyl que é assim, vários pokémon são da mesma forma, entretanto também existem outros que precisam de todos os atributos, cabendo ao treinador a decisão final.

Esse sorriso mostra a felicidade de Gengar
ao descobrir que batalharia mais.
A Quarta geração de Pokémon, que veio com os jogos Diamond & Pearl, trouxe uma novidade que diferenciou muito as batalhas. Lembram que antes os golpes eram físicos ou especiais de acordo com o tipo? Não mais. Cada golpe possui sua própria característica, e o tipo não define que golpe é físico ou especial. Certos pokémon, como Gyarados e Gengar começaram a ser amplamente utilizados, pois eles possuíam bons atributos que infelizmente não eram compatíveis com os seus tipos.

Essa diversificação de treinamento com EV e Nature, combinada com as Abilities, itens e golpes é que vai definir a eficiência do seu pokémon. Cada um desses fatores está proporcionando novas possibilidades de estratégia, e infelizmente, isso é algo que afasta alguns jogadores.Imaginem como é trabalhoso “criar” uma estratégia. Além disso, o jogador ainda tem que treinar um monstrinho e depois repetir o mesmo processo pelo menos cinco vezes se ele quiser um time completo.
Clique nesta imagem e seja feliz

Concluímos então que para construir o seu time é preciso pensar em algumas coisas: Definir os golpes, distribuir os EVs, escolher uma Nature, equipar um item que melhore sua estratégia, saber como a ability poderá ajudar durante a luta e ter conhecimento das características de cada tipo de pokémon.
Não é uma tarefa fácil, várias projeções de times requerem cálculos e simulações de possíveis situações complicadas que podem ocorrer durante a luta.

(((((((Level × 2 ÷ 5) + 2) × BasePower × [Sp]Atk ÷ 50) ÷ [Sp]Def) × Mod1) + 2) × CH × Mod2 × R ÷ 100) × STAB × Type1 × Type2 × Mod3)  Fórmula para cálculo de dano - Quem disse que pokémon não ajuda nos estudos?
Horas e horas podem ser gastas na criação e desenvolvimento de um time, mas muita gente se diverte com isso. Você está testando os seus limites contra o oponente, e quando o resultado é uma boa luta, a realização é grande.

Na edição anterior...


Falamos sobre como a complexidade de Pokémon divide os jogadores entre casuais e hardcore. Vamos ver agora os trechos de alguns comentários:

Até as versões Gold/Silver eu era um jogador hardcore. Tinha todos os pokémon e ainda transferia via transfer pak para o meu Nintendo 64 (bons tempos). Depois de me desatualizar totalmente sobre as versões posteriores, meio que me deu saudade e decidi voltar. Pokémon mudou tanto e está tão complexo que tenho que reaprender tudo de novo. Devido ao grau de dificuldade e aos vários tipos de treinamento possíveis, pokémon deixa de ser tão infantil. – Hareon
Sou um treinador que adora uma nova jornada pokemon, gosto de capturar todos os Pokémon que vejo pela frente, e eu gosto de Pokemon por ser um jogo estratégico em que você tem que pensar em uma estrategia para destruir o oponente... – Super Mario Bros 
Eu jogava pokemon desde a epoca que era''febre'',porem de ums meses pra cá parei de jogar,mas essa materia me fez sentir saudades,principalmente da minha versão favorita a pokemon ruby... - Robson 
Acredito eu que sou mais o tipo casual. Pois já tentei treinar meus pokémon para batalhas online, e não consigo ganhar de forma alguma! As estratégias que eles usam chegam a parecer game shark. Pokémons dragão que sobrevivem a blizzards e etc é o que mais aparece por lá. E quando o treinador é japonês, vish... desligo o DS... – Ewerton 
Infelizmente não tenho espaço para exibir todos os comentários, mas tem muita gente interessada em evoluir no jogo!

Leitores do Nintendo Blast, qual é a experiência de vocês com treinamento pokémon? possuem alguma história engraçada? uma luta interessante? Comentem!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Meu comentário apareceu \0/
    Olha, eu venço nas batalhas Pokémon por sorte nem penso em estrategia nem nada só na sorte, antes eu pensava que o pokemon mais forte ela aquele com o maior nível mas depois de ver um rattata de Nv 1 derrotar um Mewtwo de Nv 100 eu fiquei todo confuso. Quero muito aprender a usar habilidades, ataques, itens... e depois de ver aqueles cálculos já vi que eu vou ter muito trabalho para fazer isso. Vou tentar seguir aqueles passos de construir um time e vou ter que estudar muito (se pelo menos os professores usassem Pokémon para ensinar matemática na sala seria mais fácil :D).

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, kra.
    Eu já tentei acompanhar os EVs e assim fiz até a geração Ruby Saphire, maas depois perdeu a "magia Pokémon". Sei que a série é boa, respeito quem ainda curte, mas eu preferia os monstrinhos mais como "bichos de estimação que colocamos pra lutar" do que "bichos minuciosamente e matematicamente treinados"

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria, sem dúvida da muito trabalho montar um time.
    Eu mesma gastei axo que centenas de horas para montar o time, sendo que treinei bem mais pokémons para diversas estratégias.

    ResponderExcluir
  4. pra falar a verdade, eu ainda n entendi muito bem isso :/
    mas mesmo assim eu ainda luto contra meus oponentes, mas eu jogo mesmo por diversão, seu ganhar ueba!!!!!!!se eu perder okay.... mas um dia eu entendo essas coisas xD

    ResponderExcluir
  5. Ri muito do Ewerton ali!
    husauhshusa

    ResponderExcluir
  6. queria muito ter um pokemon de portatil...
    maos o decepcionante nos jogos do pokemon é que, depois de conceguir os oito emblemas vc nao vai para a liga pokemon,vc vai perceguir os viloes e ir a elite dos 4

    ResponderExcluir
  7. nao preciso de estrategias para vencer as batalhas,eu gosto de jogar,e nao ficar enventando truques

    ResponderExcluir
  8. Eu não uso nenhuma estratégi...ah uso sim dou o golpe mais forte que o poke tiver e tipo contrario! O BÁSICO!
    Existe algum professor igual o Oak na vida real? Preciso de algumas milhares de aulas pra aprender tudo :)

    ResponderExcluir
  9. Como não sei muito bem como treinar Evs, umas das minhas técnicas nas batalhas em duplas online (minhas preferidas) é usando um Quagsire e um Beartic, o Quagsire tem a habilidade water abosorb e os ataques são: Waterfall,Hail,Blizzard e Dig(equipado com Icy Rrock). o Beartic tem a habilidade Snow Cloak e os ataques são: Surf,Hail,Blizzard e Rest(equipado com Chesto Berry). Uso o hail para aumentar a evasiva do Beartic e deixar o Blizzard com 100% de Acc. o Surf pra aumetar o Hp do Quagsire, e lasco 2 Blizzards por rodada, é uma estratégia boa, não funciona sempre, principalmente com os abençoados japas rsrs. Cada vez é mais díficil em treinar os pokémons devido a imensidade de coisas que a cada versão aparece, o leque de estratégias é ilimitado, mais as vezes vc escolhe um pokémon que vc goste pra treinar, mais depois que vc chegar na liga e ter treinado ele o jogo todo vai ver que ele é uma merda e não vai te servir pra nada ¬¬ (pichu do 12º filme ¬¬)ai vai ter que refazer um treinamento todo de novo. Isso estressa rs.

    ResponderExcluir
  10. Pokemon é muito complexo.
    Sou mais do tipo jogador casual e so quer capturar todos e terminar a aventura.
    Não tenho paciencia pra treinar um time bom.
    Mas pkmn é um jogo incrivel, porq tem um lugar pra todos:
    jogadores mais casuais(gostam mais de viajar e capturar, tipo pesquisadores) e hardcores(querem serem os melhores em batalhas).

    ResponderExcluir
  11. Eu to cheio de Boxes com pokemon treinados com essas estrategias... como foi dificil treina-los demorou muito mas vale a pena

    ResponderExcluir
  12. Sou loko por pokemon a muitos anos, já joguei pelo menos um game de cada geração dentro em breve vou jogar uma da quinta prefiro a terceira versão que lançam geralmente é melhorada. Bem ainda estou me adaptando com os EVs e Natures, mas a ideia de ter um pokemon q você gosta lutando em uma batalha mesmo ele não sendo tão "forte" é muito bom, pois você pode treina-lo para que seja o melhor e ganhar.

    ResponderExcluir
  13. A ... eu lembro quando pokemon era coisa de criança XD , mas agora ... o negócio tá tenso kkk , so tão viciado q fico horas jogando "PO" e agora vo fica mais viciado ainda ouvindo o podcast XD , e o melhor é q quando eu perco uma batalha isso me motiva a me superar , Mattcoww , parabéns pelo seu trabalho cara adorei o texto e se eu n tive pedindo mto ... manda um abraço pra mim no proximo podcast XD kkkk , vlw

    ResponderExcluir
  14. gostaria de saber se tem diferença o mesmo pokemon ser macho e mais forte que a femea?

    ResponderExcluir
  15. qual a melhor maneira para se criar um kadabra e um dragonite?

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google