Pokémon Blast

Pokémon Blast: O maior obstáculo da jornada Pokémon

Olá leitores do Nintendo Blast ! É com muito prazer que eu começo a minha jornada pokémon por aqui! Meu nome é Mateus Lôbo, entretanto muit... (por Unknown em 08/06/2011, via Nintendo Blast)

pokemonblast_logoOlá leitores do Nintendo Blast! É com muito prazer que eu começo a minha jornada pokémon por aqui! Meu nome é Mateus Lôbo, entretanto muitos me conhecem como Mattcoww. Sou colaborador da Nintendo World , organizador geral da Liga Oficial Pokémon e agora membro do Nintendo Blast! Nesta primeira edição da coluna Pokémon Blast (que agora será semanal), vamos falar de um assunto um pouco mais polêmico que “mamilos”: O maior obstáculo da jornada pokémon! Nem mesmo Strength e Rock Smash podem tirá-lo do caminho!

Darwin bem que tentou, mas não conseguiu explicar de onde surgem tantos pokémon. Já pararam para pensar que o número atual de monstrinhos está perto de 700? Será que todos nós teremos que decorar o nome de mais de 1000 deles?

Os monstrinhos que surgiram em 1996 no Japão, chegaram aos EUA perto do final de 1998 e rapidamente espalharam-se pelo mundo, alcançando o sucesso em qualquer lugar que fossem. Hoje, Pokémon tem 15 anos e continua com altos índices de vendas, além de uma gigantesca legião de fãs. A ideia simples e inovadora de Red & Green tornou-se o padrão da franquia, sendo seguida até hoje, mas infelizmente, a fórmula de ouro de Pokémon está destinada a enfrentar grandes problemas.

A cada geração fica mais difícil seguir essa filosofia... No início eram 151 pokémon (1ª Geração), depois 251 (2ª Geração), 386 (3ª Geração), 493 (4ª Geração) e agora, 649 (5ª Geração). Querendo ou não, para ter um bom desempenho no jogo é preciso conhecer o maior número de pokémon possíveis e todas as suas características(você não quer usar um golpe que não funciona toda vida que encontrar um pokémon “novo” não é?). Levando isso em consideração, vamos analisar algumas situações.

Caro leitor, com quantos anos você começou a acompanhar Pokémon? Pode ser o anime, jogo, mangá, não importa. Qual foi o seu primeiro contato com a série? Muitas pessoas tiveram o primeiro contato na época dos 151 pokémon, acompanhando os monstrinhos de uma maneira lenta e gradual, até firmar na mente os 151 pokémon. Logo em seguida chegou a 2ª Geração e essas pessoas também tiveram tempo para assimilar os novos pokémon.

Se até os pokémon extintos aparecem, fica difícil de decorar tudo né? Agora imagine uma pessoa que nasceu em 2002, e hoje tem 8 ou 9 anos de idade. Ela provavelmente começou a acompanhar a série na época de Diamond & Pearl, descobrindo de uma vez só, nada mais nada menos que 493 pokémon. Quem você acha que sabe mais informações sobre os monstrinhos em geral?

Depois de ver essas duas situações, podemos concluir que o único “problema” que o ”jogador antigo” irá enfrentar é memorizar as informações sobre os novos pokémon, enquanto o novato tem um GRANDE número de monstrinhos para conhecer e se familiarizar.

Atualmente estamos na 5ª geração. Se o número adicional de pokémon for exatamente 100 (ou mais) a cada geração que vier, quando a 8ª geração chegar, estaremos beirando MIL MONSTRINHOS! Isso seria algo totalmente inaceitável, iria dificultar muito a vida de novos jogadores, e até dos mais velhos. Os responsáveis pela série sabem disso, pode ter certeza.

Eu imagino algumas soluções/medidas para esse problema, mas gostaria de ouvir a opinião de vocês, treinadores e treinadoras pokémon. Qual seria a solução? Um reboot? Um isolamento de parte dos pokémon? O fim da série? Bem, estou passando a pokébola para vocês...comentem!  Por enquanto é isso pessoal, até quarta-feira!


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Só não memoriza quem não questão, convenhamos. Não é uma dificuldade. É só uma questão de adaptação.

    ResponderExcluir
  2. Os pokémons hj, já tem um design duvidoso, porém, se vierem monstrinhos mais bem desenhados, por que não? Essa é a graça de pokémon: "Gotta catch 'em All!". Tenho certeza que mtos aqui, memorizam mto bem pokémon. Eu tenho contato com pokémon desde 1998. E até hoje vou me acostumando aos poucos com cada um dos monstrinhos. Mas claro, se ficar algo absurdo nas novas gerações, o ideal seria apenas implantar coisas novas, sem novos monstrinhos. Já que a cada nova geração, uma série de inovações são feitas, e voçê praticamente inicia uma jornada, como se nunca tivesse existido outras versões

    ResponderExcluir
  3. Por mim, que venham mais e mais. Há uma lógica quanto ao número de espécies Pokémon ser sempre crescente a cada geração -- para refletir nossa própria variedade de seres vivos, lendas, mitos e máquinas (que são algumas das fontes de inspiração dos Pokémon), sempre crescente com o passar do tempo. Claro, isso pensando pela lógica interna. Externamente, pode ainda haver um limite, mas isso vai depender de quantas novidades mecânicas o jogo pode apresentar. Eu mesmo ainda estou a espera de um espécime Ghost/Steel com Levitate :)

    ResponderExcluir
  4. Eu primeiramente memorizo os Golpes Over Powers e os tipos de cada pokémon , o nome eu aprendo em questão de tempo. O meu único problema foi nessa quinta geração , que eu começei jogando o Japonês , ai eu decorei os nomes dos novos em japonês e agora que lançou o americano estou com dificuldade para aprender os nomes em inglês xD.
    Mas no Gameplay Online até que o nome não muda muita coisa , eu mesmo , adoro botar nicks nos meus pokemons =D.

    ResponderExcluir
  5. Eu conheci Pokémon pelo anime mesmo, acompanhei a série enquanto ela era exibida regularmente na tv aberta(..bons tempos! *-*), não sei bem se estacionei pela segunda geração..não pude seguir mais a série..
    Mas mesmo com pouca esperiência nos games, eu acho que isso não é bem um OBSTÁCULO quando se tem interesse em conhecer..se vc gosta realmente de Pokémon...
    #QuePokémonQueÉvc?

    ResponderExcluir
  6. Conheci pokémon na época dos primeiros 151.

    Mas sabe, não é tão ruim assim pros jogadores novos. Eles decoram os pokés de suas gerações, no caso Diamond & Pearl, e então, aos poucos, vão conhecendos os antigos. Não há problema nisso, até porque a gente não encontra todos os pokémons toda vez que iniciamos um novo jogo.

    ResponderExcluir
  7. Pegarei todos os 28731928419 novos da sexta geração

    ResponderExcluir
  8. reboot seria dahora sou da antiga comecei em 1999
    e acho os prmeiro os melhores faz muito tempo que nao curto
    pokemom anime(nao passa na lei dos 15 anos hahaha) e jogo (sempre a mesma coisa)
    acho que um reboot nos 2 (com mais açao no jogo e menos rpg(claro q o rpg é importante mas seria muito legal poder controlar e lutar com o pokemon) e o anime (precisaria ter progresso e nao ser uma propaganda)

    acho que um pokemon estilo de portatil para o console seria dahora(acho a grande chance de fazer algo novo)
    venderia Wiiu pra caramba

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o cara que falou que tem lógica... é a lógica dos seres vivos, quantas espécies existem? E irão ter mais e mais pokémon parecido... é o normal. E cada região com sua fauna própria.

    Espero que continue assim... é bom que se ficar muito dificil de "decorar", as pessoas vão atrás de áreas de interesse ao invés de aprender TUDO. ;P

    ResponderExcluir
  10. Eu conheci Pokémon quando ganhei meu primeiro portátil (Game Boy Color com Pokemon Yellow) e ainda não consegui decorar o nome de todos da 1º geração.
    Para dar um jeito dos jogadores novos conhecer os primeiros pokémons é só lançarem um novo jogo com pokémons da geração passada, eu acho que isso resolveria.

    ResponderExcluir
  11. mas é pra isso que tem a pokeagenda ué, e tem também o anime,mangá,camiseta,sorvete,bunequinho,etc...e ainda edições especias como o Yellow,pra que os nomes entrem no subconciente das pessoas,ué!Eu,particurlarmente,joguei todas as gerações,mas não lembro xongas de nome nenhum(talvez só do meu Venussaur level 90...ai que saudade...)isso nunca me foi um obstaculo.Concordo com o amigo que disse,pros dias atuais,a aparencia não só dos monstrinhos,mas do game em si,estão duvidosas...

    ResponderExcluir
  12. A maioria da galera incentivou, mas eu concordo com o Mateus, são muitos pkm pra ter guardados na cabeça (isso não é problema pra mim, mas blz)...só que por outro lado,s e não houver novos pkm, não haveram novos games..então que venham. E que venha um jogo no estilo da aventura dos portáteis mas em 3D, terceira pessoa no Wii U XD eu compraria na hora

    ResponderExcluir
  13. CORRIGINDO----
    A maioria da galera incentivou, mas eu concordo com o Mateus, são muitos pkm pra ter guardados na cabeça (isso não é problema pra mim, mas blz)...só que por outro lado,se não houver novos pkm, não vai existir novo game..então que venham. E que venha um jogo no estilo da aventura dos portáteis mas em 3D, terceira pessoa no WiiU XD eu compraria na hora

    ResponderExcluir
  14. Quanto maior a diversidade mais times diferentes e logicamente estratégias diferenciadas e estilos de batalhas singulares.
    Que venham muitos mais. Sei que um dia teremos um MMO de Pokemon e nesse dia essa quantidade toda junta vai fazer a diferença.
    Me contentarei com isto já que ver os montrinhos amadurecidos e "brigando" de verdade é praticamente impossível.

    ResponderExcluir
  15. O primeiro contato foi com Pokémon Red, com o No$GB versão DOS salvo num disquete vermelho! Depois ganhei numa promoção da Nintendo World a versão Blue do jogo. Nessa época eu já tinha o Game Boy Pocket. Usei cabo game-link e tudo! Velhos tempos! Huhuaha!

    ResponderExcluir
  16. pokemons sao como os animais...por mais q tenham e se fale de semelhanças (principalmente no anime)entre animais de verdade...eles nao aparecem no mundo pokemon...e vem ca, vc conheçe tds os animais do mundo?essa eh a questao...vc nunca vai saber de tds os pokemons, e isso eh quase uma diversao aprender sempre sobre novos pokemons com amigos e etc...o grande problema eh por tds os pokemons num jogo soh :(.....(gostaria de pokemons mais "bonitos"nao gostei dos novos)

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que a nintendo já está se preocupando com isso. Pois pra quem já jogou a versão Black/White completa, vai ver que eles nem dão tanta ênfase em capturar TODOS os pokémons, e mais sim os da região de Unova.A história do jogo em si é bem diferente das outras versões e o jogo parece mais adulto, mesmo com bonequinhos que agora se mechem (rs). Eu tive a oportunidade de jogar todas as versões já existentes e confesso que a única que ainda não completei 100% foi a Platinum ,exatamente pela quantidade exorbitante de pokémon. Convenhamos que aqui no Brasil não é igual ao japão ou E.U.A onde em cada esquina e vagão do trem tem gente jogando DS/Pokémon. Em todos os jogos pra poder completar 100% do jogo é totalmente necessário da ajuda de um amigo. Com relação aos nomes dos pokémons não vejo nenhum problema,com o tempo jogando as versões (sem por nick nos pokémons,rs) você acaba decorando tudo sim! E é como já falaram,se não tiver novos pokémons, não tem novos jogos. E que venham os próximos 351!!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo texto polêmico Matt. Mandou bem. Acredito que os monstrinhos não vão parar por aí, e vai caber a nós, gamers, decorar tudo. rs.

    ResponderExcluir
  19. primeiro contato foi com o anime que passou na record
    sei nome das 4 primeiras geraçoes desa nova ainda n sei todos pois n curti muito eles

    ResponderExcluir
  20. Meu primeiro contato foi com a anime que passou na Record pela primeira vez... bons tempos, em que eu não me importava com a péssima dublagem... ^^
    Agora, para solucionar esse problema, acho que seria legal a Nintendo relançar os episódios desde a primeira temporada, mas não como a Globo, Record e RedeTV! vêem fazendo desde sempre! Estou falando de episódios remasterizados, e exibição dos episódios banidos também! Assim, os fãs "novatos" da série podem apreciar o glamour que nos tornou fãs desses monstrinhos de bolso, e atrairia também os mais antigos, que não gostam muito das novas temporadas... Agora, aqui no Brasil, o anime deve ser dublado diretamente da versão japonesa, sem interferência da versão norte-americana!

    ResponderExcluir
  21. eu consegui memorizar todos os pokemon ate a geração no começo foi difícil memorizar nomes de ate 400 pokemon mas com o tempo consegui
    espero que passe pokemon 13 na rede TV
    WWW.POKEMONREDETV.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  22. o 3ds daria uma baita chance de tu em todas regiões num jogo só, ir em ishu com seu fiel charmander mas teriam que adicionar mais aumenta o lv máximo.

    ResponderExcluir
  23. a tb acho que o ash que oash tinha que aumenta de idade so na espera pros torbneios ja completou um ano como ele ainda tem 10

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google