Porque o Wii e o Wii U são brancos? Miyamoto explica

É claro que o estilo limpo e sem muita poluição visual do Wii agradou aos jogadores. É difícil pensar em um ambiente que não combine com o ... (por Gustavo Assumpção em 17/06/2011, via Nintendo Blast)

Wii-Users-Play-This-Holiday-SeasonÉ claro que o estilo limpo e sem muita poluição visual do Wii agradou aos jogadores. É difícil pensar em um ambiente que não combine com o console da Nintendo – e isso foi mantido no novo Wii U, anunciado na última E3. Em entrevista à Game Informer, Shigeru Miyamoto comentou o motivo para que os consoles da Nintendo tenham adotado a cor branca:

"Baseado na minha experiência como designer industrial e na criação de entretenimento na Nintendo, eu sempre quis fazer um maior uso da cor nos nossos hardwares. Se você olhar para trás em coisas como o Famicom e o Super Nintendo, eles eram muito mais coloridos. O que nós percebemos ao longo dos anos, quando nós incluímos um monte de cores diferentes em nosso hardware, é as pessoas pessoas começam a encará-lo como algo para crianças. Então, nós pensamos em algumas maneiras (…) de direcionar o apelo do sistema para todas as idades. Uma das maneiras que encontramos para fazer melhor isso é minimizar o uso da cor. Nesse processo, perguntamos se vamos fazer isso, qual é o melhor caminho a percorrer? Nós descobrimos que ao invés de ir para o totalmente preto, totalmente branco parece ter um apelo mais amplo para as pessoas ".

Interessante, não?


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. tem alguma versão do DSi ou do 3DS brancos? Não, q é pra vc não encardir com suas mãos suadas, igual aquele SuperNes seu q era branco e não sabe pq ficou bege

    ResponderExcluir
  2. Alex Sansil, é bem isso ae mesmo huahsauashuauh

    Eu particularmente não gosto dos consoles em tons claros, especialmente por essa característica de "encardir" com o tempo.

    ResponderExcluir
  3. Saudades do meu SNES amarelo sebo...hahahhaha

    ResponderExcluir
  4. O meu DSi é branco e
    meu Wii também !Comprei
    o DSi branco justamente
    para ficar "igual" ao Wii !:)

    ResponderExcluir
  5. "tem alguma versão do DSi ou do 3DS brancos? Não, q é pra vc não encardir com suas mãos suadas, igual aquele SuperNes seu q era branco e não sabe pq ficou bege"

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK o meu já era cinza com toques de marrom.

    ResponderExcluir
  6. Outro dia vi o wii vermelho na minha frente...acho ele o mais bonitoo agora.
    mais nao reclamo nao do meu velhinho branco

    ResponderExcluir
  7. "PRETO? PRETO É A PIOR COR QUE EXISTE! sem ofensas, (esqueci o nome do cara :/)"
    - Lenny, os Simpsons o Filme.

    -qn
    Porque branco dá um tom de novidade, sei lá...Eu acho que preto é uma cor muito usada,tipo, PS2, XBOX, XBOX 360, PS3, e uns da sega qe eu esqueci o nome;

    ResponderExcluir
  8. eu acho branco bonito porque combina com todos os tipos de ambiente e o preto so se for espelhado(como o do meu wii ^^).

    ResponderExcluir
  9. O branco por ser simples é muito bonito, deixa aquela aparência de ambiente limpo.

    ResponderExcluir
  10. para não encardir os controles ou portateis é só jogar com as mãos limpas, assim quando voce suar as mãos, elas não vão se misturar com sujeita acumulada nas mãos (Seroto)por isso é bom lavar as mãos antes de pegar no controle de wii ou portatil independente da cor, também por questão de higiene pessoal. e também não deixar ele direcionado para o sol, ou pegando sol.

    quando minha preferencia por cor, em termo de portatil, prefiro o preto, porque ele tá um tom mais discreto ao portatil, essa cor aqua blue do 3ds por exemplo ela é muito chamativa, dá a entender que é apenas um brinquedo de criança e não um console inovador!

    mas cada um tem sua opnião né! vlw a todos do N-blast.

    ResponderExcluir
  11. Shigeru Miyamoto falou ta falado, ele é o melhor produtor e designer da indústria de jogos. susseso a todos.

    ResponderExcluir
  12. O meu Wii é preto por pressão dos meus irmãos, pq por mim era o vermelhão dos 25 anos do Mario...
    Agora, discordo do Gabriel quanto a achar que o 3DS aqua blue parece para crianças. Não sei se pq o meu é desta cor, então... Mas que eu achava o meu DSi XL Burgundy mais chique, isso eu achava (opiniões de mulher hehehehe)
    E mais uma, só para reflexão: independentemente da cor ou afins, vcs não acham que o controle do Wii U lembra aquele Master System 3? Aquele que vinha com o jogo da Mônica (copiado do Wonder Boy) na memória?

    ResponderExcluir
  13. BINGO! Simples, objetivo, atemporal e de bom gosto.

    ResponderExcluir
  14. Eu particularmente sempre preferi consoles pretos. Meu DSi é preto, não tenho o Wii, mas se tivesse seria preto. Não curto consoles brancos ou coloridos como aqueles modelos do N64 que foram lançados há tempos (verde, azul, laranja, etc...), mas, enfim, questão de gosto pessoal...

    ResponderExcluir
  15. Era pra ter várias opções de cores desde o início ( ppreto, branco, cinza... ), assim atendia a todos os gostos e ainda impulsionava um pouco as vendas.

    .

    "tem alguma versão do DSi ou do 3DS brancos? Não, q é pra vc não encardir com suas mãos suadas, igual aquele SuperNes seu q era branco e não sabe pq ficou bege"

    kkkkkkkkkkkkkkkk, são seria tão engraçado se não fosse algo tão verdadeiro! x)

    ResponderExcluir
  16. "O que nós percebemos ao longo dos anos, quando nós incluímos um monte de cores diferentes em nosso hardware, é as pessoas pessoas começam a encará-lo como algo para crianças." LOL. Isso n ajudou mto, o Wii eh o mais encarado como videogame infantil pelas pessoas q eu conheço.

    ResponderExcluir
  17. é assim q os verdadeiros genios pensam. muitas vezes, aprendendo com os erros, e se reinventando. abraços

    ResponderExcluir
  18. nada fica bege ou "encardido" pois nada que se limpa a poeira nos faz um favor de impreguinar, se seu Video-game, está sujo, sugiro que vc, mude seus habitos, pois basta limpa-lo regularmente que jamais ele mudará sua cor, a cor (sujeira) do seu video-game é um reflexo dos seus habitos ^^.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google