Wii U não terá suporte a DVD e Blu-ray

A mídia específica do Wii U é um disco de 25 GB de cada face (se você não matou a aula de matemática sabe que, ao todo, são 50 GB), atingind... (por Bernardo Schmitberger em 15/06/2011, via Nintendo Blast)

A mídia específica do Wii U é um disco de 25 GB de cada face (se você não matou a aula de matemática sabe que, ao todo, são 50 GB), atingindo assim a mesma capacidade de armazenamento de um disco Blu-ray. Logo, deduzimos que poderemos ver nossos Blu-rays favoritos em HD direto do Wii U. Deduzimos. O console não lerá discos de Blu-ray. Você deve ter pensado "então eles vão colocar DVD nele, pelo menos, certo?". Errado. O novo console da Nintendo também não lê DVDs.

De acordo com Satoru Iwata, presidente da Nintendo, não havia uma relação custo-benefício favorável a empresa em implantar leitores de DVD e Blu-ray em seu novo console doméstico.
A razão para isso é que achamos que as pessoas já têm dispositivos que são capazes de reproduzir DVDs e Blu-Ray, de forma que não haveria justificativa para os custos envolvidos na inclusão dessas funções no Wii U, levando em consideração as patentes relacionadas a essas tecnologias.
Isso que o Iwata disse é fato, mas, e se meu DVD quebrar?

Torcedor apaixonado do Cruzeiro Esporte Clube, fã da Nintendo e amante de blink-182.


  1. Isso é um console, não um aparelho para ver filme !
    Então está bom assim !!

    ResponderExcluir
  2. Se for para que tenha uma redução de preço, mesmo que pequena no Wii U, por mim ainda quero muito ter um Wii U

    ResponderExcluir
  3. na boa, nao sei pq tem gente que vai pro cinema, TODO MUNDO TEM UM REPRODUTOR DE DVDs EM CASA!!! com o dinheiro do ingreço da pra alugar 3 filmes comprar 2 litros de refri e pipoca e ainda sobra dinheiro!!!
    enquanto a isso nao é novidade nao reproduzir dvds nem blu-rays, acho muito dificil vermos a nintendo fazer isso

    ResponderExcluir
  4. hum.. olha gente não nenhum "ista" gosto do console que mais que agrada tanto que meu console dessa geração e o wii mas sinceramente acho que a nintendo esta se enfraquecendo não gostei muito desse 3DS ja me decidi que vou querer o PSvita e quanto ao wii U na minha opinião a nintendo está errando na estrategia, enfim estou sentido uma era de vacas magras para nintendo...

    ResponderExcluir
  5. Também acho pois afinal console serve para JOGAR daqui a pouco criam um console que seca as roupas e aspira a casa.

    ResponderExcluir
  6. Nenhuma novidade para mim. Desde que falaram que o formato ia ser iDensity, imaginei que o leitor seria específico para esse formado.

    Além do mais, depois da confusão entre a Sony e a LG com relação a patentes dos leitores de Blue-ray no começo do ano, eu acho mais do que certo.

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente acho que a nintendo apostou bem no WII U e foi pelo caminho certo e estou louco para ter meu 3DS. Mas se alguem quer tanto ver um filme e não quer ir para o cinema compra um aparelho em DVD. Se tivesse DVD só ia aumentar o preço. Er essa era não será de "vacas magras" pois já conheço muitos caixistas que após verem o 3DS e o WII U já largaram a Microsoft.
    P.S.: Onde eu falei também acho foi me referindo ao comentário do Caio Rodrigo.

    ResponderExcluir
  8. Sendo assim, vai ou não funcionar jogos do WII? Se não estou enganado eles estão em um DVD

    ResponderExcluir
  9. Ouvi dizer que vão rodar os jogos do WII normal sim.

    ResponderExcluir
  10. pra min n faz diferença assisto filmes no PC mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Tanto faz se ele pega ou não pega mídia de DVD, eu já tenho um DVD mesmo.

    ResponderExcluir
  12. os jogos de Wii são em mídia DVD normal, mas o formato é diferente. Tanto que a maioria dos jogos originais, quando colocados no PC, não podem ser lidos pelo leitor do PC...

    Pra mim, não faz falta esse suporte a DVD e Bluray. Quero mesmo é um console com bons jogos para me divertir.

    ResponderExcluir
  13. O Wii usa o formato Wii Optical Disc, um formato especial de DVD que será lido no Wii U, SIM!

    ResponderExcluir
  14. Um dos vários motivos do sucesso do Wii no mundo foi o seu preço mais acessível. Blu-ray no console só iria encarece-lo devido ao poder desse nome. O Xbox 360 não tem essa mídia, mas também é muito poderoso, então a Nintendo pode muito bem adotar outra mídia, impressionar nos gráficos e continuar sendo um pouco mais acessível.

    E mais. Pra mim também não faz falta Blu-ray no Wii U, pois o verdadeiro potencial dos jogos da Nintendo não se resume a gráficos , e ela mesma já mostrou isso várias vezes!

    ResponderExcluir
  15. Uma outra coisa que a Nintendo poderia pensar é em ter um player de mídia para arquivos digitais, tendo em vista que o Wii U vai aceitar HDs externos e cartões de memória.

    ResponderExcluir
  16. video game é pra se jogar, curtir, se divertir e não para assisir filmes ou demais...
    estou a favor do Iwata, alem do mais o console vai ficar mais barato do que se colocasse suporte a blu-ray ou dvd.

    ResponderExcluir
  17. Gostei da postura da Nintendo, eu mesmo nunca usei nenhum console somente pra jogar. O consumidor só tem a ganhar com isso pois de fato só iria encarecê-lo.

    ResponderExcluir
  18. Citei isto no RdC, e vou citar aqui.

    Iwata disse isso porque sabe que existem pessoas que não compram só coisas da Nintendo, mas da Sony e da Microsoft também.
    Eu as invejo por ter tanto dinheiro para comprar tudo isso, mas isso não vem ao caso.

    Pode parecer teimosia, mas videogame é videogame, sempre foi e sempre será. Não importa quantas coisas coloquem, um videogame se diferencia de outros aparelhos porque é um videogame (AH, VÁ!), só ele roda seus próprios jogos (sem levar em conta a emulação, claro) e pronto.

    O Wii U está cada vez mais cheio de limitações. Mas isso é aceitável, desde que a parte de videogame seja boa, tá valendo.

    Pessoalmente, acho que a Nintendo está subestimando um pouco. Já não basta querer ditar as regras do mercado, seus consoles sempre têm que ser mais limitados que os dos concorrentes. Mas o que deixa a Nintendo foda - e a principal razão para eu admirá-la - é que mesmo com essas condições, ela sai ganhando.

    O Wii U promete muita coisa, mesmo com suas limitações. Se cumprir, será um dos melhores videogames da história IMO.

    ResponderExcluir
  19. A redução de preço tanto é para a Nintendo que não terá de pagar por usar produtos patenteados e comprar (ou fabricar) as peças, como para os compradores que devido a falta dos mesmos não terá de pagar a mais.

    ResponderExcluir
  20. Acho certa a Nintendo cortar custos do seu novo console domestico porem restringir a reprodução de Blu-Ray e até mesmo de DVD é exagero.
    Hoje uma grande parte do mercado compra consoles domésticos por ser um centro de entretenimento completo de baixo custo, como é o caso do Xbox 360 e do PS3. Esses consoles possuem Media Center, compatibilidade com computadores, HD interno (podendo armazenar centenas de musicas e vídeos), filmes sobre demanda e o principal (que é o caso do PS3) reprodutor Blu-Ray 3D.
    Hoje é muito fácil de ver um Home Theater com um PS3 integrado como Media Center. Eu mesmo comprei o PS3 por ser um reprodutor de Blu-Ray com um bom custo benefício.

    ResponderExcluir
  21. Deveria ler tudo sim, afinal, é bem melhor ter um aparelho só, um controle remoto, do que ter um aparelho pra ler DVD, um pra ler Blue-Ray, um pra jogar video-game.
    E vai custar quanto um jogo de WiiU? A nova geração devia apostar em compras online. Enquanto eu pago R$70,00 no Portal 2 via Steam, outros pagam R$150,00 no PS3

    ResponderExcluir
  22. se eu quiser ver bluray, eu compro um leitor de blu-ray, não um videogame..

    ResponderExcluir
  23. A Big N está coberta de razão....... Mas seria bom você poder ver seus filmes HD no Wii U né?

    ResponderExcluir
  24. Erra a Nintendo mais uma vez. O novo console deveria ter sim o leitor e, por conseguinte, o reprodutor de blu-ray. A empresa com o porte que tem, deveria usar as tecnologias que estão ao seu alcance e não gastar dinheiro em pesquisas para esses tipos de mídias, pois quando as novas gerações de console da empresa nascerem vão abandonar as mídias por completo, ou alguém ainda acha nas lojas os jogos de game cube?

    ResponderExcluir
  25. dkncabelo, a Nintendo me parece uma empresa mais tradicional, porque parece que gosta de ditar as regras do mercado, é "quase" fato.

    Os videogames dela nunca precisaram de muito mais do que jogos, aliás, sempre foram mais limitados que os dos concorrentes e conseguiram superá-los mesmo assim.
    Eles até beneficiam outras empresas com uma tática dessas, afinal, as pessoas precisam por exemplo (e usando o exemplo mais acima) comprar um leitor de Blu-Ray para ver Blu-Ray. Se beneficia os concorrentes, só mais fogo na lareira, ué, a Nintendo conseguiu dar a volta por cima com maestria nos últimos tempos.

    Em resumo, a Nintendo é o troll do mercado de games, problem? xD

    E pense nessa sua última ideia de modo BEM simples: menos mídia física dos concorrentes, mais espaço para a Nintendo nas lojas. Problem (again)? -q

    Por fim, videogame é videogame, não um faz-tudo da vida que só falta jogar por você.

    ResponderExcluir
  26. Na minha opinião a nintendo está cometendo sucessivos erros... isso de não ler dvd e um GRANDE erro na minha opinião, e ja vi que mais novas decepções vão vim por ai, se não me engano vi na veja que as ações da nintendo cairam bastante... então reforço a ideia de que essa será uma epoca de vascas magras, bom posso estar errado mas e o que eu estou sentindo que vai acontecer e so pra reforçar minha ideia, um forte indicio de que isso vai acontecer são as baixas vendas do 3DS, tudo bem que teve o terremoto e a line up fraca... mas vender menos que o PSP que apanhava do DS, isso e no minimo suspeito, enfim reflitam sobre isso...

    ResponderExcluir
  27. As ações de todas as empresas caem quando se cria algo novo. A nintendo vendeu bem pouco das ações delas para criar o wii u que quando lançar vai ter tsunami de gente lá nas lojas do japão. E o 3DS vai vender mais que o PS VITA ta certo. Só estou falando que eu acho que você está errando nas suas previsões pois sempre que a nintendo lança algo novo fica mistério no ar e as pessoas acham que vai ser algo ruim mas nunca é. E muito pelo contrário a nintendo fez um golaço com o novo console.

    ResponderExcluir
  28. Até concordo. Eu nunca usei meu videogame pra nenhuma outra coisa, a nao ser jogar. Isso só encarece o aparelho. Nem o PS3 eu usei o bluray pois fico com receio desses discos de locadora todos arranhados detonarem o canhão.

    ResponderExcluir
  29. eh por isso q eu amo a nintendo...ela esta certíssima, isso eh um video-game nao um dvd ou blu-ray.E bem hj em dia quem nao tem um dvd em casa??se vc pode ter ou eta pensando em ter um wii-u vc teve ter dinheiro o bastante pra ter um dvd

    ResponderExcluir
  30. Gente vcs não achan que exageram com esse fanatismo? a nintendo ja provou mais de uma vez que pode errar não e a toa que ficou uma decada atrás da sony, tudo bem que nintendo cometeu muito mais acertos do que erros, mas na minha opinião está havendo uma certa arrogância por parte dela, ela não estaria subestimando seus concorrentes?

    ResponderExcluir
  31. Outra coisa... Já que e um video-game e mais nada pq lançar um controle de movimento? para que o balance board? que eu saiba quem quer se exercitar vai pra academia não é? Se formos analisar assim que um video-game so precisa rodar jogos então todas essas inovações seriam desnecessarias assim como o dvd vcs não acham?

    ResponderExcluir
  32. Concordo com a Nintendo. Reduzindo o preço final para agradar seus fiéis seguidores. A Big N é o máximo. Plagiostation low!!! Vida longa ao Wii U. Cara todo mundo tem dvd player, não vou gastar meu leitor do wii u com filme. Show nintwendo

    ResponderExcluir
  33. to pouco me fudendo pra isso

    ResponderExcluir
  34. Gostaria de saber mais sobre a mídia!

    ResponderExcluir
  35. Então vc poderia ter o discernimento e a boa educação de postar um comentário de forma mais respeitosa. Se vc usa esses termos na sua casa ou na sua roda de amigos particulares, o Nintendo Blast não faz parte de nenhum desses núcleos, então peço a gentileza de que se expresse de forma mais educada da próxima vez.

    ResponderExcluir
  36. Contanto que dê pra destravar, piratear e rodar meus CDs de Wii no novo console, já tá ótimoOoO.

    ResponderExcluir
  37. "Contanto que dê pra destravar, piratear e rodar meus CDs de Wii no novo console, já tá ótimoOoO."
    Estou com tigo.

    ResponderExcluir
  38. hahahaha! conta uma nova!!! essa eu to careca de saber!!!

    ResponderExcluir
  39. tendo entrada USB já tá bom.. pq a moda agora eh ter todos os jogos baixados em hd externo.. pq concerteza num futuro proximo irão desbloquear o wii u, cd, dvd, blu-ray.. eh tudo coisa do passado.. ngm mais compra nada no brasil.. tem 50 sites q tem tudo disponivel a um clique..

    ResponderExcluir
  40. "Contanto que dê pra destravar, piratear e rodar meus CDs de Wii no novo console, já tá ótimoOoO."?
    eu não quero julgar ou ofender vocês, mais é por frases como essas que a nintendo não pretende lançar a versão americana de jogos como last story, xenoblade e pandora tower, afinal, pra que ela vai lançar se boa parte dos consumidores não vão comprar, depois tem gente reclamando que a Big N tá decepcionando e não tá ligando para os seus fãs...

    ResponderExcluir
  41. João(17/06/11) esses acessórios que você falou são usados para jogar videogame, se parece com exercicio ou não, não faz diferença afinal o foco é que serve para jogar videogame, agora eu não acho que vocês querem leitor de dvd e blu-ray para jogar.

    ResponderExcluir
  42. eu tbm tenho essa mesma duvida se ele ia ser compativel com o wii pq o wii usa dvd .-. , estanho pq o iwata disse que ele é compativel com o wii , jogos, acessorios tudo , , mais se ele nao le dvd comfaz? -q

    ResponderExcluir
  43. "-qq" Lê o que o Sergio Oliveira e o Filipe Garcia escreveram no dia 15/06/11 (tá um pouco pra cima é só você ir subindo nessa mesma página que você encontra)

    ResponderExcluir
  44. Pra que leitor de DVD e Blu-Ray em um cnsole, sendo que ele terá um Zelda inédito, em HD e com controles totalmente revolucionários? Só isso já justifica a compro do console pra mim, sem contar na porrada de jogos que vão sair pro Wii U.
    Além do mais, Já tenho aparelho de DVD e computadores que lêm DVD, pra que mais o vieogame pra ler DVD? Se quer um centro multimídia acho bem mais fácil comprar um computador com leitor de Blu-ray e DVD, serve magistralmente como Media Center, enquanto o videogame nos proporciona o que a Nintendo sabe fazer de melhor: Jogos divertidos.

    ResponderExcluir
  45. vaila comprar PS3 pra ver seus filminhos

    ResponderExcluir
  46. Eu nunca usei meu ps3 para ver filmes, só para jogar mesmo, ou seja, isso é frescura.

    ResponderExcluir
  47. E se seu dvd quebrar? Usa-se o pc, oras! E se seu pc quebrar também? Vai no cinema, porra!

    ResponderExcluir
  48. Zelda HD ?
    Isso e ruim . É o fim da vida social como a conhecemos sem namorada sem estudo sem trabalho ja vi gente largar ate a bebida

    Metroid HD !
    Tomara que isso nunca aconteça !!!

    ResponderExcluir
  49. Ridículo nunca usei meu Wii para ler BD

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google