Jogamos

Análise: Karaoke Revolution: Glee (Wii)

Unir a série de TV mais comentada dos últimos tempos ao console mais popular do mercado parecia meio óbvio, não é mesmo? Pensando nisso, a K... (por Gustavo Assumpção em 06/07/2011, via Nintendo Blast)

Karaoke_Revolution_Glee.jpg.scaled500Unir a série de TV mais comentada dos últimos tempos ao console mais popular do mercado parecia meio óbvio, não é mesmo? Pensando nisso, a Konami colocou nas lojas Karaoke Revolution: Glee, versão que pretende tornar os jogadores verdadeiros integrantes do Glee Club, recriando momentos importantes da série e dando aos jogadores a oportunidade de soltar a voz em várias das apresentações mais marcantes da primeira temporada.

Pra quem não perde um episódio da aventura de Rachel e Finn, essa é, sem dúvida alguma, uma oportunidade única.

  • Solte a voz, seja um Gleek

Karaoke Revolution: Glee é bem familiar para quem já jogou algum game da série Karaoke Revolution, que já teve alguns outros games lançados para Wii. O game vem com um microfone, que reconhece a tonalidade e afinação da voz do jogador. Indicadores na tela mostram o seu desempenho: quanto mais próximo do ideal você conseguir cantar, maior será a pontuação.

Para agradar os fãs da série, o game conta com licença oficial completa, incluindo boa parte das músicas dos primeiros 13 episódios da primeira temporada, vozes e vídeos dos personagens principais e uma série de outros mimos. Ao todo, são 29 músicas diferentes, que seguem à risca os acontecimentos dos episódios. Confira a lista das músicas presentes no game:

1. And I Am Telling You I Am Not Going
2. Bust A Move
3. Can’t Fight This Feeling
4. Defying Gravity
5. Don’t Rain On My Parade
6. Don’t Stand So Close To Me Young Girl
7. Don’t Stop Believin’
8. Endless Love
9. Gold Digger
10. Hair/Crazy In Love
11. Hate on Me
12. I’ll Stand By You
13. I Say A Little Prayer
14. Imagine
15. Keep Holding On
16. Lean On Me
17. Leaving On A Jet Plane
18. My Life Would Suck Without You
19. No Air
20. Papa Don’t Preach
21. Proud Mary
22. Push It
23. Smile (Cover of Charlie Chaplin Song)
24. Smile (Cover of Lily Allen Song)
25. Somebody To Love
26. Sweet Caroline
27. Taking Chances
28. True Colors
29. You Can’t Always Get What You Want

São três modos principais de jogo: Quick Play, Scrapbook e Shooting Star. No primeiro, como o próprio nome diz, é possível escolher uma música e cantá-la de maneira despretensiosa com a ajuda de um amigo. Esse modo é perfeito pra treinar aquela música mais difícil que por acaso você ficou enroscado.

Já o Shooting Star permite que até seis jogadores participem das disputas: enquanto dois deles cantam, outros quatro tem que coletar estrelas que voam pela tela com o Wiimote. Sim, é bobo, mas é uma boa alternativa quando tem muita gente pra jogar e ninguém quer ficar parado.

71YUDZskZVL._AA1500_1-540x288  81HMmSc21gL._AA1500_1-540x290

Por fim, temos o modo Scrapbook, que é o mais complexo e desafiador. Logo no início é necessário escolher um dos personagens principais da série, como os principais Lea Michelle (Rachel), Cory Monteith (Finn), Chris Colfer (Kurt), Dianna Agron (Quiin) e Matthew Morrison (Will) e os coadjuvantes. Logo depois, o jogador tem que cantar todas as músicas que aquele personagem interpretou na série – como vários personagens cantam em grupo, se você quiser terminar o game com mais de um personagem vai ter que cantar a mesma música várias vezes. Há vários desafios e elementos legais pra se desbloquear, como cenas extras de shows e novas músicas para os outros modos, mas no geral falta mais profundidade e uma estrutura de progressão melhor.

A sensação é de que você está apenas cantando enquanto assiste a um DVD, tamanha é a repetição de fórmulas e a inexistência de algum elemento mais interessante que enriqueça a jornada. Como as músicas só englobam os 14 primeiros episódios, também fica a sensação de que a aventura termina meio sem pé e nem cabeça.

  • Karaoke Revolution ao extremo

Infelizmente, Karaoke Revolution: Glee não traz, como já comentamos aqui, nenhuma grande inovação para a mecânica de jogo da série. Isso faz com que essa versão apresente os mesmos problemas chatos de outros KR, como a imprecisão na leitura do seu canto, alguns trechos com letras dessincronizadas com a música e a falta de dificuldade, já que não é lá muito necessário cantar bem – basta seguir o ritmo e cantarolar qualquer coisa que o game reconhece como ok.

O mais legal acaba sendo a presença dos vídeos vindos diretamente dos episódios da série, o que ajuda a entrar no clima de cada apresentação. O ruim é que algumas vezes você se distrai vendo os vídeos e acaba perdendo o ritmo das músicas.

Há vários problemas quanto a progressão de dificuldade. Algumas músicas são muito fáceis e outras bem complexas, tornando o modo principal uma verdadeira montanha russa. Como se não bastasse, é bem chato cantar sobre a voz dos personagens, mas retirando essas vozes a coisa não melhora muito não.

karaokerevolutionglee_08   karaokerevolutionglee_03

No mais, esse é um game perfeito para quem é fã da série e procura uma diversão descompromissada. Vale lembrar que já tivemos Karaoke Revolution: Glee Vol.2 lançado no mercado americano e um Vol. 3 está previsto para esse ano. Se você não perde um episódio da série, essa é a oportunidade perfeita para que você possa se sentir um verdadeiro integrante do Glee Club. Se você é um jogador mais exigente, vai sentir que a experiência é, infelizmente, bem insatisfatória.

Prós

  • Pra quem gosta da série, cantar as músicas do seriado é bem legal
  • Licença oficial e conteúdo extra pra se destravar

Contras

  • A jornada é muito superficial
  • Falta de modos de jogo mais inteligentes
  • Dificuldade desbalanceada
  • Inconsistências no reconhecimento da sua voz, exatamente como em outros Karaoke Revolution

Karaoke Revolution: Glee – Konami – Nintendo Wii – 6.0

Gráficos: 7.0 Som: 8.0 Jogabilidade: 5.5 Diversão: 6.0


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Que legal, Gustavo! Eu nunca joguei wii, mas, como grande fã de Glee, toparia fazer um dueto de "Don't Stop Believin", haha =P

    ResponderExcluir
  2. aaaaa vo compra meu wii fim do mês e é claro que vou compra o jogo(mas tenho que ver qual volume)

    ResponderExcluir
  3. o volume 2 é conrrespondente a 2 temporada?pois quero cantar born this way como o kurt.

    ResponderExcluir
  4. Odeio Glee, odeio Karaoke, então passo.

    ResponderExcluir
  5. Gostei, gosto o seriado, amo meu wii de paixão, acho que vou comprar as duas versões, espero q em breve

    ResponderExcluir
  6. tava doido pra ler um review sobre karaoke vou comprar os mics na dealextreme e jogarei todos, hahaha

    ResponderExcluir
  7. só nao jogo pq nao sei cantar

    ResponderExcluir
  8. Eu amo GLEE! Amo cantar! Amo meu Wii! Seria juntar o útil ao agradável. Eu tenho que comprar logo o box. Don't Stop Believin... Glee forever!

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho, concordo com a critica. Basta cantarolar qualquer coisa no tempo certo para alcançar uma boa nota.
    Se você tentar cantar como eles, ira se decepcionar com o resultado.
    Mas para quem gosta de Glee é otimo para treinar as musicas que eles interpretam.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google