Jogamos

Análise: Zack & Wiki: Quest For Barbaros Treasure (Wii)

Durante quase cinco anos desde seu lançamento, o Nintendo Wii teve muitos games que tentaram utilizar de forma criativa seus controles... (por Anônimo em 07/07/2011, via Nintendo Blast)

250px-Zack_&_Wiki_-_Quest_for_Barbaros'_Treasure_Coverart

Durante quase cinco anos desde seu lançamento, o Nintendo Wii teve muitos games que tentaram utilizar de forma criativa seus controles e suas funcionalidades. A grande maioria se tratava de “balance seu Wii Remote como se não houvesse amanhã", o que quase sempre podia ser definido como “uma forma desconfortável de se jogar um game”. No fim de 2007, a Capcom trouxe um genuíno gae criativo para o Wii, que não apenas possuía êxito em seus controles, mas também tinha uma história empolgante e digna de ser contada. Zack & Wiki: Quest For Barbaros Treasure inovou em muita coisa, e ensinou a como fazer bom uso do Wii Remote.

Tudo começa quando o aspirante a pirata Zack e seu amigo macaquinho Wiki se juntam ao grupo de piratas conhecido como “The sea rabbits”. Em uma de suas aventuras, eles descobrem um crânio falante que pertence ao famoso pirata Barbaros que promete levá-los à “Treasure island” e presenteá-los com o lendário zack-wiki-quest-for-barbados-treasure1navio pirata em troca de eles acharem as peças que completam seu corpo amaldiçoado. Os dois recém-piratas deverão passar por muitas aventuras para conseguirem seu tão sonhado objetivo. No caminho da dupla está um bando de piratas e sua capitã Rose que simplesmente decidiu que o maior tesouro do mundo é para ser de sua posse, mas também cansou de sempre ver o grupo dos Sea Rabbits chegarem antes dela para pegar as riquezas. Rose promete atrapalhar zack & Wiki sempre que puder para assim se tornar a pirata mais rica de todos os tempos. Tudo isso é resumido em muitas fases que exigem muito raciocínio e criatividade do gamer para terminar tudo de forma ilesa. O game até fornece dicas em forma das “oracle dolls” e os “platinum tickets” que lhe dão chances para se recuperar após uma morte no game, mas nada disso diminui a bela dificuldade do game que é crescente, mas nem um pouco frustrante.

A grande sacada de Zack & Wiki é seu estilo todo especial. Entenda assim: ele é um game único - principalmente ao tentar revitalizar um gênero um pouco esquecido20462-550x-2 nos consoles de mesa: o point & click. Você só usa o Wii Remote para prosseguir na aventura, apontando o cursor para direcionar os protagonistas, resolver puzzles e desvendar segredos. Mas por ser um game feito exclusivamente para o Nintendo Wii, todas as funcionalidades do Wii Remote são usadas de forma  que beira a perfeição. Nada de apenas balançar o controle de forma frenética, aqui a ideia é raciocinar e pensar na forma mais criativa e coerente de usá-lo.

São várias bugigangas que exigirão muito da sua cabeça. O mais legal é que a grande maioria desses chamados “objetos” antes eram simples animais/bichos/seres estranhos que você, de alguma forma, os transformou neste novo estado. Você será obrigado a usar o Wii Remote como chave, alavanca, bomba e cerca de 80 diferentes gestos para se chegar a conclusão da história. Chega a bater aquele orgulho quando descobrimos sozinhos exatamente o que temos que fazer para completar uma missão, nos sentimos inteligentes, como se tivessemos acabado de tirar aquela nota alta que estudamos muito para conseguir. Zack & Wiki é cheio desses momentos recompensadores.

gallery_15_192_32393 zack_wiki_leadin

Os gráficos podem ser considerados como um dos top do Wii. Tudo parece um desenho animado, as cores são extremamente vivas, os personagens possuem um carisma único, os chefes são intrigantes e estilosos, as caretas de Zack são hilárias, os cenários se assemelham muito a verdadeiras pinturas. Isso prova a verdadeira competência da equipe de direção de arte da Capcom que fizeram um ótimo trabalho. Todo o resto da parte técnica consegue ser do mesmo nível que os gráficos. O som possui belas músicas e engraçados efeitos sonoros, a apresentação é bem competente, com partes simples e funcionais que nos coloca direto no clima do game. É tudo tão divertido e engraçado que nos divertimos até mesmo quando Zack se dá mal em alguma situação complicada.

zach_wiki_350xÉ claro que nem tudo são risadas. Após terminar o game pela primeira vez, não há quase nada a se fazer para justificar uma nova investida na história. De vez em quando caímos na ideia de “tentativa e erro” em partes mais complexas do game ou somos obrigados a utilizar as “oracle dolls” para conseguirmos dicas sobre o que fazer em certos momentos. Não há modo multi-player e nada para se fazer online, mas nada disso tira o brliho dessa aventura.

ZackWikiCaptainRoseZack & Wiki: Quest for Barbaros’ Treasure é um game que ensina como todos os outros games deviam usar o Wii Remote. Sua criatividade é o que há de melhor no console branquinho da Nintendo. A dificuldade crescente exige muito do gamer, o que faz com que ele não seja feito para aquele que está acostumado com o “mais do mesmo” que a indústria cansou de trazer nos últimos anos. O gênero “point & click” não é para qualquer um, mas para aquele que sabe reconhecer esse sensacioal tipo de game, Zack & Wiki é muito mais do que um prato cheio, ele é uma nova investida que poderia nos trazer não apenas um revival do gênero, mas toda uma revitalização. Ainda não o jogou? O que está esperando? Corra e desafie a si mesmo o mais rápido que puder.  
Boa, Capcom!

Prós

  • Enorme criatividade na utilização dos controles
  • Personagens carismáticos
  • Ótimo desafio

Contras

  • Basicamente não há extras
  • A grande dificuldade pode afastar gamers mais novos

Zack & Wiki: Quest For Barbaros’ Treasure – Nintendo Wii – Final: 9.0

Gráficos: 9.0 | Som: 9.0 | Jogabilidade: 10 | Diversão: 9.0


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Esse jogo é muito bom!
    E travei na parte do lustre de gelo e não quis procurar na internet a solução. Desde então o jogo tá lá... travado, hehehe.

    ResponderExcluir
  2. Realmente um ótimo jogo, mas como assim não há extras? pode não ser o suficiente para fazer uma pessoa continuar jogando após zerar, mas o jogo apresenta vários colecionáveis, como trilhas musicais e figurinhas homenageando personagens antigos da capcom

    ResponderExcluir
  3. Esse jogo é demais! Zerei ele(Demoro demais! mas valeu a pena)

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google