Blast from the Past

Blast from the Past: Mega Man Soccer (SNES)

No Blast from the Past de hoje, vamos falar sobre um jogo um tanto quanto inusitado, no qual um certo personagem, protagonista de uma fa... (por Daniel Moisés em 15/07/2011, via Nintendo Blast)

No Blast from the Past de hoje, vamos falar sobre um jogo um tanto quanto inusitado, no qual um certo personagem, protagonista de uma famosa série de jogos de plataforma, sai da rotina e se aventura no mundo dos esportes. Está pensando no Mario e seus amigos? Pois é, atualmente todos conhecem as habilidades do encanador narigão nos mais variados esportes e ver jogos de tênis, futebol, basquete, corrida e muitas outras coisas mais, estrelados pelas mascotes da Nintendo não é estranho. Mas você sabia que, antes do Mario se tornar um atleta tão famoso, enquanto o máximo que ele e seus amigos faziam era andar de kart, um outro personagem conhecido tirou umas férias das suas aventuras comuns para invadir as quadras de futebol? Sim, estou falando de Mega Man Soccer! Se você já teve a oportunidade de jogar este peculiar jogo do SNES, lançado pela Capcom no ano de 1994,Mega Man Soccer esta retrospectiva certamente trará lembranças, divertidas ou não, de um bando de robôs esquisitos disputando uma partida de futebol. Se você nunca ouviu falar deste jogo, continue lendo para conhecer este episódio obscuro na história do Mega Man. Por fim, acompanhe também a investigação sobre um intrigante rumor que diz que este jogo foi lançado antes de ter sido concluído.

O mundo está em perigo! É hora de jogar futebol!

Mas é "Mega Man Soccer" ou "Mega Man's Soccer"?... vai entender... Preciso confessar uma coisa: eu não gosto de futebol. O da vida real eu já não tenho muita paciência para assistir... no videogame então, eu geralmente passo longe. Entretanto, se algumas regras forem retiradas e personagens famosos forem incluídos, com direito a poderes especiais para usar nas partidas... a coisa muda completamente de figura. Eu posso dispensar jogos tradicionais de esporte, mas me dê um Mario Strikers ou um NBA Jam e ficarei extremamente feliz. Com Mega Man Soccer, a coisa é por aí: quem procura um jogo de futebol realista, melhor nem pensar em jogar... mas pra quem prefere algo diferente, para fugir da mesmice dos jogos tradicionais, até que pode ser um bom divertimento. Bem na hora que o jogo estava interessante!

Mas... futebol do Mega Man?!? De onde surgiu uma ideia dessas?!? Pode parecer loucura e sem muito sentido, mas – acredite ou não - há uma explicação para isso. A história é a seguinte: certo dia, depois dos acontecimentos de Mega Man 4, o Dr. Light (criador do Mega Man) estava tranqüilamente assistindo uma partida de futebol (considerando que o jogo é de 1994, será que era uma partida da Copa do Mundo nos Estados Unidos?), quando uma grande explosão acontece no meio do campo e os jogadores são substituídos por… robôs? Sim, e não são quaisquer robôs… são os Robot Masters do maléfico Dr. Wily! Vendo isto, Dr. Light, como de costume, rapidamente manda o herói Mega Man para restaurar a paz... e, já que a invasão foi no meio de uma partida de futebol, nada melhor do que aproveitar a situação para resolver as diferenças no próprio campo. Não tem nada de estranho nisso, não é?

Confira a introdução do jogo e veja essa doideira com seus próprios olhos:

Um jogo não muito civilizado

Pode dar quantas rasteiras quiser que não vai dar em falta As diferenças entre Mega Man Soccer e um jogo de futebol normal são várias. Pra começar, os times são compostos por oito jogadores, ao invés de onze. Há 21 personagens que podem compor os times: Mega Man, Dr. Wily e mais 18 robôs inimigos conhecidos dos primeiros jogos da série, como Cut Man, Snake Man e Proto Man. Os jogadores possuem quatro atributos que variam entre os personagens, tornando uns mais rápidos, outros mais defensivos e assim por diante. Até aí tudo bem, não há nada de muito especial. Mas então está o detalhe de que não existem faltas. Pois é, você pode espancar o adversário à vontade ou chutar de uma posição de impedimento sem preocupação porque nem sequer há juiz para apitar e muito menos pra entregar cartão. Cobrança de pênalti? Só pra casos de empate... e dependendo do modo de jogo. Bom, trata-se de uma guerra entre robôs, não é mesmo? Quem é que ia se preocupar com faltas e cartões? Mas, ora bolas, estamos falando de Mega Man! E o que é um jogo de Mega Man sem poderes especiais? Isso mesmo, cada um dos 21 personagens possui um “chute” especial, chamado “Power Shot”, carregado com o poder do robô, que geralmente faz os adversários ficarem desabilitados de alguma forma e aumenta em muito as chances de se fazer um gol. Entretanto, para impedir o uso abusivo dos Power Shots, eles são limitados (normalmente dois por tempo de jogo) e, portanto, devem ser usados com cautela.

Posicionando os robôs no "campo de batalha" Power Shots facilitam muito a vida...

Existem quatro modos de jogo, que podem ser jogados por um ou dois jogadores: Exhibition, Capcom Championship, Tornament e League. No modo Exhibition é possível jogar partidas isoladas e ambos os modos Tournament e League são torneios, o primeiro na base das eliminatórias e o segundo por soma de pontos. O destaque, entretanto, vai para o Capcom Championship, que é uma espécie de “modo história” do jogo. Nele, o jogador começa com um time composto apenas de Mega Man (Mega Men? Mega Mans? Megas Man?... enfim...). O jogador deve, então, escolher um entre oito robôs inimigos para enfrentar, tal qual nos jogos tradicionais da série. O time do inimigo também é composto por apenas aquele personagem e, quando derrotado, um deles passará para o lado do jogador e poderá ser colocado na posição desejada. Assim, é possível ir montando o time ideal para, no final, enfrentar o maluco Dr. Wily.

Quem vai ganhar, a tesoura ou o espinho? É importante ter uma estratégia na ordem dos adversários.
Em "Tournament", o progresso se dá por eliminatórias Em "League", ganha quem tiver mais pontos

 

Escalando a seleção

Veja, a seguir, os personagens presentes em Mega Man Soccer:

Mega Man Mega Man
  O robô azulzinho protagonista da série.
Mega Man Power Shot: Mega Buster carregado, atira o adversário para cima.

Proto Man
Proto Man
  O misterioso “irmão” de Mega Man, que aparece em diversos jogos.
Proto Man Power Shot: Proto Buster carregado, atira o adversário para cima.

 Dr. Wily
Dr. Wily
  O grande vilão, que neste jogo utiliza uma armadura robótica para “ajudar” nas partidas.
Dr. Wily Power Shot: A bola vira uma grande esfera negra elétrica que paralisa o adversário por alguns segundos.

 Cut Man
Cut Man
  Robot Master de Mega Man 1.
Cut Man Power Shot: Usa o poder Rolling Cutter para transformar a bola em uma espécie de tesoura gigante que corta o adversário em pedacinhos. Ele volta ao normal depois de alguns segundos.

 Ice Man
Ice Man
  Robot Master de Mega Man 1.
Ice Man Power Shot: Com o poder do Ice Slasher, o adversário que encostar na bola fica congelado momentaneamente.

 Bomb Man
Bomb Man
  Robot Master de Mega Man 1 (curiosamente, em Mega Man Soccer o nome do personagem foi escrito erroneamente como “Bomberman”... não confundir com um certo outro personagem que usa bombas como arma...)
Bomb Man Power Shot: Com o poder do Hyper Bomb, a bola se transforma em uma bomba cuja explosão faz o adversário ser jogado para os ares.

 Fire Man
Fire Man
  Robot Master de Mega Man 1.
Fire Man Power Shot: Usando o Fire Storm, envolve a bola em chamas e o adversário que for atingido por ela será cruelmente queimado por um momento.

 Elec Man
Elec Man
  Robot Master de Mega Man 1.
Elec Man Power Shot: A bola fica eletrificada com o poder do Thunder Beam e paralisa o adversário por alguns segundos.

 Air Man
Air Man
  Robot Master de Mega Man 2.
Air Man Power Shot: Com o poder do Air Shooter, um tornado cobre a bola e atira o adversário para cima.

 Bubble Man
Bubble Man
  Robot Master de Mega Man 2.
Bubble Man Power Shot: O poder do Bubble Lead cria uma bolha envolta da bola que, ao entrar em contato com o adversário, o joga para cima.

 Flash Man
Flash Man
  Robot Master de Mega Man 2.
Flash Man Power Shot: A bola brilha com o poder do Time Stopper e paralisa o adversário momentaneamente.

 Wood Man
Wood Man
  Robot Master de Mega Man 2.
Wood Man Power Shot: Cria um escudo de folhas ao redor da bola com o poder do Leaf Shield, que deixa o adversário paralisado por um momento.

 Needle Man
Needle Man
  Robot Master de Mega Man 3.
Needle Man Power Shot: Usando o poder Needle Ball, a bola fica relpeta de espinhos e fatia o adversário, que leva um tempo até se recuperar.

 Top Man

Top Man
  Robot Master de Mega Man 3.
Top Man Power Shot: Com o poder do Top Spin, transforma a bola em um grande peão que paralisa o adversário por alguns segundos.

 Gemini Man
Gemini Man
  Robot Master de Mega Man 3.
Gemini Man Power Shot: Com seus poderes de ilusão, cria uma segunda bola que confunde os adversários e passa direto por eles, podendo às vezes passar até pelo goleiro.

 Snake Man
Snake Man
  Robot Master de Mega Man 3.
Snake Man Power Shot: Usa o poder do Snake Search para transformar a bola em uma cobra que aparentemente assusta os adversários e passa direto por eles.

 Toad Man
Toad Man
  Robot Master de Mega Man 4.
Toad Man Power Shot: Faz a bola brilhar e paralisar o adversário por uns segundos.

 Pharaoh Man
Pharaoh Man
  Robot Master de Mega Man 4.
Pharaoh Man Power Shot: Com o poder do Pharaoh Shot, a bola é coberta em chamas e põe fogo no adversário para imobilizá-lo temporariamente.

 Dust Man
Dust Man
  Robot Master de Mega Man 4.
Dust Man Power Shot: Usa toda a sujeira do poder Dust Crusher para transformar a bola em um monte de lixo que cobre o adversário e o deixa imóvel por um momento.

 Skull Man
Skull Man
  Robot Master de Mega Man 4.

Skull Man

Power Shot: O poder do Skull Barrier cria um escudo de caveiras ao redor da bola que paralisa o adversário.

 Enker
Enker
  O primeiro robô da série “Mega Man Killer”, com o propósito específico de destruir Mega Man e que apareceu em Mega Man – Dr. Wily’s Revange (Game Boy).
Enker Power Shot: Com o poder so Mirror Buster, a bola se transforma em uma esfera de eletricidade que imobiliza o adversário.

Teoria da consipração: um jogo inacabado?

Agora vamos falar sobre um lado mais misterioso do jogo Mega Man Soccer. Dizem os rumores que o jogo foi lançado de forma incompleta. Sim, há relativamente pouco conteúdo no jogo, mas será que isso significa necessariamente que ele ainda não havia sido terminado quando chegou às lojas? Só a falta de conteúdo não é lá muito suspeito, mas quando começamos a analisar alguns detalhes mais a fundo, percebemos que o rumor é, mais do que provavelmente, verdade.

Para começar, o jogo não possui créditos. Assim que qualquer modo é terminado, o jogador é mandado de volta para a tela do título. Nada de animação final e nem um mísero “congratulations”. Isso ainda poderia passar, mas é realmente estranho não ver nenhuma menção aos responsáveis pelo desenvolvimento do jogo. Será que eles ficaram com tanta vergonha assim do resultado final?

O segundo indício envolve a impossibilidade de se jogar com o Dr. Wily. Na seleção de personagens, ao mover o cursor o máximo até a direita, é possível ver metade do ícone correspondente ao Dr. Wily... à primeira vista, perfeitamente selecionável. E quem não iria querer usar o enorme poder do grande vilão no seu time? Entretanto, por mais que se pressione o direcional para a direita, o cursor simplesmente não vai até lá. Parece algo feito apenas para provocar o jogador.

Repare no ícone do Dr. Wily, fora de alcance...

Mas será que essas coisas são provas o suficiente para concluir que o jogo ficou inacabado? Na verdade, a maior prova de todas veio anos depois, quando o conteúdo do ROM do jogo foi analisado minuciosamente e coisas muito interessantes foram encontradas.

Uma delas, como era de se esperar, eram os créditos escondidos dos pobres infelizes que trabalharam em Mega Man Soccer. Também foi descoberto que Dr. Wily era, de fato, um personagem jogável e, com o uso de um código Game Genie, é até mesmo possível incluí-lo no time.

O Dr. Wily vem até em várias cores

Isso resolve os dois grandes mistérios de Mega Man Soccer, mas quem diria que, no meio desse processo de descoberta, um terceiro item seria encontrado: a possibilidade de usar o acessório Multi-tap do SNES. Isso mesmo: originalmente, Mega Man Soccer havia sido planejado para permitir que até quatro jogadores pudessem participar simultaneamente. Isso ficou evidente não apenas pela existência de dois ícones adicionais na seleção de personagens (3P e 4P além do 1P e 2P), mas também por uma mensagem inutilizada que alertava sobre o uso do acessório e, portanto, acaba com qualquer dúvida.

Até 4 pessoas poderiam jogar Mega Man Soccer...

Então... o que será que aconteceu? Porque o jogo foi lançado incompleto, antes que todas essas coisas pudessem ser incluídas (ainda mais considerando que tudo parecia estar pronto)? Esse é um mistério que provavelmente nunca descobriremos.

Mega Man Soccer certamente não merece nenhum prêmio nem como integrante da série Mega Man nem muito menos como jogo de futebol... mas estaria mentindo se dissesse que ele não me garantiu uns bons momentos de diversão. Olhando para ele hoje, dá para ver que a jogabilidade não é particularmente boa e o jogo como um todo é bem simples... dá pra entender porque o nosso querido herói azul desistiu do mundo dos esportes. Mas bem que ele podia tentar novamente, quem sabe participando ao lado de Mario e Sonic, que já se tornaram grandes atletas.

Para finalizar, veja no vídeo a seguir um pouco de Mega Man Soccer em ação:

O elenco completo


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu me lembro dele!
    Quando menor, já passei muito tempo em frente a TV me divertindo com esse Game. Ultimamente, eu o acho bem chatinho rsrs'

    Uma pena =/

    ResponderExcluir
  2. Cacetada, Daniel! EXCELENTE matéria. Joguei pouco este game.

    ResponderExcluir
  3. Nunca gostei desse jogo(deve ser por que nunca gostei de nenhum de futebol)

    ResponderExcluir
  4. Eles devem ter tirado a ideia do Strikers Charged com base nesse game XD

    ResponderExcluir
  5. Nunca gostei desse jogo(deve ser por que nunca gostei de nenhum de futebol) [2]
    Futebol (e sonyistas posers) é o que inferniza minha alma...

    ResponderExcluir
  6. perceberam que na introdução do jogo, o Mega Man esta usando o uniforme da seleção do Brasil ?

    ResponderExcluir
  7. Meus parabéns Daniel. A matéria tá de primeira.
    Eu ainda não joguei esse curioso jogo mas já tinha visto uma matéria sobre ele em outro site onde o cara passava uma opinião tão negativa sobre Mega Man Soccer que eu preferi nem conhecer o jogo, mas agora com a sua matéria deu vontade de jogar, parece até bem interessante. Sem dúvida é um jogo inacabado devido a falta dos créditos e tudo mais. Se tivesem realmente levado pra frente a ideia de utilizar a opção de 4 players para ele atravez do adaptador ficaria bem legal eu acho. Fiquei muito intrigado sobre o porque da Capcom deixa-lo inacabado.

    ResponderExcluir
  8. Joguei muito esse jogo, sofri para vencer a ultima partida contra o time do chefão final, lembro até hoje como venci, lance de linha de fundo, bola jogada na área e gol de cabeça, pronto zerei o jogo por 1x0 e nunca mais joguei, foi realmente decepcionante ver que não possuía um final, não achei um jogo ruim como muitos aqui acharam, mas deixou um gosto de que poderia ser melhor, para mim ao menos traz boas lembranças, foi o fim de uma era mágica e democrática dos games a era 8 / 16 bits morria mais ou menos nessa época, bons tempos

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google