Diretor de Pokémon diz que videogames vivem uma crise: exagero ou fato?

Junichi Masuda , o cara que dirigiu Pokémon Black & White , está triste. Calma, não é nenhum problema com a série dos monstrinhos de bol... (por Gustavo Assumpção em 27/07/2011, via Nintendo Blast)

junichi_masuda5Junichi Masuda, o cara que dirigiu Pokémon Black & White, está triste. Calma, não é nenhum problema com a série dos monstrinhos de bolso não. O designer mostrou esse sentimento em seu blog pessoal, onde revelou ter ficado bem chateado com a repetição de fórmulas que ele viu nos games apresentados na E3. Masuda se referia, mais especificamente, a grande quantidade de games de tiro que ele viu durante a feira.

"Sangue para todos os lados. Todos atiravam muito, matavam muito," disse. "Parece que virou um costume dos desenvolvedores 'matar' os alvos. Por isso, os alvos são os mais variados - zumbis, aliens. Esses selvagens atacam, e os humanos contra-atacam, mas no fim, é difícil diferenciar os dois grupos. Como um criador de jogos, digo que essa situação é um pouco triste."

Por fim, Masuda ainda se mostrou preocupado e desabafou: “A maior parte dos jogos parecia ser a mesma coisa. Poucos jogos originais foram exibidos. Eu tenho a impressão de que estamos no meio de uma crise."

Via: Siliconera/ Wii-Brasil


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Verdade,nunca vi faltar tanta criatividade em jogos como agora.

    ResponderExcluir
  2. Nem fala acho que que devia ter muito adubo na era 16 bits mas agora o solo ta árido! rs

    ResponderExcluir
  3. Verdade,nunca vi faltar tanta criatividade em jogos como agora.²

    é o que eu penso também.. A situação é realmente triste. A única coisa que salva essa geração é o Wii. Não digo isso por gostar da Nintendo, mas pq é o único console que conseguiu trazer jogos bonitos, criativos e que não se limitam a sangue e carnificina.

    ResponderExcluir
  4. É, tá triste o negócio mesmo...

    ResponderExcluir
  5. Gente visitem : superdanbros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Concordo com nosso amigo Masuda. (nome estranho)
    Hoje dia P.I é uma raridade, só se vê: Continuações, ports e games de filmes.

    Foi se o tempo em que admirávamos games originas que sempre nos alegram.

    Espero que isso mude com o Wii U. que com sua tela de toque pode faser os produtores terem ideas legas.

    ResponderExcluir
  7. Acho que não se enquadra, mas pokémon está muito bobo. Com essas frescuras nos desenhos da série atual fez afastar os fanáticos pelos bichinhos nos dias atuais. Eu mesmo gostava, mas me afastei da série porque ta muito bobo!

    ResponderExcluir
  8. eu concordo com masuda esses games chamdos "harcore" estao muito repetitiveis e tbm nao fazem muito sucesso eu gosto muito de jogar fps (first person shotter) mas eles sao muito repetitiveis eu gosto muito mais de um game casual...

    ResponderExcluir
  9. "A maior parte dos jogos parecia ser a mesma coisa."
    FATO! em games de tiro

    ResponderExcluir
  10. E o pior: tem gente que acha que jogo sem essa velha química não é jogo de verdade ou é jogo de criança. Super Mario Galaxy e jogo de criança então? é um dos jogos em que não tem derramamento de sangue e consegue ser muito legal de jogar, além de ser original. Espero que surjam mais jogos originais.

    ResponderExcluir
  11. Regredindo aos jogos de tiro em primeira pessoa dos anos 90... andar, atirar, andar, atirar...o maior atrativo era as mortes violentas.
    Quando não é isso é remake de clássicos.

    ResponderExcluir
  12. Eu não me importo com o derramamento de sangue dos jogos, oque preocupa é mesmo a falta de criatividade das produtoras.
    Em jogos de FPS você só mata zumbis, alienígenas ou humanos, porque eles não tentam criar algo novo...

    ResponderExcluir
  13. "Sangue para todos os lados. Todos atiravam muito, matavam muito,"

    Depois dessa eu fiquei sem palavras...Isso é FATO! Tudo que o i Grande Masuda disse é FATO não é exagero... :/

    Gosto de jogos de FPS mas ficar jogando direto é meio intediante, sempre a mesma coisa. Resident Evil por Exemplo. Não Consigo jogar este jogo (não é por causa dos Zumbis) pois é sempre a mesma coisa atira atira atira atira. (os Resident Evil de N64,PS1,GC) eram bem melhores. Joguei pouco e vi muita diferença de um RE pra outro :O

    ResponderExcluir
  14. principalmente no ps3, sei la todos os jogos que lançam para ele sempre são tao parecidos...mudando somente o objetivo exemplo de resistence 3,far cry,uncharthed... para mim são todos muito parecidos

    ResponderExcluir
  15. Gostava de brincar com miniaturas de Pókemon

    ResponderExcluir
  16. Eu ja tinha percebido isso faz uns 2 anos, e se voce fala que Zelda é um jogo bom, a maioria iria rir de sua cara falando que
    é um jogo de criança, ou é um jogo lixoso

    ResponderExcluir
  17. Uma coisachata nos FPS é que da até pra saber quando vai ter um momento de troca de tiro, por exemplo, vc está e acaba de entrar numa sala grande, ja da pra saber que ali vai vir inimigo de tudo quanto é lado pra atirar em vc, ae vc mata todos anda mais um pouco pra frente, outra sala, mais inimigos, é como se o tempo todo tivesse inimigos o que acaba tornando meio irreal. Jogos que são FPS mas são bons exemplos são Half-Life e Portal, neles não tem só ação mas tem varios quebra cabeças.

    ResponderExcluir
  18. kkk facil bota jogos de tiro, assassinato mas retira o sangue

    ResponderExcluir
  19. ou vc cresceu o desenho pokemon é a maior propaganda do mundo e sempre foi
    eu tambem gostava de pokemon (1999)

    de todos ele é o pior faz a mesma coisa a 15 anos

    ResponderExcluir
  20. Eu amo jogos FPS, mas realmente, nos últimos anos tá tudo muito igual - lê-se CoD, MoH, CS, BF e vai - por isso ultimamente tenho preferido jogos com mais imersão, liberdade e história como a série Elder Scrolls. Mas ainda sinto saudade do Blood de antigamente, um clássico!

    ResponderExcluir
  21. Concordo com ele, esta muito repetitivo tanto o enredo quanto a jogabilidade. Mas isso irá mudar com o Nintendo Wii U e todos irão se surpreender. Nintendo pra Sempre. (L) xD

    ResponderExcluir
  22. Certíssimo. Os jogos de tiro de hj são lineares e repetititvos: "Vá até tal local" ou "Pegue a bomba, coloque em tal lugar e fuja". Não há missões parelelas, caminhos alternativos ou estratégias. Os inimigos são robotizados, burros e sem graça. Counter Strike fez sucesso pq exigia habilidade, tática, inteligência e toda vez era diferente. Nunca joguei um partida que fosse igual...

    ResponderExcluir
  23. É, tá triste o negócio mesmo...2

    ResponderExcluir
  24. @Alveni Lisboa, realmente, também pensei nisso.
    Os jogos além de sem criatividade, parecem subestimar a inteligência dos jogadores. O jogo vai falando tudo que vc precisa fazer. Não tem aquela exploração, liberdade. A única dificuldade é quando vc enfrenta um grupo grande de inimigos..

    ResponderExcluir
  25. verdade que só são lançados gêneros FPS,mas dizer estamos em crise é um tanto exagerado.

    ResponderExcluir
  26. E realmente,ta tudo se resumindo a:ATIRE EM TUDO QUE SE MECHER.
    Prefiro jogos que tenham misterio,fantasia,exploraçao quebra-cabeça etc!

    ResponderExcluir
  27. Acho que não exagero... o cara falou que estamos no meio de uma crise, mas não de vendas, e sim de criatividade.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google