Medo de problemas de visão e escassez de títulos afetaram as vendas do 3DS, revela Iwata

Ontem, durante uma reunião com seus investidores, Satoru Iwata, presidente da Nintendo, reconheceu os principais aspectos que fizeram com qu... (por Luiza Machado em 10/07/2011, via Nintendo Blast)

Ontem, durante uma reunião com seus investidores, Satoru Iwata, presidente da Nintendo, reconheceu os principais aspectos que fizeram com que as vendas do 3DS não superassem suas expectativas.

O primeiro aspecto destacado foi o medo de que o efeito 3D do portátil causasse problemas de visão. Iwata bem que tentou convencer as pessoas de que a terceira dimensão não decorre de problemas de visão quando utilizada corretamente, além de incentivar o uso do controle parental, mas não funcionou.

"Há algum tempo que estamos informando às pessoas sobre o regulador 3D e o controle parental. Falando desses dois pontos, penso que conseguiremos diminuir esses rumores negativos. Também estamos cientes de que o Nintendo 3DS não crescerá até que todos esses rumores desapareçam."

Além dessas motivações para a queda de vendas do console, o presidente ainda afirmou que a falta de jogos para o portátil ajudou nessa questão. Segundo ele, se tivessem lançado o 3DS mais tarde, talvez pudessem ter preparado mais títulos para que mais jogadores se interessassem em comprar o aparelho.

E você, o que acha que mais atrapalhou as vendas do portátil? Dê a sua opinião!




Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. sso é burrice do povo
    apartir do momento que você ajusta ele a sua visão, da para jogar horas sem cansar a vista,eu jogo por exemplo

    sobre os titulos a escassez é um problema, até agora só tenho ocarina of time e resident evil pretendo comprar o star fox 64 3d, e talvez o street fighter 4,não sei se é bom

    mas mesmo assim, só 4 jogos bons, a essa época era para ter mais

    ResponderExcluir
  2. Calma, calma não criemos pãnico... quando mario kart e pokemon forem lançados o 3ds vai vender que nem agua!

    ResponderExcluir
  3. O 3DS só vai vender bem daqui mais 1 ano... Que a Sony veja isso e não cometa os mesmos erros! =]

    ResponderExcluir
  4. a falta do Zelda no lançamento foi o fez as vendas não decolarem!

    ResponderExcluir
  5. Pessoas não sabem o que é um 3D depth slider.

    ResponderExcluir
  6. Acho que o 3D realmente criou um pouco de medo, mas não acredito que seja algo tão prejudicial as vendas do console.
    Agora a falta de bons jogos sim, esse é o maior motivo do "fracasso" do 3DS. Precisamos do Pokémon, de Mario, Kirby!! J´pa chega de remakes. As pessoas (pelo menos eu) quero inovação.

    ResponderExcluir
  7. vendas decolarem?,eu aposto em Kid Icarus Uprising e Professor Layton Vs. Ace Attorney (um dos principais motivos de ter comprado 3ds)

    ResponderExcluir
  8. Acho que $250 tá caro para um portátil, e o que me desanima MUITO é saber que daqui uns 6 meses provavelmente a Nintendo lançará uma versão 'Lite' com tela e design melhor.

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente quando Super Mario 3D, Mario Kart e RE: Revelations forem lançados o 3DS vai deixar o PSV no chinelo pois todos sabem que ninguem pode contra Mario xD

    ResponderExcluir
  10. mas fala sério. que joguinhos fracos mesmo. tá dificil mesmo de botar a cara num portatil que vc não sabe se vai valer a pena ou nao. talvez se saisse aquele 3rd birthday

    ResponderExcluir
  11. os gráficos não me convencem,até agora só metal gear mostrou ser um jogo forte nesse aspecto o resto parece com o ds

    ResponderExcluir
  12. Por acaso vc jogou " ocarina of time 3D " Vanderson ?!! Por favor gente , não falem mal do 3DS e dos jogos sem antes jogar !

    ResponderExcluir
  13. bem o 3ds ja tem varias opçoes de entretenimento com os jogos de realidade aumentada mais tipo isso e so pra dar um gostinho de quero mais no povo.
    mas acho q isso nao e desculpa das baixas vendas ne pois ja tem grandes titulos mais na minha opiniao o 3ds vai chega mesmo daqui alguns meses quando laçarem mais jogos e tals ...................

    ResponderExcluir
  14. zelda, zelda, zelda, cuidado com o que falam, nem todo mundo é fã de zelda, o 3ds foi lançado com poucos jogos mesmo, só daqui a um ano vamos pode usufruir melhor do 3ds.

    ResponderExcluir
  15. Realmente acho que os boatos do 3DS ferrar a visão não atrapalhou nas vendas.
    Quem aqui nunca escutou des de criança que assister TV no escuro faz mal pra vista? E aposto que boa parte de vcs faz isso! XD
    No meu ver é a lineup fraca que atrapalhou o 3DS...
    Quando vc para pra pensar, não tem nenhum jogo que nas lojas que você queira jogar =/

    ResponderExcluir
  16. Realmente, acredito que as baixas vendas sejam somente pela falta de bons jogos, no momento somente "digo bom mesmo"tem o Street Fighter e o Zelda Oot. Então quando sairem mais classicos e novidades com certeza alavancará as vendas!

    ResponderExcluir
  17. No meu caso, eu não comprei pq não tenho dinheiro lol

    mas também tenho receio de que com o tempo, o 3D possa causar algum problema de visão.

    ResponderExcluir
  18. No começo minha vista cansava, mas agora já nem noto nada, minha visão se acostumou ao efeito 3D.

    FIQUEI IMUNE!!! ^^

    Ah, e depois que sair Pokémon pro 3DS, vai ver as vendas decolarem!

    ResponderExcluir
  19. Eu também já me acostumei com
    o efeito 3D !Tô jogando o "ocarina Of Time ",
    consegue ser mais legal do que o do N64 em todos
    os sentidos !Tô apaixonado pelo 3DS !!!

    ResponderExcluir
  20. Eu ainda vou esperar sair uma segunda versão do hardware. Talvez maior como o XL. Achei o 3DS muito pequeno. E a Nintendo também subestimou os consumidores, porque o que vende videogame é jogo e não conteúdos que a gente usa por 10, 15 minutos e nunca mais (cartao AR, face raiders, câmera), no maximo mostra pra algum amigo ou irmao. Ninguém liga pra conteúdo. Videogame tem que voltar a ser videogame.

    ResponderExcluir
  21. Concerteza foi por causa de jogos de qualidade que faltou no lançamento do 3DS. Os unicos mesmo são Street Fighter IV e Zelda OoT 3D (Nintendogs+cats é só pra quem ama animais e tmb pra quem nunca jogou o de DS e se interessou).Essa parada do 3D, é só regula, claro que não foi por causa do 3D que o 3DS não vendeu muito, tanto que se deixa fraquinho aos poucos acaba se acostumando e deixa até no Maximo mas o Pilotwings o 3D dele é bem forte que dói mesmo a vista tem que deixa fraquinho o 3D nele só pra avisar. (Pilotwings tmb é um bom jogo é bem desafiador mas é curto :/)

    ResponderExcluir
  22. eu aposto em Kid Icarus Uprising e Professor Layton Vs. Ace Attorney (um dos principais motivos de ter comprado 3ds) (2)

    Apesar de que babei pelo 3DS desde a E3 do ano passado. E estava com o meu na mão depois de 1 mês de lançado...

    Zelda é bom. Gostei de Tom Clancy também. Mas to jogando devagarinho pra esperar outros títulos.

    ResponderExcluir
  23. PSOne e PS2 que o digam... rs

    Mas sério, pelo menos isso força a Nintendo a produzir jogos AAA para o portátil, no fim quem ganha são os jogadores.

    ResponderExcluir
  24. Realmente o que mais afetou foi a escassez de jogos! Mas Iwata e Reggies devem fazer tipo conferências ou mandar para a imprensa isso, eles espalham muito pouco a informação e por isso acontece isso...

    ResponderExcluir
  25. Simples, o produto é caro demais, não só no brasil, mas lá fora também, o portátil saiu sendo mais caro que os consoles da última geração, o que não coopera;
    O portátil também não tem muitos títulos justamente pelo fato de que para produzir jogos na qualidade 3D requer profissionais melhores na área, ou seja, maior custo de produção, o que implica novamente, em um jogo mais caro.

    ResponderExcluir
  26. Acho que vendeu pouco pelo preço e pelos jogos. Pelo preço ta óbvio vendo que as vendas aumentaram agora depois do reajuste. E vemos poucos jogos de peso no início. O que mais chateia é o fato de boa parde deles ser remake. Já enjoei de Zelda e nem sai da barriga do jabujabu...rs
    Starfox é outro remake, o jogo já é curto e vai ser pouco curtido por quem já o jogou no n64. Sinto que o povo da nintendo ta com preguiça de fazer bons jogos para o 3ds por hora e ta investindo em remakes. Ficamos na mão das third-parties por enquanto, mas ainda saem poucos jogos

    quanto ao 3d...,me incomoda um pouco. Nem uso....

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google