Top 10

Top 10: Games esquecidos do Game Boy Advance

Quando se pensa em bons games lançados para o Game Boy Advance , não é muito difícil lembrar de Zelda: Minish Cap , P okémon Ruby/ Sapp... (por Gustavo Assumpção em 25/07/2011, via Nintendo Blast)

top10_banner_thumb[2][7]

Quando se pensa em bons games lançados para o Game Boy Advance, não é muito difícil lembrar de Zelda: Minish Cap, Pokémon Ruby/ Sapphire, Metroid Zero Mission, Advance Wars, Mario Kart Super Circuit… são muitos os sucessos que o portátil da Nintendo teve ao longo de sua história. Só que hoje, aqui nesse Top 10, os protagonistas são outros: vamos relembrar 10 excelentes games lançados para o GBA que não estão na lista daqueles que todo mundo lembra, mas possuem grandes qualidades e estão entre os games mais legais da história do console. Quer conferir?

  • 10. Kuru Kuru Kururin

35950-kuru-kuru-kururin-game-boy-advance-screenshot-in-gamesKurukurukururin_screenshot

Mistura maluca de corrida com puzzle, Kuru Kuru Kururin foi um dos primeiros games a ser anunciados para o Game Boy Advance. Desenvolvido pela Eighting (de Tatsunoko vs Capcom e Marvel vs Capcom 3), o game contava com um nível de dificuldade altíssimo, se tornando um dos games mais difíceis que apareceram no GBA. De forma básica, o objetivo principal do game é mover uma barra entre os cenários, impedindo que ela toque as paredes. Parece simples, mas o desafio é grande e o design é primoroso. O game nunca foi lançado em território americano, mas chegou a ter uma versão europeia. No Japão, teve até uma continuação, Kururin Paradise, lançada em 2002.

  • 9. Hamtaro: Ham-Ham Heartbreak

a_med_hamtaro_gba_ss2hamtaro_ham_ham_heartbreak

Se você acompanhava os animes mais populares da primeira metade da década passada, certamente viu algum episódio de Hamtaro, uma série fofinha que tinha como protagonista um porquinho-da-Índia e seus amigos. O primeiro game lançado para o GBA é uma aventura extremamente divertida e despretensiosa, com momentos que a colocam entre os melhores games do gênero do GBA, principalmente devido a boa quantidade de extras, sobretudo minigames. Se você assistia a série, esse é uma excelente opção, mesmo nos dias de hoje.

  • 8. Sabre Wulf

imagesSabre_wulf_gba_screen

Um dos últimos games da Rare lançado para consoles Nintendo, Sabre Wulf é remake de um título originalmente lançado em 1984, nos primórdios dos videogames. Misturando plataforma e RPG, o game possui uma progressão da história bem consistente, personagens carismáticos e um belo visual, principalmente se levarmos em consideração as capacidades do portátil. Apesar de puzzles simples e da jornada ser pouco desafiadora, o esquema de jogabilidade baseado na utilização de criaturas que concedem habilidades extras é muito, mas muito interessante mesmo. Vale uma jogada.

  • 7. Riviera: The Promissed Land

ss-022 (1)ss-020

Portado do Wonder Swan Color (o portátil da Bandai lançado apenas no Japão), Riviera é um JRPG clássico, sem deixar de lado inovações pontuais no sistema de batalha, como a introdução de elementos estratégicos e a presença de características típicas de simuladores de encontro japoneses. Outro bom destaque é o visual, que está entre os melhores do GBA. Quem gosta do gênero e não jogou Riviera, com certeza deixou de experimentar um dos grandes games do tipo do portátil.

  • 6. Alien Hominid

2310balienhominid-gba4

Se você gosta de games tradicionais side scrolling de ação, Alien Hominid é perfeito. Originalmente, o game da The Bahemoth era um flash game despretensioso, sem grandes atrativos. Foi então que a produtora resolveu adaptá-lo para os consoles da época. A melhor versão acabou chegando ao portátil da Nintendo, mostrando uma qualidade técnica elevada e uma jogabilidade extremamente desafiadora, lembrando os melhores momentos do gênero, lá na década de 90. Destaque também para o carisma dos personagens, que mereciam ter tido melhor sorte com o grande público.

  • 5. Tactics Ogre: The Knight of Lodis

images (1)step_4b

Para quem não sabe, Tactics Ogre é a série precursora dos games de estratégia e RPG e foi a grande inspiração para o clássico Final Fantasy Tactics, que também teve uma versão para o GBA. The Knights of Lodis é um dos games mais completos do gênero, com um belo enredo, uma jogabilidade muito desafiadora, apesar das limitações de movimentação que existiam nos mapas – uma perda necessária devido ao hardware limitado do portátil. Mesmo assim, marcou época.

  • 4. Astro Boy Omega Factor

Astro-boyastro-boy-omega-factor-20040820093236512

A criação máxima de Osamu Tezuka, Astro Boy, ganhou esse simpático game de ação e aventura para o GBA em 2003. Não se deixe enganar: esse é um dos games mais legais que o portátil viu em toda a sua vida. Desenvolvimento pela talentosa equipe da Treasure, o game conseguiu unir uma jogabilidade rápida, eficaz e variada com um design de fases muito legal, ao mesmo tempo em que dosou perfeitamente a dificuldade. O resultado é um game que consegue agradar até mesmo os jogadores mais exigentes.

  • 3.Lunar Legend

0001lunar_082602_11_640w

Versão simplificada de Lunar: Silver Star Story, Lunar Legend é um dos melhores RPGs do portátil, já que conseguiu manter o original praticamente inalterado – e olha que SSS é um dos grandes games do gênero em toda a história dos videogames. Se você gosta de uma história tradicional, personagens carismáticos e muitas surpresas em um enredo emocionante do início ao fim, esse aqui vai conseguir te cativar por horas e horas. Destaque também para o visual e a qualidade dos sprites dos personagens principais, surpreendente para o padrão do console.

  • 2. Chu Chu Rocket

36b6a00d83452989a69e20105357b3d94970b-800wi

Resultado da mente inventiva de Yuji Naka (o pai de Sonic), Chu Chu Rocket foi originalmente lançado para o Dreamcast e foi o primeiro game a experimentar as possibilidades online do console. No GBA, o game se aproveitou das capacidades multiplayer para se tornar um dos games mais legais para se jogar contra os amigos. Pra quem não conhece, Chu Chu Rocket é um estranho puzzle onde os jogadores controlam ratos que precisam pegar um foguete e fugir de gatos. São vários níveis diferentes, cada qual com dificuldades e exigências específicas. Parece bobo, mas é viciante.

  • 1. Drill Dozer

111

Desenvolvido pelos mesmos criadores de Pokémon, Drill Dozer é uma simpática e divertida aventura single player que utiliza um inventivo esquema de jogabilidade. Tudo gira em torno da menina Jill e de sua escavadeira, a tal Drill Dozer, que deve superar vários obstáculos para livrar o mundo da gangue dos Red Dozers. Com uma história simpática, bons personagens, uma jogabilidade extremamente bem projetada e desafiadora, Drill Dozer é uma experiência única. Esse é um dos games que foi lançado tardiamente para o console e acabou não encontrando seu público. Uma pena.

E vocês, lembram de algum game esquecido do GBA que pouca gente jogou? Conta aí.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Dessa lista, eu joguei (em emu) Sabrewulf (boas idéias mas meio chatinho) e Astro Boy (muito bom e difícil à beça). O Kuru Kuru Kururin eu lembrei de um preview numa revista de games (acho que a Nintendo World), muitos anos atrás. E eu fiquei interessado nesse Drill Dozer!

    ResponderExcluir
  2. Nem sabia q tinha um jogo de Hamtaro

    ResponderExcluir
  3. Lunar é um dos melhores já criados. Zerei, zerei mais uma vez, e zerei novamente. E todas às vezes lamentando pelo jogo ter acabado. Bom demais!

    ResponderExcluir
  4. Joguei todos menos o 10, mto boa.

    ResponderExcluir
  5. O Astro Boy é um dos melhores jogs do GBA, alem de divertido é um tanto quanto dificil, e vale muito o replay pra conseguir completar as coleções. As versões do Wii e do DS, do filme são feitas em referencias a esse, mas não chegam nem aos pés de um game do console que teoricamente seria inferior.

    Já o Lunas Legend, foi um dos primeiros a serem lançados pro console, e ao me ver foi um dos melhores, ótimos graficos, historia cativante. gostava muitcho!

    ResponderExcluir
  6. eu gosto e dos pokemons e do splinter cell

    ResponderExcluir
  7. Jogo bom mesmo do Game Boy Advance que me surpreendeu foi Bruce Lee: The Return of the Dragon, Muito Foda esse jogo de ação.
    PQ:
    - Tem Finais diferentes, que muda completamente o rumo da historia (tem diferenca entre o modo EASY, HARD e MASTER).
    - tem fases q vc sai batendo e outras que voce tem infiltrar sem ser notado.
    - Lembra muito as caracteristicas dos filmes do Bruce Lee, os Chefes, as musicas de fundo... fases que vao desde navio, caverna, trem, templos, etc
    - Tem varios Bruce LeeS pra liberar O_O (Cada um de uma época)
    - Tem extras e modos de jogo pra liberar...
    - Apesar da limitacao de botoes do GBA, o jogo tem Combos de golpes, sequencias faceis, com tipicos golpes e gritos do Bruce O_O.

    Muito legal, recomendo.

    ResponderExcluir
  8. Excelente lembrança Hilton. Poderia entrar tranquilamente nesse Top 10!

    ResponderExcluir
  9. Desses ai eu só joguei o AstroBoy, muito bom

    ResponderExcluir
  10. Astro Boy, Ogre Tatics, Riviera: The Promissed Land, Drill Dozer, Lunar Legend e até o Hamtaro, eu já joguei ( no emulador, mas quero saber se não joguei =p ). Os outros conheci agora.

    ResponderExcluir
  11. O Lunar era dahora dava pra usar ateh panela.

    ResponderExcluir
  12. Bah outro 3 q TEM q ser lembrandos são 3 beat'n ups excelentes: Dragon Ball Adventure, Star Wars Episodio 3 e TMNT (aquele do ultimo filme de animação. JOGASSOS!

    ResponderExcluir
  13. Putz, Dragon Ball Adventure é ótimo!

    ResponderExcluir
  14. Bom aqui vão uns que eu gosto, Summon Night 3(apenas japones),
    Rythm Tengoku(o original de GBA Japones) e Battle B Daman(Robos que atiram bolas de gude)

    ResponderExcluir
  15. Putz! ChuChu Rocket é muito viciante mesmo mano! Eu passava horas jogando pra terminar todos os challenges... muito bom!!

    ResponderExcluir
  16. Medabots :D muito melhor que pokémon!

    ResponderExcluir
  17. eu pensava q hamtaro fosse o um hamster.

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho o Riviera, e vale MUITO a pena! Visual muito bonito, historia interessante, items secretos (incluindo a espada mais poderosa do jogo, onde voce tem que cavar um mesmo buraco 5 vezes pra achar) e fases secretas (alguem ja descobriu as cenas com as garotas do jogo tomando banho? XD)

    Um que eu descobri ha pouco tempo é Cima: the Enemy, um RPG da Natsume (sim, eles não fazem apenas Harvest Moon). Comecei ha pouco tempo, mas esse eu recomendo!

    ResponderExcluir
  19. Por mim esses jogos continuariam esquecidos, eu prefiro um Golden Sun na 3DS! Isso sim é jogo.

    ResponderExcluir
  20. Advance wars e dahora #luiz

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google