Jogamos

Análise: Mario Party DS (DS)

A série Mario Party, que começou no Nintendo 64, já é conhecida dos fãs da Big N. Tratam-se de jogos de tabuleiro virtual com diversos mi... (por Alberto Canen em 12/08/2011, via Nintendo Blast)

CapaA série Mario Party, que começou no Nintendo 64, já é conhecida dos fãs da Big N. Tratam-se de jogos de tabuleiro virtual com diversos minigames para serem disputados por até 4 jogadores. Por mais que pareça natural jogar esse tipo de game em consoles de mesa, até por ser tipicamente jogado em grupo, a Nintendo não fez feio com o Nintendo DS, e tornou a experiência também muito divertida em sua versão portátil. As mais de 6 milhões de unidades vendidas são prova do grande sucesso alcançado por ele, que desde seu lançamento no final de 2007 vem transformando os encontros de gamers em verdadeiras “festas”.

Mais uma festa começa

Sky CrystalTarde da noite em Mushroom Kingdom. Tudo tranquilo. De repente, 5 objetos brilhantes cortam o céu e caem na Terra, e um deles cai próximo ao encanador favorito da Nintendo, Mario. No dia seguinte, ele revela a sua turma do que se trata o tal objeto: um Cristal Celeste (Sky Crystal). Do nada, Kamek aparece voando em sua vassoura e deixa cair alguns convites. O remetente? Ninguém menos do que o arqui-inimigo de todo o Reino do Cogumelo, e porque não dizer de toda a galáxia, Bowser.

"Hey, pateta! Eu estou dando uma Big Bowser Bash para me desculpar por ser um grande idiota. Então eu arrumei um buffet de rango grátis disponível para todos vocês. Venham e o recebam!" - Bowser

O convite da festa do Bowser também chega às mãos do Donkey Kong. Que não resiste a uma "boca-livre" e corre para o local designado sem pensar duas vezes.

ArmadilhaTodos vão à festa. Claro, afinal não há motivo algum para desconfiar de um convite "nada suspeito" do pior inimigo de todos. Também não veem problema em levar a própria Princesa Peach, tantas vezes já sequestrada pelo "arrependido" anfitrião. O resultado não poderia ser outro: todos caem em mais uma armadilha do famigerado Bowser.

MinimizerE vejam só, como se já não fosse suficiente aprisionar o grupo e tomar o Cristal deles, também tinha que aplicar um minimizador, com o qual encolhe toda a turma e os joga na sarjeta. Não basta ser mal, tem que tripudiar.

Agora diminutos, os nossos protagonistas tem que encontrar os 4 cristais restantes, derrotar o Bowser e retornar ao normal. Porém, todos querem ser o grande herói que irá salvar o dia. Por isso, em sua trajetória para o Castelo do Bowser, apenas aquele que vencer cada um dos obstáculos poderá desafiar o chefe de uma das 5 fases, incluindo o próprio cuspidor de fogo.

“Peças” do tabuleiro

São 8 personagens jogáveis, apesar de que apenas 4 podem jogar por partida. Não há vantagem ou desvantagem em se escolher um ou outro. Não há um mais veloz ou mais forte. São como peças que vão desempenhar sua função.

MarioLuigiPrincess PeachPrincess DaisyYoshi

ToadWarioWaluigi

Diversos modos de se dar uma festa

Story ModeÉ aquele clássico modo em que a história vai sendo contada conforme se vai jogando. Tem uma introdução para saber o que está acontecendo e os motivos – e no caso de Mario Party DS é feita no estilo história em  quadrinhos –, depois continua para o jogo em si. Os 5 tabuleiros, que representam o local onde os personagens estão, devem ser vencidos para se chegar ao fim e derrotar o Bowser.

Party ModeNesse modo de jogo é possível escolher um dos tabuleiros para competir contra outros personagens, controlados por jogadores ou pelo próprio sistema. Existem 3 formas de jogo: “Battle Royale”, em que 4 jogadores competem entre si; “Tag Battle”, competição entre 2 times de 2; e o “Duel Battle”, o mais simples, em que 2 jogadores competem um contra o outro. O interessante é que as configurações podem ser alteradas, então o número de rodadas não precisa ser 10, e pode ir até 30; a dificuldade também pode ir de easy até expert, aquele sendo mole demais e este sendo quase impossível de vencer um minigame, pois o sistema dá poderes jedi aos personagens que controla; outra boa função é a “handicap”, que permite dar estrelas de vantagem a um jogador determinado que seja iniciante ou, digamos, menos privilegiado.

Minigame modeAqui, nesse modo, é possível jogar qualquer minigame que tenha sido desbloqueado durante o game, ou seja, que já tenha sido jogado durante uma partida normal, até mesmo aqueles contra os chefes de cada fase estarão disponíveis. As opções são de 2 ou 4 jogadores ao mesmo tempo. Evidente que quanto mais melhor.

Puzzle ModeColeção de clássicos puzzles da série Mario Party. São joguinhos bem simples, ao estilo Tetris e de blocos em geral, daqueles que exigem raciocínio. Servem bem para passar o tempo, mesmo sendo tão simples, mas depois de algumas partidas, dificilmente não será deixado de lado, pois o que interessa mesmo são os tabuleiros e seus divertidos minijogos.

Multiplayer modeEsse é o modo mais interessante e ao mesmo tempo mais decepcionante. No primeiro caso por permitir que até 4 jogadores possam participar de uma partida local-wireless usando apenas um cartucho. O que é fantástico e de longe o melhor modo de se jogar; em contrapartida, não há um modo online disponível, e hoje em dia, que é bastante comum se jogar dessa forma, podemos considerar como uma grande falha essa ausência.

GalleryOnde fica tudo que foi coletado, prêmios, sons, cut scenes etc. É sempre divertido ver tudo que já foi conquistado através de horas de jogo “árduo”. Enquanto não for conseguido determinado minigame, por exemplo, apenas interrogações irão aparecer disponíveis. Mas o local deles já está separado, mostrando o número correspondente ao lado.

Festa em miniatura

O tabuleiro, que representa uma área do mundo, como o jardim ou biblioteca, tem diversas casas em que o jogador pode parar, elas podem ter uma característica que favoreça ou não ao jogador. Num espaço azul, por exemplo, ganha-se moedas, e num espaço vermelho, perde-se.

Item ShopTambém há diversos tipos de item a serem comprados no Item Shop, tais como double dice set e triple dice set, que permitem jogar o dado duas e três vezes, respectivamente; snag bag, que servem para roubar um item de um oponente; e Warp Dice Block, exclusivo de Mario Party DS, que serve para transportar o jogador para um lugar aleatório do tabuleiro.

Double Dice SetTriple Dice SetSnag BagWarp Dice Block

Ao final de cada rodada os jogadores devem disputar um dos 70 minigames, que podem ser jogados 1 vs 3; 2 vs 2; e todos contra todos. Outra opção são as Battles, em que se deve apostar moedas. São todos muito criativos e divertidos, pois fazem um ótimo proveito do tamanho dos personagens. As coisas mais banais tornam-se verdadeiros desafios.

A jogabilidade é bastante simples e mesmo assim é possível testar antes de jogar para valer. Se bem que é fácil de entender o que é para ser feito logo de cara. Toda a capacidade do DS é utilizada nos minigames: usa-se a stylus e também o microfone, além dos botões. Muitas vezes é necessário cooperar com os adversários, que se tornam parceiros, ainda que momentaneamente.

FutebolEsmagando o botãoRodando

Para vencer, o importante é o número de estrelas adquiridas, mesmo que um outro jogador tenha 500 moedas (ladrão) o vencedor é quem tem mais estrelas. As moedas servem de desempate. Ao final, no modo story, o jogador, caso vença, poderá disputar um minigame especial contra o chefe do tabuleiro.

Feed and SeedHammer ChimeHexoskeletonBook BashBowser's Block Party

Local da festa

  • Wiggler's Garden

WigglerLogo que os pequenos heróis começam sua caminhada, Wiggler aparece e pede por ajuda, pois uma Piranha Plant está fazendo confusão em seu jardim. Como não poderia deixar de ser, a turma resolve ajudar. Mas quem irá enfrentar a planta, chefe desse jardim (Story Mode)? Somente quem possuir mais estrelas ao final das rodadas. Cada estrela custa 20 moedas nessa primeira fase.

Wiggler's Garden

  • Toadette's Music Room

ToadetteApós vencerem a Piranha Plant, nossos amigos continuam sua jornada. Eis que encontram Toadette, que pede por ajuda, pois um Hammer Bro. está fazendo uma bagunça com os instrumentos dela. Nessa fase, as estrelas estão nas notas musicais. Elas tem um valor progressivo de 5, 10, 15, 20 e 30 moedas, nessa ordem, depois começa em 5 moedas novamente.

Toadette's Music Room

  • DK's Stone Statue

Diddy KongOs jogadores encontram Diddy Kong com problemas. Ela diz que o Dry Bones transformou o Donkey Kong em estátua. Não podemos deixar um companheiro na mão. As estrelas estão no Star Splurge Space. O jogador pode comprar quantas puder, ao módico preço de 20 moedas.

DK's Stone Statue

  • Kamek's Library

Koopa KragNessa biblioteca, a turma recebe um inusitado pedido de ajuda de um Koopa Troopa. Acontece que Kamek prendeu o avô dele, Koopa Krag, em um livro. As estrelas estão localizadas em jarros, que aparecem em número de 3, mas apenas um deles contém a cobiçada estrela.

Kamek's Library

  • Bowser's Pinball Machine

Finalmente os heróis chegam ao Castelo do Bowser. Como ainda estão pequenos, Bowser e Bowser Jr. os jogam numa máquina de pinball. Agora é dar um jeito de voltar ao tamanho normal e ser o Superstar que derrotará o terrível e engenhoso vilão. Cada estrela nesse tabuleiro custa 20 moedas.

Bowser's Pinball Machine

A festa não pode parar

Touch to StartMario Party DS é um jogo excelente, mas o seu valor só é realmente percebido ao se jogar em modo multiplayer, pois o modo singleplayer não traz um fator replay muito atraente. Mesmo havendo diversos minigames criativos e divertidos, jogar sozinho os deixa um tanto sem graça depois de ter experimentado. No final das contas é um tipo de jogo de tabuleiro, e como tal não deve ser jogado sozinho. Convidar os amigos para a festa é fundamental para a diversão, e dessa forma sim o fator replay é eterno. Mas não um convite nos moldes daquele que o Bowser fez, por favor.

Prós

  • Multiplayer local-wireless para até 4 jogadores usando apenas 1 cartucho.
  • Criativo, fazendo bom uso da situação diminuta dos personagens.
  • Minigames diversos e empolgantes.
  • Jogabilidade simples que utiliza bem as qualidades do DS.
  • Trilha sonora típica da série Mario.
  • Visual bem feito, bonito e colorido

Contras

  • Ausência de multiplayer online.
  • Singleplayer bem distante da experiência divertida do multiplayer, fazendo ser um jogo quase exclusivo para se jogar em grupo.

Mario Party DS – Nintendo DS – Nota Final: 8.5

Gráficos: 8.0 | Som: 8.0 | Jogabilidade: 8.5 | Diversão: 9.0


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Meu banner é a capa de Mario Party Ds

    ResponderExcluir
  2. Joguei por um tempo, mas não cheguei a terminar. É bem divertido.

    ResponderExcluir
  3. Mto massa esse jogo. Perdi a conta de quantas vezes virei ele. Sei lah, esse é diferente dos demais, é mais legal

    ResponderExcluir
  4. Bom texto, Alberto. É um bom jogo. Ainda não o terminei, mas com certeza tá na lista pra terminar. haha

    ResponderExcluir
  5. Um dos melhores jogos de DS...

    Ótimo pra jogar com a galera ou sozinho...

    Já zerei uma vez (com Luigi)...

    Os minigames são muito legais e divertidos, embora alguns sejam bem fáceis de vencer, e outros quase impossíveis (malditos Cherry Go Round e Goomba Calling)...

    Foi o único Mario Party que joguei, quem sabe um dia pego um de Game Cube ou Wii...

    ResponderExcluir
  6. me lembrei do mario party 2 representa minha infancia

    ResponderExcluir
  7. @Super Dan Bros: e o seu avatar tmb ficou muito bacana o/. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. @Matt, @Sybellyus: mais que zerar, o legal é jogar com uma turma. Quem já jogou com outras pessoas vai achar o singleplayer mais ou menos. Recomendo. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, ficou ótimo esse review, muito bem explicado, sem contar nas imagens que ficaram show, até os icones, deve ter dado um trabalhinho hein. D:

    ResponderExcluir
  10. Sem contar que o Download Play desse jogo é o melhor para DS. Quase não existe restrinção pra quem não tem o cartucho.

    ResponderExcluir
  11. @~saru'~ : tudo para deixar nossos leitores satisfeitos, ainda bem que você gostou #mission accomplished. Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Os fãs da série que me perdoem,mas comparado aos Mario Party do N64,esse não tem charme...

    ResponderExcluir
  13. @A.Keehl Me perdoe por dizer isso, mas comparado aos Mario Party do GameCube, os Mario Party do N64 não possuem charme XD

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google