Pokémon World Championships 2011: Saiba tudo que aconteceu no maior evento Pokémon do mundo!

Domingo, dia 14 de Agosto de 2011. Este foi o dia que chegou ao final mais uma edição do Pokémon World Championships , desta vez Realizada... (por Unknown em 16/08/2011, via Nintendo Blast)

Domingo, dia 14 de Agosto de 2011. Este foi o dia que chegou ao final mais uma edição do Pokémon World Championships, desta vez Realizada no hotel Hilton San Diego Bayfront, em San Diego, EUA. Durante o evento os jogadores tiveram a oportunidade de fazer muitas trocas, batalhas, comprar produtos feitos especialmente para a ocasião e é claro, participar de uma sessão de autógrafos com as três pessoas mais influentes no mundo Pokémon. Vamos conferir alguns detalhes do evento.

Como já vimos aqui mesmo no Nintendo Blast, foram realizados os torneios de Pokémon TCG & Video Games, cada um com três divisões:

  • Junior Division - Nascidos em 2000 ou depois
  • Senior Division- Nascidos em 1996 até 1999
  • Masters Division - Nascidos em 1995 ou antes.
Um local muito bonito para jogar Pokémon, não acham?
Jogadores de 27 países compareceram ao evento para tentar alcançar o sonho de todo treinador Pokémon., entretanto, nem todos estavam com sua vaga garantida. Para participar do mundial, é preciso receber um convite que é disponibilizado para os jogadores que atingem as melhores colocações no campeonato nacional. E os países que não possuem etapas de classificação, como ficam? Um dia antes do mundia é realizado um torneio chamado Last Chance Qualifier (LCQ). Este torneio permite que os melhores colocados ganhem as últimas vagas para o mundial, dando esperança para os treinadores de outros países e para aqueles que não conseguiram se classificar anteriormente.

No dia 13 o torneio foi iniciado e todos os visitantes e competidores assistiram a cerimônia de abertura do evento, que contou com a apresentação de uma banda especial, formada por figuras importantes do mundo Pokémon. Segue o vídeo:

 
 

Quem pensa que o evento só contava com batalhas, está profundamente enganado. Os jogadores tinham um grande espaço perfeitamente tematizado para conversar, realizar trocas e até mesmo conferir exposições que rolaram durante o evento, como a das Concept Arts de Pokémon Black & White ou o "Hall da Fama", espaço que apresentava imagens dos campeões de edições passadas. Quem estiver curioso para saber como eram os espaços, confira um vídeo que mostra um pouco do evento, clicando aqui

Além da loja com produtos especiais de Pokémon (Camisas, bonés, broches e etc...) Todas as pessoas presentes tiveram a oportunidade de receber um Scrafty promocional distribuído para comemorar o evento. O monstrinho estava no level 50, equipado com o item Leftovers e sabia os golpes: Fire Punch, Payback, Drain Punch e Substitute, além de possuir a ability Moxie.

Scrafty sendo enviado para o jogo de um visitante
Para os fãs mais chegados a recordações especiais, houve uma sessão de autógrafos com três grandes nomes do mundo Pokémon: Tsunekazu Ishihara, Presidente e CEO da The Pokémon Company; Shigeki Morimoto, Diretor responsável por HeartGold & SoulSilver, além de atuar como game designer, programador e character designer em diversos jogos da série; Junichi Masuda, certamente o mais conhecido pelos fãs, é diretor da Game Freak, empresa criadora dos monstrinhos de bolso. Ele está envolvido com a série desde o início e foi o diretor das versões Black & White. No site oficial é possível conferir algumas fotos da sessão de autógrafos.

Uma simples mensagem pode ajudar bastante uma pessoa
Nesta edição o número de competidores japoneses foi muito pequeno, provavelmente por conta dos desastres que ocorreram neste ano no Japão. Pensando em uma forma de confortar as crianças, a The Pokémon Company lançou uma campanha chamada Pokémon With You. Todas as pessoas presentes no evento poderiam participar. Segue uma tradução do conteúdo do cartaz da campanha:
"Nós encorajamos você a escrever uma mensagem de suporte para as crianças que foram afetadas pelo desastre no Japão. Nós agradecemos profundamente por sua ajuda e assistência". 
Algumas mensagens serão exibidas na televisão japonesa, no site oficial de Pokémon e estarão expostas em alguns eventos Pokémon que ocorrerem nas áreas afetadas. Como Pokémon é uma série que tem como fundamento básico a interação entre as pessoas, é muito bonito ver o gosto pelo mesmo jogo funcionar como intermediário de ações solidárias.  

Finalmente, depois de inúmeras batalhas seis jogadores foram nomeados como campeões mundiais!

Gustavo Wada - Jogador representou o Brasil e
consagrou-se como campeão mundial!

Categoria Trading Card Game (TCG)

David Cohen (EUA) - Masters Division
Christopher Kan (Austrália) - Senior Division
Gustavo Wada (Brasil) - Junior Division

 

Categoria Video Game Championship (VGC)


Ray Rizzo (EUA) - Masters Division
Kamran Jahadi (EUA) - Senior Division
Brian Hough (EUA) - Junior Division

O jogador Ray Rizzo ganhou um destaque especial, pois ele não só consagrou-se como campeão na edição deste ano, mas também foi o vencedor da edição de 2010, sendo então Bicampeão mundial na Masters Division.

A Staff do torneio realizou uma curta entrevista com todos os campeões. Para ler  a entrevista com os ganhadores da categoria TCG, clique aqui. Com os ganhadores da categoria VGC, clique aqui.

Para os curiosos que quiserem saber o desempenho de cada país no mundial, aqui está a tabela organizada pelo site oficial que mostra os resultados dos torneios de TCG e esta os resultados dos torneios da categoria VGC.

Ray Rizzo - Bicampeão mundial.
Um verdadeiro "Mestre Pokémon"
Se você leu este texto até aqui e está chateado porque não viu nenhuma luta do torneio, confira o vídeo da batalha decisiva de Ray Rizzo contra o italiano Matteo Gini. Vale lembrar que esta foi a última das lutas, pois a competição funcionava no formato "melhor de três". Segundo as regras deste ano, somente monstrinhos que surgiram na região de Unova poderiam ser utilizados, por isso não sinta falta de nenhum dos outros Pokémon que você vê por aí nas lutas.

Os vencedores de ambas categorias ganham vários produtos da série Pokémon, um belíssimo troféu e um convite especial para a edição de 2012 do Pokémon World Championships, que será realizada no Havaí. Os vencedores da categoria de TCG ganham $7500,00 em bolsa de estudos, além de vários produtos do Pokémon TCG, enquanto os competidores da categoria VGC recebem um Nintendo 3DS e um pacote de viagem para quatro pessoas para um dos três destinos: Tóquio, Japão; Nova Iorque, EUA ou Oahu, Havaí. Para conferir a lista completa de premiações e saber quais colocações recebem prêmios, clique aqui.

Para finalizar o texto, eu deixo dois vídeos para vocês. Uma breve reportagem sobre o evento e o vídeo da cerimônia de encerramento.

Uma pena o Brasil não fazer parte do mundial na categoria VCG. Vamos treinando, pois mais cedo ou mais tarde teremos a nossa chance de participar também!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Agora é convencer a @NintendoAmerica a fazer um evento classificatório pro VGC 2012 aqui no Brasil... ou montar uma caravana pro Hawaii e pro LCQ. :(

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o vídeo da final!
    Lôbo, eu jogo pokemon desde a versão yellow, mas nunca joguei pkmn competitivo. Gostaria de propor que você comentasse a última batalha do campeonato, explicando a estratégia e o porque de cada move utilizado na batalha.
    Sempre quis entender um pouco melhor a estratégia por trás das competições, quem sabe eu aprendo um pouco com um video assim!

    Grande abraço! Acompanhei a competição via site oficial, mas faltou uma exibição ao vivo né? kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Que sonho. Fico me imaginando nesse lugar. Todo mundo só pensando em pkmn o tempo inteiro. Já faz parte da minha lista "to do before die"

    ResponderExcluir
  4. @RamX

    Realmente a competição não foi exibida ao vivo pelo site oficial, mas em breve devem sair os vídeos de algumas lutas. Eu acompanhei ao vivo pelo streaming que estava sendo realizado por alguns competidores que estavam assistindo as lutas, mas a qualidade era muito baixa, mesmo assim foi emocionante!

    Quanto comentários da luta, eu me abstenho por enquanto, pois sou HORRÍVEL em double battle, mas estou pensando em fazer uma edição especial do Podcast da LOP-BR falando sobre o mundial. Lá teremos jogadores com mais experiência nesse modo de batalha para comentar.

    Se você quer entrar no mundo de Pokémon competitivo, é só acompanhar a nossa coluna Pokémon Blast!

    Vlw!

    ResponderExcluir
  5. @Lôbo

    Sim, acompanho sempre! Você está de parabéns, os textos são mto fáceis de entender, e eu aprendi mta coisa que eu nem imaginava que existia por trás dos pkmn!

    Acompanharei a LOP-BR então.

    Obrigado por responder cara, um grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Tmb nao sou muito acostumado ao competitivo. Moro no interior de SP, e aqui tem umas 10 pessoas que jogam pokemon.. Na minha epoca mais ativa, na segunda geracao no GBC, era dificil batalhar ou ter um Gengar, Stelix ou Alakazam. So um do grupo tinha cable link, e depediamos dele pra tudo. Alias, por falar em batalhas, voce conhece alguem que curte usar os pokemons normais mais simplezinhos nelas ? Tipo, wigllytuff ou meothw/persian ? Nunca vi ninguem usando pokemons parecidos no time principal, mesmo no story mode :0

    ResponderExcluir
  7. cara me add no facebook edney_lucas@hotmail.com

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google