Ações da Nintendo caem após conferência; analistas consideraram os anúncios insuficientes

Mesmo com a confirmação de três fortes lançamentos para o final do ano ( Mario Kart 7, Super Mario 3D Land e Monster Hunter Tri G ), o merca... (por Gustavo Assumpção em 13/09/2011, via Nintendo Blast)

009Mesmo com a confirmação de três fortes lançamentos para o final do ano (Mario Kart 7, Super Mario 3D Land e Monster Hunter Tri G), o mercado não reagiu bem aos anúncios feitos pela Nintendo nesta madrugada. As ações da produtora fecharam o dia em forte queda, acumulando perdas de 5% ao longo do pregão na bolsa de Osaka. Analistas também criticaram os anúncios, como é o caso de Mitsuhige Akino, gestor chefe da Ichiyoshi Investment:

"Eu não acho que os novos jogos farão qualquer diferença. Nintendo conseguiu transformar as pessoas em jogadores, mas agora suas necessidades não estão mais sendo preenchidas pela Nintendo, eles estão felizes jogando jogos em seus celulares. Os anúncios de hoje foram decepcionantes em relação ao que o mercado estava esperando. Os novos títulos Mario e a função adicional de gravar filmes com a câmera não são suficientes para a empresa atingir os seus objetivos durante a temporada de compras do Natal. "

Me desculpe a sinceridade, mas pra mim a linha de títulos desse final do ano e começo do próximo (com Kid Icarus, Animal Crossing, Kingdom Hearts, Mario Tennis, Paper Mario e por aí vai) está mais do que boa. Deve ser recalque.

Via: Nintendo Eveything


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Então, muitos dos investidores não são gamers.
    Pra eles um lançamento de um novo jogo do mario é igual ao lançamendo de "Sei la" Homem-coxinha!
    Se a nintendo mostra-sem números de vendas ou uma quantidade maior de titulos novos talvez agrada-sem mais aos investidores.
    Mas bem essa queda nas ações ainda pode favorecer a nintendo, se a nintendo conseguir manter as vendas do 3DS do jeito que esta essa queda nas ações pode dar uma boa alavancada na demanda por ações, o que conseguentemente aumentam o preço das ações =3

    ResponderExcluir
  2. Irrita muito a nintendo colocando trava de região, não lançados muito dos jogos nas américas, se continuar assim, tomara que floop mesmo, parece um portátil feito só pra fãs e não pro mercado geral. Sem contar isso de anuncia Monster Hunter 3g, e logo depois Monster Hunter 4?? Que estratégia de marketing é esse??? Tira um de evidencia, mesmo com o lançamento sendo bem depois. Sem contar que uma grande parte do mercado ocidental tbém compra muitos jogos de animes, e nas américas não lançaram grandes nomes como One Piece e nem Naruto, como entender??? Nintendo apenas colhendo seus frutos. Como fã torço pra mudarem issso...

    ResponderExcluir
  3. Levanta a mão quem sabia que as ações iriam ter queda o/?

    HAUAHAUAHU A nintendo tem que arrumar um steve jobs ou silvio santos pra apresentar os eventos dela... Os diretores sempre se expressam mal e as ações caem.

    ResponderExcluir
  4. eles tão forçando a barra pra liberar os jogos pra celular e diabo a 4, são todos cumplices.

    ResponderExcluir
  5. Oe, ah ah ih ih, quem quer nintendo? OE
    SILVIO SANTOS, EU ESCOLHO VOCÊ!

    ResponderExcluir
  6. \o
    Mesmo com o anúncio de 2 MH... Eu fiquei muito animado quando vi que vão lançar MH4, e quando vi o trailer eu tava assim '*---*'.
    Os investidores estão pedindo de mais da Nintendo... a cada confirmação de algum jogo as ações caem. -_-'

    ResponderExcluir
  7. isso só vai melhorar quando de fato lançarem os produtos

    ResponderExcluir
  8. Acho que o pessoal não está com muita paciência pra Mario...

    ResponderExcluir
  9. mais anuncios de respeito do que e toda vida do 3ds e neguinho fala merda

    ResponderExcluir
  10. E como o amigo #CavernA disse acima, e tudo pressão dos investidores para trazer as franquias da Nintendo para os Celulares igual a Sony está fazendo. Se a Nintendo fizer isso, é melhor abandonar a fabricação de Hardware e continuar só com criação de jogos pois provavelmente ninguem iria comprar um 3DS se todos os jogos pudessem ser jogados nos celulares a um preço muito mais em conta.

    ResponderExcluir
  11. Só que uma coisa te que vê esses jogos já devia ser lançado antes la em maio e junho, e prepara uma surpresa grandiosa pro natal, mas espera lança algo que querem começar a ''vida útil'' podemos dizer assim, do portátil. Mas os analistas as vezes queria algo da Nintendo que surpreende-se o povo, que nem na E3, mas a Nintendo queria mais explica os jogos e a proposta.
    No final de tudo penso que ta bom demais da conta pelos jogos esperado, só quero que os games nos surpreenda, e claro que vão.
    Só mais uma coisa, O que a conferencia tem a vê com as ações da Nintendo? O anúncio foi feito hoje na madrugada, não tem ligação uma com a outra, acho.

    ResponderExcluir
  12. Eu assisti a conferência justamente pensando..." pode apresentar o que for, mas as ações vão cair"... pra mim isso tá um combinado de empresas rivais... tudo que a Nintendo faz as ações caem...enfim, independente disso, não vou deixar de comprar os consoles, portáteis e jogos por causa de ações, afinal não é ela que paga pelo produto que eu compro...

    ResponderExcluir
  13. É...

    A conferência tem a ver porque foi decepcionante. Nenhuma inovação. Os críticos de games estão na espectativa de algo que já nos prepare par as próximas gerações. Precisamos convir, especialmente os Nintendistas (como eu) que grandes lançamentos, que gerariam novos rumos para o mercado Nintendo são os jogos-chave da casa como: Metroid, Zelda, Donkey Kong. Imagine só NOVOS jogos dessa galera aí. Maria já é algo que mesmo quando inova já traz um ar de "eu já esperava" ou "eu já sabia". Logo, as ações de uma empresa são baseadas na expectativa (futuro) de venda e aceitação no mercado. Ou seja, creio que se a Nintendo quiser continuar no páreo com as grandes SONY e MICROSOFT, ela precisa ralar um pouco mais, inclusive para adquirir a conviança de novos investidores. Se nós jogadores estamos "um pouco" desacreditados com o Wii U e até mesmo com o 3DS (que tem capacidade de ótimos jogos, divertidos e com belos gráficos, mas não está sendo utilizado), imaginem os caras que estão colocando dinheiro nisso. A galera "grande" tem receio de não funcionar, tal qual o próprio PSP Go que mal chegou a nascer... Enfim, vamos esperar e crer que a Nintendo possa superar essa fase. Mas como o mercado é exigente, e nós o somos de fato, ela precisa agilizar os processos!!!

    Go Nintendo!!!

    Eu particularmente espero ansioso um novo Zelda pro 3DS (cara, se lançaram o Ocarina of time, que sou fãnzasso, imaginem um NOVo game... putz, ia ferver), um novo Donkey Kong, um novo Mario (e não um remake 3D). Eu e todo mundo esperamos por NOVOS jogos, com nova jogabilidade, com novos conceitos... Chega de remakes!! Tá certo que é bom jogar aquele jogo massa num portátil, eu adoro isso, MAS QUERO JOGOS NOVOS!!!!!

    Olha só, comprei um 3DS e alguns jogos, tais como: Zelda, Star Fox, Rayman, Pilot Wings... Sério, apesar de jogos "novos", e com pouquíssimas novidades, tem muito a cara do N64 (que amo também)...

    Mas estou a fim de coisas novas!!!! Especialmente no meu mega portátil que tem gráficos 3D!!
    Depois de curtir RE Mercenaries 3D, Po*ra!! Olha os gráficos daquele jogo... Tem como sair coisa boa demais daí...

    O que resta é crer...

    Estou crendo... mas também já juntando grana pro (NOVO) 3DS... quem sabe no ano que vem eles não se animam com um console de 2 direcionais e sabe-se lá o que mais vai ter de novidade...

    ResponderExcluir
  14. É incrível, a Nintendo apresenta algo novo e suas ações sempre caem, esses investidores entram só pela grana, sem conhecer nada sobre o mercado de games, só falam merda e.e

    ResponderExcluir
  15. Convenhamos, o 3DS é ruim, ñ consigo jogar mais que 10minutos :(

    ResponderExcluir
  16. A verdade é que a conferÊncia da nintendo foi fraca basicamente por um motivo: Muito pouca coisa além da franquia Mario.

    Monster Hunter 4 é um grande adendo mas sem ser exclusivo acaba perdendo força.

    A Nintendo só está acertando mais ou menos com seu público cativo, mas cada vez mais afasta os Hardcores que não estão vendo lá grandes razões para comprar o 3DS.

    Já os Casuais (malditos) estão torcendo forte o nariz quanto a tecnologia 3D e que por isso estão mantendo a distância do console. Os casuais realmente foram para os celulares angry birds e similares da vida e jogos de redes sociais, sinceramente não dá para imaginar algéum convencer esse público a largar seus iphones, atrix, galaxys S e seus jogos baratinhos e sugerir a compra do aparelho e seus cartuchos de cerca 50 doláres o jogo, com 50 dólares vc faz uma festa na applestore ou android market.

    Outra coisa é que não há uma resposta quanto ao futuro do Hardware (3DS Lite) e a empresa se faz de morta quanto aos jogos cancelados.

    E assim continua a Nintendo perdida pois não conhece seu público. Achou que o público casual era um tesouro mas que não é fiel, perdeu os hards e só acerta com os seus fanboys.

    A última vez que eu vi uma empresa perdida assim, foi a Sega...

    Recentemente eu vi assisti ao trailer de lançamento do 3DS e chega a ser engraçado, se não fosse trágico, ver os responsáveis pelo momento ruim da empresa ali. Todos eles se achando os pop stars.

    A máquina não está mais imprimindo dinheiro.

    E eu concordo com o Luís sobre o controle de regiões. Eu gostaria muito de jogar o TAles of the Abyss, cheguei a cogitar a compra no lançamento na época mas se pegasse um 3DS japa, teria bastante problemas para conseguir jogos aqui.

    Que a TGS salve a pátria do 3DS.

    ResponderExcluir
  17. bem feito pra nintendo
    eu era nintendista mais agora que ela anuncio esse novo analogico eu to doido pra eles se fuderem

    ResponderExcluir
  18. Triste, mas n vejo solução pra toda essa crise q a Nintendo tá enfrentando u_u'
    Eu, como nintendista de longa data vendo a empresa q eu mais admiro se embolando cada vez mais, cavando cada vez mais a propria cova(Se bem q ta todo mundo tentando cavar a cova dela T_T)... Tomara q a Nintendo nos surpreenda e dê a volta por cima... Eu sei q vai ^^'

    ResponderExcluir
  19. Paulo, se a nintendo ligasse muito para as ações ela lançava um mario pra iphone que subia rapidinho, quando ela anunciou o wiiU as ações tbm cairam, foi só ela lançar um pokemon esquisito pra iphone que poof, subiram.

    e é engraçado, ps1 e ps2 vendeu mais pelos jogadores hards, wii vendeu mais pelos casuais?

    "A última vez que eu vi uma empresa perdida assim, foi a Sega..." a sega tinha terminado de perder pro snes.a nintendo terminou de ganhar no wii e ds

    "Que a TGS salve a pátria do 3DS.", na sua opinião porque tem muita gente esperando mario kart, kid icarus...

    e não nos esqueçamos dos casuais que vc tanto odeia, porque os jogos de antigamente eram mais dificeis que de hoje, então vc é o casual de ontem.

    ResponderExcluir
  20. errei TGS não TOA (tales of abyss)

    ResponderExcluir
  21. Já faz meses que parei de dar ouvidos (ou melhor, atenção) ao que esse povinho diz.

    ResponderExcluir
  22. Eu também já parei de dar atenção a estes analístas que só querem saber de comer dinheiro. Sério, o que ELES sabem sobre games? Eu tenho certeza que eles só sabem sentar a bunda na cadeira e contar suas pilhas e mais pilhas de dinheiro, rindo a toa.

    Eu sinceramente acho que esta line-up de games está fortíssima. Kingdom Hearts DDD, por exemplo. Um video de 26 segundos da demo já foi o suficiente para agradar VÁRIAS pessoas. Não vi uma alma penada sequer reclamando deste jogo. Aposto que a maioria está ansiosa por este lançamento. MH4, aposto que pegou muita gente de surpresa (eu, por exemplo xD). Hatsune Miku, são vários os fãs da Vocaloid (eu, por exemplo de novo :D). Sem falar de Kid Icarus, Mario Kart, Mario Land 3D, TLoZ SS, entre outros. Vocês verão, o 3DS vai vender como água graças a seus títulos, além disso podemos esperar diversas atualizações de Hardware durante o próximo ano.

    Ps: Incrível como ainda estão reclamando daquele acessório do segundo analógico ¬¬' Só não entendo por que querem ver a Nintendo se explodir só por causa daquilo...

    ResponderExcluir
  23. todos sabemos o que queremos é o pokemon gray ou sei la que for!

    ResponderExcluir
  24. esses caras ainda vao comer td oq falam ainda.-.,ninguem reclama de mais um jogo de tiro....mas mais um jogo de mario nao eh um lançamento tao forte para eles--*

    ResponderExcluir
  25. Acabei de perceber a burrada que eu digitei acima... Coloquei The Legend of Zelda Skyward Sword como lançamento do 3DS *faceplam* Ignorem aquilo por favor, é que eu pensei que estava falando do Wii também :P

    ResponderExcluir
  26. LDV

    A "avalanche" que o Wii e o NDS conseguiu com os casuais passou. Essa galera nunca foi "gamer", viram no Wii e DS um nicho de games que foi em grande parte ocupado pelos cell games. Eles foram embora para outros dispositivos.

    Além disso a Sony e MS também desenvolveram seus produtos, tirando público.

    A quando a nintendo reinou a concorrÊncia é tão grande quanto é hoje. PS3 patinando por causa do seu hardware caro e sem jogos, X360 estava se desenvolvendo mais voltado para a Live e o público Hardcore ocidental.

    E não haviam Tablets, smartphones, jogos de redes sociais.

    A opção da galera casual foi unica: Nintendo.

    Agora não, tem tanta coisa disputando a atenção dessa galera. Pq gastar com um console se no facebook tem jogos de graça para jogar com os amigos. Joguinhos chicletes e sem fim tipo farmville, mafia wars. Boa parte dessa galera casual que despertou pros games com a moda do Wii/NDS não volta mais. É caro, não tem tantas opções, até mesmo dá trabalho.

    ps1 e ps2 venderam mais pelos hards. Sim, numa época que o público casual era quase irrelevante.

    Wii vendeu mais pelos casuais. Certeza absoluta, inclusive já te expliquei isso antes.

    Quanto ao dia que a Nintendo lançar um Mario para Iphone. O dia que isso acontecer vai ser o estopim de uma revolução (que não quer dizer para melhor). Vai ser o dia que parte do espírito da Nintendo vai morrer, abandonando seu importante lado Firtt Party. É como uma Ferrari com motor Volkswagen, Mac rodando Windows. Uma coisa que naturalmente não deveria acontecer.

    Nesse dia, que para vc é solução para os investidores, a Nintendo vira a Sega.

    A competição da próxima geração (e do final desta) vai ser muito mais intensa, muito mais difícil. Para competir a Nintendo precisa de um produto muito, muito mais atrativo para a galera voltar a se interessar pela marca.

    A não que os fanboys sejam suficientes para a nintendo. Aí pode lançar até Mario Tic-tac-toe que vende.

    ResponderExcluir
  27. Ah, a quem estiver em dúvida. TGS - Tokyo Game Show.

    ResponderExcluir
  28. Acho que os "analistas da internet" do mercado de games pensam tanto em economia que acabam se esquecendo dos games.

    ResponderExcluir
  29. Eu fiquei com raiva pois com certeza eles vão lançar um 3ds com o novo analógico fazendo com os que já tem um fiquem com muita raiva e tudo isso depois de uma queda de preço que foi de R$400,00 aqui no Brasil, foi tipo um combo de foda-se nos fãs que compraram o 3ds no primeiro ano dele.

    ResponderExcluir
  30. concordo com Gustavo, a linha de titulos está mto boa, so esperava algum castlevania ou metroid pra 3ds, mas é claro q mais cedo ou mais tarde, eles irao aparecer.

    ResponderExcluir
  31. Que se dane, ninguém liga pra eles... Eu pelo menos não ligo, e não é agora que vou ligar!!

    ResponderExcluir
  32. Podem ter certeza que qualquer investimento que a Nintendo faça no 3DS suas ações vão cair.
    Os analistas e os investidores influenciados pelos tais querem que a Nintendo abandone a sua linha portátil e se concentre na de mesa. Para eles o futuro é celular e tablert, se a Nintendo não entrar nessa área eles não vão aceitar numa boa.
    Concequência... queda nas ações.
    Essa queda não é de jeito nenhum indicativo que o 3DS vai ser fracasso.

    ResponderExcluir
  33. Paulo
    na época do ps1 e ps2 a opção única dos casuais foram eles (já que não tinha facebook, iphone, wii)

    wii vendeu mais pelos casuais? (os jogos deles mais vendidos podem ser "casuais", se ele vendeu mais por ser casual então a maior parte dos jogadores são casuais, então todas a desenvolvedoras de jogos vão virar casuais, e não vamos esquecer que esses casuais não surgiram do nada, afinal o ps2 vendeu mais que o wii)

    na época do ps1 e 2 o público casual irrelevante??? foi no ps2 que os jogos começaram a ficar muito mais fáceis (compara shadow men ou resident evil 1 com devil may cry ou resident evil 4)
    atualmente a facilidade tá ridicula (todo jogo tem assistencia de onde vc deve ir, respostas de como completar a missão, compara turok2 com o turok que saiu pra ps3)

    no dia que a nintendo virar a sega, os consoles vão passar por uma grande crise (quem é o principal representante de videogame, faça o teste qual desses tres nomes é mais conhecido:
    super mario
    Kratos
    Sargento Fenix

    a competição pode até ser intensa mais veja ao que a nintendo sobreviveu: sega, ps1(que aliás ela "criou"), ps2...
    se pararmos pra pensar ps3 e xbox360 não são uma boa concorrencia.

    enquanto os haters não superarem os fanboys a nintendo vai continuar na frente
    e em relação ao mario, vc pode até não gostar, mais se a maioria das pessoas gostam não existe motivo pra pararem de produzir (as empresas tem que pensar em todos os jogadores, não em gostos individuais)

    ResponderExcluir
  34. O pessoal deve ser otimo na aula de portugues para fazer texto kkkkk, nem eu consigo escreve tanto aushaush

    ResponderExcluir
  35. ...Depois dessa de comparar Mario, Kratos e Marcus Fenix.

    Sem comentários.

    Peço desculpas ao pessoal do blog por acabar desvirtuando a discussão do tópico.

    ResponderExcluir
  36. Não é de se surpreender que o 3DS esteja causando tanta dor de cabeça aos investidores, visto que fora a opção clara pela abertura da Nintendo para o mercado de celulares e Ipads, a Nintendo, nem os seus parceiros conseguiram dar uma resposta que demostrasse vitalidade do hadware Nintendo frente ao gigantesco mercado de games que sai ha muito tempo das plataformas que vinhamos jogando por anos a fio.
    Talvez o 3DS seja uma lição para as demais gerações de conseles seguinte, que as velhas fórmulas se desgastaram e tem de ser profundamente questionadas e atualizadas. Como a distribuição mais facil aos jogos por preços mais competitivos e melhorar a interação pelos mecanismos, como os que o 3DS já dipõem.
    Não vai ser tão cedo que o 3DS vai se livrar dessa pressão, correndo até o o risco de se aprofundar.

    ResponderExcluir
  37. Deve estar tirando o dinheiro da Nintendo pra comprar uma casa de praia, só pode, que desculpa esfarrapada, pra mim o 3DS está chutando traseiros.

    ResponderExcluir
  38. Estão dizendo que a conferencia da Nintendo foi fraca. Alguem aqui assistiu a da Sony? Se a conferencia da Nintendo foi fraca eu nem sei oq a da Sony foi então. Ficam reclamando dizendo que tem q haver mais titulos. Mais??? Já tem muito jogo de peso anunciado para um portatil que foi lançado esse ano. Se ñ acham Mario um jogo de peso, então sinto informar a vcs que estão no lugar errado.
    Confessem, vcs querem concordar com a noticia, mas oq falta é argumento.

    ResponderExcluir
  39. A Nintendo tem que exopandir em outros territorios, resgatar a era dos 16 bits pra varios jogos no 3DS

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google