Calma lá, o add-on do Nintendo 3DS não é o fim do mundo

Baseado na repercussão negativa do anúncio do add-on que acrescenta um segundo Circle Pad ao Nintendo 3DS , revelado pela Famitsu no início... (por Gustavo Assumpção em 08/09/2011, via Nintendo Blast)

3ds_right_circle_periphperal_thumb[5]Baseado na repercussão negativa do anúncio do add-on que acrescenta um segundo Circle Pad ao Nintendo 3DS, revelado pela Famitsu no início da semana, é necessário que algumas considerações sejam feitas. Apesar da Big N ainda não ter revelado os detalhes do acessório, é notável que a maioria dos donos do portátil está meio perdida e não sabe o que pode acontecer de agora pra frente.

Esse “nervosismo” e o calor das emoções faz com que muitos comentários equivocados sejam feitos. Por isso, mesmo sem confirmação oficial, dá pra tentar acalmar os ânimos. Vamos lá:

  • O Nintendo 3DS tem uma falha de design?

Não necessariamente. Até o momento, pouca gente (me arrisco a dizer que quase ninguém) sentiu a falta de um segundo analógico no 3DS. O que aconteceu foi que, provavelmente, a Capcom sentiu que mais um Circle Pad poderia melhorar os controles de Monster Hunter. Em gêneros muito específicos, esse tipo de adição pode melhorar o aproveitamento do jogador, mas não significa que seja uma necessidade.

  • E agora, vou ter que usar esse negócio feioso?

Não, se você não quiser, não vai precisar. Ao que parece, a ideia por trás do add-on foi melhorar a experiência de jogo para os mais exigentes. Até mesmo Monster Hunter Tri G, primeiro game com suporte confirmado ao periférico, não vai exigir a utilização obrigatória do acessório. Por isso tenha calma: se você achou que o portátil fica feio com o add-on plugado, é só não comprá-lo.

Claro que isso pode mudar de figura caso algum game importante venha a exigir o uso do periférico (como aconteceu com o Motion Plus  e o Wii). A verdade é que isso é bem improvável, já que o segundo analógico pode ser substituído por outros botões do portátil.

  • Isso significa que o 3DS vai ganhar um redesign com dois analógicos?

Sim, pode ser. A questão é que até o momento a Nintendo disse não ter planos para lançar uma versão Lite do portátil. Por isso, é bom ter cautela: apesar desse tipo de relação parecer bem possível, temos que trabalhar apenas com fatos.

Por enquanto, isso parece pouco provável, pelo menos para os próximos meses, principalmente porque a Nintendo está trabalhando em maneiras de elevar as vendas do 3DS – um novo portátil agora só traria mais confusão (se bem que a Nintendo parece estar tão perdida que nada mais parece improvável). Em 2012 a coisa pode mudar de figura, mas por enquanto é isso.

No mais, resta esperarmos pra ver como as coisas vão se desenrolar nas próximas semanas. Mas, por enquanto, nada de alarde, viu? Esse anúncio não foi o fim do mundo, muito menos o fim do 3DS.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. A demo de Resident Evil: Revelations que vem no cartucho de RE: Mercenaries 3D usa de forma satisfatória a tela de toque para simular um segundo analog stick. Não creio que outro analógico seja realmente necessário, mas não duvido que saia uma versão Lite do portátil em alguns meses.

    De primeira fiquei decepcionado com a confirmação (e com o visual) do acessório, mas se ele vier pra melhorar o gameplay e tiver bateria interna pra aumentar o tempo de jogo vai acabar valendo a pena.

    ResponderExcluir
  2. Pensando por um lado, não é tão feio, é simpático até! Eu não comprarei, só se um jogo MUITO desejado venha precisar dessa bargaça.

    ResponderExcluir
  3. Acho que alarde maior é que os rumores do segundo analógico estava correto, como os anteriores feitos no site francês, aumentando a apreensão de todos com a politica da nintendo, em especial dela querer diminuir a importância do 3D nas próximas atualizações e títulos.
    Concerteza quem comprou o 3DS, como eu tem o porque ficar preocupado com as trapalhadas da Nintendo, tal qual o programa embaixador, que foi uma consolação bem pequena perto da cagada empresarial.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei logo de cara. Pessoal fez muito mimimi por ser feio e talz. E daí? O tiririca é feio que dói e é mais rico que o pessoal do blog todo junto, hehehehehe. E olhando de perto ele fica parecido com o controle do Wii U.

    ResponderExcluir
  5. eh oq eu falei ate agora mtt nervosismo pra nada...

    ResponderExcluir
  6. Não se esqueçam do mais importante que até postei no meu blog, e que poucos se lembraram! O 3DS servirá como um possível controle para o Wii U, então o segundo analógico servirá para a compatibilidade do portátil ao console. Acho que é um bom fato!

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus do céu quanta ignorância. Isso é um acessório não obrigatório.

    Ele é menos pior que o Classic controller do Wii que as pessoas se viram obrigadas a comprar pra poder jogar games de VC e até mesmo jogos do próprio Wii que não se adaptavam tão bem ao Wiimote+Nunchuk. Ou PIOR, o Motion Plus, obrigatório para certos games, e pra piorar primeiro lançado como um add-on - igual esse segundo analógico - e depois, embutido nos Wiimotes.

    Muita falta de bom senso. Agora a empresa não pode lançar um acessório pra suprir as necessidades apenas daqueles que tem a necessidade de um segundo analógico que vão ter ataques?

    E quanto a re-desing do 3DS, isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde, como sempre aconteceu. Foi com o GameBoy, o GameBoy Advance, o DS/DSi/DSiXL. Ou seja, muito fricote pra nada.

    ResponderExcluir
  8. ele nao sera obrigatorio nunca. o certo seria pensar nele como um Classic controles pro de wii
    e nao como um erro de design como tem muito gente vendendo a ideia.

    ResponderExcluir
  9. Gustavo, a comparação é bem simples: Os Monster Hunter mais vendidos foram os do PSP, que não possui dois analógicos, mas a jogabilidade é boa mesmo assim. No Wii, com o classic controller, é logicamente melhor, mas não é obrigatório (embora seja recomendado)

    ResponderExcluir
  10. Revés de lançar um portátil na correria.

    Prevejo o mesmo com o Wii U.

    ResponderExcluir
  11. Porque não lembram disso antes se o conceito do controle do wii U não foi criado ontem? Digam o que quiser erro de projeto sim

    ResponderExcluir
  12. Se esse acessorio vier na embalagem de monster hunter tri G eu provavelmente comprarei, mas se não houver necessidade para jogar o monster hunter eu prefiro deixar esse add on de fora, pelo menos a nintendo podia usar esse add on para tornar o 3ds em um controle pro wii U. Apesar da nintendo estar patinando um pouco acredito que até o natal ela estara de volta aos trilhos, e conseguira manter os seus dois novos consoles. Pelo menos é o que espero.

    ResponderExcluir
  13. UAHAU. Hilário, continua horrível. Penso que o "acessório opcional" se tornará obrigatório futuramente ou acham que uma nova versão do 3ds com um segundo circle pad incluído não vai surgir? Os jogos serão feitos pensando nos dois analógicos. Enfim, comprei o meu...me divirto com zelda. Comprei com o preço alto, não me arrependo, masssssss que isso tá feio demais tá...Penso ainda que os argumentos utilizados na matéria não reconhecem uma falha enorme da Nintendo. Independente dos "ismos" somos consumidores, alguns ainda trabalham - como eu- para sustentar alguns vícios - games - e lanças tal acessório ainda com o risco, quase certo, de virar obrigatoriedade, é falta de respeito.

    ResponderExcluir
  14. Outra coisa, vale a pena comprar um Wii? (risos)

    ResponderExcluir
  15. Os consumidores que reclamaram anteriormente não estão precipitando, mas preocupados com o futuro do console e como a Nintendo vem conduzido isso. Já que é uma discussão, não um choro a toa.

    ResponderExcluir
  16. Eu achei feio o acessório, mas concordo com quem fez o post: muita gente exagerou e fez estrardaço a tôa. Deve ser mais um up opcional. Não acho que a Nintendo vá lançar um lite agora. Muito cedo e pouco Nintendo para tanto.

    ResponderExcluir
  17. Sinceramente, um Metroid no 3DS com esse novo add-on ficaria muito bom, imaginem só um metroid prime! Que lindo que seria! :D

    ResponderExcluir
  18. Para quem tava pensando em comprar um 3ds foi um balde de agua fria, pois a "ameaca" de uma verdao lite com hardware redesenhado e novo controle esta no ar.

    E para quem tem a grana do 3ds em maos aqui no br, por valor proximo esta chegando x360 nacional, com live, netflix e lancamentos a precos reduzidos. Perde portabilidade mas interessante custo beneficio.

    ResponderExcluir
  19. O único motivo pra esse add on que vejo é tornar o 3ds um controle de Wii U.

    ResponderExcluir
  20. pessoal tá meio ingenuo tb. claro que todos os novos jogos do 3ds teram suporte essa bagaça. opcional claro, a la wii motion plus e classic controlers. mas pq acham que o o metal gear solid foi enviado para 2012? com esse anologico ficara mto melhor de jogar. usar botoes para camera é coisa da epoca do nintendo 64. 1 anolgico é mto melhor. kid icarus tb. o importante que se melhorar a jogabilidade nao tem pq chorar. 10 dolares. é mto mais barato que a mensalidade da conexão que o pessoal usa pra ficar reclamando

    ResponderExcluir
  21. ...Erro de projeto...e vergonhoso para uma empresa deste porte...quando o Wii U sair vou esperar pelo menos um ano para comprar...rs

    ResponderExcluir
  22. O grande demérito dessa gambiarra foi mandar pro ralo todo esforço de reforçar a marca após a queda de preço e dos embaixadores, deixando os futuros compradores na dúvida se não estão pegando um mico que será substituido no futuro.

    Tem um outro "Bug" aí, os botões ABXY ficam um pouco distantes. Em jogos em que ele for necessário, a "pegada" no aparelho vai ficar um pouco mais comprometida, em especial para o público feminino.

    Só constando MSG de psp funciona bem sem um direcional extra.

    ResponderExcluir
  23. Esse treco vai custar uns 100 paus aqui na terra do samba e das mulatas....

    ResponderExcluir
  24. O Vita virá com tudo. e a Nintendo precisa logo de novos e grandes lançamentos se quiser se manter no topo dos portáteis.

    ResponderExcluir
  25. Sinceramente, não vejo necessidade nenhuma de 2º analógico!!!

    Concordo com o termo "treco feio"!!! Juro q quando vi a imagem dele pela primeira vez, me lembrei de um Mega Drive conectado a um SEGA CD!!!

    ResponderExcluir
  26. O fato é: O povo reclama demais.

    ResponderExcluir
  27. Eu acho assim voceis ja usaram essa bagaça? não então esperem pra ver bando de gente pisico

    ResponderExcluir
  28. o segundo circle pad pode ser facilmente substituido por usar a caneta na tela de baixo, com sempre foi no DS.

    ResponderExcluir
  29. O pessoal ainda está reclamando!? Inacreditável!! ¬¬'

    Gente. Se vocês estão preocupados com a estética de seu portátil, NÃO COMPRE O ACESSÓRIO. Pronto! Se acha que não há necessidade de outro analógico e gosta de usar a touch screen, não compre. Existe esta opção. Mas nãããããooo, o povo reclama parecendo que estava escrito na revista: "TODOS SERÃO OBRIGADOS A USAR ESTE ACESSÓRIO A PARTIR DE AGORA, SEM EXCESSÃO. TODOS OS JOGOS UTILIZARÃO ESTE ACESSÓRIO!" sendo que isso não existe. Se é um ACESSÓRIO significa que NÃO É OBRIGADO usá-lo. E se lançarem um 3DS com dois analógicos? Grande coisa! Vejam bem: Não se é obrigado a usar o acessório, tu tem a opção de usar a touch screen. Não tô vendo injustiça nenhuma nisso. A única diferença será que o seu 3DS tem um analógico a menos que pelo o que eu percebo não faz diferença nenhuma pra vocês que odiaram o acessório.

    ResponderExcluir
  30. Ignorando todos os comentários, foi só comigo? A primeira coisa que pensei quando vi esse add-on é "Ainda bem, os canhotos vão poder jogar Kid Icarus direito agora ^^".

    Agora, lerei algumas das wall texts daqui, "tenho diploma" nisso, mas vocês, hein XD

    ResponderExcluir
  31. Enfim, tá explícito que o povo reclama de defeitos que praticamente não existem.
    Porque soltar a fera dentro de você, reclamar de tudo e todos E xingar todos que se opõem a você é a tendência do momento agora, né. -_-

    Também ainda estou procurando a área onde leram que o acessório é obrigatório. Se acharem, façam-me um favor e mostrem, mas acho que não tá dizendo nada. <_<

    ResponderExcluir
  32. O problema não é ser obrigatório. É que tende a ser restritivo.

    Vai que sai um Mario Galaxy 3DS da vida que precisa do tal direcional extra (metroid, ou o que vc preferir). Se vc não tiver a gambiarra, não vai poder jogar. Daí vc tem duas opções, não jogar ou capitular e acabar comprando.

    E a tendência natural é que saia o 3DS lite 3DSDS (dual stick, via kotaku) ou 3DS² com o direcional extra instalado. O game está no seu começo, tem bastante jogos ainda por vir (assim esperamos). Daí mais e mais jogos vão acabar por usar o extra digi e os Early adopter ou se submetem ou ficam sem o que ainda vem por aí.

    Nintendo sacaneou bunito a galera que comprou o 3DS-F(fail). Quem comprou caro, viu cair o preço e que em breve terão um miquinho em mãos se quiserem passar adiante pois o produto desvalorizou.

    ResponderExcluir
  33. Se eu pelo menos tivesse um 3DS pra usar esse periférico...

    ResponderExcluir
  34. po.. claro que precisa de um segundo analógico, afinal quero jogar bons fps no 3DS tb, e covenhamos, um so analógico pra jogos de tiro é um saco...

    ResponderExcluir
  35. O cacet que ninguem vai sentir falta de 2 analogicos...
    Quero ver jogar algum fps sem ele.

    ResponderExcluir
  36. Cara, e dai que é feio ele servirá de: controle de WII U, será um tipo de classic control para jogos como FPS e estilo monster hunter e também NÃO É OBRIGADO TER ISSO!
    Poh esse povinho reclama que não tem 2 analógico e quando ganha reclama mais. Não da para entender umas pessoas aqui.

    ResponderExcluir
  37. O segundo analógico não é necessidade em FPS's, o 3Ds tem touch sreen e sensores de movimento. No mais concordo com o comentário que diz que esse add on jogou fora os esforços com a marca, quem ainda não tem mas quer ter vai esperar a versão nova do 3Ds (meu caso) até pq novos bons jogos só em novembro e dezembro. Ou seja barato, mas ainda com poucos bons jogos (principalmente de thirdies) e incertezas quanto ao futuro da marca (será que terá uma versão já com dois analógicos????) isso tudo tende a diminuir as vendas do console mesmo com o preço baixo. Dois analógicos já é tão comum na indústria atual e existiu uma preocupação com os canhotos no DS, alguém consegue explicar pa a Nintendo não pensou nisso antes?

    ResponderExcluir
  38. Pode não ser o "fim do mundo", mas sim o fim da confiança de muitos consumidores com relação à Nintendo, e não falo só do Brasil não, mas sim sobre o globo inteiro.

    Eu particulamente não irei comprar esse trambolhão aí, pois só pelo tamanho dele, já tira o conceito de portátil do 3DS. Se tiverem jogos que forem obrigatórios de se usar isso, podem ter a certeza de que não irei comprá-los, independentemente se forem da Nintendo(Mario, Metroid, Kirby..) ou não, pois aí já vai ser forçação de barra por parte dessas empresas e isso não irei aceitar.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google