Calma lá, o add-on do Nintendo 3DS não é o fim do mundo

em 08/09/2011

Baseado na repercussão negativa do anúncio do add-on que acrescenta um segundo Circle Pad ao Nintendo 3DS , revelado pela Famitsu no início... (por Gustavo Assumpção em 08/09/2011, via Nintendo Blast)

3ds_right_circle_periphperal_thumb[5]Baseado na repercussão negativa do anúncio do add-on que acrescenta um segundo Circle Pad ao Nintendo 3DS, revelado pela Famitsu no início da semana, é necessário que algumas considerações sejam feitas. Apesar da Big N ainda não ter revelado os detalhes do acessório, é notável que a maioria dos donos do portátil está meio perdida e não sabe o que pode acontecer de agora pra frente.

Esse “nervosismo” e o calor das emoções faz com que muitos comentários equivocados sejam feitos. Por isso, mesmo sem confirmação oficial, dá pra tentar acalmar os ânimos. Vamos lá:

  • O Nintendo 3DS tem uma falha de design?

Não necessariamente. Até o momento, pouca gente (me arrisco a dizer que quase ninguém) sentiu a falta de um segundo analógico no 3DS. O que aconteceu foi que, provavelmente, a Capcom sentiu que mais um Circle Pad poderia melhorar os controles de Monster Hunter. Em gêneros muito específicos, esse tipo de adição pode melhorar o aproveitamento do jogador, mas não significa que seja uma necessidade.

  • E agora, vou ter que usar esse negócio feioso?

Não, se você não quiser, não vai precisar. Ao que parece, a ideia por trás do add-on foi melhorar a experiência de jogo para os mais exigentes. Até mesmo Monster Hunter Tri G, primeiro game com suporte confirmado ao periférico, não vai exigir a utilização obrigatória do acessório. Por isso tenha calma: se você achou que o portátil fica feio com o add-on plugado, é só não comprá-lo.

Claro que isso pode mudar de figura caso algum game importante venha a exigir o uso do periférico (como aconteceu com o Motion Plus  e o Wii). A verdade é que isso é bem improvável, já que o segundo analógico pode ser substituído por outros botões do portátil.

  • Isso significa que o 3DS vai ganhar um redesign com dois analógicos?

Sim, pode ser. A questão é que até o momento a Nintendo disse não ter planos para lançar uma versão Lite do portátil. Por isso, é bom ter cautela: apesar desse tipo de relação parecer bem possível, temos que trabalhar apenas com fatos.

Por enquanto, isso parece pouco provável, pelo menos para os próximos meses, principalmente porque a Nintendo está trabalhando em maneiras de elevar as vendas do 3DS – um novo portátil agora só traria mais confusão (se bem que a Nintendo parece estar tão perdida que nada mais parece improvável). Em 2012 a coisa pode mudar de figura, mas por enquanto é isso.

No mais, resta esperarmos pra ver como as coisas vão se desenrolar nas próximas semanas. Mas, por enquanto, nada de alarde, viu? Esse anúncio não foi o fim do mundo, muito menos o fim do 3DS.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.