Mesmo com pressões, Iwata garante: Nintendo não vai levar suas séries para smartphones

Após mais um dia sofrendo com quedas no valor de suas ações e pressão dos investidores, o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, deu uma en... (por Gustavo Assumpção em 14/09/2011, via Nintendo Blast)

nintendo_3ds_conference_2011-10 Após mais um dia sofrendo com quedas no valor de suas ações e pressão dos investidores, o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, deu uma entrevista ao jornal japonês Nikkei onde falou abertamente sobre a possibilidade da Nintendo levar suas principais franquias aos smartphones. “Sem chances” disse o presidente, que justificou sua decisão:

“Esta, absolutamente, não é uma questão a ser considerada. Se fizéssemos isso, a Nintendo deixaria de ser a Nintendo. Ter uma equipe de desenvolvimento de hardware em casa é uma força importante. É dever da administração fazer uso dessas forças. Seria provavelmente uma decisão correta, no sentido de que quando começássemos a lançar jogos em smartphones, faríamos lucros. No entanto, eu acredito que minha responsabilidade não é com lucros a curto prazo, mas tornar a Nintendo forte e competitiva a médio e longo prazo.”

Via: Andriasang


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. E um smartphone da nintendo... Será que alguém já pensou nisso? A Sony andou pensando e lançou o Xperia Play (pouquissimos jogos, não dá para saber o quão bom é, ou não).

    Não seria uma boa a nintendo pensar por aí como um novo produto?

    ResponderExcluir
  2. O problema eh que a Nintendo nao tem know-how na fabricacao de smartphones, Paulo. Ja a Sony tem diversas ramificacoes especializadas, entre as quais a Sony Ericsson, responsavel pela linha Xperia.

    A Nintendo teria de gastar tempo e dinheiro em pesquisas para desenvolvimento de smartphones, caso fosse o caso.

    ResponderExcluir
  3. Uma outra coisa que a Nintendo podia fazer é lançar o Virtual console para iOS, android e WPhone 7. Podia fazer uma graninha considerável vendendo seus clássicos (não os lançamentos) para esse público.

    ResponderExcluir
  4. Não há necessidade de criar um smartphone da Nintendo. O problema não é esse. O que os investidores criticam é o preço pago nos jogos e hardwares. Eu concordo que é alto, só não entendo porque o foco só está caindo somente sobre a Nintendo. Por que Sony e Microsoft não estão sofrendo as mesmas pressões, já que ambas também seguem este modelo?

    ResponderExcluir
  5. A Nintendo é (com bastante enfase no SER) a maior do ramo porque ela é ESPECIALISTA no que faz. No momento que ela perder o foco tudo pode acontecer.

    ResponderExcluir
  6. Nintendo tah certa!!!! Jogos Nintendo só em consoles Nintendo!!!

    ResponderExcluir
  7. Acho que se não houvesse o Virtual Console no 3DS, seria ótimo lançá-lo nos smartphones. Quem não pagaria $1.99 no Android Market ou na App Store para jogar Mario, Zelda e outros?

    O problema é que se fizerem isso agora vão desagregar o valor dado ao 3DS, que nos possibilita jogar novamente os clássicos. Outro problema para a empresa é que no eShop eles vendem cada jogo por uns $6 no mínimo, este valor não é o "padrão" no mundo dos smartphones. Todo mundo critica a Square Enix por lançar EXCELENTES jogos na App Store por $15.

    Não lembro no iPhone, mas sei que no Android dá para emular SNES. No final, a Nintendo teria que desenvolver jogos exclusivos para celular e vender por um preço bem abaixo do que cobram nos jogos do 3DS, por exemplo. :S

    ResponderExcluir
  8. O que tem de gente usando emulador de snes, nes, mega, nesses smartphones mais poderosos... Pq não trazer essa galera para o lado certo da força? Além disso tem o marketing indireto de estar lembrando esse pessoal que a Nintendo existe.

    ResponderExcluir
  9. Nintendo tah certa!!!!
    Jogos Nintendo só em consoles Nintendo!!![2]

    ResponderExcluir
  10. me citem uma empresa que conseguiu fazer carreira no smartphones e que seja do nivel da nintendo que eu concordarei com os investidores

    ResponderExcluir
  11. isso não pode acontecer!!! E tem gente que diz que o futuro dos consoles portateis são os smartphones, GAMER QUE É GAMER não vai comprar um smartphone para jogar nele, irá comprar um console de verdade

    ResponderExcluir
  12. A nintendo fabrica videogames e os melhores games do mundo.e é isso que ela vai continuar fazendo.

    ResponderExcluir
  13. É gente, ser bom as vezes é ruim kkk

    ResponderExcluir
  14. Ah como eu queria ser milionário só pra comprar todas as ações desses investidores..

    ResponderExcluir
  15. @Alveni Lisboa
    Porque, fazendo uma média, o custo de produção de jogos pra PS3/360 é muito maior que pro Wii.

    ResponderExcluir
  16. GRAÇAS A DEUS!

    Smartphone é uma desgraça que está afetando o mundo gamer. Essa bosta não serve para games.

    ResponderExcluir
  17. tah certo o Iwata...se a Nintendo tah no mercado ate hoje e por MTOS méritos...GONINTENDO!

    ResponderExcluir
  18. O futuro dos consoles portáteis da Nintendo é ficarem parecidos com smartphone e/ou tablets(e o "console de mesa" ja é bem parecido) mas não é fazer o smartphone da Nintendo e sim dar funções semelhantes aos portáteis, o de telefone com acesso a 3G/4G e bem interessante, e como a empresa sempre tenta criar experiências novas ia ficar bem diferente(acima) dos smartphone genéricos, vale lembrar que a Big N tem de atrair vários consumidores e não viver so de nintendistas.
    E eu defendo "jogo da Nintendo é pra console da Nintendo"

    ResponderExcluir
  19. Acho que a nintendo devia se preocupar bastante com a linha DS,pq não é todo vez que consegue criar um console de mão tão poderoso igual os DSs.Os PSPs pode até ter gráficos ótimos
    mas não tem a jogabilidade do DS.Acho que a BigN esqueceu disso... Por isso eu gostava no tempo em que SEGA fabricava consoles de mesa,pq havia uma disputa entre elas,qual empresa lançava consoles com melhores jogabilidades.......E é isso que falta nos consoles de mão e de mesas fabricados pela Nintendo....Sem contar que ela naum renova seu estoques de games sempre os mesmos...a cada console que lança tem que ter remakers dos outros jogos....

    ResponderExcluir
  20. Eu dou total apoio ao Iwata.
    SOBERANIA DA NINTENDO!

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google