Blast from the Past

Blast from the Past: Super Mario Land (GB)

Se você achava que o “Land” de Super Mario 3D Land (3DS) surgiu do nada, melhor tirar a poeira do seu Game Boy ou conectar-se à eShop do ... (por Rafael Neves em 11/10/2011, via Nintendo Blast)

536px-SarasalandBoxArtSe você achava que o “Land” de Super Mario 3D Land (3DS) surgiu do nada, melhor tirar a poeira do seu Game Boy ou conectar-se à eShop do 3DS para conhecer este clássico dos jogos portáteis: Super Mario Land (GB). Se você achou a boxart do jogo (ao lado) estranha, então sua primeira impressão está absolutamente correta! Super Mario Land, apesar de seguir o sucesso de Super Mario Bros., talvez seja um dos games da franquia Mario mais esquisitos já visto. Continue lendo para saber por que, apesar de diferente, é um dos mais divertidos games para carregar no bolso.

572px-SkyPop_SMLUm Mario nada convencional

Um reino encantado vivia em paz e harmonia, quando, de repente, um vilão do mal aparece com uma ambição: conquistar cada parte deste reino. Ele não só é assim egoísta como também quer a mão da princesa em casamento, mesmo que, para isso, precise sequestrá-la! No entanto, há um herói que não deixará o vilão se sair tão bem em sua ambição. Para isso, esse salvador enfrentará diversos perigos para chegar até o local onde o inimigo aprisiona a donzela e libertá-la de suas garras!

Super_Mario_Land_GBC_ScreenShot1Bem, se trocarmos cada um dos elementos desse clichê por personagens e cenários da série Mario, temos o roteiro chavão de qualquer game da franquia, certo? Errado! Em Super Mario Land, o único personagem dessa história que sofreria esta conversão sem problemas seria Mario. Todos os outros não estariam presentes neste game. O “reino fantástico” não é o Mushroom Kingdom, o vilão não é Bowser, muito menos a princesa é a Peach ou a Pauline. Em Land, Mario explorará o mundo de Sarasaland, habitado por criaturas nunca antes vistas na série, enfrentará o alienígena Tatanga e resgatará a princesa Daisy…

Como Miyamoto deixou a história ficar tão diferente? Bem, na verdade, não foi ele quem criou esse jogo, muito menos a equipe principal da Nintendo. Um dos responsáveis foi Gunpei Yokoi, um dos pais da série Metroid e que já faleceu. Mas quem liga para enredo em um jogo da série Mario? Vamos logo ao que interessa: o game em si!

Sml2superMarioLand_13

DaisySMLAndar e pular como sempre foi

Vá para a direita até o fim da fase. Pule sobre os inimigos para derrotá-los. Colete moedas e tome cuidado com buracos. Quer mais alguma explicação? A mecânica dos consagrados games da série Mario é reutilizada em Super Mario Land. Pode ser repetitivo e pouco inovador, mas não deixa de ser absolutamente divertido. O game é dividido em mundos, cada um com um tema (alguns se apegam bastante à temática, outros fogem dela) que representa os diversos reinos de Sarasaland. Alguns cenários são bem excêntricos e inéditos na série Mario, como o mundo Birabuto Kingdom, que apresenta ambientes egípcios bem legais (veja lista de mundos abaixo).

ChibiboartworkOs inimigos são bem variados e vão se tornando cada vez mais perigosos à medida em que o game avança. Alguns parecem inimigos clássicos com nomes diferentes, como o Goombo e o Bombsheel Koppa, que são muito semelhantes a Goombas e Koopa Troopas. Mas também há oponentes originais, como o inseto Bunbun, a esfínge Gao e o cavalo-marinho Yurain Boo. Não só isso, mas até power-ups clássicos receberam uma roupagem nova. Lembra da Fire Flower? Com ela, você pode lançar bolas de fogo que acabam com os inimigos. Em Super Mario Land, há um item cujo efeito é o mesmo, mas, ao invés de fogo, ele atira… bolotas pretas! Outros power-ups oferecerem experiências novas, com o Sky Pop e o Marine Pop, dois veículos importantíssimos no gameplay.

NokobonartworkSuper Mario Land oferece uma aventura bem divertida, com muitos elementos tradicionais de roupa nova e elementos originais (e, por vezes, bizarros). É claro que um alto nível de desafio também embalará o pacote, que não vem com a opção de salvar o jogo. Dessa forma, uma Game Over é, basicamente, um “convite” para jogar o game todo desde o início!

Super Mario Land (2)Super_Mario_Land_GBC_ScreenShot4

Uma volta ao mundo

Divido em vários mundos repletos de estágios, é assim que a maioria dos games da série Mario são organizados. Com Super Mario Land não é diferente. Que tal darmos uma volta por cada um dos mundos que este cartucho esconde?

GaoartworkBirabuto Kingdom: Com 3 estágios, este mundo reserva a Mario uma aventura pelos desertos do Egito. A referência ao país está nas grandes paisagens desérticas, pirâmides e hieróglifos. Além de Goombos e Pakkun Flowers (uma versão renomeada de Piranha Plant), há inimigos característicos, como a esfinge que lança bolas de fogo: Gao. O chefe deste mundo é uma versão maximizada de Gao, o King Totomesu. Sair deste inferno escaldante não será tão fácil!

Dragonzamasuartwork2Muda Kingdom: O nome deste mundo provavelmente vem dos mitos do Triângulo das Bermudas ou da cidade perdida de Mu. E por um simples motivo: apresenta cenários subaquáticos. Para explorar os ambientes debaixo d’água, o submarino Marine Pop entrará em ação. Tome cuidado com Yurarin Boos e outros inimigos marinhos, especialmente o chefe: Dragonzamasu! Pra quem já tem problemas com fases aquáticas da série Mario, melhor se preparar para este perigoso mundo!

 

HiyoihoiartworkEaston Kingdom: Numa clara referência à Ilha de Páscoa, este mundo levará Mario a enfrentar ainda mais desafios! Tokotoko é um dos inimigos mais destacados, pela sua semelhança com as estátuas dessa ilha chilena. Mas não serão apenas estes oponentes de pedra que infernizarão sua vida, Easton Kingdom conta com Suus e Kumos (aranhas). Se já não é o bastante, espera para ver o chefe deste mundo: Hiyoihoi. Esta gigante estátua atirará sem dó projéteis em Mario. Para efeito de curiosidade, uma das músicas deste mundo recebeu remix em Super Smash Bros Brawl (Wii), além de ser o único estágio a não ser habitado por Goombos.

TatangaChai Kingdom: Terra natal de Daisy, este cenário retrará um ambiente oriental, provavelmente a China antiga ou Índia. Além do cenário e da música tema, isso está evidente também no inimigo Pionpi: bem característico das culturas orientais. Ao contrário dos outros mundos, o chefe deste não é uma versão mais poderosa de um inimigo aleatório, mas, sim, o próprio Tatanga, vilão principal. Para derrotá-lo e salvar a princesa, Mario utilizará o Sky Pop, um avião.

MarioSMLUm Mario diferentemente clássico

Ao fim dessa matéria, acho que você deve estar achando Super Mario Land um dos games mais loucos e esquisitos da série Mario, assim como estava antes mesmo de clicar em “Continue Lendo”. E digo que realmente ele continua sendo tão estranho quanto no início deste texto, mas por que isso seria um ponto negativo? Super Mario Land conserva características chave da franquia de sucesso do encanador e traz novos elementos e uma roupagem totalmente nova. Sim, é um dos games mais divertidos do Game Boy, apesar da falta de slots para save atrapalhar a jogatina.

SrasasQuer uma prova do sucesso deste game? Além de suas sequências (Super Mario Land 2: 6 Golden Coins e Wario Land: Super Mario Land 3) para o portátil monocromático da Nintendo, foi lançado no Nintendo eShop do 3DS para aqueles que não tiveram a oportunidade de jogar no GB ou que querem reviver o clássico. Além de tudo isso, quem não está animado para jogar Super Mario 3D Land no 3DS? Se não fosse pela fama da série “Land”, o dia 13 de Novembro não seria um dos mais esperados de 2011.

Por fim, que tal ouvir a música tema do jogo e se deliciar de recordações?

Revisão: Alberto Canen


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. nossa joguei muito esse game no GAMEBOY... e continuei joganndo no gameboy color , no advanced e e to jogando no n3ds ...muito bom

    ResponderExcluir
  2. Esse game é difícil pra porra, eu tenho até hoje e não passo da fase que usa o ' avião '

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho esse jogo ainda,ralo pra zerar.

    ResponderExcluir
  4. Eu tinha o Super Mario Land 2, mas ADOREI a matéria. Vlw, galera!

    ResponderExcluir
  5. Pow, esse jogo marcou minha infância! Tenho até hoje pro meu Color, nem sei se vou comprar no eShop só porque já tenho o original OSAIDFOSADFIAODSFI
    Só zerei uma vez até hoje (tenho o Color há 10 anos), sempre achei um jogo estranho comparado aos outros Marios, e mais ainda agora que li os nomes dos inimigos e mundos ._. LOL

    ResponderExcluir
  6. @_@ Muito Legal esse jogo.

    Joguei demais esse jogo no Game Boy Pocket, Color, Advance e no emulador, rsrs.

    Ele tem uns pontos invisiveis nas fases que serve de atalho.

    Jogo ele sempre com a mesma meta, zerar o mais rapido possivel no nivel HARD - pra ver se libera algo, kkkk

    OBS: Depois que voce zerar o jogo pela primeira vez, termina a tela THE END e se voce joga Denovo... a dificuldade vai estar Alta (Dificil - Hard)... E depois que voce zerar o jogo no HARD.

    Na Tela titulo, vai aparecer a animacao do mario andando (Demo de como jogar) espere ir a animacao ate o final... a tela titulo vai recomecar Denovo, so que com o cenario do 2 mundo... e se aperta START, ja comeca a joga no segundo Mundo.

    Caso voce esperar pela 3 vez, aparece o 3 Mundo e se vc apertar START ja comeca no 3 mundo.

    Percebi isso jogando!!! FODA demais esse Jogo :D

    www.blogoiton.com

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google