Aonuma explica a ausência de Ganondorf e o papel de Ghirahim em Zelda: Skyward Sword

Em julho, Eiji Aonuma disse para a Nintendo Power que Ganon não estaria em Skyward Sword . Sua explicação foi bem concisa, observando apena... (por Alexandre Galvão em 09/11/2011, via Nintendo Blast)

Em julho, Eiji Aonuma disse para a Nintendo Power que Ganon não estaria em Skyward Sword. Sua explicação foi bem concisa, observando apenas que esta decisão foi feita devido o fato de que a Triforce assume um significado diferente e desempenha outro papel nesta história. Em uma nova entrevista, concedida ao IGN, Aonuma deu uma justificativa mais detalhada para a ausência de Ganon e contou um pouco mais sobre Ghirahim, o antagonista deste jogo.



"Desde o início, tínhamos em mente de que esta seria a história mais antiga da série Zelda assim, não faria muito sentido para nós a presença de Ganon neste jogo. Obviamente, ele faz sua primeira aparição mais tarde e isso poderia confundir muito mais as coisas e, em termos de determinação, "estamos mostrando quem é o antagonista neste jogo", cuja resposta virá com este estranho personagem, Ghirahim, alguém que não sabemos dizer com certeza se é um homem ou uma mulher.

"Ele [Ghirahim] é o tipo de personagem que você está enfrentando durante todo o jogo e que faz o papel de antagonista, mas seu objetivo é tentar reviver um mal maior do que ele próprio. Então, você sabe, isso remete a algo que mais tarde poderia criar ligações para Ganon e coisas assim, mas desde o início deste jogo, sabíamos que esse não ia ser o foco da história."

Com base nas declarações de Aonuma, e juntando o fato de que a história de Skyward Sword conta muito das origens de quase tudo na série Zelda, a ausência de Ganondorf pode ter um papel importante na história. Será que podemos esperar uma surpresa no final do jogo?

The Legend of Zelda: Skyward Sword chega em 20 de novembro. A lenda será contada mais uma vez.


Fã de Castlevania, Tetris e jogos de tabuleiro. Entusiasta da era 16-bit e joga PlayStation 2 até hoje. Jogador casual de muitos e hardcore em poucos. Nas redes sociais é conhecido como @XelaoHerege


  1. "Desde o início, tínhamos em mente de que esta seria a história mais antiga da série Zelda assim
    -----------------
    mais antiga? com o link adulto?? é, desisto de entender a linha do tempo da série zelda xD

    ResponderExcluir
  2. MEU DEUS MEU DEUS MEU DEUS, nao aguento mais ler ler ler e nao poder jogar... T.T

    ResponderExcluir
  3. @Yago
    Cada jogo de The Legend of Zelda é com um protagonista diferente. Nunca é o mesmo Link. É doido, mas é assim mesmo :S

    ResponderExcluir
  4. yago essa historia é a mais antiga pois acontece antes de todos os outros TLoZ e provavelmente vai explicar como surgiu os outros links descendentes e tal

    esse jogo vai tar muito foda mesmo!

    ResponderExcluir
  5. ^ ^ Um dos poucos que ainda não percebeu que os links de um jogo não é o mesmo que o do outro... :P

    ResponderExcluir
  6. @Yago. O que todos precisam entender é que o Link é na verdade vários outros "Links". O personagem muda de história para história, como por exemplo, o Link de Oracle of Ages/Seasons não é o mesmo Link de Minish Cap. No Skyward Sword, o Link é o primeiro herói da linhagem, fazendo com que o Link do Ocarina of Time seja um "descendente". É um pouco complicado mas espero que tenha ajudado.

    ResponderExcluir
  7. os links nunca sao os mesmo rapaz!!!entao nao tem problemas caso apareça na forma crinça, teen ou adulto, seja como for.

    ResponderExcluir
  8. poxa cara, e facil entender, esse nao e o mesmo link!!!
    e o primeiro heroi de tunica verde, como em wind waker, que tinha a lenda do heroi, e ele nao era tambem o mesmo de ocarina, e sim um garoto comum que recebeu a tunica verde no seu aniversario, e o mesmo vale para spirits tracks, que ja nao e o mesmo de wind waker e nem phanton hourglas, a prova disso e que quem o cria e um dos marinheiros de tetra ( zelda), queja esta bem velhinho.

    É FACIL ENTENDER, SO E DIFICIL ACEITAR QUE NAO ESTAMOS JOGANDO SEMPRE COM O MESMO LINK, E SIM COM SUA ENCARNAÇAO, OU SIMPLISMENTE COM UM NOVO ESCOLHIDO PELA TRIFORCE!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. mas vai ficar estranho pq a roupa q ele usa no Skyward sword eh a mesma do link no OoT,eu nao consigo lembrar se a roupa q ele usa no OoT era de alguém mais tenho quase certeza q era dele mesmo... nao lembro devo estar falando merda

    ResponderExcluir
  10. Na verdade não é necessariamente um link diferente pra cada jogo, o de Wind Waker é o mesmo do Phantom Hourglass é o mesmo.

    ResponderExcluir
  11. eu achei q o Link vivia para sempre. Da onde ele conseguiu um descendente?

    ResponderExcluir
  12. quando falo diferente sao corpos diferentes com a mesma alma de sempre, uma para cada encarnação(era),pelo fato disso ser um carma a ser repetido por geraçoes e geraçoes, etc.

    sobre continuaçoes nao preciso explicar, acho que todos estão carecas de saber que certo link é o mesmo de certo outro game e tal.

    ResponderExcluir
  13. EM ALGUNS GAMES EXIXTEM O ESCOLHIDO PELA TRIFORCE, COMO EM WIND WAKER, NAO QUER DIZER QUE LINK TEVE FILHOS E TAL, NAO , E SOH UMA CRIANÇA COMUM QUE FOI ESCOLHIDA, CAPICHE?

    ResponderExcluir
  14. todo mundo sabe que as pessoas nascem adultas (skyward sword), depois crescem e viram crianças(ocarina of time), crescem 7 anos e viram adultas de novo(ainda ocarina of time), depois de um tempo voltam a ser crianças (majora's mask), depois ficam adultas de novo(twilight princess), envelhecem e finalmente morrem.

    é o ciclo da vida, crianças ^^

    ResponderExcluir
  15. @D
    Calma, não precisa ficar bravo só porque tem gente que não sabe...

    ResponderExcluir
  16. nesse vai ser explicado que são planos diferentes e que o grande arquiteto disso tudo é o Ganon....ta falei besteira xD

    ResponderExcluir
  17. Quando ele diz "seria a história mais antiga da série Zelda" podemos então finalmente ter a certeza de que existe uma linha do tempo na franquia e que é sólida.

    A única certeza cronológica que temos até aqui é que Ocarina é seguido de Majora/Twiligh/Wind Waker/Phatom Houglass e Spirit Tracks.

    Sendo Skyward Sword o primeiro dessa linha temporal, é bem provável que ele aconteça a mais de 1 século antes de todos os outros. Ou até bem mais que isso.

    Mas a história de SS também deixa brechas gigantescas com relação a acontecimentos bem anteriores a SS. Como por exemplo, sabe-se que as três Deusas foram as criadoras do mundo, que antes de Skyloft existir e esse mundo ser invadido pelos seres do submundo, existia uma terra sagrada onde os seres vivam em harmonia e protegidos por uma entidade. E em meio a essa guerra que culminou na criação de Skyloft como refúgio para esses seres, os antepassados de Zelda de SS já cultuavam os poderes sagrados, que ela, Zelda, carrega em seu sangue, incumbida pela entidade por enquanto conhecida apenas como "Deusa".

    Ou seja, SS é o mais antigo, o que precede os acontecimentos de todos os outros Zeldas já feitos., mas com toda certeza, ainda não é o primeiro.

    Faz todo sentido os rumores liberados de que a culpa pelo surgimento da existência de Ganon na série é de Zelda. Ele seria a forma que a entidade conhecida por muitos como "destino" encontrou para reviver os acontecimentos do passado, assim, unindo Zelda e Link sempre a cada Nova Era.

    Mal posso esperar por esse game.

    ResponderExcluir
  18. Pessoas, Twilight Princess se passa a mais de séculos (duzentos ou trezentos anos depois) de Ocarina o Time.

    E Wind Waker, que conta a história da inundação do Mundo, também se passa a séculos depois de Twilight Princess. Talvez mais de mil anos depois de Ocarina.

    Não há possibilidade alguma de ser o mesmo Link e a mesma Zelda. Eles são reencarnações.

    ResponderExcluir
  19. 17 comentários depois, finalmente algo relacionado à notícia! XP

    ResponderExcluir
  20. dá pra mim entender a história toda. mas mesmo assim é doidera XD.

    ResponderExcluir
  21. Só avisando que há uma divisão na linha temporal a partir de Ocarina of Time. Ou Link trilha por Wind Waker ou por Majora's Mask

    Miyamoto já havia confirmado há tempos que havia uma cronologia para a série Zelda.

    @Ghutto, reencarnações? O que impede o Link de ter filhos (não necessariamente com Zelda)? Faz até sentido, considerando que as "Zeldas" e os "Links" possuem algumas diferenças entre os jogos (Zelda de Ocarina of Time é loira, a de Twilight Princess não).

    ResponderExcluir
  22. Se eles tivessem filhos Zelda e Link seriam parentes e se conheceriam de alguma forma. E em todos os games da série eles nunca ficam junto, nunca tem filhos e nunca se viram antes.

    Você realmente joga Zelda? Parece que não..

    ResponderExcluir
  23. Só avisando que você não ta sabendo que Majora acontece 3 meses após Ocarina of Time e que Wind Waker se passa séculos depois de Twilight Princess que se passa séculos depois de Majora que se passa três meses depois de Ocarina.

    Comece a ler os textos dos games da série Zelda. Tem bastante coisa.

    ResponderExcluir
  24. @paulo ''(Zelda de Ocarina of Time é loira, a de Twilight Princess não)'' É puberdade e.e kk' brincadeira

    Nossa não sabia que havia uma cronologia tão doida como essa, e eles pensaram em tudo isso antes de faze o jogo??? Tiro a minha túnica verde para Miyamoto e sus comparsas, estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  25. @Ghutto relaxa cara '-' não adianta ficar brigando por algo incerto, a cronologia oficial está com a Nintendo e eles, apesar de não quererem revelar de bandeja, não vão ficar falando o que ta acontecendo. [É para nós descobrirmos e não ficar brigando. Eles podem ser encarnações, como podem ser escolhidos sempre pela Triforce. Todas as opiniões valem, então vamos dar as mãos e vamos comer uma Deku Nut x)

    ResponderExcluir
  26. @Ghutto e paulo
    Pessoal, respeitem a opinião um do outro. Ninguém provou nem que Link e Zelda reencarnam, nem que eles tem filhos nem que em cada jogo são simplesmente outras pessoas. Qualquer opinião é válida, então não é necessário brigar por isso. NINGUÉM além de Miyamoto e Aonuma sabe a verdadeira ordem da história de The Legend of Zelda.

    ResponderExcluir
  27. Sim já foi provado. Dito pelos produtores dos games.

    Se informe.

    ResponderExcluir
  28. Eu estava falando que Link poderia ter algum descendente, SEM QUALQUER relação com Zelda.

    E já que Twilight Princess passa-se séculos após Ocarina of Time, algum parentesco de Link (não necessariamente seu filho, já que já teria morrido) ou qualquer outro hylian poderia ficar encarregado de salvar Hyrule (considerando que o herói do tempo já está morto).

    Apenas não acho que seja uma reencarnação de um herói anterior, mas sim um outro hylian "escolhido".

    E em Minish Cap, Link já conhece Zelda antes da aventura (são amigos).

    @Ghutto, não entenda meu primeiro comentário como um insulto (o ruim de escrever sua idéia é que todo mundo acha que está sendo insultado apenas por sua opinião ser citada)

    ResponderExcluir
  29. @Ghutto
    Afff, não acredito que alguém se estressa assim por causa de Zelda... por causa de um jogo!!!

    ResponderExcluir
  30. só uma pegunta link sofre de alguma deficiencia na fala pois ele nunca fala so resmunga ou faz eiahhh pra calvagar? mais um misterio da serie zelda!

    ResponderExcluir
  31. Não é que o Link é diferente. É que o game Zelda, é uma LENDA.
    Existem lendas que são contadas de várias formas. Esse é o caso da Lenda de Zelda. Mas essa coisa de ligações com outros jogos foi bem legal, pois assim, ele juntou duas lendas =)

    Ansioso pelo game *-*

    ResponderExcluir
  32. O próprio Eiji Aonuma confirmou a existência dessa divisão na linha do tempo. Funciona da seguinte forma: em uma linha do tempo, pouco tempo depois de Zelda fazer Link voltar a ser uma criança, começam os acontecimentos de Majora's Mask (e muito tempo após Majora's Mask, tem inicio a aventura de Twilight Princess, com outro Link). Na outra, passam-se 100 anos até que começa uma nova aventura, que seria Wind Waker.

    ResponderExcluir
  33. Os Links são reencarnações uns dos outros, em cada jogo da série, com algumas exceções, há um Link diferente. Mas no cerne o personagem é sempre o mesmo só que em encarnações diferentes. Isto fica bem explícito em Phantoom Hourglass, talvez em outros tmn, porém nesse eu tive contato com o jogo e a história então posso afirmá-lo com certeza.

    ResponderExcluir
  34. Esse jogo vai ser muito bom!
    Conta muitas origens!
    Sobre a linha do tempo, é muito complicada! Só sei, que, tirando a linhagem da reencarnação de Link e Zelda (WW, PH e ST), a sequência é a seguinte: SS, OoT, MM, TP, ALttP, LoZ e LoZ 2. Não sei onde encaixa o FS, FSA, MC, OoA/OoS e LA.
    E, no TP, tá na cara que o Link desse jogo é descendente direto do Link de OoT.

    ResponderExcluir
  35. Só pra complementar o comentário que falou sobre Link não ter voz...a Nintendo já cogitou colocar uma voz para o personagem, mas voltaram atrás porque cada jogador tem em sua mente uma personalidade e uma forma de se relacionar com Link, o que seria quebrado caso houvesse uma voz definida. Além disso, é tradição da série não utilizar a voz nos personagens...é como ler um livro...um livro sobre uma lenda incrível...

    ResponderExcluir
  36. sim pessoas Link adulto ele desencadeia a master sword
    é bem o começo da linhagem , vai mostrar como surgiu a MASTER FUCKING SWORD o//

    ResponderExcluir
  37. Não há somente 1 linha temporal na cronologia de TLoZ. Após Ocarina of Time é criado uma linha "alternativa" de onde surge a linha onde Twilight Princess tem sua posição e outra onde o mundo foi inundado, como onde se posiciona Wind Waker.

    ResponderExcluir
  38. Uma provável organização da timeline pode ser vista nessa imagem (Lembrando: não é uma verdade absoluta, é só construida em cima das informações liberadas da Nintendo):
    http://www.cubagames.com.br/wp-content/uploads/2011/06/Timeline_dividida.png

    ResponderExcluir
  39. Mas por que que o MC é o começo da linhagem, digo, nesta imagem?
    Mas eu achei um erro: Na imagem, as dimensões se unem. Isso, pra mim, tá errado. Porque não é possível, isso. E outra: O Spirit Track é 100 anos depois do WW e PH. E outra: Me disseram que quando a Nintendo lançou o ALttP, disse que, pela linhagem temporal, é uns 100 anos antes do primeiro jogo.

    ResponderExcluir
  40. Por isso falei que essa não é a verdade absoluta. Vi uma vez uma imagem que estava mais correta, mas não achei mais.

    ResponderExcluir
  41. Outra coisa que esqueci, a maioria dos diagramas são montados conforme informações liberadas pela Nintendo e pelos acontecimentos, há o posicionamento de certos eventos como o ALttP onde o outro mundo tá uma bagunça porque Ganondorf foi banido para lá, mas não aprisionado e pela lógica/teoria ALttP é depois de Twilight Princess (anos ou séculos após).
    O que muita gente não entende, é que de jogo para jogo, as vezes a diferença de tempo são de séculos.

    ResponderExcluir
  42. Pois é. Mas uma coisa que não entendo é porque que tem gente que coloca o MC como antes de OoT. Só por causa do chapéu? Poxa, essa gente tem que entender que o chapéu do Link é um modelo medieval.

    ResponderExcluir
  43. Linha de tempo inicial:

    Skyward Sword -> Minish Cap -> Four Swords -> Four Swords Adventure -> Ocarina of Time

    Em Ocarina of Time as linhas se dividem em duas: Uma onde link só deteve Ganondorf sete anos após ele ter destruído tudo e outro onde ele não chegou a destruir tudo (linha de tempo adulta e criança.)

    Linha de tempo adulta:
    Ocarina of Time -> Wind Walker -> Phanton Hourglass -> Spirit Tracks

    Linha de tempo criança:
    Ocarina of Time -> Majora's Mask -> Oracle of Seasons/Ages -> Link's Aweking -> Twilight Princess -> The Legend of Zelda -> Link's Adventure -> Link To The Past.


    A Nintendo já divulgou muita merda sobre a linha cronológica do jogo. Um exemplo era que o Aweking era continuação do Link to the past, mas depois de lançarem o Oracles nota-se quo o encerramento do Oracles é o principio do Link's Aweking.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google